Gabarito extraoficial PM AL

Gabarito Extraoficial PM AL 2018 – Comentário de todas as matérias aqui!

Gabarito extraoficial PM AL 2018

Você quer saber como se saiu na prova do concurso PM AL 2018? Então você não pode perder o nosso Gabarito extraoficial PM AL!!!! Hoje, dia 30 de setembro de 2018, faremos a análise e correção da prova com a nossa equipe de professores e os comentários mais didáticos para quem estuda para concursos! É só no Alfacon!!!! E é GRATUITO! A partir das 19h!

Baixe a prova para acompanhar a correção – Clique neste link >> http://bit.ly/2NT4GcT

>> Acesse o curso gratuito e saiba como estudar forte com o Evandro Guedes!

Gabarito Extraoficial – Polícia Militar de Alagoas 2018

Língua Portuguesa (confira as questões comentadas clicando AQUI)

Nº QuestãoGABARITO EXTRAOFICIAL
1E
2E
3E
4E
5C
6E
7C
8C
9E
10E
11E
12C
13E
14C
15C
16E
17C
18E
19E
20C
21C
22E

 

Informática (confira as questões comentadas clicando AQUI)

Nº QuestãoGABARITO EXTRAOFICIAL
23C
24E
25C
26C
27E
28E
29E
30C (CABE RECURSO)
31C
32E

 

Direito Constitucional (confira as questões comentadas clicando AQUI)

Nº QuestãoGABARITO EXTRAOFICIAL
73E
74E
75C
76E
77C
78C
79C
80C
81C
82E

 

Legislação PM AL (confira as questões comentadas clicando AQUI)

Nº QuestãoGABARITO EXTRAOFICIAL
103E
104E
105E
106C
107E
108C
109C
110C

 

Código Penal (confira as questões comentadas clicando AQUI)

Nº QuestãoGABARITO EXTRAOFICIAL
111E
112C
113E

 

Matemática (confira as questões comentadas clicando AQUI)

Nº QuestãoGABARITO EXTRAOFICIAL
114C
115E
116C
117E
118C
119C
120E

Correção da prova para a PM AL 2018

Data da correção:

30/09, a partir das 19h.

A correção da prova da PM AL 2018 é gratuita?

Sim, este evento não terá custos ao participante.

Como faço para participar?

>> Clique aqui e inscreva-se. É online, ao vivo e gratuito! <<

ACOMPANHE A HISTÓRIA DOS NOSSOS APROVADOS, INSPIRE-SE!

https://www.alfaconcursos.com.br/aprovados

Estatísticas dos últimos concursos:

  • PF – Escrivão: 
    1/3 das vagas.
  • PF – Agente:
    2º, 9º E 44º NACIONAL.
    1/3 das vagas.
  • PRF: 
    1º lugar nacional.
    1/4 dos classificados.
    25% dos classificados.

Você também pode fazer parte desses números! Venha com o AlfaCon e seja mais um aprovado!!!

Gabarito extraoficial PM AL Soldado 2017 – Confira as provas e gabaritos comentados!

Olá, pessoal, tudo bem? Fizemos ao vivo o gabarito extraoficial PM AL 2017 comentado em que nosso time de professores analisou questão por questão.

Confiram todas as disciplinas e questões comentadas pelo nosso time de professores. É o Alfacon sempre te auxiliando!

Gabarito extraoficial PM AL – Língua Portuguesa

1) No texto, o autor faz referência a um tipo de violência que é caracterizada pelo crimes praticados nas ruas e que podem atingir qualquer cidadão, e um tipo de violência simbólica, caracterizada pela marginalização e pela criminalização de pessoas pobres.

CERTA – O texto apresenta dois tipos de violência, uma que é considerada crime e outra que não é vista como crime. A primeira é vista como o assassinato, estupro, roubo ou lesão corporal; a segunda é uma violência mais velada relacionada à marginalização, à criação de estereótipos e à marginalização da pobreza

2) Depreende-se do último parágrafo do texto que a associação entre violência e pobreza potencializa a vulnerabilidade das classes sociais menos favorecidas.

ERRADA – A ideia de depreensão é pautada em interpretação, logo, o texto não permite esse tipo de inferência, não se pode dizer que ocorre uma aumento da vulnerabilidade das classes sociais menos favorecidas, pois isso extrapola o que está apresentado

3) O texto visa comprovar que o aumento dos índices de criminalidade está relacionado à pobreza.

ERRADA – O texto apresenta uma discussão sobre os tipos de violência, faz uso, inclusive, de alguns estudos. A ideia é questionar e não comprovar relações entre aumento de criminalidade e pobreza

4) De acordo com o texto, um dos mecanismos utilizados para a manutenção da ordem social é a punição de crimes, isto é, de condutas compreendidas como transgressão de qualquer tipo de regra.

ERRADA – O texto não menciona a ideia de “transgressão de qualquer tipo de regra” essa informação não foi apresentada ao longo da escrita. A ideia de transgressão está presente, mas “qualquer tipo de regra” é um radicalismo

5) Para o autor do texto, a tese que associa a criminalidade à pobreza abre margem para que a punição de crimes varie em função da condição sócio econômica do transgressor, apesar das regras de punição serem concebidas como aplicáveis igualmente para todos.

ERRADA – O problema na questão está em “apesar de as regras…para todos”. Essa informação não está relacionada ao que o autor do texto apresenta com relação à tese. Essa informação não é do autor, mas da tese. E ela afirma que existe diferença na aplicação de punições

6) Para o autor do texto, a pobreza pode ser considerada um tipo de violência porque, entre outras razões, há uma corrente na sociologia entre outras razões, a uma corrente na sociologia que associa essa condição social a estereótipos de marginalidade e de criminalidade.

ERRADA – O autor não afirma, em nenhum momento, que a pobreza é um tipo de violência. O texto vem justamente discutir pensamentos que associam a pobreza como fator causador de violência

7) No texto, a expressão “de acordo com” (l.11) tem o mesmo sentido de conforme.

CERTA – A expressão “de acordo com” tem sentido conformativo e pode ser substituído por uma conjunção que agregue o mesmo valor, como “conforme”

8) O adjetivo “Lançadas” (l.13) refere-se a “possíveis causas da violência” (l. 14).

ERRADA – O adjetivo “Lançadas” é termo catafórico e tem como referente a palavra “hipóteses” presente na linha 14.

9) Os sentidos do texto seriam preservados caso a palavra “possíveis” (l.14) fosse deslocada para imediatamente após a palavra “respostas” (l. 13).

ERRADA – O deslocamento da palavra mudaria o sentido da estrutura, pois, no primeiro caso, “possíveis” exerce ação sobre o termo “causas”, com a substituição passaria a modificar o termo “respostas”.

10) A forma verbal “diz” (l.32) poderia ser substituída por disser, sem prejuízo da correção gramatical do texto.

ERRADA – A substituição do verbo “dizer” por “disser” causaria prejuízo para o paralelismo da construção, pois esse troca tornaria necessária a troca do verbo “é” por “será”.

11) Na linha 1, a posição do advérbio “frequentemente” justifica a ocorrência de próclise em “nos remete”.

CERTA – O termo “frequentemente” é um advérbio curto, o que causa uma atração forte do pronome oblíquo. Logo, a posição do pronome seria antes do verbo, próclise.

12) No texto, as palavras “violência” e “crime” foram empregadas como antônimas, porque a intenção do autor é explicar que sentido de uma é contrário ao da outra.

ERRADA – As palavras “violência” e “crime” não podem ser consideradas como antônimas no texto, o uso desses termos apresenta uma aproximação de sentido, mas não necessariamente uma oposição, uma contrariedade. São termos pejorativos, logo, parte de uma mesma base de sentido.

13) O sujeito das formas verbais “Pensamos” (l.3) “levamos” (l. 4) é indeterminado.

ERRADA – O sujeito é oculto para o dois verbos, sujeito “nós”.

14) Os sentidos e a correção gramatical do texto seriam preservados caso o último período (l. 34 a 37) fosse assim reescrito: É esquecida a violência contra quem vive vizinhança de condomínios de luxo e mansões fortificadas, mas não tem acesso a bens básicos para garantir razoáveis condições de vida.

ERRADA – A construção original apresenta uma oração com função adverbial de modo em “sem ter acesso…de vida”, a reescrita, embora apresente correção gramatical, modifica o sentido, pois a ideia que se tem é de adversidade. Logo, o sentido original é modificado

15) O principal comportamento humano satirizado na tirinha é a indiferença para com as condições de vida a que são submetidos as pessoas pobres.

ERRADA – O principal comportamento apresentado não é o da indiferença, pois a personagem Susanita aparenta conhecimento sobre o que fala, a indiferença mostraria desinteresse. O que se vê é a incompreensão, ou o pensamento incorreto acerca da realidade.

16) Na opinião de Susanita, as pessoas são pobres porque escolhem essa condição para as suas vidas.

CERTA – A personagem afirma no primeiro quadrinho “são pobres porque querem”, ou seja, escolheram essa condição de vida

17) Mafalda afasta-se de Susanita porque se sentiu ofendida por ter sido chamada de pobre.

ERRADA – Mafalda não compartilha do pensamento de Susanita e a deixa sozinha por essa razão.

18) Na tirinha, os recursos verbais e não verbais sugerem que as personagens têm opiniões diferentes sobre a desigualdade social.

CERTA – A fala de Mafalda “meu Deus” apresenta desaprovação, assim como sua expressão, do pensamento de Susanita. As palavras impositivas e os gestos de Susanita apresentam a ideia de que ela busca convencer Mafalda de que seus pensamentos são corretos

19) No último quadrinho, a personagem Susanita percebe que seus argumentos estavam equivocados.

ERRADA – No último quadrinho a personagem acredita que Mafalda não raciocina, por isso, não compreende seus argumentos.

20) As expressões “porcarias”, no segundo quadrinho, e “Não tem jeito”, no último quadrinho, são típicas da modalidade oral, e seu emprego é adequado ao nível de formalidade do gênero tirinha.

ERRADA – Ainda que o termo “porcarias”, com o sentido empregado, seja mais utilizado em linguagem oral, a expressão “Não tem jeito” não pode ser considerada típica desse tipo de linguagem, uma vez que pode aparecer em linguagem verbal em diferentes gêneros textuais

21) O vocábulo “Ora”, no primeiro quadrinho, expressa o estado de impaciência de Susanita.

CERTA – O vocábulo “Ora” acompanhado da linguagem não verbal de Susanita que bate com o dedo na cabeça mostra sua impaciência com Mafalda, como se buscasse fazer com que ela entendesse o que ela pensa sobre pessoas pobres

22) Susanita emprega verbos no imperativo em todas as falas dirigidas a Mafalta, pois, a todo momento, dá orgens a ela.

ERRADA – Algumas falas dirigidas a Mafalda não estão no imperativo, como: “você não entende”; “você não percebe”.

23) Uma propriedade característica do gênero tirinha é a presença de linguagem não verbal.

CERTA – O gênero tirinha apresenta linguagem verbal e não verbal em sua construção, é um misto de informações, são características desse tipo de gênero.

24) Não haverá prejuízo para a correção gramatical nem para os sentidos do texto se fossem suprimidas as vírgulas que aparecem no trecho “Use a cabeça, sua tonta, use a cabeça!”, no primeiro quadrinho.

ERRADA – A supressão das vírgulas causaria incorreção, pois seu uso é obrigatório uma vez que isola um vocativo.

25) Depreende-se da narrativa que Fabiano e sua família são retirantes emigrando do sertão em direção a uma região considerada mais promissora.

CERTA – O texto apresenta trechos em que essa depreensão pode ser comprovada, como em “andavam para o sul, metidos naquele sonho. Uma cidade grande, cheia de pessoas fortes”.

26) Fabiano indignou-se com os urubus porque esses animais estavam ameaçando a ele e sua família.

ERRADA – Os urubus ameaçavam o cavalo, os olhos do cavalo seriam bicados, isso horrorizava Fabiano, não existe relação com indignação dos urubus e sua família.

27) A afirmativa “E o sertão continuaria a mandar gente para lá”(l21) denota uma expectativa de continuidade do êxodo rural.

CERTO – A ideia de “êxodo rural” pode ser de fato percebida no trecho “E o sertão continuaria a mandar gente para lá”, esse “lá” é a cidade grande, os grandes centros, as capitais.

28) O trecho “Uma cidade grande(…) presos nela” (l.18 a 20) descreve os acontecimentos que sucederam com Fabiano e sua família depois de terem chegado à cidade grande.

ERRADA – Os acontecimentos mencionados ainda não aconteceram, são uma espécie de expectativa criada por Fabiano, mas ainda não tinham sido vivenciados por ele e por sua família

29) Embora rumasse na direção sul, em busca de uma cidade grande, Fabiano não sabia exatamente onde seria seu destino final.

CERTO – O final do texto afirma: “Chegariam a uma terra desconhecida e civilizada”, ou seja, eles andavam, mas não sabiam ao certo onde chegariam, tinham esperança, mas não tinham certezas.

Gabarito extraoficial PM AL – Atualidades

30) Não seria possível evitar a falta de água observada em diversas regiões do Brasil, a exemplo de São Paulo, em 2016, e do Distrito Federal, em 2017, pois esse problema decorre exclusivamente da seca prolongada, um fenômeno natural.

ERRADA – A falta de água não decorre exclusivamente da seca. Inúmeros fatores contribuem para as causas da falta de água, entre eles:

  • O crescimento urbano;
  • A poluição por falta de saneamento;
  • O desmatamento;
  • A construção de hidrelétricas – que mudam o curso original dos rios;
  • O desperdício;
  • As drásticas mudanças climáticas pelas quais o planeta está passando.

31) A transposição do Rio São Francisco é apontada como uma das soluções para amenizar os efeitos das constantes secas em determinadas regiões do Nordeste Brasileiro.

CERTA – A seca no Nordeste brasileiro se concentra em uma área conhecida como Polígono das Secas, caracterizada pelo clima semiárido, chuva irregular e por um amplo quadro de subdesenvolvimento socioeconômico.

Uma das soluções apontadas para a superação dessa problemática é a da transposição do rio São Francisco, que levaria água à população carecida, promovendo o desenvolvimento regional

32) O aumento do desmatamento na Amazônia é um dos fatores responsáveis pela estiagem prolongada no centro-sul do Brasil.

CERTA – Apesar de pesquisadores concordarem sobre a importância da Amazônia na regulação do clima para todo o país, a contribuição do desmatamento para a atual seca é controversa. A questão citou que o desmatamento é um dos fatores, por isso será considerada certa.

Devido à capacidade das árvores de absorver água do solo, a floresta amazônica possui um importante papel para a regulação do clima na América do Sul. Ela libera umidade para atmosfera, mantendo o ar em movimento e levando chuvas para o continente.

33) Em determinadas regiões do Nordeste Brasileiro, a miséria e a fome são causadas pelas secas prolongadas associadas ao clima de modo que investimentos em agricultura familiar, infraestrutura e tecnologia no campo não contribuíram para sua redução.

ERRADA –  A questão afirma que investimentos em agricultura familiar, infraestrutura e tecnologia no campo não contribuíram para a redução da miséria e da fome. Em 2 de junho de 2011 o Governo Federal lançava o Plano Brasil Sem Miséria (BSM), com o objetivo ambicioso de superar a extrema pobreza até o final de 2014.

O Plano se organiza em três eixos: um de garantia de renda, para alívio imediato da situação de extrema pobreza; outro de acesso a serviços públicos, para melhorar as condições de educação, saúde e cidadania das famílias; e um terceiro de inclusão produtiva, para aumentar as capacidades e as oportunidades de trabalho e geração de renda entre as famílias mais pobres.

Um marco importante foi atingido pelo Brasil Sem Miséria em março de 2013, quando os últimos brasileiros do Programa Bolsa Família que ainda viviam na miséria transpuseram a linha da extrema pobreza. Com eles, 22 milhões de pessoas superaram tal condição desde o lançamento do Plano. Foi o fim da miséria, do ponto de vista da renda, entre os beneficiários do Bolsa Família. Um fato histórico, que superou prazos e metas.

Mas ao mesmo tempo foi só um começo – porque o Brasil Sem Miséria fez muito mais: cumpriu todas as metas a que se propôs. Metas ousadas e relevantes que foram superadas graças ao esforço coordenado de todo Governo Federal

34) Ações de educação contribuem para a melhoria da saúde da população: instruções sobre alimentação, por exemplo, podem prevenir a obesidade e as doenças a ela associadas, como a diabetes.

CERTA – O Programa Saúde na Escola (PSE) visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população brasileira. O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

O público beneficiário do PSE são os estudantes da Educação Básica, gestores e profissionais de educação e saúde, comunidade escolar e, de forma mais amplificada, estudantes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

35) A desnutrição é o principal problema de saúde associado aos hábitos alimentares no Brasil, pais que apresenta crescentes taxas de mortalidade infantil decorrente da desnutrição.

ERRADA – No Brasil, assim como na maioria dos outros países, essa taxa de mortalidade infantil está reduzindo a cada ano. Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a mortalidade infantil no Brasil segue em declínio. Em uma década (1998 – 2010) passou de 33,5 crianças mortas por mil nascidas vivas para 22.

36) O Brasil é referência mundial no tratamento de portadores de HIV, assim como na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, tendo conseguido reduzir drasticamente tanto a transmissão da AIDS como a da sífilis, por exemplo.

ERRADA – O Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (Unaids) reconhece o Brasil como referência mundial no controle da epidemia.

Segundo o relatório, a Rede Cegonha, implantada em 2011 pelo governo, tem melhorado a assistência às gestantes e aos recém-nascidos, o que pode ser visto na queda da transmissão de HIV entre mãe e filho, mas o aumento dos números relacionados à sífilis congênita mostra que os cuidados ainda precisam ser fortalecidos

37) O investimento no saneamento básico é fundamental como medida de combate ao mosquito AEDES aegypti e, portanto, de redução dos casos de dengue e Zika no país.

CERTA – De fato, é preciso um olhar para além da saúde pública para combater o Aedes aegypti. Em cidades ou áreas onde não há coleta sistemática de lixo, a situação se agrava. Basta que chova para que o lixo acumulado crie novos criadouros do mosquito. Valas de esgoto a céu aberto, eventualmente diluída pela chuva, pode servir como criadouro do Aedes.

38) Na última reunião dos Brics, O Brasil anunciou sua intenção de se retirar do grupo, decisão motivada pela necessidade de privilegiar as relações entre o pais e os vizinhos sul-americanos que compõem o MERCOSUL.

ERRADA – Um plano de ação para cooperação em inovação, de 2017 a 2020, foi aprovado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A decisão foi dada no 5º Encontro Ministerial de Ciência, Tecnologia e Inovação do Fórum de Diálogo dos Brics, em 18 de julho, em Hangzhou, na China

39) A economia brasileira está em franca expansão, com recorde de aumento do índice de emprego e da renda dos trabalhadores, devido a demanda chinesa por produtos industrializados brasileiros.

ERRADA – No acumulado de 2017, o recuo é de 0,05% pela série sem ajustes sazonais. Também pela série observada, é possível identificar um recuo de 2,23% nos 12 meses abordados.

Gabarito extraoficial PM AL – Informática

40) Conhecido como o superusuário do sistema operacional Linux, o usuário root é capaz de realizar diversas tarefas de administração do sistema; entre elas, a de cadastrar outros usuários.

CERTO. (PODE SER DADO COMO ERRADO) – O root é, normalmente, conhecido como usuário raiz, ele tem poderes de superusuário, contudo no Linux é possível atribuir o perfil de superusuário a mais de um usuário, porém usuário denominado root é único.

41) No Linux, a expressão soldados-da-pm-de-alagoas.odt não seria válida para a identificação de um arquivo, pois, nesse sistema operacional, é vedada a criação de arquivos com nomes compostos por mais de dezesseis caracteres.

ERRADO – A limitação do tamanho do nome de um arquivo depende do sistema de arquivos usado, EXT e NTFS suportam 255 caracteres.

42) No Microsoft Excel 2013, embora o usuário possa fazer referências a células de outras planilhas pertencentes a um mesmo arquivo, ele está impedido de vincular uma célula contida em uma planilha de um arquivo a outra célula de uma planilha de outro arquivo, ainda que os dois arquivos estejam na mesma pasta.

ERRADO – Nos editores de planilha (Excel e Calc) é possível utilizar dados de arquivos diferentes em um terceiro, assim como dados de uma planilha em outra.

43) O Microsoft Excel 2013, além de permitir ao usuário salvar as planilhas localmente, isto é, no computador, admite também que as planilhas sejam armazenadas diretamente na nuvem da Microsoft, conhecida como SkyDrive.

ERRADO (PODE DAR COMO CERTO) – O SkyDrive não existe mais, o nome atual é OneDrive. Até a afirmação de salvar na nuvem a questão está correta.

44) Ainda que o usuário exclua o histórico de downloads do Google Chrome, os arquivos contidos nesse histórico não são removidos do computados.

CERTO – Questão repetida da banca, excluir os dados de navegação como a lista de downloads não apaga os arquivos do computador. Vale lembrar que os favoritos também são dados de usuários.

45) Embora possua uma enorme quantidade de recursos, o Google não permite a realização de pesquisa de imagens por meio da especificação de um formato de arquivo, impossibilitando, por exemplo, que se pesquisem exclusivamente arquivos com a extensão JPG.

ERRADO –Para realizar uma busca por arquivos específicos que possuam o termo desejado, exemplo: palavra-chave filetype:jpg.

46) No sistema operacional Windows 8, todo arquivo tem de possuir um nome, e, em uma pasta com arquivos produzidos nesse sistema, cada arquivo deve ter um nome exclusivo.

CERTO (PODE DAR COMO ERRADO) – É importante lembrar que a extensão de um arquivo, assim como a pasta (caminho), fazem parte do nome de um arquivo, portanto se a banca der como errado (usando o ponto de vista que nome e extensão sejam separados) vale entrar com recurso alegando o que se entende como nome de um arquivo

47) A exclusão de um arquivo eletrônico do computador é permanente, dada a inexistência de programas capazes de recuperar o conteúdo de arquivos apagados.

ERRADO – A exclusão de um arquivo envia o arquivo para a lixeira se: o arquivo couber na lixeira, não for de unidades removíveis, não tiver sido excluído permanentemente pelo usuário ou não ter sido excluído de uma pasta da rede.

Por outro lado, mesmo o usuário excluindo permanentemente um arquivo existem programas que auxiliam a restauração desses arquivos caso não tenham sido sobrescritos no dispositivo de armazenamento.

48)  Por motivos de segurança, os programas antivírus não podem ser desabilitados nem mesmo em caráter temporário.

ERRADO – A maioria dos antivírus podem ser desabilitados e, muitas vezes, precisam ser desabilitados para execução de alguma tarefa.

49) Na utilização do sítio de busca do Google, é possível definir que a busca seja feita apenas em sítios que tenham sido atualizados nas últimas 24 horas.

CERTO – O Google avançou ao ponto de permitir a realização da pesquisa sem usar a base direta do Google, além de permitir a busca por intervalos de datas.

50) Firewalls são dispositivos com capacidade ilimitada de verificação da integridade de dados em uma rede, pois conseguem controlar todos os dados que nela trafegam.

ERRADO (PODE DAR COMO CERTO) – O firewall não garante sempre a integridade, uma vez que trabalha com protocolos como o UDP que não oferece recursos para verificar a integridade como o TCP.

Gabarito extraoficial PM AL – Conhecimentos Específicos

LEGISLAÇÃO PERTINENTE AO POLICIAL MILITAR DE ALAGOAS

51) A atitude de Pedro configura deserção do serviço militar, mas se ele for praça com estabilidade, será colocado na condição de agregado, depois de cumpridas as formalidades legais.

CERTO – De acordo com art. 82 do estatuo da PM –AL: o PM será agregado como desertor por ter-se apresentado voluntariamente ou ter sido capturado e reincluído a fim de se ver processar. Art. 42, §2º. A demissão de oficial ou a exclusão do PM com estabilidade assegurada processar-se-á após 6 meses de agregação, se houver captura ou apresentação voluntária antes deste prazo

52) A atitude de Pedro configura caso de demissão do serviço militar, mas, se ele se apresentar voluntariamente e a inspeção de saúde a que será submetido julgá-lo apto, o processo será submetido ao conselho de disciplina, independentemente de já ter sido ou não demitido.

ERRADA – A deserção é contabilizada com a ausência de mais de 8 dias consecutivos do militar. De acordo com o art.42, Se julgado apto e não tenha sido excluído ou demitido será submetido a processo pelo conselho competente. Se julgado apto e já tiver sido demitido, será readmitido ou reincluído, agregado e respondera ao processo. Se julgado incapaz definitivamente…

53) Se Pedro for oficial da Polícia Militar e se for considerado desertor, ele será demitido de oficio, devendo seu tempo de efetivo serviço ser averbado para fins de inatividade – o período como desertor não será computado para nenhum efeito.

ERRADA – A deserção é contabilizada com a ausência de mais de 8 dias consecutivos do militar. De acordo com o art.42, Se julgado apto e não tenha sido excluído ou demitido será submetido a processo pelo conselho competente. Se julgado apto e já tiver sido demitido, será readmitido ou reincluído, agregado e respondera ao processo. Se julgado incapaz definitivamente…

54) A transgressão disciplinar praticada por Magalhães é classificada como grave e a punição é a advertência ou a repreensão.

ERRADA – Não é grava; é leve! Ver Art. 30 e Art. 37

55) A transgressão praticada por Magalhães poderá ser atenuada, mas em nenhuma hipótese essa atenuação modificará a classificação da transgressão no rol das transgressões previstas no regulamento disciplinar da polícia militar de Alagoas.

CERTA – Realmente, a atenuação modificará a classificação das transgressões previstas no regulamento.

 

Gabarito extraoficial PM AL – Direito Penal

56) Situação Hipotética: Pedro residia na cidade X, com sua companheira Maria. Em uma discussão doméstica, Pedro esfaqueou Maria, que teve de ser atendida na cidade Y, já que em X não havia atendimento médico adequado ao seu caso. Maria faleceu na cidade Y, em decorrência da lesão sofrida.

CORRETA – A banca irá considerar a questão correta, mas com fundamento em instituto legal errado. Usou como base o art. 6 que diz que considera-se lugar do crime o lugar da ação ou omissão, o lugar que deveria e que produziu o resultado, assim, tanto a cidade X como Y são competentes e como não disse “somente” a cidade Y irá considerar correta!

Contudo, a base legal é a competência e atribuição do código de processo penal a partir do art. 69, que está fora do edital. Assim, essa questão será totalmente passível de anulação. Lembrando que o art. 6 do código penal vale para países a distância e não comarcas diferentes

Assertiva: Nessa situação, considera-se lugar do crime a cidade X.

57) Situação Hipotética: Joana contratou Antônia para servir de curadora de sua mãe, uma pessoa idosa. Certo dia, enquanto Antônia dormia, a mãe de Joana, ao caminhar pela sala, caiu e fraturou o fêmur da perna esquerda. Assertiva: Nessa situação, Antônia não será responsabilizada pela lesão sofrida pela mãe de joana: a conduta omissiva de Antônia é penalmente irrelevante.

ERRADO – O caso em tela constitui o instituto do agente garantidor do art 13 paragrafo 2 do código penal. A curadora irá responder pela omissão, pois como agente garantidor a conduta omissiva é penalmente relevante.

58) Um crime é classificado como crime culposo quando o agente quis o resultado ou assumiu o risco de produzi-lo.

ERRADO – Mero texto de lei do art. 18 do código penal. O crime culposo tem como conceito:  II – culposo, quando o agente deu causa ao resultado por imprudência, negligência ou imperícia

59) Situação hipotética: No trajeto para a delegacia de polícia, a viatura policial que transportava um indivíduo preso em flagrante delito sofreu um acidente de trânsito, o que provocou o início de incêndio em função de combustível armazenado no tanque.

Com o risco iminente de explosão, o policial conseguiu se salvar saindo pela janela. O indivíduo transportado ficou preso na viatura em chamas. Assertiva: Nessa situação, o policial poderá invocar em sua defesa a excludente de ilicitude do estado de necessidade.

ERRADO – Aqui existem vários erros. O estado de necessidade pede perigo atual e na prova veio perigo iminente, de qualquer forma não se encaixaria. Em segundo plano o agente não provocou o acidente, assim, não há o porque alegar o estado de necessidade. E em terceiro o texto de lei do art. 24, o qual a banca realmente quis se apoiar: § 1º – Não pode alegar estado de necessidade quem tinha o dever legal de enfrentar o perigo

60) Situação hipotética: Um indivíduo que, ao tempo que praticou a ação ou omissão, era inteiramente capaz de entender o caráter ilícito do fato. Posteriormente veio a ser afetado por doença mental. Assertiva: Nesse caso, esse indivíduo é isento de pena.

ERRADO – Não fica isento de pena pois o art. 26 considera a imputabilidade penal no momento da ação ou omissão e amparado pelo art. 4 que é o princípio da atividade despreza o momento do resultado. Assim, ficará ele afeto a pena após o período de internação! Não vale aqui comentar os aspectos do processo penal pois essa tópico está fora do edital. (Gabarito Extraoficial PM AL)

Gabarito extraoficial PM AL – Direito Humanos

61) A aplicabilidade e a garantia dos direitos humanos no Brasil dependem de regulamentação.

ERRADA – Os direitos fundamentais são os direitos humanos positivados na Constituição Federal, sendo assim, de acordo com o art. 5º, §1º temos como regra que: as normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais têm aplicação imediata.

62) Embora contivesse a Lei de Talião, que instituía a vingança como forma de justiça, o Código de Hamurabi, primeiro conjunto de leis escritas do qual há registro histórico, trazia algumas noções elementares do que atualmente se considera como direitos humanos.

CERTA – Apesar de tratar de temas já abolidos em grande parte do globo, tais como a pena de morte, e a distinção entre os seres humanos; este código foi a base da justiça contemporânea, e é utilizado como inspiração ainda hoje, estando entre as demonstrações mais antigas de preocupação com o bem estar da espécie humana.

63) Os direitos humanos, caracterizados como direitos essenciais indispensáveis à vida digna, variam em decorrência da transformação das necessidades humanas e de acordo com contexto histórico.

CERTA – A historicidade consiste na ideia de que os direitos humanos emergem gradualmente em circunstâncias específicas na temporalidade, sendo culturalmente valorados e expressando luta por defesa de “novas liberdades” em oposição a “velhos poderes”.

64) A todo ser humano são assegurados os direitos humanos, desde que seja reconhecido pelo Estado como cidadão.

ERRADA – O princípio da universalidade dos Direitos Humanos defende a aplicação de tais direitos de maneira homogênea e mundial, tendo por fundamento a dignidade da pessoa humana, característica inerente a sua condição de ser humano.

65) A participação do Brasil em organismos e instituições internacionais dedicados aos direitos humanos é intensa, tendo sido mantida essa característica mesmo no período do regime militar (1964-1985).

ERRADA – Para passar por cima de orientações de organismos e instituições internacionais dedicados aos direitos humanos, o Brasil utilizou de artifícios criado pelos militares em nome da “segurança nacional”, mesmo quando com claras violações de direitos

66) De acordo com a Convenção Americana sobre direitos humanos, o direito à liberdade de pensamento e de expressão deve ser amplo, mas a lei deve proibir toda apologia ao ódio que constitua incitação à discriminação, à hostilidade, ao crime ou à violência.

CERTA – Art. 13, 5. A lei deve proibir toda propaganda a favor da guerra, bem como toda apologia ao ódio nacional, racial ou religioso que constitua incitamento à discriminação, à hostilidade, ao crime ou à violência.

67) Em caso de guerra, as garantias asseguradas pela Convenção Americana sobre Direitos Humanos podem ser suspensas por tempo ilimitado mesmo após o fim do conflito.

ERRADA – Art. 27, 1. Em caso de guerra, de perigo público, ou de outra emergência que ameace a independência ou segurança do Estado-parte, este poderá adotar as disposições que, na medida e pelo tempo estritamente limitados às exigências da situação, suspendam as obrigações contraídas em virtude desta Convenção, desde que tais disposições não sejam incompatíveis com as demais obrigações que lhe impõe o Direito Internacional e não encerrem discriminação alguma fundada em motivos de raça, cor, sexo, idioma, religião ou origem social.

68) O sistema de proteção global dos direitos humanos é formado tanto por instituições quanto por documentos legais, como tratados, resoluções e pactos.

CERTA – O sistema global de proteção aos direitos humanos é a estrutura internacional, composta por pactos, tratados, convenções, declarações, comissões, que contêm mecanismos apropriados de acompanhamento, fiscalização e cobrança de informações dos países signatários acerca das ações protetivas e afirmativas de tutela dos direitos humanos.

69) O sistema interamericano dos direitos humanos consegue garantir efetivamente os direitos fundamentais dos povos desta região, principalmente porque a democracia está consolidado em todos os Estados da América.

ERRADA – Países como Cuba e Venezuela desrespeitam princípios democráticos fundamentais

70) Atualmente, o Brasil admite a prisão civil por dívida exclusivamente no caso de inadimplemento de obrigação alimentar, nos termos da Convenção Americana sobre Direitos Humanos.

CERTA – CADH, art. 7, 7. Ninguém deve ser detido por dívidas. Este princípio não limita os mandados de autoridade judiciária competente expedidos em virtude de inadimplemento de obrigação alimentar.

CF, art. 5º, LXVII – não haverá prisão civil por dívida, salvo a do responsável pelo inadimplemento voluntário e inescusável de obrigação alimentícia e a do depositário infiel;

Súmula Vinculante 25 – É ilícita a prisão civil de depositário infiel, qualquer que seja a modalidade de depósito. Gabarito Extraoficial PM AL

Gabarito extraoficial PM AL – Processo Penal

Antônio, depois de presenciar um homicídio que ocorrei próximo de uma residência, foi à delegacia de polícia mais próxima e comunicou o crime à autoridade policial, por escrito.

A respeito dessa situação hipotética e de aspectos legais a ela relacionados, julgue os itens a seguir.

71) Antes de instaurar o inquérito policial, a autoridade policial devera averiguar a procedência das informações contidas no documento apresentado por Antônio

CERTO – A base para o gabarito da questão encontra-se no art. 5º, § 3º, CPP, onde realmente qualquer pessoa do povo poderá dirigir-se à autoridade policial e comunicar crime que caiba ação penal PÚBLICA, verbalmente ou POR ESCRITO (hipótese da questão), no entanto, a autoridade deverá SIM verificar a procedência das informações para evitar-se investigações infundadas que poderiam até ensejar trancamento da ação penal

72) No caso apresentado, cabe ao delegado de polícia presidir o inquérito policial.

CERTO – Atribuição do IP realmente de acordo com o art. 4º, CPP é da autoridade policial, sob a presidência do Delegado de Polícia (Detalhe: não falou em qualquer infração penal, mas apenas em relação à infração penal em comento, qual seja, HOMICÍDIO). Lembrando que a investigação policial não é exclusiva, podendo a investigação ser realizada por outras autoridades administrativas (art. 4º, parágrafo único, CPP)

73) como o crime de homicídio e de ação pública condicionada à representação, a autoridade policial não poderá instaurar o inquérito de oficio.

ERRADO – Crime de Homicídio não é crime de ação penal pública condicionada, e portanto poderá ser instaurado de ofício com base no art. 5º, I, CPP. Lembrando que para ser crime de ação penal pública condicionada, esta condição deve vir expressamente previsto em lei (art. 100, § 1º, CP), o que não ocorre no crime de homicídio

74) O inquérito policial é de instrumento utilizado pelo Estado para colher informações quanto à autoria e à materialidade da infração penal.

CERTO – Questão correta pela correta definição de IP não contida na lei, no entanto, de amplo conhecimento acerca do estudo do referido instituto. Senão vejamos: IP é um procedimento administrativo realizado pela autoridade policial composto por diligências com o objetivo de elucidar os indícios de autoria e materialidade

75) Crime comum, como o homicídio, mesmo quando tipificado comum crime militar, deve ser investigado por autoridade policial civil.

ERRADO – realmente o crime de homicídio é comum, não tendo que ser praticado por nenhuma pessoa ou condição especial, no entanto, de se observar que pode ser cometido sim em caracterização militar, e portanto, se assim o for será de competência da Justiça Militar, e por consequência da autoridade policial militar (art. 8º, CPPM). No entanto a questão não chega a estar fora do edital já que o art. 4º, parágrafo único do CPP, não exclui outras autoridades administrativas de suas investigações

76) Se o crime for praticado em juízo do patrimônio ou do interesse da união, a ação penal sempre será publica.

CERTO – sem nenhuma complexidade, a questão vem toda expressa no art. 24, § 2º, CPP, onde realmente qualquer crime em detrimento de patrimônio ou interesse da União, Estados e Município será PÚBLICA, já que patrimônio público não pode ser classificado como bem disponível ou particular

77) Em se tratando de ação penal pública condicionada à representação do ofendido, no caso de morte do ofendido, somente seu advogado poderá representa-lo.

ERRADO – Aqui questão bem tranquila, já que tratamos dos sucessores da legitimidade ou titularidade da ação penal previstos tanto para ações penais públicas condicionadas (art. 24, § 1º, CPP) ou privada (art. 31, CPP). Portanto trata-se do famoso CADI e não do advogado

  • Cônjuge
  • Ascendente
  • Descendente
  • Irmão

78) Na hipótese de o Ministério Publico determinar a devolução dos autos à autoridade policial para a realização das diligencias imprescritíveis à verificação de materialidade da infração penal, será admitida a ação penal privada subsidiaria da pública.

ERRADO – Com base no art. 16 do CPP, o MP pode sim requerer a devolução do IP à autoridade policial pra diligências imprescindíveis, no entanto, isso não é considerado inércia do MP, muito pelo contrário, o MP se manifestou pela falta de indícios para oferecimento da denúncia. E a inércia seria o motivo ensejador da ação penal privada subsidiária da pública (art. 29, CPP e art. 5º, LIX, CF)

79) Na ação penal pública incondicionada, a atuação do Ministério públicos depende de manifestação da vítima ou de terceiros.

ERRADO – A ação penal pública CONDICIONADA é que depende-se de manifestação da vítima ou “terceiros” (representante legal), não na incondicionada, onde o MP não depende de manifestação de quem quer que seja (art. 24, CPP)

80) As fundações legalmente constituídas podem exercer a ação penal.

CERTO – questão maldosa, mas nem por isso fora do edital. Trata-se da letra do art. 37 do CPP, onde FUNDAÇÕES , Associações ou Sociedades legalmente constituídas poderão exercer ação penal , sendo representadas por quem for previsto em seus contratos ou estatutos ou, no silêncio, por diretores ou sócios-gerentes. Lembre-se que pessoa Jurídica pode ser sujeito passivo de crime, desde que este crime com ele seja compatível, como por exemplo, crime de furto e difamação. Gabarito Extraoficial PM AL

Gabarito extraoficial PM AL – Direito Constitucional

81) A Constituição Federal de 1988 estabelece a prisão como medida excepcional, que, em regra, depende de flagrante delito ou de ordem escrita e fundamentada.

ERRADA – A CF de fato estabelece a prisão como medida excepcional, permitindo a prisão, em regra no caso de flagrante delito ou ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciária competente, observe que não basta uma ordem escrita e fundamentada, essa ordem deve ser de uma autoridade judiciária, conforme art. 5º, LXI da CF:

Art. 5º  LXI – ninguém será preso senão em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciária competente, salvo nos casos de transgressão militar ou crime propriamente militar, definidos em lei;

82) O direito de greve é constitucionalmente garantido a todos os trabalhadores, tanto civis quanto militares.

ERRADA – O direito de greve é assegurado para os servidores civis, sendo vedado aos militares, conforme art. Art. 142, IV da CF:

Art. 142. IV – ao militar são proibidas a sindicalização e a greve

83) O estabelecimento de remuneração interior ao salário mínimo para as praças prestadoras de serviços militares inicial não viola a Constituição Federal de 1988.

CORRETA – É o que dispõe a Súmula Vinculante 6 do STF:

Não viola a Constituição o estabelecimento de remuneração inferior ao salário mínimo para as praças prestadoras de serviço militar inicial

84) Os estados federados, o Distrito Federal e os municípios são todos independentes e subordinados à União.

ERRADA – Os estados federados, o Distrito Federal e os Municípios são autônomos, não há hierarquia entre os entes federativos, logo, não são dependentes ou subordinados à União, conforme art. 18 caput da CF:

Art. 18. A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos autônomos, nos termos desta Constituição.

85) Compete concorrentemente à União, aos estados federados e ao Distrito Federal legislar sobre normas gerais de organização das policias militares e dos corpos de bombeiros militares.

ERRADA – É competência privativa da União legislar sobre normas gerais de organização das polícias militares e dos corpos de bombeiros militares, conforme art. 22, XXI:

Art. 22. Compete privativamente à União legislar sobre:

XXI – normas gerais de organização, efetivos, material bélico, garantias, convocação e mobilização das polícias militares e corpos de bombeiros militares;

86) De acordo com a Constituição Federal de 1988, as policias militares e o corpo de bombeiros militares são instituições organizadas com base na hierarquia e na disciplina.

CORRETA – De acordo com o art. 42 da CF, as policias militares e os corpos de bombeiros militares são instituições organizadas com base na hierarquia e disciplina.

Art. 42 Os membros das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares, instituições organizadas com base na hierarquia e disciplina, são militares dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios

87) A segurança pública é exercida apenas por órgãos da polícia: nessa atividade não se incluem os corpos de bombeiros, tendo em vista que a atuação dos bombeiros não é de patrulhamento ostensivo.

ERRADA – Os corpos de bombeiros incluem-se entre os órgãos de segurança pública, conforme rol taxativo elencado no art. 144:

Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:

I – polícia federal;

II – polícia rodoviária federal;

III – polícia ferroviária federal;

IV – polícias civis;

V – polícias militares e corpos de bombeiros militares

88) A decretação, pelo presidente da República, tanto no estado de defesa como do estádio de sitio depende de autorização do congresso nacional.

ERRADA – Apenas a decretação do Estado de Sítio depende de autorização do Congresso Nacional, no caso do Estado de Defesa o Presidente poderá decretá-lo e após encaminhar para o Congresso Nacional. Conforme art. 136 § 4º:

Art. 136. O Presidente da República pode, ouvidos o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional, decretar estado de defesa para preservar ou prontamente restabelecer, em locais restritos e determinados, a ordem pública ou a paz social ameaçadas por grave e iminente instabilidade institucional ou atingidas por calamidades de grandes proporções na natureza.

  • 4º Decretado o estado de defesa ou sua prorrogação, o Presidente da República, dentro de vinte e quatro horas, submeterá o ato com a respectiva justificação ao Congresso Nacional, que decidirá por maioria absoluta.

Art. 137. O Presidente da República pode, ouvidos o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional, solicitar ao Congresso Nacional autorização para decretar o estado de sítio nos casos de:

Parágrafo único. O Presidente da República, ao solicitar autorização para decretar o estado de sítio ou sua prorrogação, relatará os motivos determinantes do pedido, devendo o Congresso Nacional decidir por maioria absoluta

89) A decretação do estado de defesa, medida que visa preservar ou reestabelecer a ordem pública e a paz social, exige consulta previa ao conselho da republica e ao conselho de defesa nacional, os quis se manifestam em caráter meramente opinativo.

CORRETA – O Presidente pode decretar Estado de Defesa para preservar ou restabelecer a ordem pública e a paz social, devendo consultar de forma prévia o Conselho da República e o Conselho de defesa nacional, contudo a manifestação desses órgãos é opinativa, não vinculando as decisões do Presidente da República.

Art. 136. O Presidente da República pode, ouvidos o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional, decretar estado de defesa para preservar ou prontamente restabelecer, em locais restritos e determinados, a ordem pública ou a paz social ameaçadas por grave e iminente instabilidade institucional ou atingidas por calamidades de grandes proporções na natureza

90) A competência das folas armadas para a garantia da lei e da ordem é subsidiária, cabendo às forças de segurança pública tal atribuição ordinariamente.

ERRADA – A competência das forças armadas para garantia da lei e da ordem não é subsidiária as forças de segurança pública, uma vez que a CF atribui expressamente a competência para garantia da lei e da ordem as forças armadas conforme art. 142 caput  da CF:

Art. 142. As Forças Armadas, constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica, são instituições nacionais permanentes e regulares, organizadas com base na hierarquia e na disciplina, sob a autoridade suprema do Presidente da República, e destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem.

Gabarito extraoficial PM AL – Direito Administrativo

91) Para caracterizar uma atividade de interesse publico como o serviço publico, é essencial a edição de lei que determine ao Estado tal atividade.

CERTO – Nem toda atividade de interesse público representa automaticamente um serviço público, sendo necessária lei que atribua esse objetivo ao Estado. Mediante o critério formal, adotado no Brasil, serviço público é aquele defendido por lei

92) A atuação da administração publica deve observar os princípios da legalidade, da impessoalidade, da moralidade da publicidade e da eficiência.

CERTO – Toda a Administração Pública deve observar os princípios elencados no art. 37 da CF: A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte (…)

93) Os atributos do poder de polícia da administração pública incluem a discricionariedade, observada, por exemplo, na concessão de licença para dirigir.

ERRADO – O poder de polícia em regra é discricionário, dentro dos limites e situações previstas em lei. Entretanto, não se trata de uma regra absoluta, vez que algumas de suas atuações serão feitas de maneira vinculada, como a concessão de uma licença, caso em que, preenchidos os requisitos legais para a sua concessão, será obrigatória a prática de tal ato, nos exatos termos da lei.  Assim, a licença representa um ato vinculado, e não discricionário, conforme narrado na assertiva

94) Para a contratação de musico consagrado tanto pela critica como pela opinião publica, a licitação é dispensável.

ERRADO – A contratação de artistas consagrados é caso de inexigibilidade de licitação, e não de dispensa, conforme narrado na questão.

Lei 8.666/93 – Art. 25.  É inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição, em especial: III – para contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública

95) Os contratos administrativos submetem-se sempre ao regime jurídico de direito privado.

ERRADO – Os contratos administrativos são regidos por normas de direito público, sendo aplicadas as normas de direito privado apenas de forma subsidiária.

Lei 8.666/93 – Art. 54.  Os contratos administrativos de que trata esta Lei regulam-se pelas suas cláusulas e pelos preceitos de direito público, aplicando-se-lhes, supletivamente, os princípios da teoria geral dos contratos e as disposições de direito privado.

96) Concorrência é a modalidade de licitação entre os interessados devidamente cadastrados ou que atendem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessidade de qualificação.

ERRADO – A questão narrou o conceito da tomada de preços, prevista no art. 22 da Lei 8.666/93: § 2o  Tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação

97) Veículo oficiais são bens de uso especial, o que implica que são inalienáveis, imprescritíveis e impenhoráveis.

CERTO – Os bens de uso especial, como os veículos oficiais, por exemplo, são aqueles utilizados na execução dos serviços administrativos e serviços públicos em geral, sendo detentores de uma proteção especial, de forma a serem classificados como imprescritíveis, inalienáveis e impenhoráveis

98) As autarquias, as fundações públicas, as empresas públicas e as sociedades de economia mista são entidades da administração pública indireta.

CERTO – A Administração Indireta é composta pelas seguintes entidades: Autarquias, Fundações Públicas, Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista

99) Partidos políticos não têm legitimidade para denunciar irregularidades ou ilegalidades na administração pública ao Tribunal de Contas da União.

ERRADO – Os partidos políticos também podem representar ao TCU no caso de irregularidades e ilegalidades, conforme previsto no art. 74, § 2º, da CF:  Qualquer cidadão, partido político, associação ou sindicato é parte legítima para, na forma da lei, denunciar irregularidades ou ilegalidades perante o Tribunal de Contas da União.

100) Tanto as pessoas jurídicas de direito público como as de direito privado prestadores de serviços públicos responderão pelos prejuízos que seus agentes causarem a terceiros no exercício de suas funções, assegurado o direito de regresso contra o responsável no caso de dolo ou culpa.

CERTO – Questão que trabalhou a reprodução quase literal do art. 37, § 6º, da CF, que trata da responsabilidade civil objetiva do Estado, inclusive com o direito de regresso em face do servidor, quando este houver agido com dolo ou culpa:  As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa.

 

Gabarito extraoficial PM AL – Matemática

101) Manoel, candidato ao cargo de soldado combatente, considerado apto na avaliação médica das condições de saúde física e mental, foi convocado para o teste de aptidão física, em que uma das provas consiste em uma corrida de 2.000 metros em até 11 minutos.

Como Manoel não é atleta profissional, ele planeja completar o percurso no tempo máximo exato, aumentando de uma quantidade constante, a cada minuto, a distância percorrida no minuto anterior. Nesse caso, se Manoel, seguindo seu plano, correr 125 metros no primeiro minuto e aumentar de 11 metros a distância percorrida em cada minuto anterior, ele completará o percurso no tempo regulamentar.

ERRADO – Manoel, candidato ao cargo de soldado combatente, considerado apto na avaliação médica das condições de saúde física e mental, foi convocado para o teste de aptidão física, em que uma das provas consiste em uma corrida de 2.000 metros em até 11 minutos. Como Manoel não é atleta profissional, ele planeja completar o percurso no tempo máximo exato, aumentando de uma quantidade constante, a cada minuto, a distância percorrida no minuto anterior. Nesse caso, se Manoel, seguindo seu plano, correr 125 metros no primeiro minuto e aumentar de 11 metros a distância percorrida em cada minuto anterior, ele completará o percurso no tempo regulamentar.

COMENTÁRIO:

Questão de Progressão Aritmética (P.A)

1º termo: 125

razão (r): 11

O a11 (11º termo) que correspondente ao 11º minuto é:

a11 = a1 + (11 – 1).r

a11 = 125 + (11 – 1).11

a11 = 125 + 110 = 235 metros

 

A soma das distâncias percorridas nos 11 primeiros minutos é definida pela fórmula da soma dos termos da PA: Sn = [(a1+an).n]/2

S11 = (a1 + a11).11/2

S11 = (125 + 235).11/2

S11 = 1.980

Logo, a distância é inferior a 2000 metros.

102) O tanque para água de um veículo de combate a incêndio tem a forma de um paralelepípedo retângulo e está completamente cheio. No combate a um incêndio, gastou-se 1/3 de sua capacidade. No combate a um segundo incêndio, gastou-se 3/7 do que sobrou. Neste caso, depois de extintos os dois incêndios, restou, no tanque, água até uma altura superior a 1/3 da altura original.

CERTO – O tanque para água de um veículo de combate a incêndio tem a forma de um paralelepípedo retângulo e está completamente cheio. No combate a um incêndio, gastou-se 1/3 de sua capacidade. No combate a um segundo incêndio, gastou-se 3/7 do que sobrou. Neste caso, depois de extintos os dois incêndios, restou, no tanque, água até uma altura superior a 1/3 da altura original.

 

COMENTÁRIO:

 

1º Incêndio: 1/3 da capacidade

2º Incêndio: 3/7 de 2/3 = 2/7 da capacidade.

Portanto, restou 1 – (1/3+2/7) = 1 – 13/21 = 8/21.

Note que 8/21 > 1/3

103) Os soldados Pedro e José, na função de armeiros, são responsáveis pela manutenção de determinada quantidade de armas da corporação – limpeza, lubrificação e municiamento.

Se Pedro fizer a manutenção das armas que estavam a seu encargo e de mais 50 que estavam a cargo de José, então Pedro fará a manutenção do dobro de armas que sobram para José. Se José fizer a manutenção das armas que estavam a seu encargo e de mais 60 que estavam a cargo de Pedro, José fará a manutenção do triplo de armas que sobraram para Pedro. Nesse caso, a quantidade de armas para manutenção a cargo de Pedro e José é superior a 260.

CERTO – Os soldados Pedro e José, na função de armeiros, são responsáveis pela manutenção de determinada quantidade de armas da corporação – limpeza, lubrificação e municiamento. Se Pedro fizer a manutenção das armas que estavam a seu encargo e de mais 50 que estavam a cargo de José, então Pedro fará a manutenção do dobro de armas que sobram para José. Se José fizer a manutenção das armas que estavam a seu encargo e de mais 60 que estavam a cargo de Pedro, José fará a manutenção do triplo de armas que sobraram para Pedro. Nesse caso, a quantidade de armas para manutenção a cargo de Pedro e José é superior a 260.

 

COMENTÁRIO:

 

Considere: X (quantidade de Pedro) e Y a quantidade José. Montando o sistema temos:

 

X + 50 = 2 (Y – 50)

Y + 60 = 3 (X – 60)

Resolvendo o sistema temos que X = 126 e Y = 138. Portanto, a quantidade de armas para a manutenção a cargo de Pedro e José é igual a: 126 + 138 = 264.

104) Para que a proporção álcool/gasolina no tanque A fique igual à do tanque B é suficiente acrescentar no tanque A uma quantidade de álcool que é inferior a 25 L.

CERTO – Em um tanque A, há uma mistura homogênea de 240 L de gasolina e 60 L de álcool; em outro tanque B, 150 L de gasolina estão misturados homogeneamente com 50 L de álcool. A respeito dessas misturas, julgue os itens subsequentes.

 

Para que a proporção álcool/gasolina no tanque A fique igual à do tanque B é suficiente acrescentar no tanque A uma quantidade de álcool que é inferior a 25 L.

 

COMENTÁRIO:

 

Tanque A
Gasolina: 240 litros
Álcool: 60 litros

 

Proporção: 4/1

 

Tanque B
Gasolina: 150 litros
Álcool: 50 litros

 

Proporção: 3/1

 

Para que as proporções sejam iguais devemos somar 20 litros de Álcool no tanque A, assim o tanque A ficaria com a mesma proporção do tanque B:

Tanque A
Gasolina: 240 litros
Álcool: 60+20 = 80 litros

Proporção: 3/1

105) Considere que em um tanque C, inicialmente vazio, tenham sido despejadas certas quantidades das misturas dos tanques A e B totalizando 100 L. Considere também que, depois de homogeneizada essa mistura no tanque C, a separação de álcool e gasolina por um processo químico tenha mostrado que nesses 100 L, 22 L eram de álcool. Nessa situação, para formar a mistura no tanque C foram usados mais de 55 L da mistura do tanque A.

CERTO – Em um tanque A, há uma mistura homogênea de 240 L de gasolina e 60 L de álcool; em outro tanque B, 150 L de gasolina estão misturados homogeneamente com 50 L de álcool. A respeito dessas misturas, julgue os itens subsequentes.

Considere que em um tanque C, inicialmente vazio, tenham sido despejadas certas quantidades das misturas dos tanques A e B totalizando 100 L. Considere também que, depois de homogeneizada essa mistura no tanque C, a separação de álcool e gasolina por um processo químico tenha mostrado que nesses 100 L, 22 L eram de álcool. Nessa situação, para formar a mistura no tanque C foram usados mais de 55 L da mistura do tanque A.

 

COMENTÁRIO:

 

Vamos considerar a seguinte hipótese:

 

Dos 100 Litros do tanque C, temos: 60 Litros do tanque A e 40 Litros do tanque B. Observe que do tanque A a proporção de Gasolina e Álcool é de (4:1) e do tanque B é de (3:1), ficando conforme quadros abaixo:

 

Tanque A
Gasolina: 48 litros
Álcool: 12 litros

 

Tanque B
Gasolina: 30 litros
Álcool: 10 litros

 

Com isso, concluímos que no tanque C temos 22 litros de álcool (12 litros do tanque A e 10 litros do tanque B). Portanto, mais de 55 L da mistura do tanque A.

106) A probabilidade de a guarda ser composta somente por soldados veteranos é superior a 6%.

ERRADO – De um grupo formado por 10 soldados veteranos e 15 soldados novatos serão escolhidos, aleatoriamente, 3 soldados para compor a guarda do hotel durante uma noite. A respeito dessa guarda, julgue o próximo item.

 

A probabilidade de a guarda ser composta somente por soldados veteranos é superior a 6%.

 

COMENTÁRIO:

 

Questão de Probabilidade e Análise Combinatória.

P = E/S

Evento: C10,3 = 120

Espaço Amostral (S): C25,3 = 2300.

Logo, P = 120/2300 = 0,052 = 5,2% (aproximadamente).

Gabarito extraoficial PM AL – História

107) A produção dos engenhos das Alagoas na Capitania de Pernambuco voltava-se essencialmente ao consumo interno da população urbana que surgia na região, apesar da importância do açúcar para o comercio internacional na metrópole portuguesa.

ERRADA – Foi no período colonial, quando Alagoas ainda pertencia a Pernambuco, que surgiram os primeiros engenhos de cana-de-açúcar, Buenos Aires e Escurial, onde hoje fica o município de Porto Calvo, na Região Norte.

Cristóvão Lins foi um dos desbravadores da corte Duarte Coelho. Ele fundou esses engenhos, Escurial e Buenos Aires, que deram origem a outros e outros e outros. São centenas, quase milhares de engenhos que surgiram. A finalidade da produção açucareira era o mercado externo

108) O descobrimento do Brasil se insere no contexto das práticas mercantilistas, que pressupunham a intervenção do estado na implantação e na criação de condições favoráveis ao desenvolvimento de atividades econômicas.

CERTA – O mercantilismo é a política econômica dos Estados Modernos, e por meio do protecionismo e intervencionismo buscava o favorecimento das metrópoles

109) A exclusividade comercial do Brasil com a metrópole portuguesa foi rompida a partir da transferência da corte portuguesa para o Brasil e da abertura dos portos às nações amigas.

CERTA – A Carta Régia de Abertura dos Portos às Nações Amigas, foi extinto o Pacto Colonial que estabelecia o exclusivo comercial entre colônia e metrópole.

110) A crise econômica de 1929 afetou diretamente o setor cafeeiro do Brasil, pois a cotação internacional da saca de café diminuiu e o país, com grande quantidade do produto em estoque, perdeu parte significativa de sua receita de exportação por falta de computadores no mercado internacional.

CERTA – A crise de 1929 afetou também o Brasil. Os Estados Unidos eram o maior comprador do café brasileiro. Com a crise, a importação deste produto diminuiu muito e os preços do café brasileiro caíram. Para que não houvesse uma desvalorização excessiva, o governo brasileiro comprou e queimou toneladas de café

111) Os tenentes que compuseram o movimento tenentista propunham reformas sociais e defendiam o nacionalismo, em contraposição às classes médias urbanas apoiadoras dos grupos políticos responsáveis pela Revolução de 1930, como a Aliança Liberal.

ERRADA – As reivindicações do movimento tenentista coincidiam com as aspirações da classe média urbana. Criticavam o sistema eleitoral e as eleições, defendiam o voto secreto, reformas sociais e econômicas

112) Com vistas a inserir o Brasil de forma independente no sistema internacional globalizado, o governo de José Sarney optou por romper com o tratado de integração econômica regional estabelecido com a Argentina, com o Paraguai e com o Uruguai.

ERRADA – A aproximação do Brasil com a Argentina, promovida pelo presidente Sarney e apoiada com entusiasmo pelo presidente Alfonsín, pacificou o que havia ainda de resistência para uma harmônica relação bilateral. A união dos dois países representava uma tentativa conjunta de ganhar força e conquistar espaço nas negociações internacionais

113) O processo que levou à proclamação da República foi influenciado por grupos que consideravam o modelo republicano uma forma racional de governo e que valorizavam a meritocracia.

CORRETA – Com a Proclamação da República, em 1889, as ideias meritocráticas do Período Imperial foram sobrepujadas pela visão de mérito característica do Positivismo (doutrina filosófica, sociológica e política focada para o progresso e a justiça social), a qual privilegiava a senioridade e a capacitação como formas únicas de mérito, em detrimento da afinidade, mas, infelizmente, também dos níveis de desempenho individual. De acordo com a Constituição de 1891: Artigo 73, abordava o livre acesso de todos os brasileiros aos cargos públicos civis e militares, desde que possuidores de certas condições especiais exigidas em lei (…).

Gabarito extraoficial PM AL – Geografia

114) O Brasil se insere no sistema econômico internacional fundamentalmente como fornecedor de produtos de alto valor agregado para os países desenvolvidos.

ERRADA – O Brasil tem hoje um papel importante nesta economia mundializada, não somente como mercado consumidor, mas como produtor em todos os setores econômicos. Para entendermos esse papel internacional temos que refletir sobre a ideia que o território de um país pode tornar-se um espaço nacional da economia internacional.

O nosso país é dito em desenvolvimento com características sociais de subdesenvolvido, devido ter um elevado grau de industrialização. Perdendo somente para a China, que apresentou a maior taxa de crescimento industrial do mundo nos últimas décadas.

O nível de desenvolvimento do Brasil na área industrial é tão elevado que chega a superar alguns países desenvolvidos, como Áustria, Austrália, Suécia, Noruega, Nova

Zelândia, Dinamarca e outros. Porém, nesses países, o padrão de vida da população é bem mais elevado que o da população brasileira, mesmo quanto ao consumo de produtos industrializados

115) Do ponto de vista cultural, a globalização caracteriza-se como um processo de ocidentalização ou de americanização do mundo, decorrente da predominância da cultura ocidental e da potência norte-americana no sistema internacional.

CERTA – A AMERICANIZAÇÃO é a definição da influência dos Estados Unidos sobre a cultura de outros países. Com ela, acabaram-se as peculiaridades das línguas locais, assim fazendo com que elas caminhassem para se tornar praticamente uma linguagem universal.

Apesar de facilitar a comunicação internacional, as línguas originais se perdem, trazendo certo empobrecimento que a assimilação do estrangeirismo causa nas línguas

116) As altas Taxas de mortalidade das zonas urbanas não afetam a expectativa de vida dos brasileiros, uma vez que ela continua se elevando.

ERRADA – A expectativa de vida no Brasil aumentou, mas aumentaria mais se não fosse a elevada violência, a expectativa de vida no Brasil seria maior

117) O Brasil passa por um processo de transição demográfica que exige a implantação de políticas públicas voltadas as demandas da população de jovens e adultos, como forma de minimizar prejuízos econômicos para o país e problemas urbanos e sociais como o aumento da violência.

CERTA – A transição demográfica no Brasil, como foi visto, ao contrário daquela dos países mais desenvolvidos, tem sido rápida e generalizada e a sociedade brasileira, sem dúvida, já está sentindo o seu impacto. Cresce rapidamente o peso relativo dos idosos, as famílias estão ficando cada vez menores e com arranjos sociais extremamente diversificados, a longevidade da população tem aumentado velozmente e a população em idade ativa ainda permanecerá crescendo nas próximas décadas

118) A má organização do território e do espaço urbano prejudica os indivíduos em idade produtiva residentes nas periferias das grandes cidades e capazes de impulsionar o desenvolvimento econômico.

CERTA – A urbanização desordenada, que pega os municípios despreparados para atender às necessidades básicas dos migrantes, causa uma série de problemas sociais e ambientais. Dentre eles destacam-se o desemprego, a criminalidade, a favelização

119) A ampliação da rede de domicílios com acesso a esgotamento sanitário em Alagoas contribui para a diminuição de riscos socioambientais decorrentes de contaminação do meio ambiente para o aumentos da qualidade de vida da população.

CERTA – Os planos estão previstos na Lei 11.445 de 2007, conhecida como a Lei do Saneamento Básico. A legislação prevê a universalização dos serviços de abastecimento de água e de tratamento da rede de esgoto no país, sendo que um dos principais pilares é a elaboração de um plano municipal do setor para cada cidade

120) O declínio das usinas de produção de álcool combustível existentes em Alagoas e na região metropolitana de Maceió revela que o setor sucroalcooleiro do estado foi superado por outras atividades econômicas.

ERRADA – A produção sucroalcooleira cresceu, etanol ganhou o mercado externo e ampliou ainda mais nas diversidades da cana como o álcool neutro. O setor também desponta na produção de energia a partir da biomassa do bagaço da cana-de-açúcar.

Todas as indústrias são autossuficientes, gerando a energia necessária para seu funcionamento e algumas indústrias já iniciaram projetos de cogeração, comercializando o excedente no sistema elétrico nacional.

Alagoas nasceu cana, se fez engenho e virou açúcar e álcool. A moenda deixou o burro e passou a mover-se na água. Assim surgiu a usina movida a vapor, evoluindo para indústria, empreendedora, moderna, que respeita o homem e o meio ambiente, gera riquezas e continua fazendo o que a atividade canavieira sempre fez pela gente alagoana: a construção do desenvolvimento.

Confira o Gabarito extraoficial PM AL 2017 em vídeo:
Confira a Revisão de Véspera antes do Gabarito extraoficial PM AL 2017 em vídeo:

O Gabarito extraoficial PM AL foi comentado pela nossa equipe renomeada de professores e especialistas em concurso público.

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes