soldado pmerj

Soldado PMERJ: Tudo sobre o cargo!

O edital para cargo de Soldado PMERJ está cada vez mais próximo de ser publicado!

Já pensou em ocupar uma das 2 mil vagas para o cargo de soldado PMERJ? Bom, o certame foi liberado e o edital deve ser divulgado em breve. Enquanto isso, a gente te explica tudo o que você precisa saber! 

Leia mais: Concurso PMERJ 2022: disciplinas confirmadas para provas de Soldado!

Vai ter concurso PMERJ?

A resposta é sim! Se você quer muito fazer parte dessa corporação, fique atento que a qualquer momento o edital deve ser lançado e as inscrições devem abrir. Mas, enquanto as especificações do concurso não são divulgadas, vamos te mostrar o que já sabemos sobre a prova e o cargo de soldado PMERJ. 

O que faz um soldado PMERJ?

Não muito diferente dos soldados de outras corporações da Polícia Militar, o soldado PMERJ, atua constantemente na proteção e segurança do bem-estar e patrimônio dos cidadãos. 

Além disso, o soldado PMERJ é responsável por fazer patrulhamentos, orientar a população, fazer buscas por criminosos, recuperar bens públicos ou particulares furtados. Ainda, eles podem ser enviados para atender ocorrências de acidentes, brigas, assaltos, e muito mais. 

Vale lembrar que o soldado da PMERJ pode ser designado para diferentes cidades do estado do Rio de Janeiro, podendo ainda ter que atuar em grupos de elite de combate ao crime, tropa de choque, rondas escolares, ações no trânsito, patrulhamento, cavalaria, ações administrativas e até mesmo atendimento de emergência pelo 190. 

Mas, mesmo depois de passar no concurso, você ainda vai precisar passar por um curso de formação para empossar o cargo na prática. Geralmente, o curso tem duração de aproximadamente 12 meses. 

Edital do concurso: saiba oque cada etapa representa!

Como é a rotina da PMERJ?

Quem já foi ao Rio de Janeiro ou é de lá já sabe que o estado não é dos mais tranquilos quando o assunto é criminalidade. Por isso, ser um soldado PMERJ por lá, dependendo do batalhão, não é nada fácil. 

Para preparar os futuros soldados, a PMERJ possui uma rotina bastante intensa desde o período de formação. A prática de exercícios físicos é frequente e muito cobrada, e a disciplina é essencial para dar conta de tudo. 

Durante o curso preparatório, o dia dos alunos começa logo às 5h30 e a partir daí é preciso seguir horários e ter muita determinação. Até porque isso é fundamental para dar conta do dia a dia turbulento nas ruas do Rio de Janeiro. 

Quanto ganha um soldado PMERJ?

Diante de todos os obstáculos presentes para se tornar um soldado PMERJ, muitas pessoas se perguntam se a remuneração é boa o suficiente

Para o título de soldado, depois do curso de formação, a remuneração é de R$ 3.452,55, logo no início da carreira. Dentro da corporação existe muita estabilidade, plano de previdência e carreira. 

Saiba quanto ganha um PMERJ

O que precisa para ser soldado PMERJ?

Além de muita determinação, para ser um soldado PMERJ é necessário preencher alguns pré-requisitos. Fique atento e veja se você realmente pode fazer parte da corporação: 

  • Ensino médio completo;
  • Ter entre 18 e 32 anos;
  • Altura mínima de 1,60 m (mulheres) ou 1,65 m (homens);
  • Carteira Nacional de Habilitação a partir da categoria B. 

Mais que cumprir essas especificações, se você quer se tornar um soldado PMERJ, é preciso muito estudo e preparação para a prova de concurso público. 

Como organizar os estudos para concursos públicos?

O que cai na prova PMERJ?

Bom, como já citamos, o edital ainda não foi divulgado, mas a PMERJ já disse que as primeiras etapas do concurso serão de provas objetivas – com 50 questões, de caráter eliminatório e classificatório – e discursivas. 

Diferente da última prova, realizada em 2014, os conteúdos a serem cobrados nesse processo seletivo serão:

  • Língua Portuguesa; 
  •  Matemática básica; 
  • Noções de direitos humanos;
  • Noções de direito administrativo; 
  • Legislação aplicada à PMERJ; 
  • Noções de direito penal e processo penal. 

Os aprovados na prova objetiva poderão realizar a segunda etapa, quando são aplicadas as provas discursivas. Depois desses passos, ainda acontece o exame social, o exame antropométrico, o teste de aptidão física, exames médicos, exame toxicológico e avaliação documental.  


Como estudar para Soldado PMERJ?

Agora que você sabe tudo sobre o cargo de soldado PMERJ, é só se preparar para a prova. E para isso, o AlfaCon Concursos Públicos tem o curso ideal para te ajudar. Com aulas objetivas e os melhores métodos de ensino e dicas para realização do concurso, as possibilidades de aprovação são muito altas! 

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes