injuria-racial

Lei de injúria racial é equiparada ao crime de racismo

A partir desta quarta-feira, a lei de injúria racial, sancionada por Lula, passa a ter algumas mudanças.

Luiz Inácio Lula da Silva, atual presidente da República, nesta quarta-feira (11) realizou a sanção da lei que iguala o crime de injúria racial ao de racismo.

Momento este que foi realizado e transmitido no Palácio do Planalto, durante a posse de Sônia Guajajara (ministra dos Povos Indígenas) e Anielle Franco (ministra da Igualdade Racial).

O texto, aprovado pelo Congresso Nacional em dezembro de 2022, retira o crime de injúria racial do Código Penal e o insere na Lei do Crime Racial (n° 7.716/89). Assim passa a vigorar a Lei n° 14.532 de 11 de janeiro de 2023.

Qual a diferença entre injúria racial e racismo?

A injúria racial se trata de quando uma pessoa é ofendida por conta da sua raça, cor da pele, religião, etnia ou origem. Possuindo uma visão da honra subjetiva do sujeito que foi ofendido. Sendo essa a principal diferença entre os dois crimes, o racismo por sua vez é tratado para um grupo de pessoas, sendo um preconceito e discriminação resultando numa restrição de direitos.

Antes da sanção a injúria racial não possuía a característica de inafiançável e imprescritível, como o Lei de Crime Racial já possui no texto da Constituição, contudo, após essa modificação, e seu caráter vactio legis (prazo de vacância), já passa a vigorar a partir da data de sua publicação (11/01/2023).

É previsto também em lei que as vítimas dos crimes de racismo deverão estar acompanhadas de seu defensor público ou advogado em todos os atos processuais, civis e criminais.

Aumento de pena para o crime de injúria racial

Ao se equiparar à Lei de Crime Racial, a pena para injúria racial deixa de possuir uma pena de um a três anos, passando a ter em seu texto a reclusão de dois a cinco anos. É importante salientar também que a pena é aumentada para quando o crime for cometido por duas ou mais pessoas.

Desse modo a lei busca cada vez mais aprofundar a ação de combate o racismo, procurando amplificar a área de atuação do texto e evidenciar algumas modalidades do crime que não eram abrangidas anteriormente apenas com o Código Penal.

Pode também haver aumento da pena também se o crime for praticado em eventos culturais, esportivos ou religiosos. Nestes casos, o autor do crime fica proibido de frequentar o local por três anos.

§ 2º-A. Se qualquer dos crimes previstos neste artigo for cometido no contexto de atividades esportivas, religiosas, artísticas ou culturais destinadas ao público: Pena: reclusão, de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, e proibição de frequência, por 3 (três) anos, a locais destinados a práticas esportivas, artísticas ou culturais destinadas ao público, conforme o caso.

Essa norma é um resultado do substitutivo do Senado ao Projeto de Lei 4566/2021 dos deputados Bebeto e Tia Eron tendo como base acontecimentos na área dos esportes, cultura, religião entre outros. Senador Paulo Paim ainda defende que:

O Brasil e o mundo têm testemunhado cenas de hostilização de atletas com inferiorização expressada por palavras, cantos, gestos, remessas de objetos sugestivos. Ocorrências semelhantes também se repetem em espetáculos culturais, artísticos e religiosos. A proibição de frequência [aos locais de eventos] tem apresentado bons resultados na experiência de alguns juizados especiais criminais, inclusive aqueles instalados nos próprios estádios


Como fica o crime de injúria qualificada no Código Penal?

Segundo a lei, o crime de injúria continua pertencendo ao Código Penal, seguindo a pena de um a três anos de reclusão e multa. Desse modo o texto passa a vigorar somente contra a religião, condição de pessoa idosa ou pessoa com deficiência.

Segundo a Lei 14.532 de 11 de janeiro de 2023:

Art. 2º O § 3º do art. 140 do Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 (Código Penal), passa a vigorar com a seguinte redação:
“Art. 140. ………………………………………………………………………………………………………..
…………………………………………………………………………………………………………………………………
§ 3º Se a injúria consiste na utilização de elementos referentes a religião ou à condição de pessoa idosa ou com deficiência:
Pena – reclusão, de 1 (um) a 3 (três) anos, e multa.”(NR)

Quando o crime de injúria racial é cometido por funcionário público

Referente aos funcionários públicos, a pena para quando o crime for praticado durante o exercício da sua função ou a pretexto de exercê-las, será aumentada em um terço. Quanto ao crime de racismo, é aumentada para um meio. Isso se dá conforme a definição prevista também no Código Penal.

Mas qual o conceito de funcionário público para o Código?

Segundo o Artigo 327, é considerado funcionário público quem, para efeitos penais, embora transitoriamente ou sem remuneração, exerce cargo, emprego ou função pública. Ou seja, quem de certo modo executa atividade típica da Administração Pública.

Clique aqui e tenha acesso ao curso totalmente GRATUITO sobre Direito Penal

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes