Entenda o conflito Entre Palestina e Israel

Guerra entre ISRAEL E PALESTINA: o que está acontecendo?

Conflito causa mortes e onda forte de violência – Hamas assume atentados a Israel

Nos últimos dias Israel e Palestina voltaram ao noticiários mundial, mas não por um bom motivo. Desde o dia 07 de outubro de 2023 estão sendo registrados ataques do Hamas ao Estado de Israel. Entretanto a origem desse conflito não é recente e sim em 1948, ano de criação do Estado de Israel após a Segunda Guerra Mundial com intenção de ser um território destinados aos Judeus.

A criação desse novo Estado não foi, de fato, a solução perfeita para a situação. Mesmo sendo dominado pelos britânicos a região ainda contava com uma população que passou a viver na localidade, os Palestinos. Tinha-se então dois povos com culturas e crenças diferentes vivendo em mesmo local.

👉 Leia também: Atualidades para concurso: 10 temas para estudar
👉 Leia também: Como estudar atualidades para concurso? Confira dicas práticas

O inicio dos conflitos:

Acompanhe a linha do tempo para entender a Guerra ente Israel e Palestina

O Estado de Israel é circundado por países majoritariamente muçulmanos que não aceitaram de forma total a criação de um estado Israelence que expulsaria os palestinos. Tem-se então o inicio dos conflitos, estamos falando do ano de 1948, fato que ficou conhecido como a Guerra da Independência.

Partindo para 1956, na Guerra do Canal de Suez quando os países árabes, liderados pelo Egito bloquearam o passagem de navegações vindas do Mar Mediterrâneo para Ásia, fazendo ser necessário a intervenção de Israel para que não fosse ainda mais prejudicado.

1967 foi marcado pela Guerra dos seis dias, onde após Israel sofrer com ataques por todos os lados dos países Árabes, Israel não apenas venceu o conflito como ampliou seu território com a conquista da Faixa de Gaza, as Colinas de Golã, a Cisjordânia e a Península do Sinai.

A partir de então a Aliança Árabe teve seu enfraquecimento, entretendo de 1973 até os dias atuais mais conflitos foram registados na região como o ataque do palestinos na faixa de gaza aos israelenses. em 1987, conflito que foi ganhou grande repercussão na mídia. Logo após esse acontecimento tem se o surgimento do Hamas – grupo que assumiu a autoria dos ataques feitos a Israel em 07 de outubro de 2023.

Em 2000 com a participação do Hamas e outros grupos que partilham da mesma intenção de criar um Estado Palestino dentro da área de Jerusalém e Israel, acabaram por não ter o sucesso que desejam em um segundo ataque ao Estado de Israel.

HAMAS: Como o grupo se comporta

A Guerra entre Israel e Palestina

Desde o ano de 2000 não era registrado um ataque tão significativo quanto ao dos que tiverem inicio no dia 07 de outubro de 2023. Mas desde 2005 Hamas controla a Faixa de Gaza, e atualmente com os ataques feito a Israel e cidades ao seu entorno tem gerado angustia aos seus moradores e a quem acompanha os fatos.

Os ataques de 2023, diferente de outros, não tiveram precedentes e até a publicação dessa matéria (09 de outubro) o portal G1 fala em 1, mil mortes. 800 do lado de Israel, 493 na Faixa de Gaza e sete na Cisjôrdania, além de milhares de feridos.

É notória movimentação do Estado Israelita para um contra-ataque e a tentativa de se restabelecer e ainda é possível afirmar que Guerra entre Israel e Palestina irá ser escalada, isso por termos no mundo outros grupos que estão se rebelando e tendo o mesmo tipo de comportamento visto hoje na região Israelense.


O texto que você acabou de ler é um resumo do vídeo em que o Professor de História Tiago Pereira Postou no canal do YouTube do AlfaCon abordando o conflito entre Israel e Palestina, para conferir na integra assista o vídeos abaixo:

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes