Polícia Militar: qual a diferença entre Soldado e Oficial?

5107

Se você quer entrar na PM, é importante saber as diferenças entre os cargos de Soldado e Oficial. Confira tudo aqui!

Os concursos PM (Polícia Militar) geralmente contam com vagas para dois cargos: Soldado e Oficial. E, para saber qual desses cargos combina mais com o seu perfil para tentar uma vaga, é importante saber as diferenças entre os dois. 

Confira a seguir funções, salário inicial, hierarquia e outras diferenças entre um Soldado e um Oficial da PM!

👉 Leia mais: Quais as diferenças entre as polícias civil, militar, federal e rodoviária?

Funções de Soldado X Oficial da PM

O Soldado da PM é quem realiza o policiamento ostensivo e as atividades de preservação da ordem pública, o que envolve repressão imediata às infrações penais e administrativas e a aplicação da lei. Ou seja, é o policial fardado que fica em pontos estratégicos da cidade, a pé ou em viaturas, por exemplo, e presta diretamente os serviços de segurança pública nas ruas.

Já o Oficial da PM tem como principal função fiscalizar e comandar diretamente o efetivo que atua no policiamento ostensivo. Também coordena processos relacionados às atividades jurídicas e administrativas de preservação da ordem pública e de polícia ostensiva.  

Diferenças entre Soldado e Oficial da PM

Além das funções, outras diferenças entre os cargos de Soldado e Oficial são:

  • Nível hierárquico: o Oficial ocupa cargo de chefia e, portanto, tem posição superior ao do Soldado da PM;
  • Salário inicial: a remuneração inicial média de um Soldado, depois de ter passado pelo curso de formação e estágio probatório (período de tempo no qual o servidor público é avaliado pelos seus superiores), é de R$ 3,5 mil em início de carreira, enquanto a de um Oficial é, em média, R$ 6,5 mil
  • Formação para ingresso: para o cargo de Soldado, a maioria dos estados exige apenas o ensino médio completo, já para o de Oficial algumas PMs já pedem ensino superior completo, especificamente em Direito, ou em qualquer curso superior;
  • Vagas nos concursos da Polícia Militar: o cargo de Soldado costuma ter mais vagas oferecidas nos certames da PM do que o cargo de Oficial.

👉 Leia mais: 5 dúvidas importantes sobre carreiras policiais

Evolução nas carreiras de Soldado e Oficial da PM

A evolução nas carreiras de Soldado e Oficial da PM também são diferentes.

Em algumas Polícias, a exemplo da PM SP (Polícia Militar de São Paulo), a carreira de Soldado se inicia na graduação de Soldado PM de 2ª classe, com a frequência ao curso de formação de soldados. Após o término do curso e período do estágio probatório, o policial é enquadrado como Soldado PM de 1ª Classe. Com as promoções, pode chegar até a graduação de Subtenente PM

A carreira de Oficial, por sua vez, se inicia como Aluno-Oficial PM. Depois do curso de formação é promovido a Aspirante a Oficial PM e passa a cumprir o estágio probatório. Terminado esse período, o Aspirante a Oficial PM é promovido ao posto de 2º Tenente PM. E com as promoções, pode chegar até o posto de Coronel PM

As promoções acontecem ao longo da carreira, de acordo com o tempo de serviço, por meio de abertura de vagas e realização de concursos internos.

Observação importante: As informações podem sofrer alguma variação de acordo com o edital de cada estado e com o respectivo estatuto policial. Sempre confira todas as regras no edital do Concurso PM que você vai prestar. 

👉 Leia mais: Como conciliar a preparação física (TAF) com a teórica em concursos públicos?

📚 Como estudar para concursos da Polícia Militar?

O AlfaCon, curso preparatório que já aprovou mais de 119 mil candidatos em concursos Brasil afora, tem cursos online e apostilas completas e específicas para lhe ajudar na preparação para concursos da Polícia Militar. 

Conheça o Unificado Polícia Militar – Regiões: o curso que reúne todo o conteúdo para concursos de Polícia Militar da sua região! Veja abaixo e comece seus estudos:

Bons estudos e conte com o AlfaCon!

👉 Leia mais: Polícia Militar: concursos previstos para 2021

54 Comentário

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here