Treino para o TAF Feminino

Confira dicas e explicações para o um bom treino de TAF feminino, com a Personal Trainer Lise Jordão

Conversamos com quem entende do assunto para que você saiba exatamente como deve ser um treino de TAF feminino e esclarecer qualquer dúvida que possa ter sobre o tema. Estar em forma para o Teste de Aptidão Física é extremamente necessário para um concurseiro, principalmente das carreiras policias e militares, visto a etapa é eliminatória e acaba por desclassificar grande parte dos candidatos.

👉Leia também: TAF da PF: o que é e como funciona o teste de aptidão física?
👉Leia também: Guia para TAF Militar

Dicas para um treino de TAF feminino:

Olá pessoal sou a Personal Trainer, Lise Jordão. Vamos conversar um pouco sobre o TAF feminino, uma prova, às vezes esquecida, mas muito importante para os concurseiros.

Não é novidade que os homens são maiores e mais fortes que nós mulheres, mas a boa notícia é que na resistência física levamos ampla vantagem. Estudos mostram que resistimos por mais tempo durante exercícios aeróbicos. As diferenças hormonais podem explicar esta diferença de resistência entre mulheres e homens. O estrogênio, hormônio feminino, é o responsável pela vantagem, porque ajuda o corpo a conservar carboidratos, de modo que temos mais energia para usar depois.

Mulheres na maioria das vezes tem seu limite de dor maior que dos homens, mas a falta de confiança pode fazer com que elas não se levem a sério. Normalmente, em uma sessão de treino, por exemplo, podemos fazer 50% a mais de volume de repetições comparando com um homem;

Vale salientar que a mulher não deve treinar de maneira muito diferente da adotada pelos homens. Em vez de usar pesos leves e realizar de 15 a 20 repetições, deve levantar pesos relativamente mais altos e manter suas repetições entre seis e 12.

Com certeza uma das provas mais temida pelas mulheres é a barra fixa. Para auxiliar na preparação para este exercício, vou deixar algumas dicas para você conseguir realizá-la.

  • Comece fazendo exercícios de força para costas e bíceps. Tais como puxadas e remadas; sempre progredindo a carga nos treinos;
  • Fortaleça o abdome fazendo exercícios abdominais específicos. Depois vá para a barra e comece segurando isometricamente. Você pode usar um elástico para auxiliar nas primeiras semanas. Fique o máximo que conseguir e faça isso de quatro a cinco séries;
  • Separe um tempo para treinar a barra fixa (em torno de 20 minutos por dia, é mais do que suficiente);
  • Faça os exercícios sempre no mesmo horário, de modo a garantir que terá ao menos 24 horas de descanso entre os treinos. Isso fará com que seus resultados sejam mais aparentes de um dia para o outro.

Assista a participação de Lise Jordão no PodCast do AlfaCon falando sobre o TAF feminino:

O que vestir no TAF?

  • Utilize roupas e calçados confortáveis e apropriados para a prática de atividades físicas;
  • Para as pessoas que transpiram muito, é essencial utilizar roupas com tecido de malha, lycra ou dry fit, pois elas permitem que o suor evapore. Assim, você não corre o risco de ficar encharcada durante a prova. Portanto, fuja dos tecidos sintéticos;
  • Um top confortável, mas firme para segurar os seios, será importante para seu bom desempenho, principalmente na corrida;
  • Evite shorts muito curtos para evitar o atrito das pernas e as consequentes assaduras que atrapalharam você na corrida;
  • Se possível, utilize roupas nos treinamentos iguais as que usará no dia do TAF. O dia a prova não será o dia para inovar e usar uma roupa nova não testada.

Busque seu propósito. Deixe seu legado. Se jogue e vá em busca dos seus sonhos! E, se precisar de qualquer ajuda, conte comigo!

É importante lembrar que o TAF é apenas uma das etapas de um concurso público, mas que para chegar até ela você precisa ser aprovado nas etapas objetivas e discursivas. O AlfaCon tem tudo o que você precisa para vencer essas batalhas e ser mais um de nossos mais de 205 mil aprovados. Comece sua preparação agora mesmo com o nosso Manual para o concurseiro iniciante!


👉 Leia também: Saiba o que é exigido no TAF do concurso da PRF
👉 Leia também: TAF: saiba o que é e como se preparar

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes