Conheça a trajetória de Aline Falcão, hoje servidora do INSS, e entenda como ela se manteve motivada até ser nomeada e... feliz!
| | |

Concurseiro realizado ou frustrado? Aprovada em seis concursos ensina a manter motivação nos estudos

Conheça a trajetória de Aline Falcão, hoje servidora do INSS, e entenda como ela se manteve motivada até ser nomeada e… feliz!

Servidora do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e graduada em Direito, Aline Falcão começou a trilhar o caminho do concurso público quando ainda estava no ensino médio. E a jornada longa deu ótimos frutos. A concurseira fala sobre como se manteve motivada.

Aline acumula no “currículo” de concurseira nomeações em vários concursos: passou e foi nomeada nos concursos da Prefeitura de Cascavel, TJ/RS, TJ/SP, INSS e Polícia Civil de SC, e atualmente está aprovada no TJ PR e TRF da 4º região.

“Estudei um tempo para a área policial, mas durante o período de estudo percebi que não era a área correta para mim. Passei a estudar para concursos da área administrativa e tribunais. Acho importante estudar para áreas que envolvam o mesmo perfil de matérias e conteúdos para conseguir conciliar melhor o estudo”, compartilha Aline Falcão.

No período que saiu o edital do INSS, Aline lembra que tirou um mês inteiro de férias. Estudava o dia todo, de manhã à noite, e lia a legislação previdenciária básica todos os dias, além de resolver muitas questões.

“Fui aluna do AlfaCon no período de 2009 a 2012, quando passei no concurso do INSS, onde trabalho atualmente. Comecei a estudar para concursos logo que saí do ensino médio, pois vi que seria a melhor opção para mim, e me garantiria uma melhor situação financeira”, recorda-se a jovem.

💡📚 Conheça nosso curso online e GRATUITO para o Concurso do INSS: INSS Premium

De boa aluna a concurseira aplicada

Aline Falcão confidencia que sempre gostou de estudar. Desde criança costumava ter um bom desempenho na escola, mas nem por isso considera que isso tenha tornado seu caminho mais fácil.

Passar em concurso público e ser nomeada exige muito esforço e dedicação. Porém, vale muito a pena. Passar no concurso público mudou minha vida, e hoje sou muito feliz com o meu trabalho”, diz a servidora pública.

Aline recorda que antes de ser nomeada no INSS trabalhava durante o dia todo e estudava à noite. Nessa época, era aluna do AlfaCon e frequentava cursinho presencial, mas também estudava em casa, após a aula e nos finais de semana.

“É muito importante não desistir. A persistência, dedicação e disciplina são fundamentais para garantir a aprovação. Durante o período de estudos, sempre pensava que só pararia quando fosse nomeada. Mantinha uma rotina de estudos constante. Saía de uma prova já pensando na próxima, e só realmente parei quando fui nomeada”, revela Aline Falcão.

👉 Leia mais: A qualidade mais importante que um concurseiro precisa ter!

Rotina pesada? Confira as dicas da concurseira

A dica mais importante de Aline Falcão para quem está trilhando o caminho do concurso público é analisar atentamente o conteúdo do edital. Resolver muitas questões também é fundamental na preparação, na sua opinião, pois é o momento de errar, corrigir o erro e verificar o que precisa estudar mais.

“No primeiro contato com a matéria, gosto de assistir às aulas. Mas depois prefiro estudar por meio de leitura e resolução de questões; tenho mais facilidade em aprender lendo”, explica a ex-aluna do AlfaCon, ao destacar que cada pessoa precisa descobrir a melhor forma de estudar para não perder a motivação.

A concurseira também considera muito importante fazer todas as provas possíveis de concursos semelhantes à sua área de pretensão. Aline acredita que ter uma experiência de prova e ter uma preparação física e psicológica de exames também são muito importantes para o sucesso nessa jornada.

Mas a principal motivação é o objetivo de melhorar de vida. Se não estudar, o tempo vai passar do mesmo jeito. Então, você precisa avaliar e decidir como você quer estar no futuro: feliz e realizado ou frustrado por ter desistido?!“, motiva a servidora do INSS.

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes