Dicas de Direito Administrativo – Poderes

Tem dúvidas sobre a matéria de Direito Administrativo? Vamos ajudar você!

Direito Administrativo já virou uma matéria rotineira na vida dos concurseiros , separamos algumas dicas para facilitar seu entendimento, mas antes vamos entender o que é. Direito administrativo é o ramo do direito público que trata de princípios e regras que disciplinam a função administrativa e que abrange entes, órgãos, agentes e atividades desempenhadas pela Administração Pública na consecução do interesse público. Nosso professor Thállius Moraes, vai te ajudar com dicas sobre essa matéria, confira.

PODERES DA ADMINISTRAÇÃO

1) PODER HIERÁRQUICO: É a subordinação entre órgãos e agentes sempre dentro da estrutura da mesma pessoa jurídica.

2) PODER DISCIPLINAR: É a aplicação de penalidades à servidores e à particulares que possuam algum vínculo jurídico com a Administração Pública.

3) PODER DE POLÍCIA: É o poder que possui a Administração de limitar e condicionar a forma pela qual os particulares irão exercer seus direitos, bens e liberdades, objetivando a proteção do interesse público.

>> Não perde tempo não! Comece sua preparação com o AlfaCon!

ATRIBUTOS DO PODER DE POLÍCIA

  • Discricionariedade: O poder de polícia em regra é discricionário, pois da margem de liberdade dentro dos parâmetros legais ao administrador público para agir, contudo, se a lei exigir o poder de polícia pode ser vinculado.
  • Autoexecutoriedade: A Administração pode executar diretamente suas decisões, sem precisar de intervenção judicial (mas nem todos atos possuem esse atributo, como a multa, por  exemplo).
  • Coercibilidade: As determinações da Administração podem ser impostas coercitivamente ao administrado, ou seja, o particular é obrigado a observar os ditames da administração, independentemente de sua anuência.

 4) PODER REGULAMENTAR : É com base nesse poder que a Administração irá editar atos normativos que irão complementar e regulamentar a lei, de modo a dar fiel execução à mesma. Esses atos não podem inovar no ordenamento jurídico (eles não podem criar, alterar, contrariar ou extinguir).

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes

Quanto tempo dura o curso de formação de Soldado PM PR?
CARREIRA POLICIAL | Concurso Público | Concursos Policiais | Concursos Públicos | Notícias

Quanto tempo dura o curso de formação de Soldado PM PR?

Quanto tempo dura o curso de formação de Soldado PM PR?

O Curso de Formação de Praças (CFP) da Polícia Militar do Paraná (PMPR) tem duração aproximada de dez meses, com uma carga horária mínima de 1.600 horas. Durante esse período, os alunos-soldados recebem treinamento teórico e prático em áreas como legislação, defesa pessoal, tiro policial, tática de confronto armado e gerenciamento de crises.

Além das disciplinas técnicas, o curso inclui temas inovadores, como gestão financeira, combate ao assédio e abordagem de pessoas com TEA. O CFP é realizado em diversos núcleos de ensino do estado, preparando os futuros Soldados PM PR para os desafios da segurança pública.

Saiba mais sobre a formação e como ingressar na PMPR!

O que é preciso para ser PM no Paraná?
CARREIRA POLICIAL | Concurso Público | Concursos Policiais | Concursos Públicos | Notícias

O que é preciso para ser PM no Paraná?

Concurso PMPR Soldado 2025: Salários, Requisitos e Provas

Se você deseja ingressar na Polícia Militar do Paraná, este artigo traz todas as informações essenciais sobre o concurso para soldado. Saiba quais são os requisitos, como idade, escolaridade e CNH, além da estrutura da prova e oportunidades de carreira. Descubra também a remuneração atualizada, que pode chegar a R$ 6.101,87 após o período probatório, além de benefícios como auxílio-alimentação. Confira os detalhes do edital e prepare-se para conquistar sua vaga!