carreira militar feminina
|

Carreira Militar Feminina: tudo o que você precisa saber

Você sabia que a primeira participação de uma mulher em combate ocorreu em 1823?

Maria Quitéria de Jesus (1792-1853) foi uma importante figura histórica brasileira, especialmente conhecida por seu papel na luta pela independência do Brasil no século XIX. Ela é considerada uma heroína nacional e uma das primeiras mulheres a se alistar no exército brasileiro.

A participação de Maria Quitéria na luta pela independência do Brasil ocorreu durante a Guerra da Independência, que durou de 1822 a 1824. Naquela época, o Brasil ainda era uma colônia de Portugal, e muitos brasileiros estavam se levantando contra o domínio colonial. Maria Quitéria era natural da Bahia, que foi um dos principais cenários da luta pela independência.

As mulheres são obrigadas a se alistarem nas Forças Armadas?

O alistamento no serviço militar é obrigatório somente para homens, as mulheres estão isentas dessa obrigatoriedade, contudo, elas podem servir voluntariamente no Exército, na Marinha ou na Aeronáutica. Para seguir carreira militar é necessário ser aprovado em concurso público.


Entendendo a Carreira Militar Feminina

Força Aérea

As mulheres podem atuar em diversas áreas da Aeronáutica, como Historiadoras, Aviadoras, Advogadas, Intendentes, Médicas, Controladoras de Tráfego Aéreo, Paraquedistas, Musicistas, entre outras.

Existem diversas possibilidades de ingresso na carreira para as mulheres, como:

  • Concurso EPCAR – Escola Preparatória de Cadetes do Ar
  • Concurso AFA – Academia da Força Aérea
  • Concurso EEAR – Escola de Especialistas da Aeronáutica

Marinha

A participação da mulher na Marinha teve início em 1980, com a criação do Corpo Auxiliar Feminino da Reserva da Marinha (CAFRM), proposto pelo Ministro de Estado da Marinha, o Almirante de Esquadra, Maximiano Eduardo da Silva Fonseca.

As possibilidades de ingresso na Marinha para mulheres são:

  • Escola Naval (EN)
  • Corpo Auxiliar de Praças (CAP)
  • Quadro Complementar de Intendentes (QC-IM)
  • Quadro Técnico (QT)
  • Corpo de Saúde da Marinha – Quadro de Médicos (CSM-MD)
  • Corpo de Saúde da Marinha – Quadro de Cirurgiões-Dentistas (CSM-CD)
  • Corpo de Saúde da Marinha – Quadro de Apoio à Saúde (CSM-S)
  • Corpo de Engenheiros da Marinha (CEM)
  • Quadro de Capelães Navais (CAPNAV)
  • Serviço Militar Voluntário para Oficiais temporários (SMV-OF)
  • Serviço Militar Voluntário para Praças temporárias (SMV-PR)

Exército

As mulheres desempenham cargos nas mesmas condições dos Oficiais do sexo masculino e concorrem às promoções em condições de igualdade. Todas recebem a mesma instrução militar básica ministrada aos homens. A maioria encontra-se nos Quartéis-Generais, Organizações Militares de Saúde, Estabelecimentos de Ensino e órgãos de assessoria do Exército.

As mulheres podem ingressar de diferentes maneiras no Exército Brasileiro, como:

ESA – Escola de Sargentos das Armas

Uma das formas de entrada no Exército para as mulheres é através do concurso ESA, que forma os Sargentos do EB, com duração de 2 anos. As mulheres podem escolher entre as seguintes opções na Área Geral:

  • Intendência
  • Tipografia
  • Material Bélico
  • Manutenção de Comunicações
  • Aviação
  • Música
  • Saúde

EsFCEx

Esse concurso também é uma forma de ingressar no Exército Brasileiro e possui diversas áreas de atuação disponíveis, porém é necessário possuir nível superior completo.

EsSEx

A Escola de Saúde do Exército prepara homens e mulheres para atuar na área da saúde dentro da carreira militar, porém é necessário possuir nível superior completo na área oferecida pelo certame.

IME

Voltado para quem tem interesse em cursar Engenharia, o concurso do Instituto Militar de Engenharia, também está disponível para o público feminino.

EsPCEx

A Escola Preparatória de Cadetes do Exército permite que as mulheres escolham entre Intendência ou Material Bélico. A formação possui duração total de 5 anos.

AMAN

As mulheres podem ingressar na Academia Militar das Agulhas Negras somente em duas opções: Intendência ou Material Bélico.


Quais são as opções para ingressar na carreira militar?

A primeira opção é se tornar militar temporária, para quem optar por essa opção o tempo máximo de permanência é de 8 anos. A outra opção é servir como militar de carreira. O nível de escolaridade exigido depende do cargo, então é de extrema importância ficar de olho nos editais.


Quero seguir carreira militar e sou mulher, e agora?

Confira a seguir os requisitos globais para ingresso na carreira militar:

  • Ingresso mediante concurso
  • Altura mínima de 1,55 para mulheres
  • Para Oficiais, tem que ser brasileira nata
  • Para Praças, tem que ser brasileira nata ou naturalizada
  • Para EsPCEx/ESA, não pode ser casado ou ter dependente
  • Idade: Variável conforme cada concurso.

Obs: sempre se atentar para os requisitos específicos de cada edital.

Você tem interesse em seguir carreira militar? Nós do AlfaCon queremos te ajudar na sua preparação! Pensando na conquista da sua vaga, disponibilizamos um curso GRATUITO sobre carreiras militares, dê agora mesmo início rumo a seu sonho de ingresso:

Como se alistar no Exército feminino 2024?

Para se alistar no Exército feminino em 2024, você deve seguir estes passos:

  1. Verifique os Requisitos: Antes de se alistar, verifique os requisitos específicos de idade, educação, saúde e outros critérios estabelecidos pelo Exército para admissão.
  2. Documentação Necessária: Reúna todos os documentos necessários, como RG, CPF, comprovante de residência, certidão de nascimento, entre outros, que possam ser exigidos durante o processo de alistamento.
  3. Acompanhe os Editais: Fique atenta aos editais de alistamento militar. Eles geralmente são divulgados por meio de canais oficiais do Exército ou do governo.
  4. Compareça ao Alistamento: Quando o período de alistamento estiver aberto, compareça ao local de alistamento indicado no edital. Lá, você receberá informações sobre os próximos passos.
  5. Exames e Avaliações: Você provavelmente passará por exames médicos, testes físicos e outras avaliações para determinar sua aptidão para o serviço militar.
  6. Escolha da Carreira: Se você for aprovada nos exames iniciais, poderá escolher entre diferentes opções de carreira no Exército, de acordo com suas habilidades e interesses.
  7. Treinamento Básico: Após a aprovação final, você será convocada para o treinamento básico, onde aprenderá habilidades militares essenciais e se preparará para servir no Exército.

Dica de ouro para carreira miltar🎫

Os concursos da carreira militar ocorrem todos os anos e geralmente ofertam mais de 1000 vagas, ou seja, se você estiver dentro dos requisitos de idade, pode realizar a prova uma vez por ano, assim suas chances são maximizadas! Dessa forma você também pode usar o preparo para mais de uma instituição.

Por exemplo, você pode estudar para ESA e EsPCEx ao mesmo tempo, e no mesmo ano realizar duas provas, dobrando suas chances de aprovação!

A carreira militar feminina é uma excelente opção para quem busca estabilidade financeira e profissional. Não fique ai esperando comece a estudar hoje mesmo e mude sua vida!

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes