Acelere seus estudos: 7 dicas para passar no concurso INSS 2022!
| |

7 dicas para passar no concurso INSS

Com o novo concurso previsto para 2024 agora é a hora certa para começar a se preparar com nossas dicas concurso INSS

O novo concurso deve acontecer em 2024 oferecendo 7.655 vagas para os cargos de Técnico e Analista de Seguro Social com um salário de R$ 7,3 mil.

Agora é o momento certo para se preparar e se dedicar aos estudos para garantir sua vaga. Pensando nisso o AlfaCon separou algumas dicas para te auxiliar nessa jornada.

E para te auxiliar o AlfaCon separou sete dicas para o concurso do INSS para direcionar os seus estudos e ficar pronto para o dia da prova.

01 – Faça um cronograma de estudos

Utilize os editais anteriores e veja as matérias cobras, assim você tem uma base do que pode cair no próximo edital e já fica preparado, e assim que o edital para o concurso de 2024 for lançado você atualiza o cronograma com matérias que tenham ficado de fora.

02 – Faça revisões

Além das videoaulas, mapas mentais e as anotações de todo o tipo devem servir como material de consulta. Assim, toda vez que revê-lo o assunto ficará fresco!

Faça ciclos de revisões toda semana antes de começar o contato com um assunto seguinte reveja o anterior rapidamente. Alguns minutos são mais que necessários para que consiga relembrar. A prática te ajudará na resolução de exercícios!

03 – Revisões em grupo

Há quem pergunte se um parceiro de estudos é eficaz quando se trata da caminhada em concursos públicos, outros adotam a prática como estimulante e essencial para o aprendizado.

Mas como as revisões em dupla ou em grupo podem ajudar? De modo que façam questionamentos e você os responda e vice e versa. Cada membro pode acrescentar sobre conteúdos que tenha facilidade ou dificuldade, assim, durante a interação, demonstrarão se de fato o conteúdo foi fixado. Aprovados do INSS confirmam a importância de pessoas estimulando os estudos!

Dominar um assunto é um dos desejos mais comuns dos que buscam aprovação, algumas dúvidas são comuns sobre como estudar legislação. A interação entre um ou mais estudantes pode ser esclarecedora durante as trocas de informação!

04 – Resolva provas anteriores

A banca organizadora do concurso do INSS, provavelmente sera a CEBRASPE, dado o fato que ela organizou os concursos anteriores, essa banca costuma exigir mais a aplicabilidade ou a solução prática para as questões, cobrando questão-problema.

Ela espera do candidato desenvoltura necessária para resoluções, não apenas a decoreba. O ideal é que não foque em saber teoria, mas como ela se aplica. A melhor forma de aprender sobre disciplinas do Direto, por exemplo, é lendo a lei seca. Sobretudo, entendê-las garante mais pontuação.

As provas anteriores são fonte de informações importantes e específicas que devem ser exploradas. As questões podem não se repetir, mas os conceitos sim! Também é uma forma de aprender na prática a não cair nas pegadinhas da antiga Cespe!

Definir o tempo de 03h30min para resolver as questões ajuda na preparação para a realidade sobre o tempo de prova. Assim no dia de realizar o exame estará bem preparado, pois criou o hábito!

05 – Evite distrações!

Distrações internas e externas podem ocorrer durante a preparação para concursos e para que elas não tirem o foco, é preciso aprimorar as táticas de concentração. Barulhos da área externa são alheios a nossa vontade e acontecem justo no momento em que mais precisamos de concentração.

Para se livrar dessas perturbações, alguns concurseiros foram criando formas de adaptação. Uma dessas formas foi criar hábito semelhante ao que acontecia externamente, ou seja, se na vizinhança costumam ouvir som alto, o estudante começava a estudar ouvindo música e com o tempo o barulho externo passava a ser totalmente ignorado!

As ferramentas inibidoras também se tornaram contribuintes para ajudar na concentração, como o uso de fones e tampões de ouvido. Aos que preferiam silêncio absoluto e passavam por distrações cotidianas, escolhiam o horário oposto, acordando mais cedo, ou na madrugada. Anotou a dica?!

06 – Desative toda distração tecnológica!

Os aparelhos eletrônicos como tablets, celular, TV, jogos, redes sociais e outros semelhantes podem ser fortes aliados, se usados como fonte de estudo. Mas em alguns momentos causam muitas distrações, evite!

Diferente das distrações externas que não podemos controlar, as distrações internas podem ser programadas e evitadas. Televisão, aparelho celular e suas notificações causam curiosidade, tiram foco e em alguns casos roubam horas que poderiam ser convertidas em estudo. Elimine barulhos internos, em breve, poderá voltar a usá-los!

Para os que usam aparelhos tecnológicos como instrumento de estudo, silencie aplicativos e notificações que possam chamar atenção até que consiga concluir sua demanda diária. Vai pegar essa dica para concurso INSS?

07 – Pratique simulados

Treino é treino e jogo é jogo!

Quando se trata do contato com a teoria, tendemos a repetir alguns conteúdos mais de uma vez para facilitar o entendimento. Ao praticar o simulado, a repetição deve ser ainda mais constante!

Para os que fazem simulados deve-se lembrar de manter o estudo direcionado, isso é, optando por materiais reconhecidos, atualizados e focados no edital. A fase da seleção é um momento essencial, pois se escolher por alternativas poucos seguras resultará de forma negativa.

Dica extra para o concurso INSS: Mantenha a calma!

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde – OMS, o Brasil é líder mundial em casos de ansiedade da América Latina, então é comum que a preocupação aumente e alguns sintomas apareçam diante de situações de avaliação, por isso é preciso manter o equilíbrio!

Para construir uma rotina de estudos saudável alguns cuidados em relação a saúde física e da mental são necessários:

  • prática de atividade física;
  • alimentação balanceada;
  • estar em dia com o sono;
  • beber muita água!

Para aliviar o estresse, alie a rotina de estudos a atividades que trazem prazer, um momento para a coletânea de músicas favoritas, ver um filme, ler um livro, cozinhar. Quando essas atividades podem ser feitas entre as pausas do estudo causam a sensação de leveza e mente descansada.

Para vencer o tédio, intercale a ordem de estudo, isso é, estabeleça a ordem das disciplinas que serão estudadas. Ao perceber que a concentração em uma delas se foi, se concentre na próxima.

Tente deixar a rotina mais leve o possível porque quando mais pesada ela for mais se distrairá tentando sair daquele ciclo. Se você tem um cantinho de estudos o qual nem sempre se sente confortável, experimente estudar em locais mais abertos as vezes. A respiração fluirá melhor, a visão e consequentemente o resultado!

Segue a dica para ser aprovado no concurso INSS: 5 passos indicados pelo Evandro Guedes para controlar a ansiedade:

Dicas concurso INSS com estudo assertivo

Sabendo que a banca organizadora do concurso do INSS 2022 é a CESPE/CEBRASPE, e que provas elaboradas por ela possuem perfil de dificuldade que vai do nível médio ao alto é possível mudar seu cronograma de maneira assertiva apenas com essa informação. Para isso, DEFINA: 

  • Seu desejo é bater todo o edital?
  • Aprende melhor praticando exercícios?
  • Possui tempo hábil para cumprir essa tarefa?
  • Qual a porcentagem estudada até o momento?
  • Prefere garantir os acertos revisando o que já viu?
  • A vantagem maior está em ver o maior número de conteúdos?

O cronograma comum pode ser preenchido de acordo com a disponibilidade de horários disponíveis ou tempo livre diante das atividades rotineiras. O tempo de estudo pode ser definido por cada pessoa, menos de 1 (uma) hora, ser de 2 (duas) horas ou mais. Quanto às outras disciplinas, podem ser distribuídas igualmente ou de forma diferenciada.

Como montar o cronograma estratégico?

Com bases nos passos anteriores, o cronograma estratégico é formulado pensando no Direito Previdenciário e no Português que representam o conteúdo de mais peso, isso é, mais pontos. Encaixando mais horas ou mais vezes durante a semana, o que resultará em mais horas líquidas de dedicação.

Os exercícios devem estar presentes todos os dias e as revisões podem ser feitas de forma geral durante a semana, de forma específica para determinada matéria ou aos fins de semana.

Confira abaixo exemplo de cronogramas:

Exemplo 1:

Segunda TerçaQuartaQuintaSextaSábado
Direito previdenciário + ExercíciosRaciocínio Lógico + Ética Direito Constitucional + ExercíciosLíngua Portuguesa + InformáticaDireito Administrativo + ExercíciosRevisão + questões

Exemplo 2:

Segunda TerçaQuartaQuintaSextaSábado
Português + InformáticaÉtica

 

+

Previdenciário

Administrativo

 

+

Raciocínio

Constitucional + Exercícios Previdenciário + Revisão

 

+ Simulado

Português + Revisão + Simulado


No cronograma normal
, primeiro quadro, todas as disciplinas de direito são estudadas isoladamente seguidos de exercícios.

No cronograma estratégico, segundo quadro, as disciplinas são definidas de acordo com a necessidade atual, isso é, a proximidade das provas, peso das disciplinas. Perceba que algumas disciplinas de repetem e uma das disciplinas de direito se encontra isolada, o que pode significar a disciplina de maior dificuldade.

O domingo pode ser adicionado para ampliar a tempo, ser dedicado a simulado, rever assuntos ou ajustar conteúdo pendente. O fim de semana pode ser um dia de estudo como todos os outros se tratando de reta final, pode possuir menos horas ou ser um dia de descanso.

Como ser aprovado no concurso INSS?

Saiba que conforme o edital, a disciplina de Direito Previdenciário corresponde a mais 58% da pontuação da prova, isso significa que o sucesso na avaliação depende do desempenho nesse conteúdo. Em sequência, a Língua Portuguesa representa muito da prova, representando 13% da pontuação.

O domínio do português garante não só a boa pontuação na disciplina de forma isolada, mas pode garantir uma ótima classificação, já que a CEBRASPE é extremamente minuciosa e interpretativa.

Reta fina INSS: fique atento!

Inúmeras são as dicas de como passar no concurso INSS, mas é necessário também estar atento a pontuações.

Cada pontuação da prova corresponde a + 1,00 ponto, caso a resposta do candidato esteja em concordância com o gabarito oficial definitivo das provas. E – 1,00 ponto, caso a resposta do candidato esteja em discordância com o gabarito oficial definitivo das provas, Também 0,00, caso não haja marcação ou haja marcação dupla (C e E).

Para passar longe da nota de corte, aquela que te elimina, não poderá ter nota inferior a 10,00 pontos na prova objetiva de conhecimentos básicos; nota inferior a 21,00 pontos na prova objetiva de conhecimentos específicos; nota inferior a 36,00 pontos no conjunto das provas objetivas.

Com tanta informação, ainda está com dúvida sobre o que estudar? Não se preocupe, resolvemos isso pra você neste link.

Persistência!

Ei, concurseiro, sei que a caminhada é longa, volta e meia nossa capacidade intelectual é testada por meio de exames, avaliações de desempenho e o resultado dos processos seletivos traduzem nosso desempenho.

Entretanto, nem sempre conseguimos a qualificação necessária para ser chamado de  aprovado ou em alguns casos classificados para a próxima fase. Isso demonstra que devemos nos empenhar mais até conquistar uma vaga, pois é isso que queremos!

A experiência dos mais velhos diz que quem acredita sempre alcança e quem muito caminha um dia há chegar, ainda que a estrada pareça longa, quem muito estuda um dia será aprovado, isso é uma condicional.

Ser persistente é agir com constância para alcançar os objetivos, então persista! Mas não só isso, comece a sua preparação o quanto antes para passar na frente dos concorrentes e conte com o AlfaCon nessa jornada.

Quando será o próximo concurso do INSS?

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes