Logotipo PF com o escrito: Gabarito Extraoficial Polícia Federal 2018

Polícia Federal 2018 – Confira as questões passíveis de Recurso e o Gabarito

Para mais informações sobre este concurso da Polícia Federal, veja o artigo sobre o Concurso PF 2018! Abaixo teremos as questões que foram passíveis de recurso e, também, o gabarito das provas do concurso PF 2018.

Questões passíveis de recurso do concurso PF

O gabarito preliminar do concurso PF 2018 já foi publicado no site da banca organizadora. Confira, logo abaixo, as questões passíveis de recurso!

Faça o curso gratuito de Língua Portuguesa!

Cargo: Agente da Polícia Federal

Prova de Direito Administrativo:

Enunciado-> O Poder Judiciário tem competência para apreciar o mérito dos atos discricionários exarados pela administração pública, devendo, no entanto, restringir-se à análise da legalidade desses atos.

Requerimento: ANULAÇÃO

Fundamentação: A questão é dotada de dubiedade. Realmente o Poder Judiciário não analisa o mérito dos atos administrativos (conveniência e oportunidade de tais atos), mas apenas a legalidade dos mesmos. Contudo, no final da questão, ao afirmar que tal análise está restrita a análise da legalidade, podemos interpretar que essa escolha realizada pelo administrador (mérito) estaria sendo analisada sob o seu aspecto legal.

Como exemplo, podemos citar a suspensão na Lei 8.112/90, que é de até 90 dias. Nesse caso, a dosagem de tal penalidade é discricionária do administrador, mas tal escolha deve guardar uma correlação com o princípio da proporcionalidade e razoabilidade, de modo a evitar condutas excessivas. Nesse caso, ocorrendo uma escolha excessiva, que afrontasse supracitado princípio, poderia tal ato ser controlado pelo Judiciário.

Assim, ante a possibilidade de mais de uma interpretação que o enunciado da questão gerou, requer-se a ANULAÇÃO da mesma, de modo a manter a lisura e imparcialidade do presente certame.

Prova de Língua Portuguesa

Enunciado: 

⇒ O narrador discorda de Dupin… Da prova de APF – Gabarito Errrado.

Conforme pode ser confirmado em: “— Você me surpreende — respondi — com essas opiniões, que têm sido desmentidas pela voz do mundo. Naturalmente, não quererá destruir, de um golpe, ideias amadurecidas durante tantos séculos. A razão matemática é há muito considerada como a razão par excellence.”, o narrador afirma que Dupin não quererá destruir ideias amadurecidas, ou seja, contrariar opiniões universais: A razão matemática é considerada uma razão incontestável (par excellence). Portanto, fica claro que o narrador, no último parágrafo, contraria o que Dupin afirmara: “como mero matemático, não raciocinaria de modo algum, e ficaria, assim, à mercê do delegado.”. Por isso, o gabarito desta questão tem de ser CERTO.

EnunciadoNa opinião de Dupin, a inteligência da polícia de Paris equipara-se à “da massa” (R.34), que, conforme se infere do texto, é uma inteligência média.

Recurso: O texto é um fragmento da obra de Edgar Allan Poe. Por isso, a interpretação deve ficar restrita ao que está no caderno de provas. Pelo que o fragmento permite inferir, entende-se que Dupin elogia a polícia parisiense (o que fica evidenciado entre as linhas 1 e 16). Na linha 19, Dupin afirma que “as medidas eram boas, e foram bem executadas”. Seguindo, Dupin afirma que o delegado cometeu alguns erros, como fica claro no trecho que se segue à linha 24 (Mas, no caso em apreço, cometeu uma série de erros). Na sequência, Dupin trata especificamente do caso em apreço. Entre as linhas 26 e 34, fala do delegado e de toda a sua corte. Por isso, pelo fragmento apresentado (por mais que se sabia que, na obra como um todo, Dupin é irônico), não se pode afirma que, na opinião de Dupin, a inteligência da polícia de Paris equipara-se à “da massa”. É extrapolar o que o fragmento traz de informação.

Enunciado-> (Infere-se das falas de Dupin …)

O comando da questão é enfático ao apresentar o termo “determinante” como ponto central para responsabilizar a investida do delegado como falha. Entretanto, o recorte realizado pela banca, do texto, não permite que uma inferência desse tipo seja considerada. Toda a fala de Dupin,a partir da linha 19,aponta para o tipo de investigação feita pelo delegado, e o esclarecimento de Dupin converge para a afirmação de que o delegado, em suas investigações, subestima os investigados, e adapta a investigação às suas considerações, como se fosse um leito de Procusto, assim como se afirma na linha 23. Considerar o ministro um tolo por ser poeta é um dos fatores que contribuíram para que a carta não fosse encontrada, mas não pode ser considerado como determinante, uma vez que a prepotência do delegado é defato a verdadeira responsável. Solicita-se a troca do gabarito. 

Logo, a questão está errada.

Prova de Informática

Enunciado:

A despeito das configurações dos ativos de segurança corporativos e do serviço de firewall instalado na estação de trabalho, Marta poderá acessar remotamente sua estação de trabalho usando a Conexão de Área de Trabalho Remota, a partir de outra estação conectada à Internet.

Gabarito Preliminar: Errado

Requerimento: TROCA DE GABARITO 

Fundamentação: O comando da questão apresenta o ambiente de trabalho com o sistema operacional Windows 10, não especificando versões ou atualização da versão do sistema operacional, portanto, considerando o Windows 10 em sua configuração padrão, ele possui uma ferramenta de segurança nativa denominada Firewall, estando instalada na estação de trabalho, como corretamente apresenta a questão, e como não existe nenhum detalhamento de configuração restritiva deste firewall da estação de trabalho descrita, de fato Marta poderá acessar remotamente sua estação de trabalho. e para tal procedimento deve usar a Conexão de Área de Trabalho Remota, como apresenta a questão.

Enunciado:

Para o armazenamento de dados de trabalho dos colaboradores desse órgão público, incluindo-se documentos, imagens e planilhas, e para o uso de recursos de rede compartilhados, como impressoras e computadores, seria adequado contratar o modelo de computação em nuvem denominado infraestrutura como um serviço (IaaS).

Gabarito Preliminar: Certo

Requerimento: ANULAÇÃO

Fundamentação: A questão apresenta uma situação hipotética em que são compartilhados recursos de software e de hardware, utilizando o serviço IaaS (Infrastructure as a Service), porém para o compartilhamento de impressoras e computadores e sua manipulação, a própria definição indica o uso de PaaS — Platform as a Service — em computação, consiste no serviço propriamente dito, de hospedagem e implementação de hardware e software, que é usado para prover aplicações por meio da Internet. (Fonte – Wikipedia)

(Enunciado) Os modelos de arquitetura OSI/ISO e TCP/IP possuem, respectivamente, sete e quatro camadas. Na camada de rede, o modelo OSI/ISO é compatível com a comunicação sem conexão e com a comunicação orientada a conexões. No modelo TCP/IP, só há um modo de operação na camada de rede (sem conexão), mas, na camada de transporte, o modelo TCP/IP aceita ambos os modos, oferecendo aos usuários a possibilidade de escolha.

Gabarito Preliminar: CERTO

Requerimento: ANULAÇÃO

Fundamentação: De acordo com o exposto no item, a camada de rede do modelo TCP/IP não possui protocolos que permitem a orientação a conexão, conforme apresentado no trecho “No modelo TCP/IP, só há um modo de operação na camada de rede (sem conexão)”. O que é um erro, visto que nessa camada encontra-se a suíte de protocolos IPsec, que Segundo a RFC 6071 é um protocolo que provê diversos elementos necessários para manter o estado de conexão. Além disso, Andrew S. Tanenbaum, em sua obra “Redes de computadores”, Quarta edição, Vrije Universiteit, Amsterdam – Holanda, descreve no tópico 8.6.1 “Um aspecto um tanto surpreendente do IPsec é que, embora esteja na camada IP, ele é orientado a conexões. Na realidade, isso não é muito surpreendente porque, para ter qualquer segurança, uma chave tem de ser estabelecida e usada por algum período de tempo — em essência, um espécie de conexão. Além disso, as conexões amortizam os custos de configuração por vários pacotes. Uma “conexão” no contexto do IPsec é chamada SA (security association). Uma SA é uma conexão simplex entre dois pontos extremos e tem um identificador de segurança associado a ela. Se houver necessidade de tráfego seguro em ambos os sentidos, será exigidas duas associações de segurança. Os identificadores de segurança são transportados em pacotes e percorrem essas conexões seguras e são usados para pesquisar chaves e outras informações relevantes ao chegar um pacote seguro.”

Enunciado:

A despeito das configurações dos ativos de segurança corporativos e do serviço de firewall instalado na estação de trabalho, Marta poderá acessar remotamente sua estação de trabalho usando a Conexão de Área de Trabalho Remota, a partir de outra estação conectada à Internet.

Requerimento: Anulação

A questão não menciona qual contexto de atuação, uma vez que em redes domésticas a configuração padrão do Firewall é permitir a conexão pela Área de trabalho Remota do Windows, enquanto que em redes corporativas é comum que tal recurso esteja bloqueado. Quanto a ferramenta conforme descreve o próprio site da Microsoft quanto ao suporte à sua ferramenta: “Com a Conexão de Área de Trabalho Remota, você pode se conectar a um computador com o Windows a partir de outro computador com o Windows que esteja conectado à mesma rede ou à Internet.” Fonte: https://support.microsoft.com/pt-br/help/17463/windows-7-connect-to-another-computer-remote-desktop-connection]

Enunciado:

Nas ferramentas de busca, o indexador é o programa que navega autonomamente pela Internet, localizando e varrendo os documentos em busca de palavras-chaves para compor a base de dados da pesquisa.

Requerimento: troca de gabarito para Correto

Conforme texto do serviço Google: “Googlebot é o robô de rastreamento da Web do Google (também chamado de “indexador”). O rastreamento é o processo pelo qual o Googlebot descobre páginas novas e atualizadas para serem incluídas no índice do Google.

Nós usamos um grande conjunto de computadores para buscar (ou “rastrear”) bilhões de páginas na Web. O Googlebot usa um processo de algoritmos: programas de computador que determinam quais sites devem ser rastreados, com que frequência e quantas páginas devem ser buscadas em cada site.” Fonte: https://support.google.com/webmasters/answer/182072?hl=pt-BR

Logo, observa-se que o papel do indexador é listar em índices os termos chave (mais comuns e usados nas páginas) para que ao usuário realizar uma pesquisa a busca seja realizada mais rapidamente.

Conforme observa-se na Prova: FADESP – 2009 – Prefeitura de São Félix do Xingu – PA – Médico cardiologista a questão:

O tipo de site de busca que faz uma busca automatizada, onde o usuário digita uma palavra e o site procura endereços que contêm o assunto desejado é o

  1. a) Diretório.
  2. b) Metabuscas.
  3. c) Indexadores.
  4. d) Webmail.

Tomou como correta a alternativa C (indexadores) como elemento que realiza busca automatizada.

Enunciado: 

Considere que um designer que habitualmente utiliza o software Microsoft Visio, da Microsoft Office, necessite realizar um trabalho de editoração de gráficos vetoriais e diagramação em um computador no qual esteja instalada apenas a plataforma BrOffice. Nessa situação, para essa tarefa, seria adequada a utilização do software Draw, da plataforma BrOffice, levando-se em conta a semelhança das funcionalidades dos dois softwares.

Requerimento: Anulação, por ausência de previsão no edital

Fundamentação: A questão apresentada aborda o tópico BrOffice DRAW que não consta no edital: 2.4 Edição de textos, planilhas e apresentações (ambientes Microsoft Office e BrOffice).

Explica-se:

O aplicativo Draw trata-se de um editor de desenhos/organogramas e fluxogramas da suíte BrOffice que não consta nos tipos de programas citados no edital.

A inclusão de temas não exigidos em edital afronta o princípio da publicidade, já que, como se sabe, a Administração, na formulação das questões de prova de concurso público, vincula-se às regras estabelecidas no instrumento convocatório.

Desse modo, em sede de recurso à questão, tendo em vista que o conhecimento exigido para sua resolução não constava do edital de abertura de inscrições do concurso, requer o candidato que questão seja ANULADA, mantendo-se assim a lisura do certame.

Prova de Leis Especiais

Enunciado:

Em determinado estado da Federação, vários imigrantes foram encontrados em situação irregular e notificados pessoalmente para proceder à regularização migratória em prazo não superior a sessenta dias. Nesse caso, o imigrante que não regularizar sua situação poderá ser deportado e, iniciado o procedimento administrativo de deportação, a Defensoria Pública da União deverá ser notificada para que possa prestar a devida assistência ao deportando.

GABARITO PRELIMINAR: CERTO.

FUNDAMENTAÇÃO: o art. 50, parágrafo 1º da lei é expresso: o prazo para a regularização é NÃO INFERIOR a sessenta dias, não SUPERIOR. Ora, tal interpretação mudaria o contexto fático do caso, e por isso, por expressa previsão legal, solicita-se alteração de gabarito de CERTO para ERRADO.

Prova de Contabilidade

Enunciado:

Em um balancete de seis colunas, apresentam-se, inicialmente, os saldos existentes nas rubricas contábeis no final do período anterior, seguidos da letra D ou C, que indicam se o referido saldo é devedor ou credor, respectivamente.

Gabarito preliminar: Errado

Requerimento: Anulação

Fundamentação: O balancete de verificação é um demonstrativo auxiliar e não obrigatório, elaborado inicialmente para fins gerenciais (não obrigatoriedade fiscal) composto por todas as contas e seus respectivos saldos, que são extraídos do Livro Razão com a finalidade de verificar se o total de débitos é exatamente igual ao total dos créditos, ou seja, verifica-se o método das partidas dobradas. Quando o balancete for destinado para fins externos à entidade deverá conter o nome e assinatura do profissional contábil responsável, sua categoria profissional e número do registro profissional. Sabemos ainda que, o balancete de verificação pode ser apresentado com no mínimo duas e no máximo oito colunas, sendo que quanto mais colunas, mais informações serão apresentadas, levando em consideração ainda que, grau de detalhamento do balancete deverá ser consentâneo com sua finalidade, e conterá os seguintes elementos, no mínimo:

  1. a) identificação da Entidade;
  2. b) data a que se refere;
  3. c) abrangência;
  4. d) identificação das contas e respectivos grupos;
  5. e) saldos das contas, indicando se devedores ou credores;
  6. f) soma dos saldos devedores e credores.

Observando o item “e) saldos das contas, indicando se devedores ou credores” podemos entender que, essa representação pode ser feita não somente com as letras D ou C como a questão objeto do recurso sugere, mas também em colunas específicas que representem o saldo devedor ou credor, o que torna a questão com dupla interpretação.

Assim, diante da evidente ambiguidade que o enunciado da questão gerou, requer-se a ANULAÇÃO da mesma, prezando pela imparcialidade do presente certame.

Enunciado:

Relevância, materialidade e fidedignidade são as características qualitativas fundamentais da informação contábil útil.

Gabarito preliminar: Errado

Requerimento: Troca de gabarito

Fundamentação: A contabilidade é uma ciência social, o que permite entendimentos subjetivos sobre os mais diversos temas, mesmo que todos embasados em normas e legislações vigentes, como é o caso dos pronunciamentos técnicos emitidos pelo Comitê de Pronunciamentos Técnicos – CPC. Dentre esses pronunciamentos, temos o CPC 00 – Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro, disponível em <http://static.cpc.aatb.com.br/Documentos/147_CPC00_R1.pdf> a qual apresenta as características qualitativas da informação contábil útil, sendo essas divididas em fundamentais e de melhoria. Diante da literalidade da Estrutura Conceitual, contida em seu Prefácio, que as características qualitativas fundamentais (fundamental qualitative characteristics – relevância e representação fidedigna), até pode-se entender o posicionamento do examinador, considerando o item objeto do recurso como errado.

Todavia, ao apreciar a Estrutura Conceitual, especificamente no item QC11, temos que  a informação é material se a sua omissão ou sua divulgação distorcida (misstating) puder influenciar decisões que os usuários tomam com base na informação contábil-financeira acerca de entidade específica que reporta a informação. Em outras palavras, a materialidade é um aspecto de relevância específico da entidade baseado na natureza ou na magnitude, ou em ambos, dos itens para os quais a informação está relacionada no contexto do relatório contábil-financeiro de uma entidade em particular.

Tratando-se de uma ciência social, e entendendo claramente que a materialidade está contida na relevância, o candidato pode e irá inferir que a materialidade é uma característica qualitativa fundamental da informação contábil útil, tornando assim, o julgamento do item como correto, motivo pelo qual, diante das considerações e evidentes posicionamentos distintos, requer-se a troca de gabarito.

Prova de Direito Constitucional

Questões 

(Enunciado) No que se refere à defesa do Estado e das instituições democráticas, julgue os itens a seguir.

(Questão) Na vigência do estado de defesa, é legal a prisão de indivíduo por até trinta dias, independentemente de autorização do Poder Judiciário.

(Questão) O direito ao sigilo de correspondência é constitucionalmente previsto, mas poderá ser restringido nas hipóteses de estado de defesa e de estado de sítio.

 

GABARITO PRELIMINAR: Errado e Certo, respectivamente.

REQUERIMENTO: ANULAÇÃO, por ausência de previsão no edital.

FUNDAMENTAÇÃO: As duas questões mencionadas abordam o tópico constitucional referente à defesa do estado e das instituições democráticas, especificamente o capítulo pertinente ao Estado de Defesa e ao Estado de Sítio.

Entretanto, tal subtópico não se encontra no edital.

Explica-se:

O título V da Constituição Federal – Da Defesa do Estado e das Instituições democráticas é dividido em 3 Capítulos, a saber: Do Estado de Defesa e do Estado de Sítio; Das Forças Armadas; Da Segurança Pública.

Entretanto, no edital da prova de Agente da PF consta apenas a parte referente à Segurança Pública[1], veja:

1 Direitos e garantias fundamentais: direitos e deveres individuais e coletivos; direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade; direitos sociais; nacionalidade; cidadania e direitos políticos; partidos políticos; garantias constitucionais individuais; garantias dos direitos coletivos, sociais e políticos. 2 Poder Executivo: forma e sistema de governo; chefia de Estado e chefia de governo. 3 Defesa do Estado e das instituições democráticas: segurança pública; organização da segurança pública. 4 Ordem social: base e objetivos da ordem social; seguridade social; meio ambiente; família, criança, adolescente, idoso, índio.

Desse modo, as questões mencionadas merecem ser anuladas.

Ademais, ressalta-se que em 2009 na prova também de Agente da Polícia Federal, ocorreu situação idêntica, inclusive referente ao mesmo tópico, relembra-se:

Com fundamento nas regras estabelecidas na CF quanto à defesa do Estado e das instituições democráticas, julgue os itens que se seguem.

119 O decreto que instituir o estado de defesa pode estabelecer restrições ao direito de reunião, ainda que exercida no seio das associações.

Naquele certame, a banca examinadora optou pela ANULAÇÃO, por entender que havia previsão expressa no edital, em Noções de Direito Constitucional, de cobrança apenas da parte referente à segurança pública.  Veja a resposta aos recursos[2]:

119 C – DEFERIDO COM ANULAÇÃO

Mesmo considerando que o item esteja contemplado, de modo geral, no tópico 3 – Defesa do Estado e das instituições democráticas, havia previsão expressa no edital, em Noções de Direito Constitucional, de cobrança apenas da parte referente à segurança pública propriamente dita, razão suficiente para a anulação do item.

Para que não reste dúvidas o edital de 2009 de Noções de Direito Constitucional foi idêntico – neste tópico – ao edital de 2018. Veja o edital de 2009[3]:

1 Direitos e deveres fundamentais: direitos e deveres individuais e coletivos; direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade; direitos sociais; nacionalidade; cidadania e direitos políticos; partidos políticos; garantias constitucionais individuais; garantias dos direitos coletivos, sociais e políticos. 2 Poder Executivo: forma e sistema de governo; chefia de Estado e chefia de governo. 3 Defesa do Estado e das instituições democráticas: segurança pública; organização da segurança pública. 4 Ordem social: base e objetivos da ordem social; seguridade social; meio ambiente; família, criança, adolescente, idoso, índio.

A inclusão de temas não exigidos em edital afronta o princípio da publicidade, já que, como se sabe, a Administração, na formulação das questões de prova de concurso público, vincula-se às regras estabelecidas no instrumento convocatório.

Desse modo, em sede de recurso às questões, tendo em vista que o conhecimento exigido para sua resolução não constava do edital de abertura de inscrições do concurso, requer o candidato que as questões 29 e 30 sejam ANULADAS, mantendo-se assim a lisura do certame.

[1] Link para conferência do edital de 2018: http://www.cespe.unb.br/concursos/pf_18/arquivos/ED_1_DPF_2018___ABT.PDF

[2] Link para conferência da resposta aos recursos: http://www.cespe.unb.br/concursos/DPFAGENTE2009/arquivos/AGENTE_JUSTIFICATIVAS_DE_ANULA____O_E_DE_MANUTEN____O_DE_GABARITO_05.10.2009.PDF

[3] Link para conferência do edital de 2009: http://www.cespe.unb.br/concursos/DPFAGENTE2009/arquivos/ED_2009_DPF_AGENTE_ABT_24_7_FINAL.PDF

Cargo: Escrivão da Polícia Federal

Prova de Língua Portuguesa

Enunciado-> (DE ACORDO COM O TEXTO, O PORTUGUÊS…) DA PROVA DE ESCRIVÃO DE POLÍCIA FEDERAL – GABARITO ERRADO

Esta é uma questão de recorrência ao texto. Nesta passagem:”…levou a língua portuguesa a remotas regiões: Guiné-Bissau, Angola, Moçambique, Cingapura, Índia e Brasil, para citar uns poucos exemplos em três continentes.”, fica clara a ideia de que o português foi levado também para Cingapura e Índia. Na continuação do texto, essas duas regiões são retiradas: “…mas a língua de comunicação foi mantida e é hoje oficial em oito nações independentes: Brasil, Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, 31 São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.”, ficando evidente que o Português deixou de ser um instrumento de comunicação nessas regiões. Por isso, o gabarito desta questão deve ser CERTO.

Enunciado-> A expressão “língua de comunicação” (R.28) constitui, pelo contexto, um sinônimo para o termo “galego-português” (R.19).

Recurso: O enunciado da questão deixa claro que, pelo contexto, a língua de comunicação é um sinônimo de “galego-português”. Conforme o texto, entende-se que Portugal fundou-se como nação, ao mesmo tempo em que o português ganhou seu estatuto de língua, da seguinte forma: enquanto Portugal estabelecia as suas fronteiras no século XIII, o galego-português patenteava-se em forma literária.  Nas relações de coesão, temos a seguinte cadeia coesiva: “galego-português” (linha 19) – “língua portuguesa” (linha 23) – “língua de comunicação” (linha 28). Ou seja, é correto afirmar que, pelo contexto, são sinônimos. Exigir do candidato que ele saiba que “galego-português” é um termo que se refere à linguagem literária é extrapolar o que está exigido em edital, pois não é cobrado conhecimento acerca da história e da formação da língua portuguesa.

Portanto, a questão está correta. 

Enunciado-> Dado o trecho “à imagem do que Roma fizera”…

A questão apresentada faz uso de uma expressão que carrega o significado de “igualdade”, ou seja, é uma expressão que remete à reflexo, à reprodução de algo com a mesma essência, com a mesma identidade. Essa expressão ficou consagrada, principalmente, em decorrência de uma linguagem teológica que faz uso dessa estrutura, em uma de suas traduções, para exemplificar a criação do homem do texto bíblico.

A menção de que algo é feito à imagem de remete a esse contexto de uso, em que existe uma identidade compartilhada pelos referentes.

No que concerne ao texto, é notória a identificação entre as invasões de Roma e as invasões de Portugal. É de conhecimento geral que um império é criado, principalmente, com a imposição de sua língua, dados históricos confirmam isso. Mesmo que as invasões tenham ocorrido de modo diverso, o que não é apresentado pelo texto, a imposição da língua como idioma oficial, seja por Roma ou por Portugal, aconteceu da mesma maneira. A conquista de regiões era por imposição, ainda que o contexto varie, a imposição era comum a todos, por essa razão, mencionar que, à imagem de Roma, Portugal atuou de modo idêntico configura-se como uma assertiva correta, pois confirma o que dizem os textos históricos e pesquisas na área da linguística.

Prova de Informática

Enunciado-> Uma das partes de um vírus de computador é o mecanismo de infecção, que determina quando a carga útil do vírus será ativada no dispositivo infectado.

Gabarito Preliminar: Errado

Requerimento: TROCA DE GABARITO

Fundamentação: Um exemplo de um vírus de computador que tem o mecanismo de infecção que determina de forma prospectiva quando o vírus será ativado, como apresenta a questão é o Time Bomb, Time Bomb. Os vírus do tipo “bomba-relógio” são programados para se ativarem em determinados momentos, definidos pelo seu criador. Uma vez infectando um determinado sistema, o vírus somente se tornará ativo e causará algum tipo de dano no dia ou momento previamente definido. (Fonte- Wikipedia)

Enunciado-> Um firewall implementa uma política de controle de comportamento para determinar que tipos de serviços de Internet podem ser acessados na rede.

Gabarito Preliminar: Errado

Requerimento: TROCA DE GABARITO

Fundamentação: O Firewall e suas subcategoria, como o Servidor Proxy e State Full são recursos de segurança restritivos, bloqueando acessos e permitindo aqueles em que se estabelece regra de acesso, portanto implementa uma política de controle para determinados serviços, com o bloqueio de IPs, como estabelece a própria descrição do termo: Um firewall é um dispositivo de uma rede de computadores que tem por objetivo aplicar uma política de segurança a um determinado ponto da rede. O firewall pode ser do tipo filtros de pacotes, proxy de aplicações, etc. Os firewalls são geralmente associados a redes TCP/IP (Fonte: Wikipedia)

(Enunciado) Windows e Linux são exemplos de sistemas operacionais de núcleo monolítico, em que um único processo executa as principais funções.

Gabarito Preliminar: CERTO

Requerimento: ANULAÇÃO

Fundamentação: Não é correto afirmar que os sistemas operacionais Linux e Windows possuem núcleo monolítico. Essa característica de núcleo monolítico é relacionada aos sistemas Unix, que é o caso do Linux, em suas diversas distribuições. Os sistemas Windows, amplamente relacionado no item, não é caracterizado pelo sistema de núcleo monolítico, sendo que esse tipo de núcleo era utilizado nas versões de sistema MS-DOS, Windows 95, Windows 98 e Windows ME, apenas, sendo que o mesmo não segue para as versões atuais, como, por exemplo, Windows 7, 8 e 10, que possuem arquitetura de núcleo hibrida.

Como a questão não motivou o candidato a considerar uma versão especifica do Windows nem o edital apresentava uma versão especifica, o item deverá ser anulado por ser genérico de mais e dificultar a interpretação por parte do candidato.

(Enunciado) Se as redes locais das unidades da empresa estiverem interligadas por redes de operadoras de telecomunicação, então elas formarão a WAN (wide area network) da empresa.

Gabarito Preliminar: CERTO

Requerimento: ANULAÇÃO

Fundamentação: O item em questão apresenta que o candidato deverá se motivar através de um texto que serve como referência inicial, e tanto nesse texto de referência quanto na própria questão não é apresentado como essa comunicação entre as redes locais da empresa fora estabelecida. Para estabelecer comunicação entre os diversos pontos da empresa poderá ser criar uma rede de comunicação do tipo Extranet, por exemplo, através de conexão via VPN, rede virtual privada, descaracterizando o mencionado na questão, que é a comunicação do tipo WAN. Outro ponto muito relevante para a impossibilidade de compreensão do item é que se fora utilizado uma rede de operadoras de telecomunicação para interligar os pontos, deverá ser criado um link dedicado para comunicação, o que também não foi informado na questão, prejudicando assim a interpretação por parte do candidato.

(Enunciado) Se um sistema de informação correlaciona os dados da tabela em questão com outros dados não estruturados, então, nesse caso, ocorre um processo de mineração de dados.

Gabarito Preliminar: CERTO

Requerimento: ANULAÇÃO

Fundamentação: Há um erro de diagramação no item, pois não existe uma tabela para ser compreendida como um elemento do modelo relacional, conforme apresentado na questão. Nesse cenário é impossível determinar quais dos itens apresentados são atributos, elementos de tuplas e até mesmo quais são as entidades (tabelas), pois os dados foram apresentados em estrutura de tópicos, impossibilitando a resolução da questão.

O campo CPF é utilizado como chave primária e chave estrangeira.

Gabarito Preliminar: CERTO

Requerimento: ANULAÇÃO

Fundamentação: Há um erro de diagramação no item, pois não existe uma tabela para ser compreendida como um elemento do modelo relacional. Com esse erro torna-se impossível determinar qual ou quais dos atributos foram considerados como chave primária da relação, pois não é possível determinar quais dos itens apresentados são atributos, elementos de tuplas e até mesmo quais são as entidades (tabelas), pois os dados foram apresentados em estrutura de tópicos, impossibilitando a resolução da questão. Nesse caso não é compreensível se o dado CPF é uma entidade, atributo ou até mesmo o conteúdo de uma tupla.

(Enunciado) Um sistema com entropia interna não funciona corretamente

Requerimento: Anulação, por dubiedade de interpretação

A questão apresentada não identifica se trata de um Sistema Aberto, em que a entropia afeta o funcionamento do sistema, ou se trata de um Sistema Fechado em que a entropia fica isolada não afetando o sistema como um todo.

Como pode ser observado na Wikipédia que mostrou-se ser a fonte de várias questões apresentadas nesta prova https://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_geral_de_sistemas

(Enunciado) Todas as informações geradas a partir do sistema de informação de uma organização são consideradas como dados da organização.

Requerimento: Anulação da Questão,

Justificativa: questão não pondera se trata de dados públicos ou privados afetando o julgamento da mesma, uma vez que, Dados públicos pertencem ao povo, enquanto privados são de posse da instituição, vide Lei 8.159/91:

Art. 7º – Os arquivos públicos são os conjuntos de documentos produzidos e recebidos, no exercício de suas atividades, por órgãos públicos de âmbito federal, estadual, do Distrito Federal e municipal em decorrência de suas funções administrativas, legislativas e judiciárias.

Art. 11 –“Consideram-se arquivos privados os conjuntos de documentos produzidos ou recebidos por pessoas físicas ou jurídicas, em decorrência de suas atividades”.

Perante a legislação que trata dos dados de uma instituição pública ou privada roga-se pela anulação da questão, por não identificar o contexto a ser considerado para sua solução.

Prova de Leis Especiais

Enunciado->Julgue os próximos itens, a respeito das Leis n.os 13.445/2017, 11.343/2006, 8.069/1990 e suas alterações.

Em caso de prisão por tráfico de drogas ilícitas, o juiz não poderá substituir a pena privativa de liberdade por restritiva de direito.

GABARITO PRELIMINAR: ERRADO

FUNDAMENTAÇÃO: Trata-se questão que leva em conta a interpretação. Vejamos o enunciado: julgue os próximos itens, A RESPEITO DAS LEI…11.343/06. Ora, se questão pediu A RESPEITO DA LEI, é por que não se deve fazer interpretação de acordo com o STF. A lei, no art. 44 veda expressamente a conversão da PPL em PRD, no entanto, o STF já declarou que tal conversão é inconstitucional. Como a questão não fez menção a interpretação jurisprudencial, deverá ser levado em conta o que diz a lei. Portanto, como a questão gera dubiedade, requer-se ALTERAÇÃO DE GABARITO DE ERRADO PARA CERTO.

Prova de Estatística

(Enunciado)

Estatística Concurso PF Estatística Concurso PF escrivão

Gabarito Preliminar: Certo

Requerimento: Alteração de Gabarito

Fundamentação:

Resolução da Questão:

Grupo África:

N = 100.000

n = 100

P = 80%.

Erro padrão da Proporção: [(p.(1-p) / n]1/2 = [(0,8.0,2)/100]1/2 = 0,4/10 = 0,04 = 4%.

(Enunciado)

Estatística PF

Gabarito Preliminar: Certo

Requerimento: Alteração de Gabarito

Fundamentação:

Resolução da Questão:

Como a média é 10kg e a exponencial vai decrescendo, então:

P(y10kg) > P(y>10Kg).

Você quer saber como se saiu na prova do concurso PF 2018? Então você não pode perder o nosso Gabarito Extraoficial Polícia Federal 2018 !!!! Hoje, dia 16 de setembro de 2018, faremos a análise e correção da prova com a nossa equipe de professores e os comentários mais didáticos para quem estuda para concursos! É só no Alfacon!!!! E é GRATUITO!

Faça o curso gratuito de Como Estudar Forte!

Gabarito Extraoficial – Concurso Polícia Federal 2018 – Agente

Prova de Língua Portuguesa

1 – C
2 – C
3 – E
4 – E
5 – E
6 – C
7 – E
8 – E
9 – E
10 – C
11 – C
12 – E
13 – E
14 – C
15 – E
16 – E
17 – C
18 – E
19 – E
20 – C
21 – C
22 – E
23 – C
24 – C

Prova de Direito Administrativo

25 – E
26 – C
27 – E
28 – C

Prova de Direito Constitucional

29 – E
30 – C
31 – C
32 – E

Prova de Direito Penal e Prova de Processo Penal

33 – C
34 – E
35 – C
36 – E
37 – E

Prova de Legislação Especial

38 – E
39 – E
40 – C

Prova de Estatística

41 – C
42 – E
43 – E
44 – C
45 – C
46 – C
47 – E
48 – C
49 – E
50 – E

Prova de Raciocínio Lógico

51 – E
52 – C
53 – E
54 – E
55 – C
56 – C
57 – C
58 – E
59 – C
60 – C

Prova de Informática

61 – C
62 – C
63 – E
64 – C
65 – C
66 – C
67 – E
68 – C
69 – E
70 – E
71 – E
72 – C
73 – C
74 – E
75 – C
76 – E
77 – C
78 – E
79 – C
80 – C
81 – E
82 – E
83 – E
84 – C
85 – C
86 – C
87 – C
88 – C
89 – E
90 – C
91 – C
92 – E
93 – E
94 – E
95 – E
96 – E

Prova de Contabilidade Geral

97 – E
98 – C
99 – E
100 – C
101 – C
102 – E
103 – E
104 – C
105 – E
106 – E
107 – C
108 – C
109 – C
110 – C
111 – E
112 – E
113 – C
114 – E
115 – E
116 – C
117 – C
118 – C
119 – C
120 – C

Correção da prova do concurso da Polícia Federal 2018

Data da correção:

16/09, a partir das 20h.

A correção da prova da PF 2018 é gratuita?

Sim, este evento não terá custos ao participante.

Como faço para participar?

Confira a correção da prova da Polícia Federal 2018!

ACOMPANHE A HISTÓRIA DOS NOSSOS APROVADOS, INSPIRE-SE!

https://www.alfaconcursos.com.br/aprovados

Estatísticas dos últimos concursos:

  • PF – Escrivão: 
    1/3 das vagas.
  • PF – Agente:
    2º, 9º E 44º NACIONAL.
    1/3 das vagas.
  • PRF: 
    1º lugar nacional.
    1/4 dos classificados.
    25% dos classificados.

Você também pode fazer parte desses números! Venha com o AlfaCon se preparar com o  melhor curso preparatório para Polícia Federal e seja mais um aprovado!!!

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes