Qual faculdade fazer para ser policial federal feminina?
Você já sabe que a polícia federal tem como requisito o curso superior, mas você sabe qual faculdade fazer para ser policial federal feminina?
Cada vez mais o interesse feminino pela área policial cresce, isso se dá pelo fato de que a cada ano as mulheres vêm tomando seu espaço em muitos lugares que costumam ser vistos como “lugar para homem”.
Isso tem mostrado que, a mulher pode exercer com excelência o papel de Policial Federal! E, devido ao crescimento de mulheres na Polícia Federal, viemos responder uma dúvida que vem surgindo cada vez mais em nossa área de concurso público.
👉Leia também: Carreira Militar Feminina: tudo o que você precisa saber
Qual faculdade preciso fazer para ser policial federal feminina?
Primeiramente, você deve ter em mente que cada concurso público pede um nível de escolaridade. Alguns pedem apenas o ensino médio completo e outro podem solicitar o nível superior completo.
Por sua vez, há uma subdivisão deste nível superior, onde o concurso pode pedir um nível superior genérico ou específico. E o cargo de Policial Federal é um destes concursos públicos que tem como requisito o nível superior genérico.
Portanto para ser uma policial federal feminina, segundo o edital, “você necessita ter o diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso superior em nível graduação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação”.
Ou seja, basta você ter uma graduação em qualquer área para que possa concorrer a vaga de Agente de Polícia Federal e assim mudar a sua vida!
Porém, se você almeja um cargo maior dentro da instituição, como o cargo de Delegado, é sábio focar na faculdade de direto, já que o diploma no curso é um dos requisitos para o cargo de delegado. Dessa forma você já está apta a subir de carreira quando um concurso para o cargo for disponibilizado.
👉Leia também: Como é ser policial feminina na PRF?
Quanto recebe uma policial federal feminina?
Na Polícia Federal, um policial do sexo masculino e uma policial do sexo feminino receberão o mesmo valor, sem distinção de tarefas, um valor de R$ 12.522,50.
Esse valor é referente a jornada de trabalho de 40 horas semanais em regime de tempo integral e com dedicação exclusiva.
👉Leia também: Mulheres policiais: como é ser uma policial feminina?
O que faz uma policial federal feminina?
Assim como dito acima, não há distinção entre as tarefas de um policial federal masculino ou feminino, então, segundo o último edital, uma policial federal feminina tem as seguintes atribuições:
- investigar atos ou fatos que caracterizem ou possam caracterizar infrações penais, observada a competência da Polícia Federal;
- proceder à busca de dados necessários;
- executar todas as tarefas necessárias à identificação, ao arquivamento, à recuperação, à produção e ao preparo dos documentos de informações;
- executar todas as atividades necessárias à prevenção e repressão de ilícitos penais da competência da Polícia Federal;
- conduzir veículos automotores, embarcações e aeronaves;
- auxiliar a autoridade policial em todos os atos de investigação, cumprir medidas de segurança orgânica;
- desempenhar 3 outras atividades de natureza policial e administrativa, bem como executar outras tarefas que lhe forem atribuídas.
👉Leia também: Plano de estudos para concurso PF: o que estudar para ser aprovado?