o que são figuras de linguagem

O que são figuras de linguagem?

Aprenda como usar figuras de linguagem em seu dia a dia e como aplica-las em textos

Provavelmente você estudou o assunto na escola, mas será que você ainda lembra o que são figuras de linguagem, os tipos e como elas são utilizadas em redações e interpretação de texto?

Este tema é muito importante já que ajudam na comunicação, reforçando ideias e conceitos. Pensando nisso, desenvolvemos um conteúdo simples, completo e direto a respeito do assunto.

Além de relembrar o que são figuras de linguagem você entenderá a sua importância, quais são os tipos, como elas são usadas e como estudar. Ficou curioso? Então, é hora de dominar o assunto para garantir um bom resultado na sua prova de concurso público.

Continue a leitura e mergulhe no universo das figuras de linguagem!

O que são figuras de linguagem?

As figuras de linguagem são formas de expressão plurissignificativas. Ou seja, quando empregadas, elas possibilitam uma interpretação que vai além do sentido original.

Por meio do uso de figuras de linguagem podemos interpretar palavras ou frases de diferentes maneiras. Para entender melhor o seu conceito é necessário conhecer o significado de denotação e conotação.

Denotação

Quando falamos em denotação, estamos nos referindo ao sentido literal de uma palavra, é o sentido original daquela palavra segundo a definição do dicionário.

Conotação

O sentido conotativo, por sua vez, dá um sentido diferente para a palavra que não aquele que encontramos no dicionário.

Ao falar que “João está com a cabeça quente” podemos interpretar de duas maneiras:

  • DENOTATIVO: que João está com a cabeça quente, com febre.
  • CONOTATIVO: que João está irritado, nervoso.

Perceba que, no exemplo, a palavra quente é usada no sentido literal (denotação) e no sentido figurado (conotação).

Quais são as principais figuras de linguagem?

Há diferentes tipos de figuras de linguagem, desde as mais conhecidas como a metáfora e a hipérbole, até aquelas que não são tão comentadas, como a gradação e a sinestesia. A seguir, vamos explicar para você o significado de cada uma delas, acompanhado de exemplos práticos. Confira!

A hipérbole é utilizada para demonstrar a intensidade de alguma coisa, ela transmite uma mensagem de exagero. Ao invés de dizer que está com fome, você pode dizer que está “morrendo de fome”. No segundo caso, você está usando a figura de linguagem hipérbole.

A comparação é considerada a figura de linguagem mais simples e de fácil compreensão já que ela tem o objetivo de comprar características de alguma coisa.

Você consegue identificar a presença dessa figura de linguagem nas frases em que estão presentes termos comparativos. Na frase: “você está bonita como a luz do sol” encontramos um exemplo de uso da comparação.

A metáfora é uma figura de linguagem muito comum na literatura, especialmente em textos poéticos. Ela não pode ser confundida com a comparação já que na metáfora não estão presentes termos comparativos.

Um exemplo de metáfora? Na frase “aquele homem é um gato”, o termo “gato” é utilizado como metáfora para destacar a beleza da pessoa.

No eufemismo utilizamos palavras “mais suaves” para tirar o peso de uma situação. O propósito do eufemismo é trazer leveza para palavras. O exemplo mais conhecido do uso do eufemismo é “Fulano partiu dessa para melhor”, a frase é usada para dizer que uma pessoa morreu.

A antítese consiste no uso de palavras que têm sentidos opostos. Afinal, “sem o mal, como saberíamos o que é o bem?”. Este é um exemplo de antítese, já que aproxima dois termos “bem e mal” que têm significado totalmente diferentes.

O paradoxo é outra figura de linguagem que trabalha com a oposição. A diferença é que aqui existe um jogo de ideias contrárias sem a necessidade de que se utilizem palavras em sentido oposto.

Vamos a um exemplo? “A mão que afaga é a mesma que apunhala”, profundo? Sim! É para você nunca mais esquecer o que é um paradoxo.

Como o nome sugere, a sinestesia é uma figura de linguagem que relacionada palavras a sentidos do corpo humano (tato, olfato, paladar, visão e audição). Ao dizer que uma pessoa tem a “voz doce” ou o “olhar afetuoso”, você está usando esta figura de linguagem.

A gradação lista uma sequência de expressões e termos com o objetivo de dar mais força para uma ideia. Várias palavras são usadas antes de apresentar a ideia principal. Você encontra um exemplo clássico de gradação na letra da música “Águas de março”, de Elis Regina: “é pau, é pedra, é o fim do caminho”.

A onomatopeia é a figura de linguagem que expressa barulhos de animais, de objetos e sons da natureza. Quando você escuta “o tic tac do relógio”, quando “o gato faz miau” ou quando o telefone faz “trim trim”, você está usando a onomatopeia. A figura de linguagem se aplica tanto a textos escritos quando a comunicação verbal.

A prosopopeia tem a função de conferir sentimentos e ações humanos para seres que não são humanos. Por exemplo “o livro fala”.

Esta figura de linguagem é usada para atribuir ações e qualidades de seres comuns a seres inanimados. Desta forma, se “o cachorro sorrir com os olhos”, você também estará diante de uma prosopopeia.

A elipse e a zeugma são figuras de linguagem pouco conhecidas, mas muito cobradas em provas e que geram confusão entre os alunos.

A elipse consiste na omissão de uma palavra que pode ser identificada no contexto da frase: “hoje cheguei tarde”, nesta frase, foi omitido o termo “eu”.

A zeugma, por sua vez, é a elipse de um termo que já foi mencionado anteriormente. No exemplo: “ele prefere cerveja; eu, vinho”, nesta frase foi omitido o termo “prefiro”.

Por fim, a metonímia é uma figura de linguagem que transpõe o significado, explorando a lógica existente entre os termos. Em outras palavras, é quando uma palavra que significa uma coisa passa a ser usada com outro significado. Exemplos? “Picasso está sendo exibido em São Paulo.”, “Eu adoro ler Clarice Lispector.”, “Eles vivem de trabalho.”

👉 Leia também: Dicas de Língua Portuguesa: Gramática
👉 Leia também: Morfologia para concurso: confira dicas de Língua Portuguesa

Qual a importância das figuras de linguagem?

As figuras de linguagem fazem parte do nosso idioma e são figuras de estilo que dão ênfase à comunicação e contribuem para reforçar significados, sentimentos e acontecimentos.

Do ponto de vista dos concursos públicos, é um conteúdo cobrado em muitas provas, por isso os alunos precisam conhecer e dominar os conceitos e aplicações de figuras de linguagem.

Como elas são usadas na interpretação de texto e na redação?

A figura de linguagem é um elemento utilizado no texto para que ele se torne mais expressivo. É por isso que ela também é chamada de recurso estilístico ou figura de estilo.

Na interpretação de texto e nas redações, ela melhora a comunicação e traz diferentes sentidos (que não necessariamente o sentido literal da palavra) para a mensagem que será transmitida.

Se você está estudando para um concurso público ou para o vestibular, precisa aprofundar os conceitos e aplicação das figuras de linguagem, já que o tema é amplamente abordado em questões de língua portuguesa.

Como estudar figuras de linguagem?

Se você chegou até aqui e quer saber como estudar figuras de linguagem, recomendamos que você retorne ao início do conteúdo e foque nos conceitos de denotação e conotação. Eles são fundamentais para você compreender tudo que existe por trás das figuras de linguagem.

Depois, liste todas as figuras de linguagem e o seu conceito, acompanhado de exemplos. Ao invés de usar os exemplos que apresentamos, tente criar frases novas aplicando a figura de linguagem, isso ajudará na fixação do seu significado e no entendimento da matéria.

Por fim, se você está procurando informações sobre como começar a estudar para concurso público, não deixe de conhecer a plataforma AlfaCon.

Por meio de um portal de serviços educacionais especializado em vídeo aulas, o curso é focado na preparação para concursos públicos estaduais e federais. Para alcançar a aprovação os alunos recebem suporte por meio de materiais de estudos interativos desenvolvidos especialmente pela escola.

Atualmente, considerado o melhor curso para carreiras policiais do mercado, a escola também oferece cursos preparatórios para tribunais, cargos fiscais, administrativos e militares. Somamos mais de 75 mil alunos aprovados em concursos públicos em todo o país.

Oferecemos cursos gratuitos para quem quer conhecer melhor a escola e a metodologia. Em nossa plataforma você tem acesso a versões gratuitas, cursos pagos e apostilas para concursos, desenvolvidas pela nossa equipe de professores. Com um índice expressivo de aprovações, os nossos alunos recebem todo o suporte necessário, desde o material de apoio, até as vídeo aulas e suporte tira-dúvidas.

Gostou de conhecer mais sobre o que são figuras de linguagem? O que você acha de ficar por dentro de outros conteúdos e notícias publicados pelo AlfaCon? É só seguir a gente nas redes sociais — YouTubeFacebookInstagramTwitter e LinkedIn — e ficar por dentro dos nossos conteúdos exclusivos!

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes