Concurso UTFPR

Concurso UTFPR: em breve! A banca está definida!

O Concurso UTFPR está com a banca definida! As oportunidades serão para cargos Técnicos-Administrativos em Educação!

O Concurso UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), visando o provimento de vagas para o cargo de Técnico-Administrativo em Educação, está com a banca organizadora definida, a escolhida é a FUNTEF (Fundação de Apoio a Educação, Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico)! A expectativa é de que sejam ofertadas 21 vagas de níveis médio, técnico e superior.

Leia mais: Como saber qual matéria priorizar para estudar?


Como foi o último Concurso UTFPR?

O último certame ocorreu em 2022 e foi organizado pela própria instituição, foram ofertadas 06 vagas para os seguintes cargos (uma vaga para cada cargo): Técnico de Laboratório – Biologia; Administrador; Analista de Tecnologia da Informação; Engenheiro – Química; Médico; Técnico Desportivo. O concurso foi constituído de duas fases.

PRIMEIRA FASE

A primeira fase foi composta de Provas Objetivas, com 40 questões de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório. Confira as disciplinas cobradas:

PROVA OBJETIVANº DE QUESTÕES
Língua Portuguesa10
Raciocínio Lógico e Quantitativo10
Conhecimentos Específicos20

Confira o conteúdo programático para os cargos de nível de classificação “D”:

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Leitura e interpretação de textos. Variedades linguísticas. Textualidade: coesão, coerência. Tópicos de norma padrão: concordância, regência, crase, conectores, ortografia, colocação e emprego dos pronomes. A relação a seguir contempla as referências consideradas elementares, o que não impede que outras sejam utilizadas.

REFERÊNCIAS SUGERIDAS: BECHARA, Evanildo. Moderna gramática da língua portuguesa. 37. Ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009. FIORIN, J. L. Lições de texto: leitura e redação. 5. Ed. São Paulo: Ática, 2006. MESQUITA, Roberto Melo. Gramática da língua portuguesa – Nova Ortografia. 10. Ed. São Paulo: Saraiva, 2009.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Princípios de contagem e probabilidade. Operações com conjuntos. Raciocínio lógico envolvendo problemas aritméticos, geométricos e matriciais. A relação a seguir contempla as referências consideradas elementares, o que não impede que outras sejam utilizadas.

REFERÊNCIAS SUGERIDAS: BIGODE, A. J. L. Matemática do Cotidiano. São Paulo: Scipione, 2015. CARVALHO, S. & CAMPOS, W. Raciocínio Lógico Simplificado, vol. 1 e 2.2 ed. Salvador: JusPODIVM, 2016. SOUZA, J. R. Novo Olhar Matemática. São Paulo: FDT, 2010. DINIZ, M. I. & SMOLE, K. S. Matemática Ensino Médio. São Paulo: Saraiva, 2010.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Biologia celular: Estrutura fundamental das células animais e vegetais; Membrana das células, sua composição e formas de sinalização; Transporte pela membrana celular; Metabolismo celular; Histologia animal e vegetal: Características gerais dos tecidos; 3 – Conceitos básicos de microscopia óptica; Técnicas de coloração para análises microscópicas; cuidados com os aparelhos: limpeza e conservação; preparo de material biológico: substâncias fixadoras, desidratação, inclusão e coloração; Normas de segurança laboratorial: boas práticas laboratoriais; equipamentos de proteção de segurança individual (EPI’s) e coletiva (EPC’s); armazenamento e descarte de materiais biológicos e químicos; Vidrarias e equipamentos usados em laboratório; Noções básicas de química para o laboratório de biologia: Solução tampão e princípios de tamponamento; Reações de neutralização; Cálculo estequiométrico; Técnicas de coleta, preservação e análise de amostras biológicas; Riscos e biossegurança em laboratórios. Diversidade de vertebrados. Principais métodos e técnicas de coleta de vertebrados em campo. Técnicas de fixação e preservação de material biológico/ vertebrados Triagem, fixação e identificação de vertebrados Curadoria de coleções de vertebrados.

Para conferir o conteúdo programático dos demais cargos, confira o edital, neste link!

Leia mais: Como saber se estou melhorando nos estudos?


SEGUNDA FASE

A segunda fase foi constituída de Exame de Aptidão Física e Mental, de caráter eliminatório, realizado quando o candidato aprovado fosse convocado para investidura do cargo. A Aptidão Física e Mental para o cargo foi avaliada com base em:

  • Exames:
    1. hemograma completo;
    2. glicemia;
    3. urina tipo 1 (EAS);
    4. creatinina;
    5. colesterol total e triglicérides (lipidograma);
    6. AST (TGO);
    7. ALT (TGP);
    8. citologia oncótica – papanicolau (mulheres);
    9. PSA (homens acima de 50 anos);
    10. mamografia (mulheres acima de 50 anos);
    11. raios X de tórax PA e perfil;
    12. pesquisa de sangue oculto nas fezes – método imunocromatográfico (homens e mulheres, acima de 50 anos);
    13. eletrocardiograma.
  • Atestados:
    1. cardiológico;
    2. oftalmológico;
    3. psiquiátrico;

Leia mais: Qual concurso combina comigo?


Quer conquistar uma vaga? O AlfaCon tem um curso GRATUITO para você garantir a sua mudança de vida! Dê início aos seus estudos com o curso preparatório que mais aprova em concursos públicos no Brasil!

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes