Concurso Polícia Civil SP: veja os principais assuntos cobrados em Informática

3974

Com a Vunesp como banca contratada, o edital para o concurso PC SP pode ser publicado a qualquer momento. Saiba como se preparar para a prova de Informática, com dicas do professor Moisés Romano

O mesmo extrato de contrato que anunciou a Fundação Vunesp como a banca organizadora do novo concurso Polícia Civil SP também confirmou o quantitativo de vagas autorizado para o certame: 2.939 vagas. O documento foi publicado no dia 9 de novembro, e o edital pode ser divulgado a qualquer momento. Reunimos dicas de como se preparar para a prova de Informática.

A distribuição das vagas será a seguinte:

  • Delegado de polícia – Nível superior em Direito e experiência de dois anos – 250 vagas
  • Médico legista – Nível superior em Medicina e CNH B ou superior – 189 vagas
  • Escrivão de polícia – Nível superior em qualquer área e CNH B ou superior – 1.600 vagas
  • Investigador de polícia – Nível superior em qualquer área e CNH B ou superior – 900 vagas

💡📚 Conheça nosso curso online e GRATUITO para a prova de Informática do Concurso PC SP: Informática para Concursos

A estrutura de provas do concurso Polícia Civil SP deverá ser a mesma dos últimos processos seletivos. Mas o diretor da Academia de Polícia do Estado (Acadepol), delegado Júlio Guebert, já anunciou que o conteúdo programático deve ser atualizado. Mais especificamente, serão feitas algumas alterações na parte de Informática. “Quem está investigando tem que ter uma boa noção de Informática”, disse o diretor da Acadepol em uma entrevista concedida em maio.

Caso o andamento da organização do concurso siga os trâmites conforme o previsto, o concurso deverá ter provas aplicadas nos primeiros meses de 2022. Por isso, os interessados em disputar as vagas já devem acelerar os estudos. E, como a Informática é uma das disciplinas cobradas para todos os cargos e que pode fazer diferença na pontuação final, o Blog do AlfaCon foi buscar dicas preciosas para os candidatos montarem um bom plano de estudos para a disciplina com orientações do professor Moisés Romano.

👉 Leia mais: Concurso PC SP: novas seleções podem preencher mais que 2.939 vagas, segundo sindicalista

Como foram as provas dos últimos concursos PC SP?

Os dois últimos concursos para a Polícia Civil de São Paulo também foram organizados pela Fundação Vunesp. Em 2018, foram oferecidas 2.750 vagas para carreiras dos níveis médio e superior, e antes, em 2013, as vagas foram para médico legista.

Os últimos editais, dessa forma, podem ser usados como base para os estudos. Confira as disciplinas que foram exigidas para os cargos de investigador, escrivão e delegado e nas avaliações objetivas:

  • Investigador
    Língua Portuguesa – 30 questões
    Noções de Direito – 30 questões
    Noções de Criminologia – 10 questões
    Noções de Lógica – 10 questões
    Noções de Informática – 10 questões
    Atualidades – 10 questões
  • Escrivão
    Língua Portuguesa – 36 questões
    Noções de Direito – 30 questões
    Noções de Informática – 16 questões
  • Delegado
    Direito Penal – 14 questões
    Direito Processual Penal – 14 questões
    Legislação Especial – 14 questões
    Direito Constitucional – 14 questões
    Direitos Humanos – 14 questões
    Direito Administrativo – 14 questões
    Direito Civil Medicina Legal e Noções de Informática16 questões

Para médico legista, o último concurso Polícia Civil SP teve edital em 2013, com oferta de 140 vagas para o cargo distribuídas entre diferentes regiões do estado. Na primeira fase, os exames apresentaram 100 questões de múltipla escolha, distribuídas pelas seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa – 10 questões
  • Noções de Direito -10 questões
  • Criminologia -10 questões
  • Lógica – 5 questões
  • Noções de Informática – 5 questões
  • Conhecimentos Específicos – 60 questões

👉 Leia mais: O que estudar quando o concurso exige conhecimentos em Informática?

Como estudar Informática para o concurso PC SP?

O fato de a mesma banca ter sido contratada para organizar o novo concurso PC SP é avaliado positivamente pelo professor. “A Vunesp não é uma banca fácil, mas em Informática é bem previsível. Sendo assim, se o candidato pegar firme e treinar as provas anteriores ele consegue se sair bem”, disse Moisés Romano.

Geralmente, ainda de acordo com Romano, não há necessidade de uma preparação muito específica na disciplina para concursos públicos. Exceto quando a disputa é por um cargo para graduados na área de Informática. Para o concurso PC SP, Moisés Romano indica ao candidato que divida seu plano de estudos em três partes:

  1. Só teoria;
  2. Revisar a teoria e exercícios;
  3. Só exercícios da banca

Romano alertou os candidatos para que priorizem os estudos dos assuntos básicos da disciplina. Como já foi anunciado que haverá alterações no conteúdo programático para o novo edital, essa postura será boa o suficiente para estar um passo à frente quando o documento for publicado, e apenas fazer os ajustes necessários. O professor acredita que seja indispensável basear esta preparação inicial com foco nos seguintes temas:

  • Rede (Internet, Intranet, Extranet, VPN, Protocolos de comunicação)
  • Word
  • Excel
  • Windows 10
  • Segurança da Informação e Programas Maliciosos

Para mais dicas e orientações de estudos da disciplina Informática, confira o vídeo abaixo, com uma super aula do professor do AlfaCon Moisés Romano.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here