direito previdenciario inss
| |

Como estudar Direito Previdenciário INSS?

Todo concurseiro que preze sempre se prepara com antecedência para os concursos públicos, mas, às vezes, existem aqueles que são pegos de surpresa por editais com conteúdos específicos, ou ainda quem resolve estudar em cima da hora.

Por isso, vamos te mostrar como se preparar para o concurso INSS 2022 e ainda relembrar alguns assuntos cruciais para a tão esperada prova do Instituto Nacional do Seguro Social.

Mas, antes de saber o que e como estudar, vamos explicar alguns tópicos importantes para esse concurso público.

O que é Direito Previdenciário INSS?

Com um nome complicado e pouco explicativo, o direito previdenciário nada mais é que uma área de atuação do direito público, que trata de questões sociais. Sabe a tão sonhada aposentadoria ou então a licença maternidade? Pois bem, elas são parte desse direito previdenciário INSS.

A previdência é considerada fundamental e tem o objetivo de defender o direito do cidadão,  já que se trata de um benefício social brasileiro firmado pela Constituição Federal de 1988

Quais são os principais Direitos Previdenciários?

Apesar de estarmos falando especificamente sobre a previdência social, de responsabilidade do INSS, esse não é o único tipo de Direito Previdenciário. Veja quais são: 

Previdência social: nela temos garantias de renda em situações como aposentadoria, invalidez, demissão, maternidade, reclusão ou morte do trabalhador.

Previdência privada: diferente da social, nesse caso, o trabalhador precisa procurar uma empresa especializada e fechar um contrato específico para o tipo de serviço que deseja.

Regimes próprios de previdência social: para os servidores públicos os regimes de previdência são diferentes do resto da população e, por isso, cada órgão público possui seu próprio sistema previdenciário. 

Quem tem direito ao Direito Previdenciário?

Já entendemos o que é o direito previdenciário INSS e quais são as variações de previdência, mas, afinal, quem pode usar esse benefício? 

 A resposta é simples: todo trabalhador que contribui com a previdência tem direito. Isso quer dizer que todo colaborador com carteira assinada, que é empregado no regime de CLT, está automaticamente vinculado à Previdência Social. Já os empresários e autônomos precisam contribuir individualmente, optando por um sistema de previdência privada. E temos também os servidores públicos que contribuem dentro do próprio regime de contratação e previdência. 

O que devo estudar para o concurso do INSS?

Agora que você já entendeu tudo sobre o direito previdenciário INSS, vamos para as dicas de estudo! 

Primeiro, o que você precisa saber é que a prova tem duração de 03 horas e 30 minutos. Nesse tempo, os concurseiros precisam responder 120 questões objetivas e específicas, além de 2 discursivas. A notícia boa é que não tem redação, então na hora da preparação é menos uma preocupação! 

Mesmo assim, a prova deve ser extensa, assim como as anteriores. Essa etapa não é só a mais importante para se classificar, mas também essencial para não ser eliminado, já que é de caráter classificatório e eliminatório. 

Agora se a sua maior dúvida é sobre que tipo de materiais estudar, nossa dica é: dedique-se mais a revisões e resumos sobre os principais temas, assim você vai aproveitar melhor o pouco tempo disponível até a prova. 

Se você está determinado a obter resultados positivos neste concurso público, fique atento à disciplina de Direito Previdenciário, já que essa é a base do trabalho no INSS. De acordo com o edital, mais da metade das questões da prova, passando de 58%, abordam o tema. Outro assunto bastante cobrado é o português, que além de estar presente na prova toda, tem suas próprias perguntas, cerca de 13% da pontuação. 

Dentro do Direito Previdenciário, boa parte das questões são voltadas para a parte histórica da Seguridade. Mas existem outros assuntos que você também precisa se atentar: Seguridade Regime Geral de Previdência Social; Segurados obrigatórios; Conceito, características e abrangência do empregado, empregado doméstico, contribuinte individual, trabalhador avulso, segurado especial; Conceito e características do segurado facultativo. 

A prova do INSS já está aí e o direito previdenciário não é nada fácil, mas saiba que você não está sozinho. A sua mudança de vida é prioridade para o AlfaCon Concursos Públicos, ajudamos você a tornar a sua aprovação uma realidade. Não duvide do seu potencial: é possível! Várias pessoas já conseguiram. Quer conhecer uma delas?

Assista ao vídeo:

Seja aprovado no concurso INSS 2022

A Fernanda está entre os 233 mil aprovados do AlfaCon, quer ser o próximo? Conheça o preparatório que conta com uma equipe preparada e um material de ensino que você precisa para aprender da melhor forma: simples e prática!

Se seus estudos não estão rendendo, siga a nossa dica e não perca tempo, conte com o melhor preparatório para concursos públicos: comece seus estudos de forma GRATUITA.

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes