O personal Andrade, em colaboração com o AlfaCon, comentou sobre a importância da preparação para o Teste de Aptidão Física. Confira
|

Veja a importância da preparação para o Teste de Aptidão Física

O Personal, Edelvany Andrade, em colaboração com o AlfaCon, comentou sobre a importância da preparação para o Teste de Aptidão Física (TAF). Confira:

Quando falamos do TAF (Teste de Aptidão Física) pensamos logo no teste em si, como uma das etapas do concurso público e na necessária preparação para o mesmo. Neste ponto vale a pena ressaltar a importância da preparação na fase inicial de estudos e na constância com que esta preparação deve ser seguida. 

Assim como os estudos,a preparação física, é projeto de médio ou longo prazo, dependendo das condições físicas do praticante. Como projeto, o certo é que tenha fases bem definidas para que se tenha o resultado desejado e se evite lesões, nos casos de sobrecarga originada por urgência de resultados. 

Quais são as etapas da preparação para o TAF?

O Personal Andrade, priorizou algumas etapas que o concurseiro deve pensar para conseguir definir e evoluir no preparo para o TAF: 

  • Construção muscular;
  • Condicionamento aeróbico;
  • Aprendizado motor dos exercícios das provas e aprendizado técnico das execuções, nessa etapa, a demanda de tempo é maior pelos seguintes motivos:
    • A construção muscular refere-se a construção de massa magra que proporcionará força e resistência essenciais para as provas.
    • O condicionamento aeróbico refere-se ao uso de oxigênio no processo de geração de energia dos músculos, Sua preparação inclui qualquer tipo de exercício feito em níveis moderados de intensidade, por períodos estendidos de tempo, que mantêm a frequência cardíaca aumentada, como corrida,por exemplo.

Aprendizados que o concurseiro deve se atentar:

Aprendizado técnico

É preciso estudar as diretrizes cobradas pela banca examinadora para que, não somente se faça os exercícios obrigatórios , mas que os faça como são cobrados e aceitos como válidos.

Aprendizado motor 

Refere-se a treinar os próprios exercícios das provas, para que se treine a execução dos mesmos como serão no dia da prova.No fim da preparação é importante que se faça uma bateria completa dos testes no mesmo dia.  Porque uma coisa é treiná-los outra coisa é executá los no mesmo dia  

Todo esse preparo ao longo do projeto tem que ser antecedido por um ajuste da alimentação, idealizado para cada caso: perda de gordura, ganho de massa e etc.  Simplesmente não há como obter um bom resultado com uma alimentação errada. Esta alimentação também deve variar de acordo com a fase da preparação. 

Mas essa preparação física não vai atrapalhar meus estudos? 

A prática de exercícios físicos regularmente tem um ação benéfica para o metabolismo do sistema nervoso central Estudos demonstraram que após uma única sessão de exercício aeróbico com uma intensidade moderada, diversas tarefas cognitivas como memória a curto prazo, velocidade de processamento e atenção seletiva obtiveram melhora significativa de desempenho. Com  intensidade maior, foi observado um melhor processo de aprendizagem em indivíduos fisicamente ativos, reforçando então, que a prática do exercício físico não traz benefícios apenas para o desenvolvimento e crescimento físico, mas também uma  primordial importância para o desempenho intelectual. Mesmo tendo apenas 2% de massa corporal, o cérebro é capaz de utilizar 20% do consumo energético total. Para suprir esse consumo, o fluxo sanguíneo cerebral tem que ter um ótimo funcionamento, para abastecer a quantidade de oxigênio e nutrientes necessários e suficientes

Benefícios do exercício físico:

O exercício físico tem sido um grande aliado no tratamento de transtornos mentais. Ao optar por um estilo de vida saudável, a saúde melhora, a resistência quanto às doenças aumenta, a utilização de medicamentos diminui e isso reflete positivamente na qualidade de vida de todos que passam por essa situação. O aumento do metabolismo, promove maior fluxo sanguíneo e oxigenação no cérebro, fazendo com que neurotransmissores no sistema nervoso central relacionados à norepinefrina (alerta), dopamina (recompensa) e serotonina (humor) sejam induzidos e, por consequência, a incidência de transtornos mentais diminuem e as chances de restauração aumentam. 

O efeito antidepressivo que o exercício proporciona, tem apresentado resultados tão significativos quanto às medicações agonistas de serotonina, esse fator aumenta a possibilidade de que novos neurônios (neurogênese) possam ser o mecanismo comum terapêutico responsável por essas melhorias. 

Portanto ajuste sua alimentação e comece sua preparação física o mais rápido possível, não só para que tenha um bom desempenho no TAF, mas para que tenha um bom desempenho nos estudos e na vida. 

Texto escrito pelo personal: Edelvany Andrade

Aproveita já confere o PodCast na íntegra da resenha que aconteceu sobre o teste de aptidão física (TAF), o papo rolou entre o Instrutor e Concurseiro da carreira policial e militar, Adam Felipe da Silva Souza, o Personal Trainer, Edelvany Andrade e o colaborador do AlfaCon, Julian Quintanilha.

O próximo vai acontecer AO VIVO, no dia 10 de fevereiro às 12h, já ativa o sininho lá no youtube e fique por dentro!

Lembrando que a preparação nos estudos também é fundamental – as provas objetivas e discursivas acontecem em etapas anteriores – e o AlfaCon é um grande aliado! Conheça nossa curso TOTALMENTE gratuito:

Comece agora mesmo a sua preparação com quem já aprovou mais de 250 mil alunos!

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes