rotina de um policial militar

Dia a dia da profissão: veja como é a rotina de um policial militar

A Polícia Militar é uma força de segurança pública presente em muitos países, e sua principal função é manter a ordem pública e garantir a segurança da população. No Brasil, por exemplo, a Polícia Militar é responsável pelo policiamento ostensivo e preventivo, atuando principalmente nas ruas e em situações de emergência. Ela é uma instituição subordinada às autoridades estaduais e é distinta das polícias civis, que têm funções investigativas.

A rotina de um policial militar é extremamente agitada. Afinal, esse profissional é o responsável por garantir a segurança e o bem-estar das pessoas. Eles lidam diretamente com o público e têm uma responsabilidade muito grande perante a sociedade. Para executar essa rotina, o policial militar deve seguir as determinações legais, bem como as originárias do comando do seu batalhão.

Para ingressar na PM, é preciso ser aprovado em concurso público. Logo, antes de começar a estudar e se preparar para a prova, vale a pena conhecer mais a fundo a rotina de trabalho desses profissionais.

Pensando nisso, resolvemos elaborar este conteúdo. Nele, mostramos como é o trabalho de um policial militar, bem como o funcionamento das suas atribuições diária. Continue lendo!

O que faz um policial militar?

O policial militar é um profissional responsável pela proteção, segurança e garantia da ordem pública. Além de proteger a população, ele deve zelar pelo patrimônio público ou privado que sofre algum tipo de ameaça. Trata-se de um cargo instituído pelo governo estadual, assim, apenas pessoas concursadas podem prestar esse serviço.

O Estado, em seu sentido amplo — ou seja, a União, entes federativos e municípios —, é o único que tem o monopólio da força. Ou seja, ele pode utilizar o seu poder para conter pessoas que estejam cometendo algum tipo de mal à sociedade.

Nesse sentido, o Estado se faz presente no combate ao crime por meio das suas forças de segurança pública. A principal delas, portanto, é a Polícia Militar.

Como é a rotina de um policial militar e sua atuação?

O policial militar pode lidar com situações difíceis e perigosas ao longo do dia. As condições de trabalho também tendem a ser muito variadas, e seus horários de trabalho, geralmente, não são fixos. Em alguns dias, ele pode ser convocado para cumprir mandados de prisão de crimes em diversos locais.

Dependendo da situação, é necessário reforçar o efetivo para o cumprimento, garantindo a segurança do próprio policial, bem como das pessoas que estão trafegando nas ruas e os moradores. Os cumprimentos de mandados também podem ser executados na busca e apreensão.

Assim, o PM acompanha o oficial de justiça até a sede da empresa ou residência do investigado para garantir que o profissional do juízo possa cumprir sua obrigação. Contudo, nem só de cumprimento de mandados vive um policial militar.

Ele ainda é o responsável por executar o patrulhamento ostensivo. Basicamente, é o trabalho de circular pelas ruas da cidade em que atua procurando eventuais cometimento de crimes.

Porém, nessa mesma ocasião, podem acontecer situações completamente inusitadas. Por exemplo, não é incomum que policiais militares precisem auxiliar uma mulher grávida em trabalho de parto.

Logo, é importante entender que tudo pode acontecer durante uma ronda pela cidade. O policial deve estar pronto para agir quando necessário, seja para coibir a prática de um crime, seja para auxiliar um cidadão que está em perigo.

A atuação do PM é feita, inicialmente, em um Batalhão da Polícia Militar, que é comandado por um oficial que responde diretamente ao Comando Geral, subordinado ao governador do estado. À medida que novas necessidades surgem, ele pode ser direcionado a cidades diferentes ao longo da sua atuação.

Ainda existem aqueles profissionais que são recrutados para atuar em grupos de elite, como a Rota, o Bope, o BME, entre outros. Cada estado tem seus próprios grupos que atuam em situações específicas, que podem ter um grau de dificuldade elevado.

Como se tornar um policial militar?

Como você já sabe, para se tornar um policial militar, é necessário ser aprovado em todas as etapas de um concurso público promovido pela instituição em que pretende atuar. Como ela é de responsabilidade dos estados, são eles que organizam os certames para contratar seus próprios policiais.

Assim, como temos 27 estados em nosso país, você tem múltiplas oportunidades espalhadas por todo o território nacional. Para ingressar na carreira policial, você conta com duas opções, ser um soldado ou oficial. Vamos entender melhor as diferenças entre ambas.

No caso do soldado, a primeira diferença é a exigência quanto à escolaridade. É exigida apenas a conclusão do Ensino Médio. Geralmente, esse profissional trabalha no patrulhamento ostensivo nas ruas, prevenindo crimes e atuando diretamente para garantir a segurança das pessoas que residem ou circulam pela localidade em que ele atua.

No caso do oficial, as atribuições e as exigências são diferentes. O primeiro detalhe a ter atenção é quanto à escolaridade. Em alguns casos, o edital permite que pessoas com Ensino Médio completo concorram as vagas de oficiais.

Contudo, existem cargos que exigem formação específica. Um exemplo disso são os policiais que atuam na área de Medicina, Odontologia e, até mesmo, Direito.

Mas, não se preocupe. No edital do concurso público estarão descritas todas as exigências para que um candidato possa concorrer à vaga.

Como funciona a seleção?

O processo de seleção dos concursos públicos de Polícia Militar nos estados não é muito diferente de outros que você já deve conhecer. Tudo começa com a realização de uma prova objetiva e, para os oficiais, objetiva e discursiva. Em seguida, os aprovados nessa fase são convocados para realização de exames de saúde e teste psicológico.

À medida que as fases vão acontecendo, vários candidatos são desclassificados, partindo para as etapas finais apenas aqueles que, no momento, estão mais aptos a atuar na rotina de um policial militar. Após os exames, o candidato é submetido ao famoso Teste de Aptidão Física (TAF).

Todos os candidatos devem passar por essa etapa, até mesmo, os que realizarão trabalhos burocráticos. Existem provas diferentes para homens, mulheres ou pessoas com algum tipo de deficiência física. Contrariando o pensamento de muitas pessoas, a seleção para a Polícia Militar não acaba no TAF.

O candidato deve passar por uma última etapa, que é o curso de formação. Nessa oportunidade, ele entenderá como funciona a rotina de um policial militar na instituição em que atuará. Assim como em uma escola, ele precisa cumprir com todas as atividades, ter a frequência mínima determinada no edital e atingir a pontuação necessária para, enfim, ingressar na carreira policial.

Durante o período de estudo no curso de formação, o candidato começa a receber parte da sua remuneração. Geralmente, o valor corresponde a 50% do salário especificado no edital. Nesse momento, o futuro policial militar entenderá como ele deve executar suas ações nas ruas. Nesse sentido, alguns dos temas que são abordados abrangem:

  • prática do uso de arma de fogo;
  • como deve funcionar a ação policial;
  • noções de Direito Penal, Constitucional, Civil, Administrativo e criminologia;
  • noções de Direitos Humanos.

Após todo esse processo — que pode durar meses —, o candidato, finalmente, será empossado e realizará suas atividades como um policial militar.

Quais são os requisitos para ocupar o cargo?

Antes de pensar em prestar concurso público para Polícia Militar, é importante entender que você deve cumprir alguns requisitos básicos. Além de ser aprovado no concurso público, é importante observar:

  • nacionalidade brasileira;
  • quitação com suas obrigações militares, exceto para as mulheres;
  • ter altura mínima de 1,65m;
  • ter idade mínima de 18 anos e máxima de 30 anos;
  • nunca ter sido condenado por crime doloso;
  • não ter nenhum apontamento no questionário de investigação social;
  • não usar drogas ilícitas;
  • possuir carteira nacional de habilitação na categoria mínima B;
  • comprovar a escolaridade exigida no edital;
  • não ter tatuagens ou pinturas em áreas extensas do corpo ou que estejam expostas ao público quando estiver utilizando o uniforme militar em quaisquer de suas modalidades.

Quais são os benefícios de se tornar um policial militar?

A Polícia Militar pode proporcionar alguns benefícios interessantes para os que desejam atuar nela. Entre eles, destaco:

  • estabilidade no emprego, tendo em vista que um policial militar que já cumpriu o estágio probatório só pode ser demitido se tiver cometido uma falta grave e passado por um processo administrativo que comprove sua culpa ou dolo no fato ocorrido;
  • garantia de recebimento do seu salário sem atrasos, além de inserção no plano de cargos e salários praticados pela instituição;
  • companheirismo com os demais colegas de profissão;
  • destaque e reconhecimento, considerando que o policial militar é visto como uma referência para a população. Por vezes, é comum que ele se torne uma liderança local, participando ativamente da representação dos moradores junto a políticos e órgãos públicos.

Quanto ganha um policial militar?

Como os estados são responsáveis pela administração da sua Polícia Militar, não há como definir um salário exato para todo país. Isso varia muito, pois cada região do Brasil tem necessidades específicas, e os vencimentos dos policiais podem ser maiores ou menores. Contudo, a média entre os estados brasileiros gira em torno de R$3.391,00 e R$4.930,00.

Com o passar do tempo, o policial pode receber ajustes no salário na Polícia Militar. À medida que é promovido ou quando assumir novas atribuições em seu batalhão, é normal que seu rendimento mensal também evolua.

Como você pode perceber, a rotina de um policial militar, realmente, é muito frenética e agitada. Logo, essa profissão é excelente para aquelas pessoas que são mais ativas e não conseguem ficar muito tempo paradas na frente de um computador, por exemplo. Portanto, se você quer ingressar nessa instituição, é importante começar a se preparar agora mesmo. Afinal, a concorrência nesses concursos tende a ser muito grande.

Se você gostou deste artigo e quer continuar recebendo nossos conteúdos, siga nossas páginas nas redes sociais: YouTube, Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn.

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes