Possíveis temas de Redação Enem

10 possíveis temas para a Redação ENEM 2023

Confira a os temas de redação que podem cair no na sua prova

O Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM 2023 – será realizado nos dias 05 e 12 de novembro. No primeiro domingo os mais de 590.000 mil inscritos farão a prova de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e a temida Redação. A prova escrita exige um série de pré-requisitos como intervenção a proposta, mas para que você se saia bem é de suma importância ter domínio sobre o tema proposto pela banca.

Pensando nisso o professore Heitor Ferreira traz hoje 10 possíveis temas para a Redação do ENEM 2023 e as descrevemos neste artigo. Dominar o tema da redação fará com que você consiga escrever com a clareza dos fatos e com certeza com a tranquilidade de saber que, de fato, está preparado.

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10 possíveis temas para a Redação ENEM 2023

01- Os desafios da educação no Brasil: caminhos para a inclusão e qualidade.

  • Exemplos de programas de inclusão, como o PROUNI e o FIES.
  • Dados sobre o acesso à educação no Brasil.
  • Teorias educacionais relevantes, como a pedagogia de Paulo Freire.
  • Desafios enfrentados por professores e alunos na educação pública.

02 – A importância da preservação ambiental no século 21: responsabilidade coletiva.

  • Exemplos de desastres ambientais globais, como vazamentos de petróleo e mudanças climáticas.
  • Práticas sustentáveis em empresas e governos.
  • Acordos internacionais, como o Acordo de Paris.
    Papel das ONGs e movimentos ambientais.

03 – Desigualdade social no Brasil: superando barreiras para a equidade.

  • Estatísticas de desigualdade de renda no Brasil.
  • Programas sociais bem-sucedidos, como o Bolsa Família.
  • Discussões sobre a distribuição de terras e recursos.
  • Exemplos de ações afirmativas e políticas de inclusão.

04 – Tecnologia e suas influências na sociedade contemporânea: impactos e desafios.

  • Impactos da inteligência artificial e automação.
  • Questões de privacidade e segurança cibernética.
  • Ética na tecnologia, incluindo dilemas éticos em inteligência artificial.
  • Discussão sobre o equilíbrio entre o mundo digital e o mundo real.

05 – A saúde mental na era digital: o equilíbrio entre conexão e bem-estar.

  • Dados sobre o aumento de transtornos mentais relacionados ao uso de tecnologia.
  • Exemplos de aplicativos de saúde mental.
  • Discussão sobre o estigma em torno da saúde mental.
  • Estratégias para promover o bem-estar digital.

06 – Os reflexos da violência de gênero na sociedade e a necessidade de mudança.

  • Estatísticas de violência contra mulheres.
  • História do movimento feminista.
  • Experiências pessoais ou histórias inspiradoras de luta contra a violência de gênero.
  • Políticas públicas relacionadas ao tema.

07 – O papel da arte e da cultura na construção da identidade nacional.

  • Obras de artistas e escritores importantes da cultura brasileira.
  • Eventos culturais significativos na história do Brasil.
  • Discussão sobre a influência da cultura na identidade nacional.
  • Importância da educação artística.

08 – A revolução digital e o mercado de trabalho: adaptabilidade e capacitação.

  • Estatísticas sobre a automação de empregos.
  • Exemplos de setores em crescimento devido à tecnologia.
  • Programas de reciclagem profissional e capacitação.
  • Discussões sobre a importância da educação continuada.

09 – A democratização da informação e os desafios da desinformação na era das fake news.

  • Exemplos de notícias falsas que tiveram impacto.
  • Ética do jornalismo e fontes confiáveis.
  • Ferramentas de verificação de fatos.
  • Liberdade de imprensa e suas limitações.

10 – Mobilidade urbana sustentável: repensando as cidades do futuro.

  • Exemplos de cidades com sistemas de transporte sustentável.
  • Problemas de congestionamento e poluição nas áreas urbanas.
  • Tecnologias e práticas inovadoras de mobilidade.
  • Planejamento urbano voltado para a sustentabilidade.

Confira o Aulão de Véspera do Enem 2023 do AlfaCon:

O que é a TRI do ENEM?

A Teoria de Resposta ao Item (TRI) é uma abordagem estatística usada na construção e análise de testes, como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no Brasil. Ela tem o objetivo de avaliar a habilidade ou traço latente de um indivíduo, como conhecimento em matemática, leitura, ciências, etc., de forma mais precisa e justa do que os métodos de avaliação tradicionais.

A TRI parte do pressuposto de que cada item (ou questão) de um teste tem uma característica específica, chamada de “parâmetro de item”, que reflete o nível de dificuldade e discriminação da questão. Cada pessoa que faz o teste também tem um “parâmetro de traço latente”, que representa sua habilidade na área sendo avaliada.

Para entender a TRI no contexto do ENEM, é importante saber que o ENEM utiliza uma versão simplificada da TRI chamada “Modelo de Resposta ao Item de 3 Parâmetros”. Este modelo leva em consideração três principais parâmetros:

▪︎ Habilidade do candidato: Este é o traço latente que representa o conhecimento e as habilidades do candidato em relação ao conteúdo do teste. A TRI estima a habilidade do candidato com base em suas respostas a uma série de questões.

▪︎ Dificuldade do item: Cada questão no ENEM tem uma dificuldade específica. Questões mais fáceis são respondidas corretamente por uma ampla gama de candidatos, enquanto questões mais difíceis são respondidas corretamente apenas por candidatos com maior habilidade.

▪︎ Discriminação do item: A discriminação de um item mede a capacidade do item de distinguir entre candidatos com diferentes níveis de habilidade. Itens altamente discriminantes são bons para classificar candidatos com diferentes níveis de habilidade, enquanto itens de baixa discriminação não são tão eficazes nesse aspecto.

A TRI é usada para calcular a pontuação de cada candidato com base em suas respostas a uma série de questões no ENEM. Isso significa que dois candidatos com respostas semelhantes a um conjunto de questões podem obter pontuações diferentes se as questões tiverem níveis de dificuldade ou poder de discriminação diferentes.

ATENÇÃO! Em termos práticos, a TRI permite que o ENEM seja mais equitativo, uma vez que ajusta as pontuações com base na dificuldade das questões que cada candidato respondeu. Isso ajuda a garantir que a avaliação seja justa, independentemente da combinação específica de questões que um candidato encontra no exame.

Portanto, para entender a TRI no ENEM, é importante reconhecer que a pontuação de um candidato é determinada não apenas pelo número de questões que ele acertou, mas também pela dificuldade e discriminação das questões que ele respondeu.

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