O que estudar em Geografia para o concurso IBGE

Concurso IBGE: O que estudar em Geografia?

Parava você que deseja ser o próximo aprovado no novo concurso público do IBGE, sabe que é necessário estudar o máximo de todas as matérias solicitadas.

Sabemos que, segundo o edital, para o cargo de Agente de Pesquisas e Mapeamento, as matérias com mais questões são as de Língua Portuguesa e Geografia, sendo cobradas 20 questões para ambas.

Já para a função de Supervisor de Coleta e Qualidade, as principais são: Língua Portuguesa, Noções de Administração e Situações Gerenciais e Geografia com 14 questões em cada uma delas.

Mas, vamos começar por uma de cada vez, como Geografia é uma das matérias com mais questões em ambas as provas, vamos trazer a você agora tudo que precisa estudar para arrasar na sua prova.

O que estudar em Geografia para o concurso IBGE?

Lembrando que para ambas as vagas, o conteúdo cobrado para a área de Geografia é o mesmo, portanto confia a lista abaixo:

  1. Noções básicas de cartografia.
    • Orientação: pontos cardeais.
    • Localização: coordenadas geográficas, latitude, longitude e altitude.
    • Representação: leitura, escala, legendas e convenções.
  2. Aspectos físicos do Brasil e meio ambiente no Brasil (grandes domínios de clima, vegetação, relevo e hidrografia; ecossistemas).
  3. Organização do espaço agrário: atividades econômicas, modernização e conflitos; organização do espaço urbano: atividades econômicas, emprego e pobreza; rede urbana e regiões metropolitanas.
  4. Dinâmica da população brasileira: fluxos migratórios, áreas de crescimento e de perda populacional.
  5. Formação territorial e divisão político-administrativa (organização federativa).

Algumas dicas de como estudar Geografia para o concurso IBGE

#1- Noções Básicas de cartografia

A cartografia é uma ferramenta importante para a compreensão do espaço geográfico. Por isso, você precisa dominar conceitos como orientação, que inclui os pontos cardeais (norte, sul, leste e oeste), além da localização através das coordenadas geográficas, como latitude, longitude e altitude.

Contudo, também é interessante entender a representação cartográfica, como a leitura de mapas, interpretação de escalas, legendas e convenções.

👉Leia mais: Como estudar Matemática para o concurso IBGE?

#2- Aspectos físicos do Brasil e meio ambiente

O Brasil é um país de extrema diversidade física e ambiental. E conhecer os grandes domínios de clima, vegetação, relevo e hidrografia do país, é muito interessante, assim como os diferentes ecossistemas presentes em nosso território.

Portanto, estude sobre as características dos biomas brasileiros e os desafios enfrentados para a preservação do meio ambiente.

👉Leia mais: Como estudar Português para o concurso IBGE?

#3- Organização do espaço agrário e urbano:

Compreender a organização do espaço agrário é essencial para entender as atividades econômicas, a modernização do setor e os conflitos relacionados à agricultura no Brasil.

Já no espaço urbano, é legal conhecer as principais atividades econômicas, os desafios do emprego e da pobreza, além de compreender a rede urbana e as regiões metropolitanas do país.

👉Leia mais: 7 dicas de como estudar para o concurso IBGE?

#4- Dinâmica da população brasileira:

Estude sobre os fluxos migratórios, as áreas de crescimento e perda populacional no Brasil. Entender os movimentos migratórios internos e externos é importante para entender as transformações demográficas em nosso país.

Por isso, explore também as diferenças regionais e suas influências na distribuição da população.

#5- Formação territorial e divisão político-administrativa:

Conheça a formação territorial do Brasil e a divisão político-administrativa do país. Estude sobre a organização federativa brasileira, os estados, municípios e suas respectivas competências. Considere estudar a estrutura política do Brasil para uma visão mais completa da nossa geografia.

👉Leia mais: O que estudar para o concurso IBGE?

Tenha a melhor preparação para concursos públicos

Porém, para se preparar adequadamente, utilize materiais atualizados e de boa qualidade! Mas já adiantando que as melhores apostilas você encontrará apenas no AlfaCon Concursos Públicos.

Então não perca tempo! Somos mais de 250 mil aprovados em diversos concursos públicos e de todas as áreas possíveis, não perca seu tempo e comece estudando GRATUITAMENTE para mudar a sua vida

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes