Matemática para concursos: O AlfaCon pediu para o professor, Daniel Lustosa, a dar dicas de como estudar a tão temida disciplina. Confira

Aprenda a estudar matemática para concursos

Matemática para concursos: Amada por uns e temida por outros, ela é uma disciplina base nos editais! Aprenda como estudá-la

A matemática é uma das matérias que compõem o conteúdo básico de concursos públicos, ou seja, é cobrada na maioria dos certames. O conteúdo programático da matéria é o que geralmente vai ter diferença de um edital para o outro, então é importante estar atento a isso para saber qual deve ser seu foco na hora de estudar.

Para ajudar você a entender como estudar matemática para concursos públicos, pedimos para que nosso professor, Daniel Lustosa, contasse quais são os conteúdos mais cobrados e também, dar algumas dicas. Continue lendo e confira!


Quais são os conteúdos mais cobrados nas provas de matemática em concursos públicos?

Os conteúdos mais cobrados são, a priori, os mais básicos.

Operações com números:
  • Número consecutivos, sucessor e antecessor;
  • Adição;
  • Subtração;
  • Multiplicação;
  • Propriedade distributiva com relação a uma adição ou subtração;
  • Divisão;
  • Expressões numéricas;
Proporção;
Regra de 3;
Porcentagem;
Problemas de equações de 1º grau e sistema de equações com duas variáveis;
Geometria básica (perímetros, áreas e volumes das figuras mais elementares).

Apenas em provas de cargos mais específicos, ou em áreas fiscais e militares, temos questões de assuntos mais “difíceis” da matemática.

Quer ter acesso a um Guia de matemática para concursos públicos? É só clicar e acessar:


Como é calculado o Teorema de Pitágoras?

Confira a dica do Professor Daniel Lustosa sobre o que é o Teorema de Pitágoras e quando ele é utilizado. Nunca mais erra uma questão do assunto!

Dicas de matemática para concursos públicos

Comece pelo básico

Comece pelo básico, aprenda tabuada e as 4 operações matemáticas (soma, subtração, multiplicação e divisão). Estude os assuntos específicos em teoria e resolva muitas questões.

“Matemática é 20% teoria e 80% prática.”

A Matemática é uma matéria cumulativa. É de extrema importância, que na hora dos estudos, você resolva questões e faça simulados. Quanto mais você resolve problemas matemáticos, mais você aprende e desenvolve suas habilidades. É a pratica que vai permitir que você avalie seu conhecimento e veja quais são os conteúdos em que tem mais dificuldade e que precisa focar. Muitas vezes será necessário retomar as teorias das matérias quais você tem dificuldade.

Focar no conteúdo que você possui mais dificuldade irá permitir que você esteja mais preparado e não seja pego de surpresa na hora da prova.

Use a interpretação

Na hora de ler o exercício, é importante que você entenda o que ele quer dizer. Isso pode evitar que você entenda as informações de forma errada e cometa erros na hora de resolver.

Uma dica para você melhorar a interpretação é dedicar um tempo regular à leitura.

Faça simulados

O simulado consiste em treinar e recapitular o conteúdo, nele você consegue identificar como anda o seu desempenho e a rotina de estudos.

Ele tem a função de demonstrar o que vai bem ou mal.


Esteja atento ao edital!

Por ser uma matéria base, a matemática não pode ser deixada de lado. Se o edital do concurso público que você deseja uma das vagas ainda não foi publicado, comece a estudar pelo conteúdo cobrado em editais anteriores e quando o edital sair, você pode reforçar os estudos! Caso tenha algum conteúdo diferente, da para focar nele e no que você tem mais dificuldade.

Leia mais: Edital concurso público: entenda a importância de ler


Qual a melhor forma de estudar?

  • Escolha um ambiente silencioso
  • Organize o ambiente onde você estudará
  • Estabeleça um plano de estudos
  • Mantenha seu descanso em dia
  • Descubra qual a sua forma de aprendizado
  • Conte com um material de apoio de qualidade, feito por quem entende do assunto, e com professores qualificados

Contar com os melhores e mais qualificados professores e materiais de apoio de qualidade, são de extrema importância na hora dos estudos. Pensando nisso e na sua conquista, o AlfaCon está disponibilizando um curso GRATUITO:

ESTUDE COM QUEM JÁ APROVOU MAIS DE 250 MIL ALUNOS!

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes