Precisa ter carteira para ser policial
| |

Precisa de CHN para ser policial?

Nem todas as policias exigem a CNH como requisito, confira!

A pergunta que muitos aspirantes à carreira policial se fazem é: “Precisa ter carteira para ser policial?” A resposta a essa questão, como em muitas áreas da vida, depende do contexto e da área específica dentro das forças de segurança pública.

Quais polícias exigem CNH?

Policial Civil: Se você deseja ser um policial civil, uma boa notícia é que não é necessário possuir uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH). As atividades desempenhadas por policiais civis geralmente não incluem o uso regular de veículos, o que torna a CNH desnecessária para essa função.

Policial Militar: No entanto, se o seu objetivo é ingressar na Polícia Militar, a resposta é sim, você precisa ter uma CNH. Mais precisamente, é necessária uma CNH na categoria B, que autoriza a condução de veículos automotores comuns. Isso ocorre devido às demandas frequentes desses profissionais, que incluem patrulhamento e controle de distúrbios, atividades que frequentemente requerem o uso de viaturas.

Policial Federal e Rodoviário Federal: Para quem almeja se tornar um policial federal ou rodoviário federal, a CNH também é exigida. Nesses casos, a CNH deve ser da categoria B ou superior. Essa exigência se deve às responsabilidades desses policiais, que incluem a fiscalização de estradas, fronteiras e o combate a crimes federais.

👉Leia mais: 7 dicas de livros para quem estuda para Carreira Policial

Por que preciso ter CNH para ser policial?

A exigência da CNH para policiais é justificada pela necessidade de que esses profissionais possam conduzir veículos oficiais de forma segura e eficiente. A variedade de atividades desempenhadas pelas forças de segurança inclui:

  • patrulhamento
  • controle de tráfego
  • escolta e transporte de presos
  • todas com potencial necessidade de uso de veículos oficiais.

No entanto, a posse de uma CNH não é o único requisito para ingressar nas forças de segurança. Outros critérios incluem idade mínima de 18 anos, conclusão do ensino médio ou superior, altura mínima (geralmente 1,60 m para homens e 1,55 m para mulheres), aptidão física e mental, bem como a aprovação em concursos públicos altamente competitivos.

Por isso, se você tem o objetivo de seguir a carreira policial, é fundamental que se informe sobre todos os requisitos necessários para a função específica que almeja. Essas informações detalhadas podem ser encontradas nos sites das instituições policiais.

👉Leia mais: Polícia Militar: saiba tudo sobre a carreira

A CNH é uma ferramenta essencial na vida de muitos policiais, permitindo que desempenhem suas funções de forma segura e eficaz. Ela os capacita para proteger e servir a sociedade, seja no patrulhamento das ruas, no controle do tráfego, na escolta de autoridades ou no transporte de presos.

Portanto, antes de seguir seu sonho de ser policial, certifique-se de atender a todos os requisitos, incluindo a posse da CNH, quando necessário.

Como estudar para carreiras policiais?

Agora que você já sabe que precisa ter carteira para ser policial, estude com o curso preparatório que mais aprova, o Alfacon já levou mais de 255 mil concurseiros a conquistarem seu sonho. Mude sua vida!

POR QUE PRECISO DE CNH EM CONCURSO POLICIAL? Tio Evandro Responde

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes