Veja questões de RLM e as pegadinhas que podem atrapalhar os concurseiros
As famosas “pegadinhas” em questões de RLM podem levar você a assinalar a resposta errada; Veja dois exemplos e como resolvê-los
Nos desafios do mundo dos concursos, as questões de RLM frequentemente assume um papel crucial, testando a capacidade dos concurseiros de decifrar enigmas complexos e extrair soluções acertadas.
Contudo, entre as trilhas desafiadoras, escondem-se pegadinhas que podem arrastar até mesmo os mais habilidosos candidatos para caminhos tortuosos. É fundamental conhecer essas armadilhas para superá-las com destreza e alcançar o êxito almejado.
Uma das artimanhas mais comuns é a emboscada dos enunciados longos e confusos. Em meio a palavras e frases intricadas, o desafio real muitas vezes se oculta. Entender o cerne do problema e a estratégia necessária para solucioná-lo se torna um verdadeiro labirinto.
Uma abordagem prudente é ler atentamente o enunciado, dividindo-o em partes menores e identificando os detalhes essenciais. Dessa forma, a clareza emergirá das sombras, iluminando o caminho rumo à resposta correta.
As alternativas enganosas são outra armadilha ardilosa que pode prender até mesmo os mais perspicazes concurseiros. A aparência de uma alternativa pode ser irresistível, levando-os a escolher erroneamente, apesar de terem compreendido o problema adequadamente.
É crucial exercer um discernimento aguçado, analisando cada alternativa das questões de RLM minuciosamente antes de tomar uma decisão. A velocidade aqui pode ser inimiga, enquanto a paciência se revela uma aliada valiosa.
Porém, entre todas as complexidades, as pegadinhas propõem um desafio excepcional. Elas são forjadas com maestria para desorientar, demandando um nível de atenção e concentração digno de um mestre. Quando se deparar com uma dessas provocações intelectuais, não entre em pânico.
Mantenha a serenidade e desmembre o problema em partes gerenciáveis. Ao conquistar cada pequeno passo, a grande solução emergirá, como um quebra-cabeça que finalmente revela a imagem esperada.
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Como melhorar a resolução de questões de RLM?
Para enfrentar essas armadilhas com bravura e triunfar no mundo do raciocínio lógico matemático, algumas estratégias devem ser incorporadas:
3 Dicas para render mais nos estudos
- Decifrar com Delicadeza: Ler cada palavra do enunciado com atenção, desvendando os detalhes que importam e descartando os excessos verbais.
- Traçar a Estrada Certa: Antes de mergulhar na resolução, identificar a abordagem correta a ser adotada, construindo um plano de ação antes da ação propriamente dita.
- Enganando o Engano: Evitar cair nas garras das alternativas enganosas, examinando-as com um olhar crítico e comparando-as com os elementos fundamentais do enunciado.
- Domando as Pegadinhas: Desenvolver uma disposição mental resiliente para enfrentar desafios complexos e reconhecer as pegadinhas como trampolins para conquistar novos níveis de maestria.
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Por isso, para lhe ajudar a ficar atento e não ser surpreendido, o AlfaCon separou, com exemplos concretos, duas pegadinhas que costumam aparecer nos certames e explicou como resolvê-las facilmente e questões de RLM bônus para você compreender da melhor forma possível como uma questão pode te confundir. Confira abaixo:
Pegadinha #1 – Questão simples com “cara” de complexa
Algumas questões podem ser resolvidas rapidamente, sem muitos cálculos. Contudo, o aluno imagina se tratar de uma questão bastante trabalhosa por causa da linguagem aprimorada utilizada no enunciado. Isso se justifica devido à dificuldade que os discentes têm na hora de interpretar as questões.
Veja um exemplo desse estilo de questão:
(VUNESP) – Os valores das parcelas mensais estabelecidas em contrato para pagamento do valor total de compra de um imóvel constituem uma PA crescente de 5 termos. Sabendo que a1 + a3 = 60 mil reais, e que a1 + a5 = 100 mil reais, pode-se afirmar que o valor total de compra desse imóvel foi, em milhares de reais, igual a:
a) 220
b) 250
c) 270
d) 280
e) 230
1ª solução:
Resolução “trabalhosa” através da definição de uma Progressão Aritmética, aplicando-se duas fórmulas.
Temos os seguintes dados:
a1 + a3 = 60 — a1 + a1 + 2.r = 60 — 2a1 + 2.r = 60
a1 + a5 = 100 — a1 + a1 + 4.r = 100 — 2a1 + 4.r = 100
Temos um sistema de equações. Veja:
(I) 2a1 + 2.r = 60
(II) 2a1 + 4.r = 100
Subtraindo-se os termos semelhantes das equações II e I, encontramos a razão. Veja:
(2a1 – 2a1) + (4.r – 2.r) = 100 – 60
0 + 2.r = 40
2.r = 40
r = 40/2
r = 20
Agora, substituindo este valor em uma das equações, encontramos o a1. Veja:
2a1 + 2.r = 60
2a1 + 2.20 = 60
2a1 + 40 = 60
2a1 = 60 – 40
2a1 = 20
a1 = 20/2
a1 = 10
Assim, conseguimos achar o a5 para aplicar a fórmula da soma de uma PA.
a5 = a1 + 4.r
a5 = 10 + 4.20
a5 = 10 + 80
a5 = 90
A fórmula da soma é ‘Sn = (a1 + an) / 2] x n’. Assim, temos:
S5 = [(10 + 90) / 2] x 5
S5 = [100 / 2] x 5
S5 = 50 x 5
S5 = 250
Gabarito: Letra B
2ª solução:
Resolução “rápida” através de macete:
Macete da soma: [primeiro + último] x metade da quantidade
Basta aproveitar a equação ‘a1 + a5 = 100’.
Como ‘a1 + a5’ representa a soma do primeiro e último termos, então basta multiplicar o valor dessa soma pela metade da quantidade de termos. Veja:
Soma = 100 x 2,5 = 250
Gabarito: Letra B
Dicas para melhorar o aprendizado
A diferença entre a resolução “trabalhosa” e a “rápida” fica evidente. A única maneira do aluno conseguir evoluir nos estudos para encontrar sempre a resolução “rápida” é o treinamento. Uma dica que pode facilitar na hora do aprendizado, é não se manter apenas na teoria, mas sim juntar ela a prática, ou seja, ler a teoria e praticar o que foi aprendido com exercícios, pois isso auxilia na aprendizagem de conteúdos mais complicados.
Pegadinha #2 – Opção de resposta que “parece correta”
Esse tipo de questão “pega” muitos alunos de surpresa, pois eles realizam somente parte dos cálculos e acabam assinalando a opção de resposta incorreta.
Atualmente, as bancas examinadoras estão mais exigentes, elaborando questões bastantes complexas, sobretudo no que tange à interpretação do enunciado, complicando a vida dos concurseiros. Diante disso, os candidatos devem ter atenção redobrada, principalmente na hora de marcar a assertiva que julgar correta no cartão de respostas.
Explicando…
As bancas examinadoras costumam colocar nas opções de resposta valores que fatalmente serão encontrados pelos candidatos durante os cálculos, induzindo-os a assinalar a assertiva errada, achando que se tratava da assertiva correta.
Veja a questão abaixo para melhor compreensão da situação que envolve a 2ª pegadinha:
(FGV) – Em uma unidade escolar, há doze alunos especiais. Todos esses alunos possuem pelo menos uma das deficiências: auditiva ou motora. Nove desses alunos especiais têm deficiência auditiva e oito têm deficiência motora. O número de alunos especiais que têm deficiência auditiva e não têm deficiência motora é
a) 2
b) 3
c) 4
d) 5
e) 6
Podemos resolver essa questão encontrando inicialmente o valor da interseção, conforme os seguintes dados:
Total de alunos: 12
Deficiência auditiva: 9
Deficiência motora: 8
Deficiência auditiva e motora: x
Somente deficiência auditiva: ?
A interseção entre os conjuntos ‘Deficiência auditiva’ e ‘Deficiência motora’ contém 5 elementos. Veja:
9 + 8 – 12 = x
17 – 12 = x
x = 5
Dicas para ficar ligado
Nesse momento, se o aluno não tiver cuidado, assinará incorretamente a letra D. Para não assinalar a incorreta é fundamental ler novamente o enunciado da questão para compreender o que está sendo solicitado. Note que o enunciado diz: “O número de alunos especiais que têm deficiência auditiva e não têm deficiência motora é”
Assim, o número de alunos especiais que têm deficiência auditiva e não têm deficiência motora é igual a 4, pois 9 – 5 = 4.
Portanto, o gabarito é a letra C.
Exemplo 1
Um trem sai de uma estação às 10h00 e viaja a uma velocidade de 100 km/h. Outro trem sai da mesma estação às 11h00 e viaja a uma velocidade de 120 km/h. A que horas o segundo trem ultrapassará o primeiro?
Exemplo 2
Uma caixa de doces custa R$ 10,00. Se você comprar duas caixas de doces, receberá um desconto de 10% no preço total. Quanto você pagará por duas caixas de doces?
Exemplo 3
Uma loja está vendendo um produto por R$ 100,00. Se você comprar o produto, receberá um cupom de desconto de 20% para usar na próxima compra. Quanto você economizará se comprar o produto e usar o cupom de desconto?
Gabarito
1- A resposta correta é 12h00. No entanto, muitas pessoas escolhem a resposta 11h30, porque elas acham que o segundo trem viajará 20 km a mais no primeiro 30 minutos, o que o colocará à frente do primeiro trem. No entanto, é importante lembrar que os trens estão viajando em direções opostas, então o segundo trem não precisa viajar 20 km a mais para ultrapassar o primeiro trem. Ele só precisa viajar 10 km a mais.
2- A resposta correta é R$ 20,00. No entanto, muitas pessoas escolhem a resposta R$ 19,00, porque elas acham que o desconto de 10% será aplicado ao preço de cada caixa de doces, resultando em um preço de R$ 9,00 por caixa. No entanto, é importante lembrar que o desconto de 10% é aplicado ao preço total de duas caixas de doces, resultando em um preço total de R$ 20,00.
3- A resposta correta é R$ 20,00. No entanto, muitas pessoas escolhem a resposta R$ 180,00, porque elas acham que o cupom de desconto será aplicado ao preço total do produto, resultando em um preço final de R$ 80,00. No entanto, é importante lembrar que o cupom de desconto só pode ser usado na próxima compra, não na compra atual. Portanto, você só economizará R$ 20,00 na compra atual.