Diferença entre texto dissertativo argumentativo e expositivo

Qual a diferença entre texto dissertativo argumentativo e expositivo?

Saiba como arrasar em suas redações e não tenha mais dúvidas sobre a diferença entre texto dissertativo argumentativo e expositivo!

Antes de apresentar a diferença entre o texto dissertativo argumentativo e o dissertativo expositivo, temos que ensinar a você o que é um texto dissertativo e depois os principais pontos sobre as suas ramificações.

Então agora saiba tudo sobre esses tópicos textuais e saia sem nenhuma dúvida!

O que é um texto dissertativo?

Basicamente, uma dissertação pode ser classificada como qualquer texto de caráter opinativo, ou seja, se você escreve algo onde insere a sua opinião referente a qualquer coisa, podemos dizer então, que ela é uma dissertação.

Estrutura do texto dissertativo

Para que seja possível identificar um texto dissertativo, devemos analisar alguns tópicos e segui-los no momento da escrita. Uma dissertação tem que haver uma opinião sobre o assunto tratado e além disso, deve ser estruturado em parágrafos.

❗Parágrafo é o recuo (cerca entre 1cm ou 2cm) da margem esquerda.

O que é um texto dissertativo argumentativo?

O texto dissertativo argumentativo é qualquer texto, estruturado em parágrafos, em que haja a defesa de uma tese, e logicamente para que seja possível a sua defesa, é necessário que tenha um argumento.

Ele tem por objetivo persuadir o leitor e para que isso seja possível, o autor usa vários argumentos e teses, os defendendo ao longo do texto, para que quem convença quem esteja lendo de que aquilo é uma verdade.

Dica: você não deve necessariamente empregar o uso da primeira pessoa do singular (Eu) ao longo do texto para que ele tenha caráter argumentativo.

Geralmente, em provas deste tipo textual é cobrado usando alguns temas polêmicos, para que seja posto à prova a capacidade do estudante em defender uma linha de pensamento.

👉Leia mais: Como estudar português para concursos?

Exemplo de Dissertação Argumentativa

diferença entre texto dissertativo argumentativo e expositivo

O que é um texto expositivo?

Um texto expositivo é qualquer texto de caráter informativo, ou seja, dentro de toda a escrita, o que predomina é a informação sobre algo.

O autor acaba por ser o porta voz da notícia a ser dada, não apresentando uma opinião pessoal do mesmo, mas sim uma exposição dos fatos.

Como por exemplo em notícia ou estudo científico, onde quem lê na grande maioria das vezes não terá de ser convencido sobre o que está sendo apresentado, mas sim será informado.

👉Leia mais: 7 dicas para você ir bem na prova de redação

O que é um texto dissertativo expositivo?

Nessa tipologia textual, o texto estruturado em parágrafos, terá a predominância de fatos. Diferente do texto argumentativo, o expositivo não tem técnicas de persuasão para fazer o leitor acreditar na informação apresentada.

Antes mesmo de terminar a leitura do texto, o leitor já estará convencido do acontecimento, sendo assim não é necessário um tema polêmico para que seja preso a atenção dele.

Exemplo de Dissertação Expositiva

diferença entre texto dissertativo argumentativo e expositivo

Qual a diferença entre o texto dissertativo argumentativo e expositivo?

Agora que explicamos para você as principais diferenças entre ambos, separamos um esqueminha básico sobre os principais tópicos que você deve observar quando for escrever o seu texto ou realizar um exercício sobre estes tipos textuais.

Como estudar redação para concurso?

Para você que quer arrasar nas suas redações, o AlfaCon tem um curso totalmente gratuito para que não haja mais dúvidas sobre nenhuma tipologia textual em sua mente.

Acesse o curso totalmente gratuito clicando na imagem abaixo

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes