TAF PMERJ
| |

Como é o TAF da PMERJ?

Confira como será o TAF do Concurso PMERJ e saiba como se preparar para garantir a sua vaga!

A taxa de reprovação no TAF (Teste de Aptidão Física) das carreiras policiais é de 40%. Para garantir fugir dessa porcentagem e garantir a sua aprovação no Concurso PMERJ, é necessário se preparar para o TAF! Por isso, nesta matéria, falaremos sobre os exercícios cobrados nessa etapa!

👉Leia também: TAF: saiba o que é e como se preparar


O que é o TAF?

O TAF (Teste de Aptidão Física) é a etapa mais importante no que se refere a quesitos físicos do concurso público de carreiras policiais, a qual todos os aprovados nas provas objetiva e discursiva estarão sujeitos. Tão importante quanto o Teste Psicológico, é a etapa que mais reprova os candidatos.

O TAF será a quinta etapa do Concurso PMERJ (Polícia Militar do Rio de Janeiro) e terá caráter eliminatório, buscando determinar se o candidato estará apto a ocupar o cargo e a cumprir com a rotina diária de um defensor da ordem e da paz. Para quem escolheu pela carreira do servir e proteger, é preciso estar pronto para tudo, e situações mais diversas.

👉Leia também: Como conciliar a preparação física com a teórica em concursos públicos?


Como será o TAF da PMERJ?

Lembre-se concurseiro e concurseira que o Teste de Aptidão Física serão realizadas na cidade do Rio de Janeiro – RJ.

O Teste de Aptidão Física para o cargo de Soldado será composto pelos seguintes exercícios e índices mínimos:

TESTEÍNDICE MÍNIMO (SEXO MASCULINO)
Flexão Abdominal (60 segundos)36 repetições
Corrida (2.400m)12 minutos
Barra3 repetições
TESTEÍNDICE MÍNIMO (SEXO FEMININO)
Flexão Abdominal (60 segundos)26 repetições
Corrida (2.400m)14 minutos
Isometria na Barra08 segundos

O TAF da PMERJ é igual para homens e mulheres?

Em nome e proposta sim, mas o tempo para as candidatas do sexo feminino ou até mesmo a quantidade de repetições é reduzida.

No exercício de barra por exemplo, em alguns certames, enquanto os homens devem levantar seus corpos algumas vezes e o pescoço deve ultrapassar a linha da barra, as mulheres devem suspender o corpo e mantê-lo naquela posição por momento determinado.


O que reprova no TAF da PMEJR?

  • Falta da preparação e condicionamento físico;
  • Não cumprir o tempo determinado;
  • Esgotar as chances estabelecidas;
  • Exercício executado incorretamente.

O que costuma ser cobrado no TAF da PMERJ?

Flexão Abdominal: O objetivo do teste é testar a resistência dos músculos abdominais. O protocolo de execução da Flexão Abdominal tem 60 segundos para realizar por completo e eficiente a atividade, podendo tentar mais 02 vezes caso não execute corretamente no dia do exame.

Posição Inicial: Em decúbito dorsal, mãos na altura dos ombros, braços junto ao peito, joelhos numa angulação de, aproximadamente, 90º, pés alinhados na largura biacromial com o prolongamento do quadril e firmes ao solo, fixados com o auxílio de outro candidato que deverá fixar os pés do avaliado utilizando seus pés (pisar levemente, mantendo as coxas e os joelhos livres).

Como ficar posicionado corretamente para realizar o teste:

  • Primeiro Ato: Flexionar o tronco até os cotovelos tocarem os joelhos ou terço distal do quadríceps ou ultrapassarem os joelhos.
  • Segundo Ato: Voltar à posição inicial até que o toque o solo com a parte medial das escápulas
  • Contagem: Cada vez que retornar à posição inicial, deve ser contada uma repetição
Simulação – Flexão Abdominal PMERJ concurso soldado banca FGV.

Flexão de Braço: o candidato precisa manter as articulações e o tronco estabilizados ao mover o corpo, isso é, flexionar para baixo e suspender para cima, sustentando o mesmo. O objetivo deste teste é avaliar a força muscular dos membros superiores.

A duração de tempo de execução da flexão e extensão de cotovelos na barra fixa é sem limite. Porém caso o candidato precise outra chance, terá direito 02 tentativas.

  • Execução 01: O candidato deverá elevar seu corpo através da flexão dos seus cotovelos até que o queixo ultrapasse o nível superior da barra
  • Execução 02: Estender completamente os cotovelos, voltando à posição inicial
  • Contagem: Quando completar a extensão dos cotovelos e voltar à posição inicial deverá ser contado uma repetição.

Flexão de Braço – FEMININO : a candidata precisa manter as articulações e o tronco estabilizados ao mover o corpo, isso é, flexionar para baixo e suspender para cima, sustentando o mesmo. O objetivo deste teste é avaliar indiretamente a força muscular dos membros superiores.

A duração de tempo de execução da flexão e extensão de cotovelos na barra fixa no mínimo 08 segundos para as mulheres. Porém caso a candidata precise outra chance, terá direito 02 tentativas.

Posição Inicial: Pegada na barra com a empunhadura em pronação (dorso da mão voltado para o rosto) e a abertura das mãos corresponde à distância biacromial (largura dos ombros) deverá flexionar os cotovelos e ultrapassar o queixo do limite superior da barra, de forma que a barra fique posicionada entre a linha das axilas e ombros, permanecendo com o queixo acima do nível da barra, joelho em extensão ou flexão, pés fora do solo ou de qualquer aparato. Para iniciar o teste será permitido o uso de um aparato que lhe permita alcançar a posição inicial. Na falta do aparato, poderá ser auxiliada por outro candidato ou Membros da Banca Examinadora.

Início: Através do comando “atenção já” a candidata deverá ficar totalmente suspensa na barra com os cotovelos flexionados e queixo acima do nível da barra sem auxílio.

Término: Quando a candidata perder a contração isométrica e o queixo não mais ficar acima
do nível da barra.

Contagem: Conta-se o tempo em que a candidata permanece em suspensão com os cotovelos flexionados e na posição inicial correta.

Não será permitido: Que o queixo ou outra parte do corpo toque a barra ou que fique em nível inferior a barra. Caso ocorram algumas das situações descritas, a contagem será interrompida e o tempo de permanência em isometria do início da prova até a interrupção será computado como índice alcançado pela candidata para o cômputo de sua nota final.

Corrida: teste muito comum, prevista em quase todos editais, pois é a atividade que um policial mais pode executar durante o ofício. O candidato deve percorrer um percurso pré-definido, e, vai ser avaliado a partir da distância cumprida dentro do tempo exigido.

O objetivo do teste é avaliar a capacidade cardiorrespiratória.

Para o gênero masculino deverá percorrer 2.400 metros em ate 12 minutos e o gênero feminino percorre a distância de 2.400 metros em até 14 minutos.

Ambos os gêneros possuem somente 01 tentativa! Atenção com as pernocas e a respiração!

Local: Pista de atletismo ou uma área demarcada no plano horizontal.

Numeração: Todos os candidatos deverão estar devidamente numerados

Início: O teste terá início através de um silvo longo de apito.

Término: o teste será encerrado quando o candidato atingir a distância determinada (2400m).
Execução: A corrida deverá ser realizada no sentido anti-horário, sendo permitida a execução do teste em qualquer ritmo.
Posição inicial: o candidato deverá permanecer atrás da linha de largada no ponto informado pelo avaliador.
Contagem: O resultado obtido será em função da distância de 2400m percorrida pelo candidato dentro do tempo estabelecido. Para o controle das voltas de cada candidato, o avaliador deve utilizar a “Ficha de controle de voltas do teste de corrida de 2400 metros”.

Avaliadores: Cada avaliador deverá estar posicionado na largada/chegada, e deverá estar com um cronômetro.

Aplicação do teste: consiste em o candidato percorrer a distância estipulada no menor tempo possível, podendo o candidato andar durante o percurso.

Os candidatos deverão ser divididos em grupos, de forma que cada avaliador avalie no máximo 10 (dez) candidatos, devendo cada grupo estar em locais previamente destinados para a aplicação do teste, conforme análise do presidente da comissão.

Não será permitido valer-se de atalhos para encurtar o percurso. Caso o candidato use qualquer meio para ludibriar os avaliadores, será ELIMINADO.

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes