Melhor curso preparatório para concursos: saiba como escolher!

30

Você sabe como escolher o melhor curso preparatório para concursos? A internet trouxe um grande poder de escolha para os usuários em diversos produtos e serviços. Apesar de isso ser muito bom, também acaba gerando muitas dúvidas na mente das pessoas, especialmente as mais indecisas.

Quando tratamos de cursos preparatórios para concurso, esse cuidado deve ser ainda maior. Afinal, o cursinho pode fazer muita diferença na sua vida.

Pensando nisso, trouxe este artigo que aborda quais são os pontos que você deve avaliar antes de escolher um curso preparatório para concursos. Continue lendo!

Reputação da instituição

Um dos primeiros elementos a serem analisados é a reputação da instituição que oferece o curso. Nesse momento, você deve avaliar o tempo de experiência que a organização possui, o que seus ex-alunos falam dela, o tipo de estrutura que oferece e eventuais problemas que ela já enfrentou ao longo de sua existência.

Quando se trata de cursinhos presenciais, você pode fazer uma breve visita às instalações, conhecendo sua estrutura física, tecnologia utilizada e disponibilizada para os alunos, conforto das salas, disponibilidade de livros na biblioteca etc.

Verifique também a iluminação das salas, bem como se existem locais disponíveis para estudo dos que não estão em sala de aula. O conforto das carteiras e a limpeza dos ambientes também devem ser verificados. Quando temos cursos online, a investigação da qualidade da instituição deve ocorrer de forma diferente.

Primeiro, entre no site da empresa e veja quais cursos são oferecidos. Veja se suas páginas são bem estruturadas, se as informações estão claras e bem definidas. Também procure no site informações sobre a história da instituição, analisando o tempo em que a empresa atua nesse ramo.

Uma dica interessante que pode ser aplicada em ambos os casos é consultar a regularidade da empresa perante os órgãos de registro. Por exemplo, você pode procurar o CNPJ e pesquisar se ele é real, consultando o site da Receita Federal.

Além disso, independentemente do tipo de cursinho — online ou presencial — também vale a pena conhecer as pessoas que estão à frente da empresa. Existem organizações que têm profissionais experientes, que são verdadeiros preparadores de concurseiros e já têm experiência em aprovação em inúmeros certames.

Isso faz muita diferença, pois quando você entra em um cursinho em que os próprios donos da empresa são pessoas que já passaram por todas as etapas de preparação para concursos, o ensino ocorre de forma otimizada, com mais experiência. Afinal, todos os professores são orientados de acordo com o feeling e o conhecimento do próprio dono do negócio.

Em outras palavras, é importante saber a história dos proprietários, conhecendo como eles chegaram até o momento de abrir uma empresa para oferecer cursos preparatórios para concursos.

Algumas pessoas podem achar tudo isso trabalhoso e desnecessário. Mas, quando se trata de investir o seu dinheiro em algo, é muito importante avaliar com atenção. Afinal, a compra deve atender suas expectativas. Além disso, escolher um cursinho equivocadamente pode prejudicar a sua aprovação no seu cargo tão sonhado.

Equipe de professores

No tópico anterior, afirmei que conhecer os professores do cursinho é fundamental para escolher a melhor instituição. Acredite. Em muitos casos, a equipe docente pode ser o ponto essencial para a escolha de um cursinho. Se um professor tem uma boa didática e um grande conhecimento sobre a matéria trabalhada, já é um bom começo.

Mas — apesar de fundamental — essa não é a única coisa que deve ser avaliada. O professor deve ser uma pessoa próxima do seu aluno, que entenda as necessidades dos concurseiros e consiga tirar suas principais dúvidas. Outro ponto importante é verificar se os professores atuam nas áreas que ensinam.

Por exemplo, um professor que trabalha com conteúdos de Direito pode ter uma carreira jurídica no presente ou no passado. Quem ministra aulas de Direito Constitucional pode atuar em órgãos públicos como concursado ou ainda já ter passado por um cargo público. Outro exemplo, um professor de Direito Penal pode ter atuado na carreira Policial ou ser um advogado criminalista.

Enfim, quando o professor tem certo nível de experiência profissional na área pública ou privada, isso pode ser muito interessante para a sua escolha. Isso porque ele terá mais repertório de exemplos de sua atuação, trazendo essas situações para o seu aprendizado.

Por fim, também vale a pena pesquisar a experiência profissional do professor em redes sociais ou portais de divulgação profissional. Um exemplo disso é o LinkedIn ou a Plataforma Lattes. Além disso, também vale a pena conferir a opinião dos alunos desses professores nas redes sociais, bem como o engajamento do perfil deles.

Obviamente, um professor pode ser muito bom e não ter um grande currículo. Nesse caso, como saber se ele será um mentor de qualidade no seu cursinho? Simples, procure por aulas desse profissional em redes sociais. Plataformas como o YouTube estão repletas de vídeos de professores dos cursos preparatórios que temos no Brasil.

Metodologia de ensino

Outro ponto fundamental na hora de escolher o melhor curso preparatório para concurso é avaliar a metodologia de ensino. Esse ponto é fundamental para que o aluno possa obter bons resultados.

Cada instituição que oferece esse tipo de serviço tem seus próprios métodos e processos de ensino. O seu papel é escolher aquela que está mais alinhada com a sua linha de aprendizado. Essa metodologia de ensino orientará a organização dos seus estudos. Por isso, é imprescindível analisar com detalhes esse critério.

Muitas pessoas têm mais facilidade para absorver conteúdos em aulas dinâmicas, inovadoras e criativas. Assim, é possível ter um aproveitamento melhor dos conteúdos, evitando sono e desânimo na hora de estudar. Mas é importante entender que também existem aquelas pessoas mais tradicionais, que preferem os métodos convencionais de estudos. Se esse é o seu perfil, você precisa escolher um cursinho que tenha essa metodologia.

Quando se trata desse assunto, não há como definir uma metodologia certa ou errada. O que definirá esse critério é exatamente o seu perfil. Por isso, antes de ingressar em um cursinho preparatório, você deve avaliar essa questão.

Acredite, se você errar nesse momento e ingressar em uma instituição que não está adequada ao seu perfil de aluno, a frustração pode bater à sua porta. Em seguida, virão sentimentos como desânimo, sensação de que não vai dar certo, entre outros que são tão prejudiciais para a sua aprovação. Portanto, avalie com atenção esse critério antes de tomar a decisão da escolha.

Carga horária

Um detalhe importante para escolher o melhor curso preparatório para concurso é a avaliação da carga horária. Esse tipo de treinamento está na classe dos cursos livres. Ou seja, eles não oferecem níveis de graduação e a maioria não oferece algum tipo de benefício curricular. Mas mesmo assim é importante avaliar a carga horária trabalhada.

Isso porque a aprovação em concursos públicos é um processo que demanda tempo de preparação. Logo, cursinhos com cargas horárias muito curtas podem prejudicar o manejo dos conteúdos que você necessita para ser aprovado.

Uma dica interessante para é utilizar a carga horária total e dividir por uma quantidade de dias. Por exemplo, imagine que um cursinho ofereça 150 horas/aula por mês. Nesse caso, seria como se você tivesse 5 horas de aula por dia em 30 dias. Obviamente, esse é apenas um exemplo hipotético para você entender como funciona a divisão de carga horária de cursos preparatórios.

Material de apoio

O material de apoio é algo essencial na hora de escolher o melhor curso preparatório para concursos. Portanto, analise se o produto oferece materiais em PDF, videoaulas e outros tipos de conteúdos adicionais que você pode acessar quando estiver estudando em casa.

Geralmente, cursinhos que existem em ambiente online já disponibilizam esse tipo de material de apoio. Ele pode ser utilizado durante as aulas em vídeo ou posteriormente, quando você passa por um processo de revisão do conteúdo estudado. Quanto aos elementos que devem ser avaliados na hora de analisar os materiais, destaco os seguintes:

  • se todos os itens cobrados no edital estão abrangidos pelos materiais oferecidos pela instituição que fornece o cursinho;
  • se a didática está sendo exposta de forma descomplicada e simples, com bastante exemplos. Afinal, são eles que fazem o aluno fixar o conteúdo em sua mente;
  • se o material é objetivo e direto ao ponto, trazendo os conteúdos sem enrolação ou teorias supérfluas, que não serão cobradas pela banca;
  • se o conteúdo é atualizado, especialmente quando se trata de legislações.

Assim, ao analisar esses elementos, você não cometerá erros na hora de analisar o material. Sempre coloque esse item como um ponto-chave na seleção do melhor curso preparatório para concurso.

Depoimentos de ex-alunos

Analisar depoimentos de ex-alunos é uma dica excelente para escolher uma instituição que ofereça cursinhos preparatórios. Você pode buscar referências em pesquisas nas redes sociais, mas, se possível, converse diretamente com alunos que já fizeram ou fazem algum curso da empresa.

Geralmente, as pessoas gostam de contar sobre experiências boas que tiveram ao consumir algum produto ou serviço de certas empresas, portanto, avaliar essas opiniões pode ser interessante. Contudo, um dos principais pontos que você deve analisar sobre ex-alunos é quanto ao resultado que eles tiveram. Pensando nisso, trouxe alguns depoimentos de pessoas que foram aprovadas em concursos públicos. Confira abaixo:

Essas histórias mostram como cursinhos preparatórios de qualidade podem mudar completamente o rumo profissional de quem procura uma carreira pública. Portanto, jamais deixe de conferir a opinião de outros alunos, especialmente, os que foram aprovados.

Cuidado com promessas de marketing

Para finalizar este conteúdo sobre como escolher o melhor curso preparatório para concursos, trago uma dica que também serve como alerta: tenha cuidado com promessas marketeiras que oferecem a possibilidade de ser aprovado em concursos públicos com poucos meses ou semanas de estudos.

Na internet, existem centenas de cursos que vendem facilidades, informando que para ser aprovado você precisa utilizar a técnica X ou a estratégia Y, e que o conteúdo em si não é tão importante. Acredite, existe aí uma grande chance de você cair em uma conversa fiada.

De fato, existem técnicas de memorização e algumas estratégias capazes de encurtar o tempo de estudos. No entanto, é impossível competir em determinados certames sem um grande conhecimento do conteúdo, e isso só é adquirido com centenas de horas de estudos.

Ao prestar um concurso público, você concorre com pessoas que dedicam suas vidas ao aprendizado dos conteúdos durante anos. Você só será competição para eles quando chegar ao nível de conhecimento desses concurseiros. Por isso, quem vai para internet procurar facilidades para ser aprovado está perdendo tempo.

A forma mais rápida para alcançar a aprovação é ingressar em um curso preparatório que, efetivamente, prepara seus alunos para a prova, apresentando todo o conteúdo exigido de forma simples, direta e objetiva e oferecendo um cronograma para que ele possa entender quanto tempo por dia deve se dedicar.

Aprovações em tempo recorde podem aparecer, mas são muito raras e podem ser comparadas a ganhar uma aposta de loteria. O caminho mais seguro é se dedicar aos estudos, contando sempre com a orientação séria e honesta de pessoas que conhecem bem esse percurso.

Ao seguir essas dicas, você saberá como escolher o melhor curso preparatório para concursos, contribuindo consideravelmente para sua formação. Portanto, não perca mais tempo e comece a sua pesquisa utilizando as dicas deste artigo para escolher a melhor instituição.

Gostou deste artigo? Então, confira os nossos cursos com matrícula aberta e aproveite para começar ainda hoje!

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here