Agente Administrativo da PF
|

Qual a diferença de Agente Administrativo da PF e Policial Federal?

Você pode trabalhar na Polícia Federal apenas tendo o ensino médio, saiba mais sobre o cargo de PF Administrativo

A Polícia Federal é uma instituição muito importante para a segurança do nosso país, e dentro dela existem diferentes cargos, como o administrativo e o de agente da polícia federal. Mas você sabe qual é a diferença?

PF administrativa X PF Agente: qual a diferença?

A PF Administrativa é responsável por gerenciar as atividades administrativas e logísticas da PF, como atendimento ao cliente, administração de recursos humanos e finanças, organização de arquivos e muito mais. Para se candidatar a esta vaga, você deve ter concluído o ensino médio e passar no concurso público.

Um Policial Federal é responsável por investigações policiais e atividades de aplicação da lei, como prender criminosos, apreender drogas e armas ilegais, investigar crimes financeiros e, em geral, prevenir e processar crimes.

Para se tornar um agente da PF, você deve ter um diploma universitário em qualquer área de ensino e passar por um concurso público em várias etapas, incluindo teste objetivo, teste de conversação, teste de aptidão física, avaliação médica e psicológica e enquete social.

Em resumo, o agente administrativo cuida da parte administrativa e logística enquanto o agente da polícia federal cuida das atividades policiais e investigativas.

👉 Leia também: Como funcionam as notas de corte nos concursos PF e PRF?

O que faz um Agente Administrativo da PF?

Para entender melhor as funções que são empenhadas por um Agente Administrativo da PF, trouxemos para você as atribuições direto do edital do último concurso realizado para este cargo (2013):

  • realização de atividades de nível médio, de grande complexidade, envolvendo a apresentação de solução para situações novas, a necessidade de constantes contatos com autoridades de média hierarquia, com técnicos de nível superior e/ou contatos eventuais com autoridades de alta hierarquia e abrangendo planejamento em grau auxiliar e pesquisas preliminares realizadas sob supervisão indireta, predominantemente técnica, visando à implementação das leis, regulamentos e normas referentes à administração geral e específica;
  • supervisão dos trabalhos que envolvam a aplicação das técnicas de pessoal, orçamento, organização, métodos e materiais executados por equipes auxiliares, chefia de secretarias de unidades da mais alta linha divisional da organização.

👉Leia também: O que faz o Agente Administrativo da PF? Saiba tudo sobre o cargo!

Quanto ganha um Agente Administrativo da PF?

Tendo como um dos requisitos o certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de ensino médio (expedido por instituição de ensino reconhecida pelo MEC).

Um Agente Administrativo tem a remuneração de R$ 3.316,77 por 40 horas semanais de jornada de trabalho.

👉Leia também: Plano de estudos para concurso PF: o que estudar para ser aprovado?

Requisitos básicos para ser um PF Administrativo

  1. Ter sido aprovado no concurso público
  2. Ter a nacionalidade brasileira ou portuguesa e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, nos termos do § 1º do artigo 12 da Constituição Federal.
  3. Estar em gozo dos direitos políticos.
  4. Estar quite com as obrigações militares, em caso de candidato do sexo masculino.
  5. Estar quite com as obrigações eleitorais.
  6. Ter idade mínima de dezoito anos completos na data da posse.
  7. Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo.
  8. Firmar declaração de não estar cumprindo sanção por inidoneidade, aplicada por qualquer órgão público e(ou) entidade da esfera federal, estadual e (ou) municipal.

O que faz um Agente de Polícia Federal?

Segundo o edital do último concurso (2021) as atribuições de um Agente de Polícia Federal são os seguintes:

  • investigar atos ou fatos que caracterizem ou possam caracterizar infrações penais, observada a competência da Polícia Federal;
  • proceder à busca de dados necessários;
  • executar todas as tarefas necessárias à identificação, ao arquivamento, à recuperação, à produção e ao preparo dos documentos de informações;
  • executar todas as atividades necessárias à prevenção e repressão de ilícitos penais da competência da Polícia Federal;
  • conduzir veículos automotores, embarcações e aeronaves;
  • auxiliar a autoridade policial em todos os atos de investigação, cumprir medidas de segurança orgânica;
  • desempenhar 3 outras atividades de natureza policial e administrativa, bem como executar outras tarefas que lhe forem atribuídas.

👉Leia também: TAF PF: saiba tudo sobre a etapa

Quanto ganha um Policial Federal?

Um Policial Federal tem a remuneração de R$ 12.522,50 por 40 horas semanais de jornada de trabalho em regime de tempo integral e com dedicação exclusiva.

Requisitos básicos para ser um Policial Federal

  1. Ter diploma devidamente registrado, de conclusão de curso superior em nível de graduação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.
  2. Ser aprovado no concurso público e não ter sido eliminado na investigação social.
  3. Ter a nacionalidade brasileira ou portuguesa e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, nos termos do § 1º do artigo 12 da Constituição Federal.
  4. Estar em gozo dos direitos políticos.
  5. Estar quite com as obrigações militares, em caso de candidato do sexo masculino.
  6. Estar quite com as obrigações eleitorais.
  7. Possuir carteira de identidade civil e carteira nacional de habilitação, categoria “B”, no mínimo.
  8. Possuir os requisitos exigidos para o exercício do cargo, conforme item 2 deste edital.
  9. Ter idade mínima de 18 anos completos na data de matrícula no Curso de Formação Profissional.
  10. Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo.

👉Leia também: Concurso Polícia Federal – Saiba tudo sobre o concurso da PF

Como é o concurso de Agente Administrativo da PF?

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes