Investir nos estudos
|

Por que investir em conhecimento é a melhor opção? 

O Brasil recua em taxa de desemprego, saindo de um índice de 13,1% de desempregados em agosto de 2021, para 8,9% em agosto de 2022. Mesmo com o recuo, o nível de desemprego no país ainda está entre os maiores!

Investir em conhecimento é a melhor forma para obter sucesso. Estudos estatísticos sobre desemprego do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística traduzem que durante o período pandêmico, o setor de serviços cresceu consideravelmente no país, mas notou-se também um aumento em matrículas, especializações e conclusões em cursos.

Certamente você já escutou: É nos estudos que está o meu futuro. E a expressão fala por si só. Investir em conhecimento aumenta suas possibilidades de inserção e crescimento no mercado de trabalho que está cada vez mais competitivo.

E mais que isso, o estudo pode proporcionar sucesso e qualidade de vida!

Por que investir em conhecimento é importante?

Grandes pensadores da história mudaram o cenário em que viviam devido ao investimento em seus conhecimentos, em estudos, conquistando avanços na medicina, na ciência, na matemática, nas obras de engenharia, nas artes e cultura.

Com isso, não queremos dizer que você deve se tornar um grande intelectual, a não ser que o objetivo faça parte dos seus planos, mas que investir nos estudos tem um papel transformador.

Podemos refletir sobre dois tipos de Educação: a básica, aprendida nas Escolas e a Familiar, aprendida em casa. Um dos objetivos da Escola é formar um cidadão crítico, ciente dos seus direitos e deveres e prepará-lo para a vida em sociedade. A educação aprendida em casa nos ensina valores e a nos portar no mundo.

Dessa forma, iniciamos nossa avaliação de mundo, mas será que já estamos totalmente prontos para encarar a vida adulta, e as incertezas do cotidiano trabalhista? É fato que neste exato momento, algumas pessoas sabem onde querem chegar e outras ainda precisariam amadurecer seus pensamentos. 

Diante de um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, a saída de muitos é investir em conhecimento, estudando, se especializando e ingressando no nível superior para atingir maiores salários. Para os que buscam por trabalhar com o que gostam ou sair daquele emprego que não está mais satisfazendo, o Concurso Público é um dos setores mais atraentes para emprego, onde diversas oportunidades são abertas por ano.

Leia mais: Concursos Públicos com melhores salários.

Para que investir em conhecimento?

O Brasil é considerado por alguns economistas como inconstante no ramo da empregabilidade, e com o avanço da vacinação contra a covid-19 tivemos uma retomada econômica considerável.

Setores de emprego e projetos sociais estão sempre em busca de pessoas qualificadas, por esse motivo, costumam valorizar profissionais que estão em constante desenvolvimento, buscando formas de aprimorar suas competências e habilidades.

Você quer fazer parte desse quadro não é?

A realização pessoal é o segundo motivo, se não o primeiro para dar um up! nos estudos. Segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE, pessoas mais estudiosas são mais felizes e vivem melhor. O fato é que estudar abrange os horizontes, nos ensina a pensar, refletir e questionar.

Veja mais: Melhores concursos para nível médio.

 20 Vantagens do conhecimento

  1. Se especializar
  2. Prestígio Social
  3. Reconhecimento
  4. Fácil de promoção
  5. Realização pessoal
  6. Crescimento pessoal
  7. Currículo enriquecido
  8. Facilidade de promoção
  9. Estabilidade financeira
  10. Facilidade para crédito
  11. Maior empregabilidade
  12. Diferencial competitivo 
  13. Valorização profissional
  14. Salários acima da média
  15. Ampliação da visão de mundo
  16. Mais capacidade argumentativa
  17. Capacidade maior de expressão
  18. Destaque pessoal e profissional
  19. Ampliação do networking pessoal
  20. Possibilidade de estudar no exterior
  21. Possibilidade de escolher onde trabalhar

Como estudar?

A melhor forma de descobrir como estudar, é começando. O primeiro passo é descobrir uma área de afinidade, estudar as opções de mercado, como preços, qualidade e período de duração e sempre buscar aprimorar seus conhecimentos.

Lembre-se que cursos de Ensino Superior podem durar entre 4 (quatro) e 6 (seis) anos, dependendo da área escolhida. As melhores Universidades, instituições de ensino ou cursinhos devem ser reconhecidos pelo MEC – Ministério da Educação.

Em seguida, é hora de definir os horários conciliáveis com suas outras atividades. Ainda com dúvidas sobre como investir em conhecimento? Saiba 10 (dez) concursos para quem não tem faculdade. 

A seguir, o professor Cesar Nakano vai te contar dicas valiosas para aumentar produtividade, concentração e como estudar de forma correta. Assim, fica fácil alcançar seus objetivos não é?

Leia mais: O que fazer depois do Ensino Médio: Concurso ou Faculdade?

Devo estudar para concurso público?

Pesquisa FGV Ibre informa que de 99,3 milhões de trabalhadores brasileiros, 66 milhões deles ganham até dois salários mínimos. E até setembro do ano passado 39,1 milhões que vivem de renda informal recebiam entre R$ 1.289 e R$ 2.238.

Considere que cada localidade tem um nível de custo de vida, e em grandes centros urbanos a realidade é ainda mais custosa. Para viver com qualidade de vida precisará estar bem empregado, e, para isso, duas ferramentas são necessárias: o meio e o como. Podemos chamar o meio de força de trabalho e o como de estudos!

Vamos aos exemplos; Se já tem um bom emprego, e deseja mantê-lo e prosperar nele, precisará pensar no como (estudos). Se ainda busca por algo melhor, ou ainda não tem vínculo empregatício, o meio (força de trabalho), a forma menos burocrática e eficaz também será adquirida por meio do (como) os estudos.

Agora, considere que vínculos empregatícios, de Carteira, conforme CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) não são empregos permanentes e que a principal razão da maioria investir nos estudos é a busca por salários maiores e estabilidade. Então, chegamos ao mundo dos concursos públicos e a possibilidade de ganhar até 20 (vinte) vezes mais, conforme cargo, escolaridade e instituição.

Sem dúvidas, uma ótima oportunidade de mudar de vida. E, que tal começar hoje?

AQUI VOCÊ PODE!

Comece de forma GRATUITA!

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes