Estrutura ideal para a questão discursiva da PP-GO banca IBFC
O professor Heitor Herreira preparou para os alunos como montar questão discursiva sobre Execução Penal, veja e tenha inspiração para sua redação no concurso público.
Olá, concurseiro!
Neste blog, vou guiar você passo a passo na elaboração de um texto dissertativo sobre execução penal, sobre questão discursiva. Vamos lá?
Quando se trata de provas discursivas, como a da PP-GO organizada pela banca IBFC, a estrutura da resposta é fundamental para garantir uma avaliação positiva. A banca IBFC exige que as respostas discursivas sigam um padrão específico para serem bem avaliadas, e a clareza na organização do texto é crucial. Neste blog, vamos explorar como estruturar sua resposta discursiva de forma eficaz, garantindo que você cubra todos os pontos necessários e maximize suas chances de sucesso.
Observe três propostas inéditas
Com uma carreira docente de mais de 16 anos, Professor Heitor Ferreira é reconhecido por sua excelência na preparação de alunos para o ENEM, vestibulares e concursos públicos. Ministrando disciplinas como Atualidades, Redação, Geopolítica e História, ele é autor de livros sobre redação e atualidades. Heitor Ferreira combina sua vasta experiência com métodos eficazes de ensino, garantindo a aprovação de muitos estudantes em concursos na área de educação e contribuindo significativamente para o sucesso de seus alunos.
Proposta 1: A Importância da Formação Profissional para a Reinserção Social de Apenados
“A formação profissional dentro do sistema prisional é crucial para a reinserção social dos apenados, pois oferece habilidades que são essenciais no mercado de trabalho. Além de promover a aquisição de conhecimentos técnicos, a formação profissional ajuda a construir um novo projeto de vida para o detento, o que pode reduzir as taxas de reincidência.”
Como descrito na Lei de Execução Penal, no Art. 12, a administração penitenciária deve assegurar a oferta de cursos de educação profissional aos condenados. Essa formação é uma forma de preparar os apenados para o mercado de trabalho, permitindo uma reintegração mais eficaz na sociedade.
Acerca da temática: “A Importância da Formação Profissional para a Reinserção Social”, com base nos dispositivos da Lei de Execução Penal (LEP), elabore um texto dissertativo-argumentativo, de no mínimo 15 linhas e no máximo 30, abordando como a formação profissional prevista na LEP contribui para a integração e reintegração social dos condenados.
Proposta 2: O Papel da Educação Formal na Transformação de Vida dos Condenados
“A educação formal dentro das prisões é um instrumento poderoso para a transformação de vida dos condenados. Através da oferta de ensino fundamental e médio, os apenados têm a oportunidade de adquirir conhecimentos que podem abrir portas para novas possibilidades após a liberação.”
Conforme a Lei de Execução Penal, no Art. 13, a administração do sistema prisional deve promover o ensino fundamental e médio aos condenados, reconhecendo a importância da educação formal como um pilar para a reintegração social e para a redução da reincidência criminal.
Acerca da temática: “O Papel da Educação Formal na Transformação de Vida dos Condenados”, com base nos dispositivos da Lei de Execução Penal (LEP), elabore um texto dissertativo-argumentativo, de no mínimo 15 linhas e no máximo 30, discutindo como a educação formal prevista na LEP contribui para a integração e reintegração social dos condenados.
Proposta 3: Desafios e Oportunidades dos Programas Educacionais no Sistema Prisional
“Os programas educacionais oferecidos no sistema prisional enfrentam diversos desafios, mas também apresentam oportunidades significativas para a reintegração dos apenados. A implementação eficaz desses programas é fundamental para superar barreiras como a falta de recursos e infraestrutura, e para garantir que os apenados possam aproveitar as oportunidades de educação.”
De acordo com a Lei de Execução Penal, no Art. 16, é responsabilidade do sistema prisional garantir a efetiva implementação de programas educacionais. Apesar dos desafios, esses programas são essenciais para a integração social dos apenados e para a redução da reincidência.
Acerca da temática: “Desafios e Oportunidades dos Programas Educacionais no Sistema Prisional”, com base nos dispositivos da Lei de Execução Penal (LEP), elabore um texto dissertativo-argumentativo, de no mínimo 15 linhas e no máximo 30, analisando os desafios e as oportunidades associados à implementação dos programas educacionais previstos na LEP e sua contribuição para a integração e reintegração social dos condenados.
Estrutura da Resposta Discursiva
Para atender às exigências da PP-GO e da banca IBFC, a sua resposta discursiva deve seguir uma estrutura clara e bem definida, composta por três partes principais: introdução, desenvolvimento e conclusão. Vamos detalhar cada uma dessas partes para que você possa aplicá-las com precisão em suas respostas.
- Introdução
A introdução deve apresentar o tema da questão e fornecer um panorama geral sobre o assunto. É o momento de situar o leitor sobre o contexto do tema e introduzir a abordagem que será adotada na resposta.
Objetivo: Apresentar o tema e contextualizá-lo de maneira clara e objetiva.
Dicas: Comece com uma frase que prenda a atenção, defina claramente o tema e informe o que será discutido. Evite generalidades e vá direto ao ponto.
Exemplo: Se a questão é sobre a importância da educação na ressocialização de apenados, sua introdução pode abordar brevemente o papel da educação no sistema prisional e sua relevância para a reintegração social.
- Desenvolvimento
O desenvolvimento é a parte mais extensa da resposta e deve explorar o tema de maneira aprofundada. Aqui, você deve apresentar seus argumentos, análises e evidências que sustentam sua tese.
Objetivo: Explorar o tema com profundidade, apresentando argumentos sólidos e bem fundamentados.
Dicas: Estruture o desenvolvimento em parágrafos coesos, cada um abordando um aspecto específico do tema. Use exemplos, dados e citações relevantes para fortalecer sua argumentação. Conecte suas ideias de forma lógica e coerente.
Exemplo: No caso da educação no sistema prisional, discuta como a Lei de Execução Penal (LEP) estabelece a oferta de cursos e programas educacionais, os benefícios da educação para a reintegração social, e os desafios enfrentados na implementação desses programas.
- Conclusão
A conclusão deve resumir os principais pontos discutidos e reforçar a argumentação apresentada. É o momento de fazer uma síntese das ideias e apresentar uma reflexão final ou uma proposta de solução.
Objetivo:
Encerrar a resposta de forma clara, resumindo os principais argumentos e oferecendo uma conclusão contundente.
Dicas:
Recapitule os pontos principais, reafirme a importância do tema e, se apropriado, sugira soluções ou implicações. Evite introduzir novas informações ou argumentos na conclusão.
Exemplo:
Para a questão sobre a educação na ressocialização, você pode concluir destacando a importância da implementação eficaz dos programas educacionais e sugerir melhorias para superar os desafios identificados.
Para mais conteúdos e atualizações sobre temas relevantes e para aprimorar seus conhecimentos, siga o @perguntaproheitor e o @alfaconcursos. Fique atento às próximas postagens e continue acompanhando para mais conteúdo de qualidade!
Comece hoje mesmo sua preparação rumo à conquista da vaga que vai mudar a sua vida!
Quer saber mais sobre concursos públicos carreira policial? AlfaCon tem grupo exclusivo no whatsapp com aulas gratuitas, motivação e informações sobre concursos públicos. ACESSE O GRUPO CARREIRA ADMINISTRATIVA AQUI