Desigualdade salarial: concurso público não tem distinção!
Uma das barreiras que as mulheres enfrentam no mercado de trabalho é a desigualdade salarial. Não é segredo que as mulheres recebem menos do que os homens para executar a mesma função, mesmo possuindo mais experiência ou conhecimento.
Conforme aponta o último levantamento da consultoria IDados, executado com base na Pesquisa Nacional por Análise de Domicílio, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2022 as mulheres ainda recebiam cerca de 20% a menos do que os homens para executar as mesmas funções.
No concurso público, porém, a realidade é bem diferente.
Igualdade salarial no concurso público
O setor público possui diversas diferenças no que se refere ao setor privado, sendo a remuneração dos trabalhadores uma delas.
No serviço público, diferente do setor privado, não há desigualdade salarial entre mulheres e homens, o que é um grande avanço.
Isso ocorre porque no Brasil existe a Isonomia de Vencimentos que, pautada na Constituição Brasileira, estabelece:
“Igualdade de remuneração para cargos de atribuições iguais ou assemelhadas do mesmo Poder ou entre servidores dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, ressalvadas as vantagens de caráter individual e as relativas à natureza ou local de trabalho”.
Ou seja, de acordo com a Constituição Brasileira, todos os servidores públicos, independente de seu gênero, cor, religião, orientação sexual ou qualquer fator que os definam, têm direito ao mesmo salário que outros servidores que ocupem o mesmo cargo.
Essa medida garante que os concursos públicos tragam as mesmas oportunidades para todos os concurseiros e estudantes, garantindo que todos possuam as mesmas oportunidades.
Vantagens de estudar para concurso público
Além da igualdade salarial, os concursos públicos possuem diversas outras vantagens.
Ascensão profissional: o setor público traz possibilidades de ascensão dentro da carreira escolhida. Ou seja, não é porque você iniciou em um cargo que passará o resto da sua vida fazendo exatamente a mesma coisa.
Salário: além de não haver desigualdade salarial, a remuneração é melhor do que a do setor privado.
Estabilidade: diferente da iniciativa privada, os servidores públicos possuem, após três anos de serviço, estabilidade garantida, o que é uma segurança de carreira.
Benefícios: normalmente os cargos públicos possuem, além da remuneração superior, benefícios atrelados ao cargo, o que torna esse trabalho ainda mais chamativo e vantajoso.
Direito à aposentadoria integral: os servidores públicos têm direito à aposentadoria integral, com base de cálculo na última remuneração do cargo, sem teto salarial definido.
Como se preparar para o concurso?
Depois de entender que todos têm as mesmas oportunidades dentro do setor público fica mais claro o motivo de as vagas de concurso serem tão concorridas.
Mas, apesar da concorrência, é possível driblar as dificuldades e trilhar um caminho de sucesso dentro dos concursos. Basta que o candidato tenha o preparo adequado.
Pensando nisso, o AlfaCon Concursos possui a melhor estrutura para te preparar para o concurso, com cursos e materiais gratuitos, a melhor equipe de profissionais prontos para te ajudar e os melhores resultados.