o que significa nota de corte em concurso e como ela pode te ajudar.
| | |

Saiba o que significa nota de corte em concurso

A nota de corte pode assustar alguns concurseiros, porém ela é exatamente o que você precisa para motivar e organizar seus estudos.

O que significa nota de corte em concurso? A nota de corte pode ser simplificada como a nota do último candidato aprovado no concurso público. Por exemplo, se um determinado concurso possui 30 vagas, a nota do candidato aprovado em 30º lugar poderá ser utilizada como nota de corte para o próximo edital.

É claro que isso não significa que essa nota realmente será usada para corte no próximo concurso, mas pode ser usada pelo concurseiro para ter uma noção da exigência do concurso e se preparar para superar essa nota de corte e garantir a vaga.

Nota de corte em concurso com poucas vagas

Na situação onde um concurso é realizado com baixo número de vagas ou apenas para gerar cadastro reserva, não é recomendável se utilizar como base para nota de corte para próximos editais, devido justamente ao baixo número não sustentar uma boa média para se levar em consideração a nota de corte.

👉Leia também: Rotina de estudos para concurso: em qual etapa da preparação você está?

Qual a diferença entre nota de corte de concurso e linha de corte?

Algo que o concurseiro deve se atentar ao ler o edital é não confundir a nota de corte com a linha de corte. A linha de corte também pode ser chamada de cláusula de barreira, que são basicamente requisitos que o candidato precisa atender para conseguir se classificar nas etapas do concurso.

Exemplo: a linha de corte determina que o candidato precisa alcançar um aproveitamento de 50% na prova, se não alcançado esse porcentual ele está eliminado.

Como saber se a nota de corte em concurso será alta ou baixa?

De modo geral não existe como saber com exatidão, porém analisar o edital de aprovadas anteriores pode dar uma noção da possível nota de corte, outro modo de ter uma base é analisar o número de vagas e salários dos cargos.

Concursos com maior número de vagas tendem a possuir uma nota de corte menor, justamente pelo grande número de candidatos e serem de grande atrativo.

Já concursos com altos salários, poucas vagas, que possuem questões muito específicas sobre determinado tema e que geralmente são mais concorridos, possuem uma nota de corte maior, para assim classificar os candidatos melhor capacitados para a vaga.

👉Leia também: Cesgranrio: o que você precisa saber sobre a banca

O sistema de correção influencia na nota de corte?

Diretamente o sistema de correção das bancas examinadoras não influencia na nota de corte, porém a depender da forma que a prova será avaliada seu nível de dificuldade pode aumentar ou diminuir, fazendo com que assim a nota de corte seja afetada.

Formato Cespe: certo ou errado

Um dos formatos mais temidos pelos concurseiros, esse método torna o “chute” de uma questão muito mais difícil, já que uma questão errada anula uma questão certa.

Nessas provas o candidato tem que estar atento não apenas ao numero de acertos, eu diria que mais ainda ao numero de erros, pois se numa prova de 120 questões ele acertar 90 e errar 30 ele fica apenas com 60 pontos líquidos, já que esse 30 erros foram deduzidos dos 90 acertos, contudo existe uma salvação nesse método que é poder deixar a questão em branco e nem ganhar nem perder o ponto dessa questão.

Daniel Lustosa, coordenador docente e professor do Alfacon

Formato de Múltipla escolha

Esse formato é mais comum entre as bancas, consiste em dentro de um número específico de questões apenas uma está correta, e se o candidato vir a errar a alternativa a questão tem valor zero.

Formato de Peso e Blocos

Nesse caso algumas disciplinas tem peso maior em relação a outras e isso implica em o candidato ter que ir melhor nessas disciplinas de peso maior para poder ter mais pontos na prova e ficar melhor classificado.

Formato de Desvio Padrão

No desvio padrão, as provas objetivas são avaliadas estatisticamente, de acordo com o desempenho do grupo (total de candidatos em cada uma das provas do cargo) a elas submetido.


O objetivo da padronização das notas de cada prova, tem a finalidade de avaliar o desempenho do candidato em relação aos concorrentes. Então, a classificação do candidato não depende apenas de quantas questões ele acertou, é ligada também ao desempenho dos outros candidatos. A conta é feita por uma fórmula – que consta no edital do concurso.

O que fazer com a nota de corte?

 A nota de corte deve ser usada apenas e unicamente como uma ferramenta de parâmetro, para se ter noção de como foi o desempenho dos candidatos no último certame.

Na hora de estudar ou fazer a prova você nunca deve mirar no nota de corte, mire no topo da lista, dê o seu melhor para garantir o primeiro lugar independente de nota de corte.

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes