Concurso Bombeiros PI
| |

Concurso Bombeiros Piauí PI: Edital Aberto 400 vagas Soldado com Nível Superior

SAIU EDITAL CBM PI SOLDADO BOMBEIRO DO PIAUÍ

Saiu hoje 05 de abril de 2023 o edital do concurso para o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí – CBM PI, cargo de Soldado Bombeiro com um total de 400 vagas, as inscrições se iniciam dia 14 de abril de 2023, no site da banca NUCEPE!

O concurso abrange oportunidades para ambos os gêneros masculino e feminino com as seguintes quantidades de vagas: 360 masculina e 40 feminina, com idade a partir dos 18 anos, escolaridade mínima exigida Ensino Superior Completo em Qualquer Área e remuneração inicial de R$ 3.817,73 e mais benefícios de acordo com desempenho do cargo. 

O Professor Coordenador Daniel Lustosa esclarece maiores dúvidas sobre o edital aberto, para assistir basta clicar neste link Raio X

Professor Daniel Lustosa – AlfaCon – Raio X edital aberto esclarecimentos principais do concurso CBM PI Soldado Bombeiro

Venha estudar gratuitamente com quem tem mais de 250 mil aprovações no mundo concurseirísto CBM PI – Soldado do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí – GRATUITO

ETAPAS DO CONCURSO 

Todas as etapas acontecerão em Teresina – PI, conforme esclarecido no edital de abertura, e ao todo são 05 etapas, acompanhe abaixo quais são:

  • Primeira etapa (Prova Escrita Objetiva e Dissertativa)
  • Segunda etapa (Exame de Saúde – Médico e Odontológico)
  • Terceira etapa (Exame de Aptidão Física)
  • Quarta etapa (Avaliação Psicológica) 
  • Quinta Etapa Investigação Social*

* ATENÇÃO CONCURSEIRO E CONCURSEIRA!

Na quinta etapa da Investigação Social tem caráter eliminatório (APTO ou INAPTO), ocorrerá no período das inscrições do concurso para as demais fases. 

A Investigação Social do Candidato ter para o pré-requisito para verificar suas condições éticas e morais para aceitação na corporação.  O candidato que não enviar/preencher a FIC e/ou omitir ou prestar informações falsas será ELIMINADO do Concurso. 

Tendo por pressuposto averiguar suas condições ético – morais para o ingresso na Corporação Bombeiro Militar, para a qual o candidato deverá enviar, via upload, por meio de link específico no endereço eletrônico: nucepe.uespi.br/bmpi2023.php, no período compreendido entre as 9h do primeiro dia até às 13h do último dia (horário do Piauí), conforme data estabelecida no Cronograma de Execução – Anexo I, deste Edital as certidões originais relacionadas a seguir:

  • Certidão Negativa da Justiça Federal, dos setores de distribuição dos foros criminais dos lugares em que o
    candidato tenha residido nos últimos 05 (cinco) anos;
  • Certidão Negativa da Justiça Estadual, dos setores de distribuição dos foros criminais dos lugares em que o
    candidato tenha residido nos últimos 05 (cinco) anos;
  • Certidão Negativa da Justiça Militar, dos setores de distribuição dos foros criminais dos lugares em que o
    candidato tenha residido nos últimos 05 (cinco) anos;
  • Certidão Negativa da Justiça Eleitoral, dos setores de distribuição dos foros criminais dos lugares em que o
    candidato tenha residido nos últimos 05 (cinco) anos;
  • Certidão Negativa de antecedentes expedida pela Polícia Federal;
  • Certidão Negativa de antecedentes expedida pela Polícia Civil, dos lugares em que o candidato tenha residido
    nos últimos 05 (cinco) anos;
  • Certidão Negativa de antecedentes expedida pela Auditoria Militar do Estado, dos lugares em que o candidato
    tenha residido nos últimos 05 (cinco) anos;
  • Declaração, firmada pelo candidato, em que conste não haver sofrido condenação definitiva por crime ou
    contravenção, nem penalidade disciplinar no exercício de função pública qualquer que o inabilite ao serviço
    público ou que seja considerada impeditiva ao exercício de cargo ou emprego público; e
  • Ficha de Informações Confidenciais (FIC).
VAGAS 

O total de vagas para o certame será de 400 vagas, sendo 360 masculinos e 40 femininos, contado o Cadastro Reserva (CR), veja como ficou a divisão:

GÊNERO

VAGAS IMEDIATAS

CADASTRO RESERVA

MASCULINO

180

180

FEMININO

20

20

TOTAL DE VAGAS

200

200

PROVA OBJETIVA E DISSERTATIVA

A prova objetiva tem caráter eliminatório e classificatório, tempo de prova de 05 horas com 60 questões com 05 alternativas (“A”, “B”, “C”, “D” e “E”) com uma única resposta certa.  E a prova dissertativa tem que ter no mínimo 30 linhas e no máximo 40 linhas e escrita de forma legível. 

O tema da prova dissertativa será desenvolvida a partir de um tema de ordem política, social ou cultural, em texto dissertativo. A proposta apresentada terá como base texto(s) ou fragmento(s) deles, que servirão como subsídios para reflexão sobre o tema proposto.

Você concurseiro tem 45 dias até a data que antecede a prova 21 de maio de 2023, período da manhã. Atenção com o horário local!

As disciplinas que constam como critério de teste para o conhecimento do concurso e suas divisões são:

DISCIPLINAS

NÚMERO DE QUESTÕES

PESOS

PONTOS

PONTUAÇÃO MÍNIMA POR MATÉRIAS

PONTUAÇÃO MÍNIMA DA PROVA ESCRIVA OBJETIVA

CONHECIMENTOS BÁSICOS

Língua Portuguesa

12

1

12

 

 

 

 

 

 

20

 

 

 

 

 

 

 

 

48

Raciocínio Lógico e Matemática Básica

10

1

10

Conhecimentos Gerais

06

1

06

Conhecimentos Regionais do Estado do Piauí

06

1

06

Noções de Informática

06

1

06

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Legislação Institucional

10

2

20

20

Noções de Direito

10

2

20

REDAÇÃO

01 Questão

 

20

12

QUAIS MATE´RIAIS CAEM NO CONCURSO

CONHECIMENTOS BÁSICOS

LÍNGUA PORTUGUESA: Leitura e compreensão de textos de diversos gêneros: identificação de ideias centrais e secundárias, informações implícitas (inferenciação), relações de sentido, relações entre texto e contextos de produção e circulação, características típicas de gêneros das esferas jornalística, literária, científica, judiciária e publicitária. Textos verbais e multissemióticos. Coerência textual. Coesão textual. Variedades linguísticas. Níveis da linguagem (formal, informal, semiformal). Funções da linguagem (referencial, expressiva, conativa, fática, metalinguística, poética). Relações semânticas (homonímia, sinonímia, antonímia, hiperonímia). Estrutura gramatical da língua portuguesa: Fonologia: sons e letras, sílabas, encontros vocálicos, dígrafos, encontros consonantais, ortografia, regras de acentuação gráfica. Morfologia: estrutura e formação de palavras; elementos mórficos e seus significados; classes de palavras. Sintaxe: Frase, oração e período; tipos de período. Estrutura sintática de períodos simples e compostos. Sintaxe de concordância, de colocação e de regência. Pontuação.

RACIOCÍNIO LÓGICO E MATEMÁTICA BÁSICA: 1. Noções de lógica matemática e lógica argumentativa: proposição simples, proposição composta, negação de proposição simples e composta, condicionais, relação de implicação, relação de equivalência, sentenças abertas, problemas de raciocínio lógico argumentativo matemático. 2. Conjuntos, tipos de conjuntos, relações de pertinência, inclusão, igualdade e desigualdade entre conjuntos, subconjuntos, união, intersecção, diferença de conjuntos e complementar de um conjunto. 3. Números naturais, inteiros, racionais, irracionais e reais: operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação), expressões numéricas, múltiplos e divisores de números, mínimo múltiplo comum e máximo divisor comum. 4. Frações: Propriedades, operações e problemas. 5. Razão, proporção, regra de três simples e composta, porcentagens, juros simples e juros compostos. 6. Geometria plana: Figuras geométricas simples: reta, semirreta, segmento, ângulo plano, polígonos planos, circunferência e círculo. Congruência de figuras planas. Semelhança de triângulos. Teorema de Pitágoras. Relações métricas nos triângulos. Áreas de polígonos, círculos, coroa e setor circular. 7. Geometria espacial: áreas e volumes de prisma, pirâmide, cilindro, cone e esfera. 8. Medidas de comprimento, superfície, volume, capacidade, massa, tempo e transformação de unidades de medidas. 9. Equação do 1º grau, equação do 2º grau e sistemas de equações. 10. Função polinomial de 1º grau, função polinomial de 2º grau e funções exponenciais e logarítmicas. 11. Sistemas lineares. 12. Progressão aritmética e progressão geométrica. 13. Análise combinatória. 14. Probabilidade.

CONHECIMENTOS GERAIS: Política e economia no espaço nacional e mundial. Disputas interimperialistas e transformações do espaço capitalista. Os blocos econômicos e as potências globais e regionais no sistema internacional. Organismos Internacionais. Globalização e fragmentação do espaço. Conflitos étnicos, políticos e religiosos atuais. Exploração e uso dos recursos naturais e os desafios geopolíticos do século XXI. Relações econômicas entre o Brasil e o Mundo. O espaço brasileiro: população, economia e urbanização. Questão Ambiental: problemas ambientais, degradação e conservação no âmbito nacional e internacional. CONHECIMENTOS REGIONAIS DO ESTADO DO PIAUÍ: O território do Piauí: características gerais e socioeconômicas, formação histórica e dinâmicas recentes. Regionalização e divisão política administrativa. O espaço piauiense: população, economia, urbanização. O espaço agrário piauiense. Aspectos naturais do Piauí: relevo, clima, vegetação e hidrografia. Exploração e usos dos recursos naturais no Piauí. Questão ambiental no Piauí: problemas ambientais, degradação e conservação. Riscos e desastres ambientais. NOÇÕES DE INFORMÁTICA: Noções de hardware: periféricos, CPU, memórias e dispositivos de entrada e saída. Microsoft Windows (versão 10): conceito de pastas, diretórios, arquivos e atalhos, área de trabalho, área de transferência, manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus, programas e aplicativos. Microsoft Word (versão 2019): estrutura básica dos documentos, edição e formatação de textos, cabeçalhos, parágrafos, fontes, colunas, marcadores simbólicos e numéricos, tabelas, impressão, controle de quebras e numeração de páginas, legendas, índices, inserção de objetos, campos predefinidos, caixas de texto. Microsoft Excel (versão 2019): estrutura básica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas, funções e macros, impressão, inserção de objetos, campos predefinidos, controle de quebras e numeração de páginas, obtenção de dados externos, classificação de dados. Microsoft Power Point (versão 2019): estrutura básica das apresentações, conceitos de slides, anotações, régua, guias, cabeçalhos e rodapés, noções de edição e formatação de apresentações, inserção de objetos, numeração de páginas, botões de ação, animação e transição entre slides. Internet: Navegação na Internet, manutenção dos endereços favoritos, utilização do histórico, conceitos de URL, links, sites, busca e impressão de páginas.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

LEGISLAÇÃO INSTITUCIONAL: Lei nº 3.808, de 16/07/1981 (Estatuto dos Policiais Militares do Estado do Piauí). Lei nº 3.729, de 27/05/1980 (Lei do Conselho de Disciplina de Policiais Militares e Corpo de Bombeiros do Estado do Piauí). Lei nº 5.276, de 23/12/2002 (Lei de Desvinculação do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Piauí). Lei nº 5.459, de 30/06/2005 (Lei de Criação de Quadros de Oficiais e de Praças no Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí) (Alterada pela Lei nº 5.520, de 13/12/2005 e Alterada pela Lei nº 7.772, de 04/04/2022). Lei nº 5.460, de 30/06/2005 (Dispõe sobre a Transferência Definitiva de Policiais Militares para o Corpo de Bombeiros Militar e de Bombeiros Militares para a Polícia Militar). Lei nº 5.462, de 30/06/2005 (Lei de Promoção de Praças do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí) (Alterada pela Lei nº 5.640, de 26/03/2007 e Alterada pela Lei nº 7.772, de 04/04/2022). Lei nº 5.483, de 10/08/2005 (Dispõe sobre a Competência do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí e sobre o Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico do Estado) (Alterada pela Lei nº 5.801, de 26/09/2008 e Lei nº 6.950, de 20/01/2017). Lei nº 5.949 de 17/12/2009 (Lei de Organização Básica do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí) (Alterada pela Lei nº 7.772, de 04/04/2022). Lei nº 7.720, de 28/12/2021 (Altera a redação da Lei nº 3.808, de 16 de julho de 1981, para dispor sobre o ingresso na Polícia Militar do Estado do Piauí). Lei nº 7.725, de 17/01/2022 (Dispõe sobre o Código de Ética e Disciplina dos Militares do Estado do Piauí) e Lei nº 7.772, de 04/04/2022 (Lei de Organização Básica). NOÇÕES DE DIREITO: 1. Constituição Federal: Dos Princípios Fundamentais. Dos Direitos e Garantias Fundamentais – Dos direitos e deveres individuais e coletivos; Dos direitos sociais; Da nacionalidade. Da Organização do Estado – Da organização político-administrativa; Da administração pública; Defesa do Estado e das instituições democráticas: segurança pública, organização da Segurança Pública. 2. Constituição do Estado do Piauí: Da administração pública – Das Disposições Gerais; Dos Servidores Públicos Militares. Da Justiça Militar. Da Segurança Pública – Disposição Geral; Da Polícia Civil; Da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar. 3. Noções do Código Penal Brasileiro: Da aplicação da lei penal; Do crime; Da Imputabilidade Penal; Das penas; Dos crimes contra a pessoa; Dos crimes contra o patrimônio. 4. Noções de Direito Administrativo: Estado, governo e administração pública: conceitos; elementos; poderes e organização; natureza; fins e princípios. Organização administrativa do Estado: administração direta e indireta. Agentes públicos: sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de enriquecimento ilícito no exercício de mandato, cargo, emprego ou função na administração pública direta, indireta ou fundacional (Lei nº 8.429/1992). Poderes administrativos: poderes hierárquico, disciplinar e regulamentar; poder de polícia; usos e abuso do poder. Controle e responsabilização da administração: controles administrativos, judicial e legislativo; responsabilidade civil do Estado. 

PROVA ESCRITA DISSERTATIVA

Candidato no mesmo dia da prova objetiva fará prova escrita dissertativa que contenha no no mínimo, 30 (trinta) linhas e, no máximo, 40 (quarenta) linhas e redigida em letra legível, com caneta esferográfica de corpo transparente com tinta de
cor PRETA. 

E se desenvolverá a partir de políticas, sociais ou cultura, no texto da dissertação. A proposta submetida será baseada em textos ou seus fragmentos que servirão de subsídio para reflexão sobre o tema proposto.

ESCOLARIDADE ENSINO SUPERIOR EM QUALQUER ÁREA 

No momento da matrícula do  Curso de Formação conforme Lei 3808/1981  o candidato aprovado fará a comprovação do Diploma de conclusão de cursos registrado pelo Ministério da Educação – MEC. 

REQUISITOS PARA INGRESSAR COMO SOLDADO BOMBEIRO

Conforme dito por ele, nosso piauiense Daniel Lustosa 

Bombeiro é um cara que salva as pessoas, (…) quer ser bombeiro é  ser um Super Homem! Acima da média! Profissão mais gratificantes (…)”

 Veja aqui os requisitos que vai precisar para ingresso:

Requisitos para investidura:
a) ser brasileiro nato ou naturalizado;
b) ter altura mínima de 1,60m (um metro e sessenta centímetros), para homem, e 1,55m (um metro e cinquenta e
cinco centímetros), para mulher, nos termos do art. 11-A, II, da Lei nº 3.808, de 16/07/1981, aferida durante a 3ª
Etapa – Exame de Aptidão Física;
c) apresentar ilibada conduta pública e privada;
d) estar quite com as obrigações eleitorais;
e) estar em dia com o serviço militar, se do sexo masculino;
f) não ter sofrido condenação criminal com pena privativa de liberdade ou qualquer condenação incompatível
com a função bombeiro militar;
g) ter concluído o Ensino Superior em qualquer área, devendo o diploma (original e uma cópia reprográfica) ser
entregue durante a matrícula no Curso de Formação de Soldados (CFSd BM);
h) ter concluído com aproveitamento o Curso de Formação de Soldados (CFSd BM);
i) se Reservista das Forças Armadas, deverá o candidato ter sido licenciado, no mínimo, no comportamento
BOM; e
j) ser portador de Carteira Nacional de Habilitação ou Permissão para Dirigir, que lhe permita conduzir veículo
automotor, classificada, no mínimo, na Categoria “AB”.

SOLDADO BOMBEIRO MILITAR – SD BM EXERCE SUAS ATIVIDADES 

Exercer suas atividades em locais:

  • fechados, abertos ou em veículos,
  • em períodos diurnos, noturnos e em plantões.

O exercício do trabalho pode ser presencial ou a distância, sob supervisão constante de superiores imediatos, com organização em equipes de trabalho cooperativo.

O Soldado BM estará sujeito a permanecer em situações desconfortáveis por longos períodos, a trabalhar em locais subterrâneos, confinado ou em grandes alturas e exposto a materiais tóxicos, ruídos e altas temperaturas, dentre outras situações de risco pessoal relacionadas ao serviço de bombeiro militar.

QUEM PODE PEDIR ISENÇÃO OU DESCONTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO?

Neste certame o concurseiro tem escolha de requerer isenção (de graça, 0800, na faixa, inscrição gratuita) ou desconto  da taxa de inscrição aqueles que forem protegidos pelas Leis Estaduais nº 5.268, de 10/12/2002, nº 5.397, de 29/06/2004, nº 5.953, de 17/12/2009, e nº 6.882, de 26/08/2016. 

Data para solicitação a partir das 09 horas do dia 14 de abril de 2023 até 13h do dia 17 de abril de 2023, conforme horário do Piauí- PI no site da banca examinadora NUCEPE e preencher com os dados e enviar os documento comprovando em um único arquivo.  

Quais são as documentações que comprovam para solicitações:

  • Para candidato doador de sangue: isenção conforme a Lei Estadual nº 5.268:
    Declaração de efetivo doador expedida por órgão público competente, atestando no mínimo 03 (três)
    doações de sangue, nos 12 (doze) meses anteriores à data final das inscrições deste Concurso Público.
  • Para candidato doador de medula óssea: isenção conforme a Lei Estadual nº 5.397:
    Declaração de efetivo doador de medula óssea expedida do Registro Nacional de Doadores de Medula
    Óssea – REDOME e fornecida pelo Centro de Transplantes onde ocorreu a doação de medula óssea, bem
    como a data de doação. Não será aceita como documento comprobatório a declaração de cadastrado como doador voluntário de medula óssea e/ou carteira emitida do Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea – REDOME.
  • Para candidato que efetivamente tiver trabalhado como mesário e colaborador nas eleições político partidárias, plebiscitos e referendos realizados pela Justiça Eleitoral do Estado do Piauí – isenção conforme a Lei Estadual nº 6.882:
  • Declaração ou diploma de serviços prestados à Justiça Eleitoral do Estado do Piauí por no mínimo 02 (duas) eleições, contendo o nome completo do eleitor, a função desempenhada, o turno e a data da eleição, com validade de até 04 (quatro) anos a contar da data dos serviços prestados à data limite de inscrição prevista no Cronograma de Execução – Anexo I deste Edital.
  • Para candidato desempregado – isenção conforme a Lei Estadual nº 5.953:
    a) Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) devidamente legalizada (páginas referentes à identificação, qualificação civil e de contratos), ou documento comprobatório que possua fé pública caso o candidato não possua a CTPS;  b) Declaração de Hipossuficiência Econômica, cópia de Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física ou recibo de entrega da Declaração Anual de Isento, e c) Documento comprobatório atualizado que ateste o atendimento a algum dos seguintes requisitos: integrar um dos programas sociais do Governo (Federal, Estadual ou Municipal), consumir a taxa mínima residencial mensal de água em até 10m³ (dez metros cúbicos) por mês, comprovar a tarifa mínima residencial de energia elétrica em até 30Kw/h e comprovar possuir renda familiar per capita não superior a R$ 80,00 (oitenta reais) ao mês.
  • Para candidato cuja renda familiar for igual ou inferior ao salário mínimo – desconto conforme a Lei Estadual nº 5953: a) Declaração de Hipossuficiência Econômica, cópia de Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física ou recibo de entrega da Declaração Anual de Isento, e b) Documentação comprobatória atualizada de renda familiar igual ou inferior ao salário mínimo. 

Para os efeitos de Isenção do Pagamento da Taxa de Inscrição, neste Concurso Público, nos casos de Candidato Desempregado, deve ser enviada, OBRIGATORIAMENTE, toda a documentação constante nas alíneas “a”, “b” e
“c”.

Para os efeitos de Desconto do Pagamento da Taxa de Inscrição, neste Concurso Público, nos casos de Candidato cuja renda familiar for igual ou inferior ao salário mínimo deve ser enviada, OBRIGATORIAMENTE, toda a documentação constante nas alíneas “a” e “b”

 

FASES DESTAQUES DO CONCURSO
  • DATA DA INSCRIÇÃO: 14/04/2023 – 04/05/2023
  • DATA PARA SOLICITAR ISENÇAO OU DESCONTO TAXA INSCRIÇÃO: 14/04/2023 – 17/04/2023
  • PAGAMENTO DA TAXA DA INSCRIÇÃO: 05/05/2023
  • LOCAIS DE PROVA 17/05/2023
  • 1º ETAPA – PROVA OBJETIVA E DISSERTATIVA 21/05/2023
  • GABARITO PRELIMINAR 21/05/2023
  • DATA DE RECURSOS GABARITO 22/05/2023 – 23/05/2023
  • CLASSIFICAÇÃO CANDIDATOS PARA CORREÇÃO DE PROVA DISSERTATIVA 07/06/2023
  • 2ª ETAPA – EXMAE DE SAÚDE (Médico e Odontológico) 06/07/2023 – 14/07/2023
  • 3ª ETAPA – EXAME DE APTIDÃO FÍSICA 07/18/2023 – 14/08/2023
  • 4ª ETAPA – AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA 10/09/2023
  • 5ª ETAPA INVESTIGAÇÃO SOCIAL (documentação enviada no período de inscrição,
    conforme subitem 16.2 do Edital) 14/04/2023 – 04/05/2023
  • RESULTADOS CANDIDATOS APROVADOS PARA MATRÍCULA DO CURSO DE FORMAÇÃO: 18/10/2023

 

RESUMO EDITAL: 

ÓRGÃO: CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO PIAUÍ – CBM PI
ESTADO: Piauí – PI
TOTAL DE VAGAS: 400 (200 imediatas + 200 CR – Cadastro Reserva)
CARGO: Soldado Bombeiro 
º Ter idade mínima 18 anos e máxima 35 anos no período de inscrição deste concurso

º Ter 1,60m masculino e 1,55 feminino

REMUNERAÇÃO: R$ 3.817,73
BANCA: NUCEPE – nucepe.uespi.br/bmpi2023.php
DATA DA INSCRIÇÃO: 09h 14/04/2023 até 13h 04/05/2023
VALOR DA INSCRIÇÃO: R$ 120,00
DATA DA PROVA: 21/05/2023
horário de 8h30 (oito horas e trinta minutos) às 13h30 (treze horas e trinta minutos) (horário do Piauí), na cidade de Teresina – PI
NÚMERO DE QUESTÕES: 60 (Duração de Prova: 5h)
FORMATO: Múltipla Escolha (05 alternativas “A”, “B”, “C”, “D” e “E”)
REDAÇÃO: Sim, Dissertativa deverá ser desenvolvida em, no mínimo, 30 linhas e máximo, 40 linhas

LINK EDITAL DE ABERTURA

De acordo com informações recentes, Concurso Bombeiros PI está previsto para ocorrer em 2023!

Cresce a cada dia a expectativa da publicação do edital do Concurso Bombeiros PI (Corpo de Bombeiros Militares do Estado do Piauí), que tem previsão para a publicação ainda no primeiro semestre de 2023.

Chico Lucas, secretário de Segurança do Piauí, havia informado que o edital do Concurso Bombeiros PI seria publicado em breve. O anúncio já havia sido realizado durante o evento de lançamento do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (Draco).

Recentemente, durante entrevista, o governador do Piauí, Rafael Fonteles, confirmou que haverá concurso para o Corpo de Bombeiros do Estado do Piauí em 2023. Segundo Fonteles, serão 200 oportunidades imediatas para 2023, além de 200 em cadastro de reserva, com nomeações em 2024.

O aumento da oferta de vagas, levou a corporação a atualizar a minuta de contrato com a banca organizadora, a Fundação Universidade Estadual (Fuespi), responsável pelo Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (Nucepe).


Quais são os cargos que a instituição CBM PI possui?

  • Praças: Soldado, Cabo, 1º Sargento, 2º Sargento, 3º Sargento e Subtenente.
  • Oficiais: 2º Tenente, 1º Tenente, Capitão, Major, Tenente-Coronel e Coronel.

 

Conforme as informações prestadas pelo Chefe da Diretoria de Gestão de Pessoas – DGP, Coronel QOBM/COMB CLEMILTON Aquino Almeida, no dia 27 de fevereiro de 2023, restam claras as seguintes vagas:

Quanto aos Oficiais Bombeiros Militares

  • Tenente-Coronel, Quadro de Engenheiros: 02;
  • Tenente-Coronel, Quadro de Saúde: 01;
  • Major, Quadro de Combatentes: 35 vagas;
  • Major, Quadro de Saúde: 01;
  • Major, Quadro de Engenheiros: 02;
  • Major, Quadro Complementar: 04;
  • Capitão, Quadro de Combatentes: 38;
  • Capitão, Quadro de Saúde: 02;
  • 1º Tenente, Quadro de Combatentes: 32;
  • 1º Tenente, Quadro de Saúde: 02;
  • 1º Tenente, Quadro de Engenheiros: 02;
  • 1º Tenente, Quadro Complementar: 03;
  • 2º Tenente, Quadro de Combatentes: 49;
  • 2º Tenente, Quadro de Saúde: 06;
  • 2º Tenente, Quadro de Engenheiros: 02;
  • 2º Tenente, Quadro Complementar: 12.

 

Quanto às Praças Bombeiros Militares

  • Subtenente: 05;
  • 1º Sargento: 77;
  • 2º Sargento: 121;
  • 3º Sargento: 134;
  • Cabo: 228;
  • Soldado: 371.

Informações importantes sobre o Concurso Bombeiros PI:

Para concorrer ao certame, é necessário possuir:

  • nível médio completo;
    •  
  • idade mínima de 18 e máxima de 30 anos, no período de inscrição;
  • carteira de habilitação a partir da categoria “B”;
  • altura mínima de 1,60m (homens) e 1,55m (mulheres).

A remuneração inicial prevista é de R$ 3.294.

Já está certo que a seleção será feita por meio de cinco fases, sendo elas:

  • provas escritas;
  • avaliação psicológica;
  • exames de saúde;
  • testes de aptidão física;
  • investigação social.

Concurso Bombeiros PI: saiba como foi a última seleção

Como já foi anunciado, o último Concurso Bombeiros PI para soldados ocorreu em 2017, quando foram oferecidas 110 vagas, sendo 100 para homens e 10 para mulheres. A banca organizadora, na ocasião, foi o Nucepe.

Na época, seleção também contou com cinco etapas, como confirmado para o novo edital:

  • 1ª Etapa – de caráter classificatório e habilitatório, consistirá de Exame de Conhecimento – Prova Escrita Objetiva e Prova Escrita Dissertativa, que será aplicado de forma coletiva, conforme critérios estabelecidos neste Edital;
  • 2ª Etapa, de caráter habilitatório, constará de Exame de Saúde (médico e odontológico), conforme critérios estabelecidos no edital;
  • 3ª Etapa, de caráter habilitatório, compreenderá o Teste de Aptidão Física e constará de exames atléticos inerentes ao cargo, conforme previsto no edital
  • 4ª Etapa, de caráter habilitatório, consistirá na aplicação de Exame Psicológico, para o qual serão adotados critérios científicos e objetivos, sendo vedada a realização de entrevistas, conforme critérios estabelecidos no edital;
  • 5ª Etapa, de caráter habilitatório, consistirá na Investigação Social com a finalidade de averiguar atos da vida pregressa, bem como da vida atual do candidato, conforme critérios estabelecidos neste Edital.

A prova objetiva contou com 60 questões, da seguinte forma:

  • língua portuguesa – 12
  • matemática – 10
  • química – 6
  • física – 6
  • noções de informática – 6
  • legislação institucional – 10
  • noções de direito – 10

Não espere o edital sair para começar a se preparar para o Concurso Bombeiros PI, cada segundo de estudo importa! Pensando na sua conquista, o AlfaCon está disponibilizando um de seus cursos GRATUITOS para você dar o primeiro passo rumo à sua aprovação!

ESTUDE COM QUEM JÁ APROVOU MAIS DE 250 MIL ALUNOS!

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes