Concurso Banco do Brasil: como se preparar para a prova de inglês

157

O professor de inglês Renato Baggio dá orientações para os candidatos do concurso do Banco do Brasil se prepararem para a prova do idioma

O concurso Banco do Brasil para a carreira de escriturário deverá ficar marcado como um dos mais concorridos dos últimos anos. Mais de 1,2 milhão de inscritos disputarão as 4.480 vagas em todo o país, considerando os 26 estados e o Distrito Federal.

Como se não bastassem esses números da concorrência, a aplicação das provas já está virando a esquina. As avaliações objetiva e discursiva serão realizada em 26 de setembro. Serão propostas 70 questões de múltipla escolha, mais a elaboração de um texto dissertativo.

👉 Leia mais: Você sabe o que faz um escriturário do Banco do Brasil?

O conteúdo programático do concurso do Banco do Brasil inclui as seguintes disciplinas:

  • língua portuguesa
  • língua inglesa
  • matemática
  • atualidades do mercado financeiro
  • conhecimentos específicos

Nesta matéria, o Blog do AlfaCon ajudará os candidatos a se prepararem melhor para as cinco questões de Inglês com as orientações do professor Renato Baggio, que explicou a cobrança de conhecimentos de inglês em concursos como sendo muito cíclica.

“Tivemos uma alta forte do Inglês em concursos da área fiscal por volta de 2010. Na mesma época, o BB fez várias provas com Inglês, e agora voltou a ser cobrado o idioma. E deve permanecer porque a disciplina passou a ser um grande diferencial das provas”, disse o professor Baggio ao relacionar esse retorno com uma tendência da área educacional do país ao bilinguismo.

💡📚 Conheça nosso curso online e GRATUITO para o concurso Banco do Brasil: Escriturário Banco do Brasil

Como deve ser a prova de Língua Inglesa do Concurso BB

O conteúdo programático da disciplina, de acordo com o edital do concurso BB, cobrará:

  • Conhecimento de um vocabulário fundamental
  • Conhecimento dos aspectos gramaticais básicos para a interpretação de textos técnicos

De acordo com a análise de Renato Baggio, as bancas têm sido muito ecléticas nos editais do idioma: “Hoje, o que se tem é um edital muito curto, que diz, de maneira vaga, que cairá interpretação de texto e itens gramaticais e semânticos. O que, em outras palavras, significa que o examinador cobrará o que ele quiser dentro do escopo da língua inglesa”.

Diferentemente das outras matérias, as provas de inglês para concursos públicos costumam ser complexas. Baggio explica que a Cesgranrio é uma banca que cobra detalhes. Na sua opinião, é uma banca que vai conseguir, dentro das cinco questões previstas, cobrar um pouco de tudo.

“A Cesgranrio tem muito know-how. Está entre as principais bancas de inglês do país no sentido de que faz as provas mais exigentes. Deve, tradicionalmente, vir com textos longos, cujo assunto comunga com o cargo pleiteado. Na prova para escrivão, os textos devem ter termos técnicos e vocabulário técnico da área bancária“, alertou o professor Renato Baggio.

O professor também chamou atenção para o fato de que as questões gramaticais aparecem “disfarçadas” de questões interpretativas. Ou seja, o candidato acha que está respondendo a uma questão de interpretação, mas o que ele precisa é mostrar fundamentação gramatical para entender o item e, então, poder responder.

Como estudar para a prova de inglês do concurso do Banco do Brasil

Renato Baggio indica que os candidatos revisem a parte teórica da língua inglesa e resolvam muitas questões anteriores elaboradas pela banca da Cesgranrio. Mesmo para outros concursos de outros cargos ou órgãos.

“A prova da Cesgranrio para o Banco do Brasil é específica. O candidato precisa ler textos de provas anteriores para esse mesmo concurso para se inteirar do vocabulário específico e técnico da área bancária, e resolver questão para pegar o feeling de como o examinador compõe a prova”, orientou o professor.

Renato Baggio ainda elencou tópicos que devem estar na revisão teórica:

  • itens gramaticais
  • estrutura da língua
  • vocabulário: mais sinônimos
  • conjunções
  • falsos cognatos

1 Comentário

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here