redação trt 11
|

Possíveis temas de Redação para o TRT 11

O tão aguardado concurso do TRT 11, que abrange os estados do Amazonas e Roraima, promete movimentar o cenário de concursos públicos. Com vagas destinadas a cargos como Analista Judiciário, Oficial de Justiça Avaliador Federal e Técnico Judiciário, todas as áreas, a seleção será conduzida pela renomada Fundação Carlos Chagas (FCC).

Entre as diversas etapas do concurso, a prova de redação é um grande desafio. Por ser um texto dissertativo-argumentativa, a redação exige que os candidatos construam um texto coeso, com introdução, desenvolvimento e conclusão, defendendo um ponto de vista sobre o tema proposto pela banca.

Leia também: Guia definitivo para uma redação nota 10

Para garantir sucesso nessa etapa, é essencial compreender os possíveis temas que podem ser abordados. A seguir, exploramos algumas categorias que podem se tornar foco da redação do TRT 11:

Questões Sociais

Desigualdade social, pobreza, fome, miséria, desemprego, violência, educação, saúde e meio ambiente são temas que permeiam a realidade brasileira. O candidato pode ser desafiado a refletir sobre soluções e abordagens para essas problemáticas.

Questões Jurídicas

Direitos humanos, justiça, cidadania, democracia e direitos trabalhistas são pilares do universo jurídico que podem ser explorados. A capacidade de argumentar sobre temas complexos do ponto de vista legal será fundamental.

Questões Econômicas

Economia, mercado, globalização, consumo, inflação e juros são tópicos que refletem a dinâmica da sociedade contemporânea. O candidato deve estar preparado para analisar e propor ideias sobre esses aspectos.

Questões Tecnológicas

O avanço tecnológico, inovação, ciência, cibersegurança e internet são temas modernos que podem ser inseridos na pauta da redação. A capacidade de lidar com questões tecnológicas é cada vez mais valorizada.

Questões Culturais

Arte, cultura, educação, literatura e cinema são aspectos fundamentais para a construção da identidade nacional. A banca pode explorar como esses elementos impactam a sociedade e as relações humanas.

Saiba mais: Inteligência Artificial para Redação

Dicas Essenciais para uma boa redação

Além de entender os possíveis temas, a preparação eficaz para a prova de redação do TRT 11 exige atenção a detalhes cruciais:

Estrutura Dissertativo-Argumentativa

A redação deve seguir uma estrutura bem definida, iniciando com uma introdução que apresente o tema, seguida de um desenvolvimento que explore argumentos e contra-argumentos, e, por fim, uma conclusão que reforce a posição do candidato.

Elementos da Argumentação

É fundamental compreender os elementos essenciais da argumentação, como a formulação de uma tese clara, a apresentação de argumentos sólidos, a consideração de contra-argumentos e a elaboração de uma conclusão coerente.

Recursos Linguísticos e Estilísticos

A utilização de recursos linguísticos, como coesão, coerência e uma linguagem formal, contribui para a clareza e a eficácia do texto. Cuidado com a escolha de palavras e a estruturação das frases.

Prática da Escrita

A prática é indispensável. Escrever regularmente, abordando diferentes temas, permite ao candidato aprimorar sua habilidade de construir textos dissertativo-argumentativos de forma consistente.

Leia também: 7 dicas para você ir bem na prova de redação em concursos!

A prova de redação do TRT 11 é uma etapa determinante no processo seletivo. Ao compreender os possíveis temas, dominar a estrutura dissertativo-argumentativa e praticar regularmente, os candidatos estarão melhor preparados para enfrentar esse desafio e alcançar o tão almejado sucesso no concurso.

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes