Conheça o COT a equipe tática da Polícia Federal
Conheça a equipe tática da Polícia Federal, o COT, sua missão, objetivo e como fazer parte desse time.
Uma equipe tática é uma unidade de força especial altamente treinada ligado uma força maior, elas estão presentes em todas as instituições armadas, sendo militares ou policiais. Você certamente já ouviu falar do BOPE, a unidade de operações especiais da Polícia Militar do Rio de Janeiro. Ela assim como outras equipes táticas operam em situações de alto risco que demandam profissionais altamente especializados e treinados para lidar com essas situações.
E não seria diferente com a Polícia Federal que também possui sua força especial, denominada COT, abreviação de Comando de Operações Táticas.
Leia também: Como foi o último concurso da Polícia Federal?
Quando foi criada a COT?
A Coordenação de Operações Táticas (COT) da Polícia Federal do Brasil foi criada como uma resposta à necessidade de uma unidade altamente especializada e treinada para lidar com situações de alto risco. A COT foi oficialmente instituída em 27 de abril de 1988, durante o governo do presidente José Sarney, através da Portaria nº 239/88 do Departamento de Polícia Federal. Ela surgiu como parte da reestruturação das forças de segurança após um período de grandes mudanças políticas e sociais no Brasil.
Nesse contexto, a criação da COT visava atender a diversas necessidades:
- Capacidade de Resposta Imediata: Com o aumento das atividades criminosas violentas, incluindo sequestros e assaltos a bancos, havia uma necessidade de uma unidade altamente treinada e equipada capaz de responder rapidamente a essas situações, minimizando riscos e maximizando o sucesso das operações.
- Profissionalização e Especialização: A COT foi criada para ser uma unidade especializada, composta por agentes altamente treinados em técnicas de combate tático, negociação, resgate e outros aspectos essenciais para lidar com cenários de crise.
- Combate ao Terrorismo: A unidade também foi planejada para ser uma resposta eficaz a ameaças terroristas, em linha com os desafios globais de segurança da época.
- Colaboração Internacional: A criação da COT também facilitou a cooperação com agências de aplicação da lei de outros países em operações conjuntas, devido ao seu alto nível de treinamento e especialização.
Leia também: Escrivão da Polícia Federal: tudo sobre o cargo
Como entrar para o COT?
Para fazer parte da COT é necessário ser Agente da Polícia Federal, integrando o quadro da instituição você deve passar por um curso de especialização de 18 meses. Durante a especialização os agentes passam por treinamento para aprenderem a operar independente da situação, junto ao treinamento para pilotar e operar qualquer veículo, desde aviões até trens.
É importante destacar que a criação da COT demonstra o compromisso das autoridades de segurança pública em garantir que o Brasil tenha recursos eficazes para lidar com situações de crise e emergência, protegendo a população e a ordem pública.
Qual a missão do COT?
A missão do COT é conduzir operações de caráter tático e estratégico em situações de alto risco, empregando técnicas, táticas e tecnologias avançadas para garantir a resolução bem-sucedida de cenários complexos.
Os objetivos do COT giram em torno de proteger a vida, garantir a segurança pública e lidar com situações de crise que exigem um alto nível de habilidade, coordenação e expertise em operações táticas.