Como estudar Matemática para o concurso Banco do Brasil
Aqui, neste texto, você vai entender como estudar a disciplina Matemática para o concurso Banco do Brasil.
São seis mil vagas ofertadas, e para ser uma desses milhares de aprovados, você deve entender todo o conteúdo cobrado pelo edital.
Dentre esses conhecimentos necessários, aqui nosso foco é a Matemática, o terror de todo aluno durante seu tempo de escola e com certeza isso acaba refletindo também em nossos alunos por consequência.
Contudo, fique tranquilo! Pegue seu caderno concurseiro, anote essas informações e com certeza essa vaga será sua!
O que estudar em matemática para o Concurso Banco do Brasil?
Segundo o edital os conteúdos de matemática não mudaram quando comparados aos do concurso passado (2021), então são eles:
- Números inteiros, racionais e reais; problemas de contagem.
- Sistema legal de medidas.
- Razões e proporções; divisão proporcional; regras de três simples e compostas; porcentagens.
- Lógica proposicional.
- Noções de conjuntos.
- Relações e funções; Funções polinomiais; Funções exponenciais e logarítmicas.
- Matrizes.
- Determinantes.
- Sistemas lineares.
- Sequências.
- Progressões aritméticas e progressões geométricas.
O edital é um presente!
O edital é um presente para quem já está se preparando faz um tempo. Porque é possível presumir, ainda mais nesse concurso onde a banca será a mesma, quais os tópicos e como serão cobrados, tornando assim, o estudo mais fácil para adaptação e direcionamento.
No caso do concurso do Banco do Brasil, é possível ter uma ideia de qual será a banca e quais os conteúdos que serão cobrados tendo em vista que algumas bancas já se destacam por terem realizado o mesmo concurso por diversas vezes.
Como a Cesgranrio foi a escolhida para o ano de 2021 (tal qual outros anos), podemos analisar antigos editais e assim fazer uma previsão básica de quais assuntos estudar.
Por exemplo, os de Matemática se mantiveram iguais desde o último concurso, logo, para quem adiantou seus estudos, já conseguiu sair na frente.
Leia mais: Matemática Financeira para o Concurso Banco do Brasil.
Estude pela escada até a sua aprovação
Quando pensamos na tão sonhada aprovação, devemos pensar também no caminho que devemos seguir até lá. Essa escada é composta de três principais degraus:
1° Degrau: aulas/anotações/pdf
Primeiramente a apresentação do conteúdo é dado na aula, claro que nós indicamos que para que você tenha a melhor preparação possível para conseguir a aprovação, ela deve começar antes da abertura do edital.
Depois de você entender um pouco de como a banca funciona, como são separados os tópicos e subtópicos que ela costuma abordar em seus editais, é a hora de buscar o material para entender o que vai cair com certeza e o que pode vir a ser pedido na sua prova.
Neste momento entram as videoaulas, anotações e leitura de PDF. Todas essas são fontes fundamentais para conseguir compreender de fato a Matemática. Quando você anota o que é passado em aula você começa o processo de interiorização de informações, assim mostrando para o seu cérebro que tudo que está vendo é importante e deve ser memorizado.
A Matemática é uma matéria cumulativa. Pense nela como um prédio, você não começa a construi-lo pela cobertura, ou seja você deve seguir passos, pois se o edifício não estiver com sua base bem solidificada, ele ficará frágil e possivelmente irá cair.
Assim que se estuda qualquer matéria, na escola somos ensinados do mais fácil para o mais complexo, assim você deve organizar seu caderno de estudos e sua maneira de estudar.
Se possui uma maior dificuldade em assunto X, é necessário talvez retomar as teorias que o antecedem. E assim você entende melhor tanto a base (teoria), quanto a aplicação dela mais para frente.
2° Degrau: exercícios
A resolução de exercícios junto com a análise comentada é uma ótima dica para quem quer mandar bem em matemática Banco do Brasil, pois os exercícios são um dos diversos modos de entender a teoria estudada de forma prática, ou seja, assim pode você ver como ela pode ser cobrada em forma de questão.
O importante não é a quantidade mas sim a qualidade com que as questões são feitas. Com uma densidade certa de resoluções e um bom aproveitamento das anotações feitas durante esse período de resolução é ótimo para uma boa absorção do assunto. A matemática é cheia de detalhes assim como muitas outras matérias, então não há forma melhor de entender como um assunto é abordado do que resolver exercícios e estudar o passo a passo de como se deve resolver.
Essa otimização é ainda melhor quando você soluciona questões da banca examinadora do último concurso realizado. Como já falado, a Cesgranrio foi a escolhida novamente para realizar o concurso, e por ser uma banca considerada difícil, pois cobra todo o conteúdo colocado em seu edital, é de extrema importância que você reveja os problemas matemáticos cobrados no último concurso para que no dia da prova não tenha uma surpresa e assim sair na frente dos seus concorrentes.
3° Degrau: simulado
“Treino é treino, jogo é jogo, quem não treina bem, não joga bem”
O simulado é uma métrica, pois por meio dele o concurseiro tem a possibilidade de entender onde ele está indo bem e onde ele está indo mal. E isso pode se aplicar tanto na divisão de matérias de um edital quando nas subdivisões de cada uma delas, por exemplo deixar de focar na parte de funções e focar mais na área de progressão geométrica.
Como são muitos conteúdos para estudar, tudo necessita de organização e planejamento, e cada vez que você faz os simulados seu conhecimento sobre o assunto é posto a prova, então assim você pode diminuir a carga horária de assuntos que o entendimento é maior e aumentar o estudo dos temas que ainda possui alguma dificuldade.
Essa otimização de tempo faz com que primeiramente, seu caderno seja mais completo, pois ao ter que retomar as anotações sobre alguma temática, você realizará ainda mais anotações procurando melhorar sua memorização e entendimento da teoria apresentada, tanto da área da Matemática como é a questão apresentada nesse texto, quanto para qualquer outro.
Dica bônus para você arrasar na Matemática Banco do Brasil
Para te deixar ainda mais preparado para o dia da prova, o AlfaCon realizou um evento TOTALMENTE GRATUITO focado na matéria de Matemática no dia 08 de janeiro deste ano, com o Prof° Domingos Cereja.
E para você que deseja realizar um estudo ainda mais completos de todos os temas que serão cobrados pelo concurso do Banco do Brasil, nó separamos também um curso totalmente GRATUITO que acompanha um simulado para você ao final dele, testar seu conhecimento sobre os temas abordados.