TRF4: dicas sobre as disciplinas que irão ser cobradas!

DICAS TRF4

Sabendo que a prova da TRF4 falta menos de 2 meses, nossos professores Daniel Lustosa e Giancarla Bombonato disponibilizaram algumas dicas sobre o conteúdo de Redação, Português e Raciocínio Lógico que será cobrado na prova!

REDAÇÃO

As redações da FCC são elaboradas a partir de uma referência no pensamento abstrato, com alguma reflexão filosófica, sociológica e histórica. Isso é a base para a construção do texto, que deve relacionar e aplicar as reflexões apresentadas a uma questão social do presente. Ou seja, os temas são mais complexos, tratam de questões da condição humana, que exigem um senso crítico e um posicionamento fundamentado, sem generalizações ou ideias superficiais.

Saiba tudo sobre a prova!

PORTUGUÊS

O verbo é muito cobrado em provas da FCC. É a classe de palavras que se flexiona em pessoa, número, tempo, modo e voz. Entre as várias classificações que possui, pode ser regular (possui as desinências normais de sua conjugação e a flexão não provoca alterações no radical: canto, cantei, cantarei, cantava, cantasse) ou irregular (a flexão provoca alterações no radical ou nas desinências: faço, fiz, farei, fizesse).

RACIOCÍNIO LÓGICO

Falar de RLM para o TRF4 é falar de psicotécnico, proposição, conjuntos, frações e decimais (MMC e MDC também), regra de 3 e porcentagem, pelo menos esses são os assuntos mais cobrados nas provas que a banca FCC faz baseado no edital que foi apresentado.

Psicotécnico é a “arte de pensar” e com uma boa ORGANIZAÇÃO você faz as questões que forem propostas. Proposições são regras de valores de proposições compostas, equivalências lógicas, negações de proposições compostas e relações entre os quantificadores TODO, ALGUM e NENHUM. Já os conjuntos são as operações de UNIÃO, INTERSEÇÃO e DIFERENÇA, com a devida organização dos dados prestando atenção nos termos SÓ, SOMENTE, APENAS ou seus sinônimos, pois esses dão uma interpretação e organização própria a cada uma das questões. Essas são as partes mais “lógicas” da prova.

A parte matemática envolve as frações e decimais, com suas operações – atente aqui para o caso de precisar fazer MMC nas frações. Regra de 3 é proporção, naquela ideia da multiplicação “em cruz”, atentando ao fato das grandezas serem direta ou inversamente proporcionais, cabe ressaltar aqui que pode ter questões de divisão proporcional também. Porcentagem é regra de 3 em que o “todo” está relacionado ao 100% e a “parte” a porcentagem que eu quero encontrar!!

Comece a estudar agora!

RLM não é para ser o vilão do TRF4, pelo contrário, deve ajudar os candidatos a pontuar mais e classificar melhor, aumentando com isso as chances de serem convocados a tomar posse no tão sonhado cargo público!!

Lembre-se que o pensamento atrai e vamos juntos gabaritar a prova de RLM e do TRF4.

Um abração do professor Lustosa – professor de RLM do AlfaCon.

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes