CONCURSO ESPCEX 2020
| |

CONCURSO EsPCEx 2020: confira a análise da Redação

No último final de semana, foi realizada a primeira fase do concurso EsPCEx 2020. Ela foi divida em duas etapas, uma delas foi aplicada no dia 26 de setembro, e cobrou assuntos de Português, Física, Química e a famigerada Redação. No dia seguinte, 27, os participantes fizeram a avaliação com questões de Matemática, Geografia, História e Inglês.

A divulgação dos candidatos aprovados, segundo site oficial da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), deve ocorrer até 27 de novembro deste ano. E em 21 de janeiro de 2021, os aprovados devem se apresentar para a segunda fase do concurso.

E enquanto espera que tal ver a análise que o professor de Língua Portuguesa e Redação do AlfaCon, Volney Ribeiro, fez da prova discursiva?!

~ INSCREVA-SE NO CANAL DO ALFACON E TENHA ACESSO A CONTEUDOS EXCLUSIVOS! ~

Veja abaixo a análise da redação do concurso EsPCEx 2020:

A prova de redação da EsPCEx 2020 abordou o seguinte tema: “Apenas uma sociedade versada na ciência pode escolher o seu destino responsavelmente”. O segredo para uma boa redação nesse certame, inicialmente, era compreender o tema e sua relação com os quatro textos de apoio apresentados, todos relacionados à mesma ideia, convergindo para a confirmação daquilo que o tema postula.

A prova parece sugerir o roteiro de texto que sua redação deveria seguir, a partir da disposição dos textos motivadores, tendo como ponto de partida o primeiro texto motivador e como alvo a confirmação da frase-síntese desses textos, que é a temática, devidamente sinalizada na prova.

Na sua dissertação argumentativa, texto em prosa, com número de linhas entre 25 e 30 (nem menos nem mais), você poderia fazer sensíveis paráfrases dos textos motivadores. O que não se aceita é a cópia literal deles. No entanto, sabemos que a paráfrase pode ser perigosa, tendo em vista que muitos alunos têm bloqueio quando precisam pensar além do que os textos de apoio trazem de conteúdo.

Vale ressaltar, porém, que a leitura e a compreensão dos textos motivadores da prova eram condições necessárias para a exposição e a defesa do ponto de vista que sua redação deveria apresentar. Diante disso, quanto à essência dos textos motivadores, destacamos que:

      1. No texto 1, a ciência é apresentada como “coisa mais precisa”. Há o destaque de que ela desperta um sentimento sublime de admiração.
  • No texto 2, faz-se uma abordagem histórica do conhecimento científico, ressaltando-se que ele é uma conquista recente da humanidade e que a ciência produz o conhecimento a partir da razão.
  • No texto 3, são abordados os “benefícios dos investimentos em ciência”, com ênfase para a necessidade de investimento em pesquisas de todos os campos do conhecimento, inclusive em áreas que podem não despertar interesse da sociedade em um momento específico.
  1. No texto 4, estabelece-se a relação entre ciência e tecnologia, deixando claro que é preciso “mudar de rumo para não perder o futuro”.

Depois dessa abordagem que trazem os textos motivadores, em que há uma confluência de  ideias positivas em relação à ciência e ao conhecimento científico, esperava-se que os candidatos abordassem a temática: “Apenas uma sociedade versada na ciência pode escolher o seu destino responsavelmente”.

Sob o viés dos textos motivadores e da temática dada, sua redação deveria enfatizar:

  • a importância e a necessidade de uma sociedade versada em ciência;
  • o poder de escolha e de arbítrio responsável do próprio futuro como resultado do conhecimento científico.

Na introdução do seu texto, era preciso que você fizesse a apresentação e a contextualização do tema, com um posicionamento claro em relação ao tema (tese). No parágrafo introdutório, espera-se, sempre, que se apresente o roteiro de texto que o desenvolvimento deve seguir: isso pode ser a parte final da introdução.

No desenvolvimento, parágrafos 2 e 3 (ou 2, 3 e 4), a banca espera que os candidatos apresentem os melhores argumentos para fundamentação do ponto de vista, sendo
obviamente, favoráveis, e não contrários, àquilo que a temática declara.

Por fim, a conclusão podia ser uma síntese ou uma proposta de intervenção. Embora a proposta de intervenção esteja mais vinculada a temas sociais ou polêmicos, uma ou outra forma de concluir seria igualmente satisfatória.

A expectativa da banca elaboradora da proposta, sem dúvida, era a de que os alunos
demonstrassem fluidez no tema, facilidade de exposição de ideias e uma abordagem
interessante do assunto, considerando que todos os candidatos já nasceram em um mundo em que ciência e tecnologia são realidades comuns em seu cotidiano.

 

~ VEJA MAIS NOTÍCIAS AQUI! ~

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes

Quanto tempo dura o curso de formação de Soldado PM PR?
CARREIRA POLICIAL | Concurso Público | Concursos Policiais | Concursos Públicos | Notícias

Quanto tempo dura o curso de formação de Soldado PM PR?

Quanto tempo dura o curso de formação de Soldado PM PR?

O Curso de Formação de Praças (CFP) da Polícia Militar do Paraná (PMPR) tem duração aproximada de dez meses, com uma carga horária mínima de 1.600 horas. Durante esse período, os alunos-soldados recebem treinamento teórico e prático em áreas como legislação, defesa pessoal, tiro policial, tática de confronto armado e gerenciamento de crises.

Além das disciplinas técnicas, o curso inclui temas inovadores, como gestão financeira, combate ao assédio e abordagem de pessoas com TEA. O CFP é realizado em diversos núcleos de ensino do estado, preparando os futuros Soldados PM PR para os desafios da segurança pública.

Saiba mais sobre a formação e como ingressar na PMPR!

O que é preciso para ser PM no Paraná?
CARREIRA POLICIAL | Concurso Público | Concursos Policiais | Concursos Públicos | Notícias

O que é preciso para ser PM no Paraná?

Concurso PMPR Soldado 2025: Salários, Requisitos e Provas

Se você deseja ingressar na Polícia Militar do Paraná, este artigo traz todas as informações essenciais sobre o concurso para soldado. Saiba quais são os requisitos, como idade, escolaridade e CNH, além da estrutura da prova e oportunidades de carreira. Descubra também a remuneração atualizada, que pode chegar a R$ 6.101,87 após o período probatório, além de benefícios como auxílio-alimentação. Confira os detalhes do edital e prepare-se para conquistar sua vaga!