saiba como organizar rotina de estudos para concurso.
|

Rotina de estudos para concurso: em qual etapa da preparação você está?

Confira dicas dos professores do AlfaCon para criar uma rotina de estudos para concurso e o que fazer nas demais etapas dessa jornada

Todo concurseiro sabe da longa jornada que deve percorrer até o dia da tão sonhada aprovação. Ser bem sucedido significa muita dedicação, foco e tempo de estudos. Mais ainda, é sinal de ter conseguido criar uma rotina de estudos para concurso eficiente.

Cada fase de estudos é muito importante. E é passo a passo que se alcança o objetivo da mudança de vida: passar no concurso público.

Para saber em qual etapa da preparação você se encontra, o Blog do AlfaCon ouviu dicas dos coordenadores e professores das áreas mais aquecidas nos concursos públicos:

  • Área policial – professor Cesar Nakano;
  • Carreiras de tribunais – professora Raquel Tinoco;
  • Área administrativa – professor e coordenador Daniel Lustosa;
  • Setor Fiscal – professor Latif Neto.

E ainda traz dicas para criar ou melhorar a rotina de estudos para concurso e conseguir superar cada etapa dessa jornada rumo à carreira pública.

Primeira fase – O início

Um concurseiro iniciante é o mais empolgado dos concurseiros, principalmente pelo desejo de mudar de vida, de ganhar um ótimo salário, de ter estabilidade. Mas, de acordo com os especialistas em preparação de concursos, o difícil não é motivar o novo, mas manter a motivação do antigo que pode estar cansado de falhar.

Dicas dos professores

Área policial: Para o concurseiro iniciante a principal dica é conhecer o edital muito bem, assim você conhece o material programático que ira cair na prova e consegue organizar melhor os estudos, além disso, conhecer a banca também é fundamental, seu funcionamento e o método de avaliação.

Carreiras de tribunais: o primeiro passo é escolher uma carreira e órgão ou entidade dentro dessa carreira. Para isso, faça buscas e conheça o conjunto de atribuições e se há identificação com o cargo. Feito isso, é hora de começar o planejamento do caminho que vai levá-lo ao seu objetivo.

Área administrativa: a postura mais adequada desse concurseiro é entender que ele está começando, não entende muito ainda desse universo e com isso procurar ajuda e principalmente se organizar para chegar nos seus objetivos.

Setor Fiscal: é preciso entender, desde o início que é preciso manter um bom planejamento e uma rotina eficaz de estudos.

👉 Leia mais: Como conciliar trabalho e estudos para concursos; veja dicas

Segunda fase – O aprendizado

Na segunda fase, o curso preparatório se torna essencial. Com a orientação de professores especializados, o aluno aprende a se organizar com o material que terá à disposição para estudar. E também são os professores que ajudam na essencial apresentação do aluno às bancas examinadoras, auxiliam na seleção de exercícios, podem apontar os tópicos mais importantes e tudo o que for relevante para uma preparação eficaz.

Dicas dos professores

Área policial: É importante avaliar o seu desempenho nos estudos e nas provas anteriores para identificar pontos fracos e fortes. Assim, você pode ajustar a sua rotina de estudos e se concentrar nas áreas em que precisa melhorar.

Carreiras de tribunais: ter um objetivo e traçar metas para atingi-lo a longo, médio e curto prazo é imprescindível para o sucesso de um concurseiro. A escolha do método de estudo também é algo que costuma ser outro desafio. É preciso organização e disciplina nessa fase. Comece pelas matérias que constituem o núcleo básico, como Língua Portuguesa, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Informática e Raciocínio Lógico.

Área administrativa: se organizar é extremamente e muito importante. Além disso, o concurseiro não deve querer pular etapas da preparação, até porque não existe fórmula mágica, tudo é um processo. As escolhas, portanto, devem ser feitas prioritariamente nessa fase inicial, pois os estudos serão direcionados por essas escolhas.

Setor Fiscal: alguns concursos pedem um pouco mais ou um pouco menos das disciplinas bases um núcleo central da área fiscal. Nesta fase ele precisa entender quais são essas disciplinas e determinar qual concurso vai prestar.

👉 Leia mais: Roteiro de organização dos estudos para quem estuda online para concursos

Terceira fase – As escolhas

A etapa da preparação em que o aluno se conscientiza de que o mais importante é estudar mais o que sabemos menos. Existe uma tendência em querer estudar mais o que já se domina, as matérias que mais gosta e tem mais afinidade com a carreira escolhida. Mas o concurso pede que o candidato esteja preparado em todas as matérias. É preciso ter resiliência e reforçar sempre os pontos fracos, com maior dedicação a essas disciplinas na rotina de estudos.

Dica dos professores

Área policial: Priorize as matérias que têm maior peso na prova e aquelas em que você tem mais dificuldade. Mas não deixe de revisar e aprimorar as matérias em que você já tem um bom desempenho, para não correr o risco de esquecer ou perder pontos por falta de atenção.

Carreiras de tribunais: o concurseiro de Tribunais, desde o início, começa a se identificar com as disciplinas próprias da área, ou seja, o núcleo jurídico do edital. Por isso, a grande maioria tem dificuldade em disciplinas da área de exatas. Deixá-las de lado não é uma boa estratégia. À medida que o hábito de estudar se consolida, o concurseiro vai, naturalmente, identificando seus pontos fortes e fracos e como administrar isso.

Área administrativa: o concurseiro dos tribunais gosta mais das matérias de direto, indiscutivelmente. As matérias que eles menos gostam é matemática e informática, mas precisam estudar. Para entrar na fase de exercícios é importante ter visto a teoria antes para exatamente nós exercícios reforçar e consolidar o conhecimento adquirido.

Setor Fiscal: interessante é que primeiro o concurseiro entenda a parte teórica de fato, para então entrar na fase de realização de exercícios. Fazer resenhas dos tópicos estudados é uma boa prática para construir, mais rapidamente, uma ponte entre essas duas etapas da preparação para o concurso almejado.

Quarta fase – Os exercícios

Exercícios são extremamente importantes na rotina de estudos para concurso. O concurseiro deve estabelecer metas de resolução de exercícios e seguir sempre buscando superá-las, mas com a devida qualidade do aprendizado. Lembrando, também, que os exercícios devem ser feitos conforme a matéria ou parte da matéria estudada.

Dica dos professores

Área policial: Durante o estudo, a realização de exercícios contribui de diversas formas para o aprendizado, como reforçando a memória sobre o assunto. Também ajuda na identificação de lacunas no conhecimento, possibilitando que você revise os conteúdos reforçando os pontos falhos. Colabora também no aprendizado reativo, que é mais efetivo que apenas ler ou ouvir o conteúdo.

Carreiras de tribunais: exercícios são fundamentais para consolidar o conteúdo visto em videoaulas ou material teórico. É importante para conhecer a forma com que cada banca aborda o assunto. Eu acredito que o treino por questões deve ser agregado à rotina de estudos desde o início. Faça por tópicos, a cada assunto teórico abordado, revise-o através de questões.

Área administrativa: os simulados devem ser feitos logo que o concurseiro sinta que quer testar seus conhecimentos, mas deve ter cuidado para não se abalar com os resultados e saber filtrar o que ele precisa dos simulados. Por exemplo, assuntos a serem reforçados ou mais estudados.

Setor Fiscal: o mais importante para “avançar” de fase na preparação para concursos é ter autocrítica. Ou seja, o concurseiro precisa identificar os pontos onde tem mais dificuldade e entender onde está sua deficiência para passar, então, a fazer simulados uma ou duas vezes por mês.

👉 Leia mais: Guia completo de como estudar online

Quinta fase – Os simulados

Simulados foram criados para “simular” o dia da prova e devem estar presentes em todos as rotinas de estudos para concurso. Não serve para medir conhecimento, como muitos estudantes costumam pensar. O ideal, para a maioria dos especialistas, é que os simulados sejam feitos todo fim de semana, após os estudos de todas as matérias, e usando o mesmo horário e condições da prova. O concurseiro deve levar essa etapa muito a sério. Caso não seja possível um simulado semanal, deve-se estabelecer uma rotina de quinzenal ou, na pior das hipóteses, um por mês, integrando à rotina de estudos.

Dica dos professores

Área policial: Os simulados assim como os exercícios contribuem no aprendizado. Com ele você consegue identificar pontos que precisam ser focados na hora do estudo, e também serve como um treino para a prova, assim você fica preparado para realizar a prova no seu tempo proposto.

Carreiras de tribunais: os simulados medem o desempenho e são aliados importantes na preparação. Mas, é preciso tomar cuidado para que resultados ruins não desestimulem o estudo. Ao contrário, o concurseiro deve utilizar o treino por simulado para determinar o conteúdo que precisa revisar e avançar sobre aquele onde obtém resultados melhores. A periodicidade dos simulados vai depender da meta estipulada.

Área administrativa: o mais importante é saber extrair do simulado o que ele precisa para refinar a preparação e estar pronto para a aprovação. E essa aprovação é uma consequência natural da preparação correta.

Setor Fiscal: os simulados devem ser feitos quando o concurseiro tiver atingido o estudo de cerca de 70% do conteúdo que ele deve estudar para o concurso almejado. O ideal é que ele consiga realizar uma quantidade de simulados suficientes para treinar a ultrapassar a nota de corte do concurso almejado.

👉 Leia mais: 9 dicas de estudos para garantir a sua aprovação

Com essas dicas você já consegue melhorar seus estudos e saber qual caminho trilhar, e nessa jornada o AlfaCon estará sempre ao seu lado, então bora lá estudar!

Quais são as melhores formas de organizar uma rotina de estudos?


Organizar uma rotina de estudos eficaz é fundamental para maximizar a produtividade e o aprendizado. Aqui estão algumas dicas sobre como fazer isso:

  1. Estabeleça metas claras.
  2. Crie um cronograma consistente.
  3. Divida o estudo em blocos de tempo com pausas.
  4. Priorize tarefas importantes.
  5. Tenha um espaço de estudo tranquilo.
  6. Use um planejador ou aplicativo de tarefas.
  7. Planeje o que estudar em cada sessão.
  8. Varie os métodos de aprendizado.
  9. Estabeleça recompensas para motivação.
  10. Faça revisões regulares.
  11. Cuide da saúde com alimentação, exercícios e sono.
  12. Peça ajuda quando necessário.
  13. Mantenha flexibilidade em seu plano.
  14. Avalie regularmente seu progresso e ajuste seu plano conforme necessário.

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes