Dicas reta final PM BA

Dicas para a reta final PM BA

Concurso PM BA e CBM BA está cada vez mais próximo: acelere os estudos com dicas para a reta final!

A oportunidade de mudar de vida está próxima, e todas as dicas para a reta final PM BA e CBM são válidas. Pois, os dias que antecedem a prova são considerados cruciais para um bom desempenho!

Se você tem sonhado com a farda todos os dias ou deseja estabilidade financeira, saiba que a forma como revisa, o ritmo de estudos, o material escolhido, e o equilíbrio entre teoria e prática são determinantes para que possa dar o seu melhor no dia da prova.

Para quem deseja dicas matadoras para garantir uma vaga na Polícia mais cobiçada da Bahia, pode começar lendo este artigo.

Reta final PM BA : O que fazer nos dias antes da prova?

A preparação começa pela organização: para quem viu todo o conteúdo do edital, é hora de revisar!

Quem não conseguiu estudar todo o conteúdo também deve apostar em revisões e no estudo por questões para entender na prática como cada informação pode ser cobrada.

Depois do edital, a principal fonte de informação sobre o seu concurso são as provas anteriores. Elas são capazes de traduzir os temas mais recorrentes, aqueles com mais possibilidade de caírem em provas seguintes. E, apontar temas mais comuns, como a área do tema de redação, isso é, se são sobre meio ambiente, tecnologia, globalização, polêmicas, atualidades, conflitos políticos, propostas de intervenção.

Mas o que fazer nos dias antes da prova? Sabemos que todo concurseiro se faz essa pergunta em dias de reta final, e eles devem servir como bons conselheiros. Confira alguns:

Mantenha:

  • Disciplina
  • Constância
  • Persistência
  • Direcionamento

Dispense:

  • Distrações
  • Diversões
  • Barulhos
  • Estudo denso

Abuse:

  • Revisões
  • Simulados
  • Atividades físicas

Como se preparar para a prova PM BA e CBM?

Com provas agendadas para o dia 22 de janeiro de 2023, os interessados no concurso da Polícia Militar da Bahia e do Corpo de Bombeiro Militar do Estado da Bahia, terão a chance de mudar de vida, garantindo estabilidade financeira e a sonhada aprovação em carreira policial.

Com o contingente que somava 10,1 milhões de desempregados no Brasil até o segundo trimestre de 2022, conforme dados estatísticos do IBGE – Instituto Brasileiros de Geografia de estatística, o concurso é uma grande oportunidade para escolaridade de nível médio, rendendo ganhos iniciais de R$ 4.012,11. Você não vai ficar de fora não é?

É comum que o número de candidatos às 2 mil vagas seja surpreendente mas isso não é motivo para susto, ou desistência, porque apesar da quantidade de interessados, você só precisa de uma única vaga!

Como dizem em terras baianas: BORA BAHÊA!

Concurso PM BA CBM BA: como controlar a ansiedade?

Ansiedade, nervosismo, estresse e receio da concorrência são os sentimentos quase inevitáveis entre concurseiros. Mas como diminuir a ansiedade pré-prova causada por concursos públicos?

Conferir o local da prova e o tempo gasto para chegar no local com antecedência, principalmente se vem de outra cidade ou região evita atrasos e tensões.

Para manter a constância nas revisões até o dia da prova, use lembretes que sinalizam o porquê deseja a vaga no concurso. Recorra a vídeos motivacionais da preferência antes de iniciar os estudos!

Pratique atividades físicas e relaxantes, pois as tensões causadas pela mente serão direcionadas para o corpo. Bem como o método de contar até dez quando está diante de uma crise nervosa.

Administre seu tempo durante a prova e simulados de revisões; começando por uma matéria que aqueça o cérebro, como a disciplina que mais gosta ou tenha facilidade. Intercalar uma prova difícil com a prova fácil gera um equilíbrio e evita cansaço.

Encare fatores externos como estímulos, quando vemos o tamanho da fila de concorrentes, a pessoa que termina a prova rápido ou abertura de salgadinhos, doces durante a prova, tendemos a nos preocupar. Encare as pessoas como companhias e que seus gestos servem para que acorde ou preste atenção em algum ponto da sua prova.

Leve coragem e determinação no bolso, junto com uma ou duas garrafas de água. Cereais e chocolates são ótimos ativadores da mente.

Desbancando a banca FCC!

Uma das grandes novidades do edital da PM BA de 2022 foi a alteração na banca organizadora do concurso, o qual tradicionalmente era desenvolvido pela banca IBCF – Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação para a organizadora FCC – Fundação Carlos Chagas.

O que mudou com a alteração? Anteriormente, conhecida como uma banca prática, que vai direto ao ponto, a FCC modificou seu perfil, exigindo cobrança da letra de lei, raciocínio, interpretação e o conhecimento aprofundado do conteúdo, dando a banca o perfil de média complexidade. Seus temas geralmente são voltados para atualidades.

Como são as provas de concurso da Fundação Carlos Chagas?

Uma das bancas mais conhecidas no Brasil, no mercado desde 1964, suas provas são de modelo múltipla escolha, propondo de 80 e 100 questões e cinco alternativas (A, B, C, D, E), podendo variar entre dois formatos; ou se pergunta diretamente o conteúdo ou são apresentados situações para resolução.

Costuma aplicar concursos de TRT’s, TER’S, prefeituras, Ministério Público, Secretarias de Fazenda, Bacen e CVM. Atualmente foi responsável pelos concursos:PC AP – 2017 – Delegado de Polícia, Sedu ES – 2022, DPE PB – 2022 – defensor público, Afap – 2019 – Administrador, Banrisul – 2019 – Escriturário, Câmara Legislativa do Distrito Federal – 2018 – Administrador.

Como estudar para a banca FCC?

  • Conheça totalmente o edital do concurso;
  • Resolva muitas questões de provas anteriores em cada matéria;
  • Dedique-se ao português, pois de nível médio a complexo, a interpretação de texto perpassa toda a prova. Seus pontos fortes e recorrentes são: Concordância, Regência/crase, Vozes verbais e Pontuação.
  • Treine o Raciocínio lógico todos os dias, a banca costuma apostar em pegadinhas que levam a confusão. As questões são avaliadas em alto grau de dificuldade. Costuma cobrar por Frações, Problemas lógicos, Tabelas verdade e Associações lógicas.
  • Em informática a banca tem trabalhando com o conceito de situações-problema, possivelmente vai apresentar um problema que precisa ser solucionado e cobrar com fazê-lo de forma prática.
  • Para o conteúdo de Direito, a banca tem o perfil de letra de Lei, e as pegadinhas costumam ser voltadas para datas ou mudança de conceito. Fique atento!

7 dicas para ser aprovado na PM BA

  1. Em reta final, Opte por materiais de rápida assimilação como mapas mentais, revisões, videoaulas simplificadas que possam ser aceleradas. Para quem não conseguiu bater o edital, é ideal concentrar-se no estudo por questões, pois quanto mais se pratica melhores os resultados.
  2. Alcance os maiores potenciais controlando a ansiedade e o estresse. Como fazer isso? inserindo atividades relaxantes durante os intervalos do estudo; música, atividade física associada a alimentação leve e balanceada.
  3. Recriar condições da prova: Simulado de autoavaliação, revisões e correções. Quanto mais estudar focando no momento da prova, como adicionar tempo de estudo semelhante ao tempo de prova mais bem condicionado estará.
  4. Para quem quer estudar tudo, isso é, ver um pouquinho de tudo na última hora, elimine as distrações; TV, celular, aparelhos tecnológicos, saidinha com os amigos. Não é o momento de procrastinar! 
  5. Escrever e falar sobre medos e preocupações ajudam a descarregar o estresse. Lembre-se que uma prova não te define. Encare como um desafio de superação, estude até passar!
  6. Regule o sono. Há quem prefira usar todo o tempo disponível para estudar durante a reta final, e há quem escolha manter o ritmo inicial. Mas lembre-se de atingir as 6 (seis) horas médias de sono cotidianamente, o sono mantem a mente descansada e ajustada.
  7. Faça simulados! Os simulados são fundamentais durante qualquer estudo, porque ativam a mente, testam o conhecimento, e garantem a preparação necessária para a prova prática. Lembre-se que todo vencedor só chegou ao pódio graças ao treinamento e dedicação!

PM BA e CBM: Super Revisão de Véspera AlfaCon!

Se uma revisão antes de uma prova serve para refrescar nossa memória e relembrar pontos importantes do edital, a importância de um evento de revisão de véspera presencial configura-se como oportunidade de garantir questões que vão te colocar na lista de aprovados!

E, quem não deseja estar na lista de aprovados em 2023? Além da possibilidade de aprender coisas novas, assimilar conteúdo, relaxar, conhecer gente que vivencia a mesma rotina que você, como professores experientes e alunos que foram aprovados, ainda ganha o gás motivacional que só uma revisão presencial pode proporcionar.

A 1° colocada PM BA 2017 nos contou que a Super Revisão de Véspera Alfacon mudou sua vida. Junto com ela, cerca de 5 (cinco) mil candidatos que foram classificados são alfartanos! Para te auxiliar rumo a aprovação, o Evandro Guedes (C.E.O do Alfacon) te conta 5 (cinco) motivos para participar do mega evento:

GARANTA SEU INGRESSO PARA MUDANÇA DE VIDA!

Seja o próximo Policial Militar do Estado da Bahia!

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes