Concurso Caixa Econômica: Último dia para inscrição!
O prazo para inscrição do Concurso da Caixa Econômica Federal termina HOJE! Saiba como começar a estudar!
As inscrições para o concurso da Caixa Econômica Federal terminam hoje!
O concurso da Caixa Econômica Federal está com edital aberto e as inscrições foram do dia 29/02 á 25/03/2024. É um dos mais concorridos do país e oferece oportunidade para nível médio, com salário atrativo e benefícios, mas você sabe o que é necessário para se preparar e conquistar a sua vaga? A gente te conta!
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Como será o Concurso Caixa Econômica Federal?
O certame ofertará 4.050 vagas de nível médio e superior! Nesta matéria falaremos das oportunidades de nível médio, para o cargo de Técnico Bancário. Os candidatos serão avaliados por meio das seguintes etapas:
- 1ª ETAPA – Avaliação de Conhecimentos (Prova Objetiva): de caráter eliminatório e classificatório;
 - 2ª ETAPA – Prova de Redação: de caráter eliminatório;
 - 3ª ETAPA – Procedimento de Verificação da Condição Declarada para concorrer às vagas reservadas a pessoas negras;
 - 4ª ETAPA – Procedimentos Admissionais: para comprovação do atendimento aos requisitos e condições necessárias para contratação e Exames Médicos Admissionais, de caráter eliminatório.
 
As provas Objetiva e de Redação serão aplicadas no dia 26 de maio de 2024. A Prova de Redação deverá ser estruturada na forma de texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativo.
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Confira, abaixo, as disciplinas cobradas, o número de questões e o peso de cada:
TÉCNICO BANCÁRIO NOVO
| DISCIPLINA | Nº DE QUESTÕES | 
|---|---|
| Língua Portuguesa | 05 | 
| Língua Inglesa | 05 | 
| Matemática Financeira | 05 | 
| Noções de Probabilidade e Estatística | 05 | 
| Comportamentos Éticos e Compliance | 05 | 
| Conhecimentos Bancários | 15 | 
| Conhecimentos de Tecnologia da Informação e Comunicação | 05 | 
| Conhecimentos e Comportamentos Digitais | 05 | 
| Atendimento Bancário | 10 | 
| TOTAL | 60 | 
TÉCNICO BANCÁRIO NOVO – TI
| DISCIPLINA | Nº DE QUESTÕES | 
|---|---|
| Língua Portuguesa | 05 | 
| Língua Inglesa | 05 | 
| Matemática Financeira | 05 | 
| Noções de Probabilidade e Estatística | 05 | 
| Comportamentos Éticos e Compliance | 05 | 
| Tecnologia da Informação | 30 | 
| Conhecimentos e Comportamentos Digitais | 05 | 
| TOTAL | 60 | 
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Confira o conteúdo programático do certame
Na tabela interativa abaixo, clique na aba desejada e confira o conteúdo programático para a prova objetiva de Conhecimentos Básicos:
- Compreensão e interpretação de textos.
 - Argumentação e persuasão.
 - Comunicação assertiva: Linguagem simples, concisa, objetiva.
 - Organização textual.
 - Coesão e Coerência.
 - Tipologia textual.
 - Ortografia oficial.
 - Acentuação gráfica.
 - Emprego do sinal indicativo de crase.
 - Sintaxe da oração e do período.
 - Pontuação.
 - Concordância nominal e verbal.
 - Regência nominal e verbal.
 - Significação das palavras.
 - Colocação do pronome átono.
 - Redação Oficial: escrita de textos formais e Manual de Redação da Presidência da República (disponível no sítio do Planalto na internet).
 - Novo Acordo ortográfico.
 
- Conhecimento de um vocabulário fundamental e dos aspectos gramaticais básicos para a compreensão de textos.
 
- Conceitos gerais – o conceito do valor do dinheiro no tempo; Fluxos de caixa e diagramas de fluxo de caixa; Equivalência financeira.
 - Sequências – lei de formação de sequências e determinação de seus elementos; progressões aritméticas e progressões geométricas.
 - Juros Simples – cálculo do montante, dos juros, da taxa de juros, do principal e do prazo da operação financeira.
 - Juros Compostos – cálculo do montante, dos juros, da taxa de juros, do principal e do prazo da operação financeira.
 - Descontos – cálculo do valor atual, do valor nominal e da taxa de desconto.
 - Sistemas de Amortização – sistema PRICE (método das prestações constantes); sistema SAC (método das amortizações constantes).
 - Uso da HP12C.
 
- Representação tabular e gráfica.
 - Medidas de tendência central (média, mediana, moda, medidas de posição, mínimo e máximo) e de dispersão (amplitude, amplitude interquartil, variância, desvio padrão e coeficiente de variação).
 - Cálculo de probabilidade.
 - Teorema de Bayes e Probabilidade condicional.
 - População e amostra.
 - Correlação linear simples.
 - Ciência de dados, People analytics.
 - Modelos preditivos. (Inferência na regressão, análise de variância e covariância, critérios de significância).
 
- Prevenção à lavagem de dinheiro: Lei nº 9.613/98 e suas alterações; Circular nº 3.978, de 23 de janeiro de 2020 e Carta Circular nº 4.001, de 29 de janeiro de 2020 e suas alterações, Resolução CVM 50/2021.
 - Conceitos e medidas de enfrentamento ao assédio moral e sexual.
 - Atitudes éticas, respeito, valores e virtudes; noções de ética empresarial e profissional. A gestão da ética nas empresas públicas e privadas. Código de Ética, Conduta e integridade (disponível no sítio da CAIXA na internet).
 - Segurança da informação: fundamentos, conceitos e mecanismos de segurança; Segurança cibernética: Resolução CMN nº 4893, de 26 de fevereiro de 2021.
 - Artigo 37 da Constituição Federal (Princípios constitucionais da Administração Pública: Princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência).
 - Sigilo Bancário: Lei Complementar nº 105/2001 e suas alterações.
 - Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD): Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018 e suas alterações.
 - Legislação anticorrupção: Lei nº 12.846/2013 e Decreto nº 8.420/2015 e suas alterações.
 - Política de Responsabilidade Socioambiental da Caixa Econômica Federal (disponível no sítio da CAIXA na internet).
 - Boas práticas de governança corporativa.
 
Na tabela interativa abaixo, clique na aba desejada e confira o conteúdo programático para a prova objetiva de Conhecimentos Específicos (PARA TÉCNICO BANCÁRIO – NOVO):
- Estatuto Social da CAIXA (Disponível no sítio da Caixa Econômica Federal).
 - Sistema Financeiro Nacional: Estrutura do Sistema Financeiro Nacional; Órgãos normativos e instituições supervisoras, executoras e operadoras.
 - Mercado financeiro e seus desdobramentos (mercado monetário, de crédito, de capitais e cambial).
 - Os bancos na Era Digital: Atualidade, tendências e desafios.
 - Internet banking.
 - Mobile banking.
 - Novos modelos de negócios.
 - Fintechs, startups e big techs.
 - Sistema de bancos-sombra (Shadow banking).
 - Moedas e ativos digitais: blockchain, bitcoin e demais criptomoedas.
 - Correspondentes bancários.
 - Sistema de pagamentos instantâneos (PIX, DREX).
 - Open finance: Real digital.
 - Transformação digital no Sistema Financeiro.
 - Moeda e política monetária: Políticas monetárias convencionais e não-convencionais (Quantitative Easing);
 - Taxa SELIC e operações compromissadas; O debate sobre os depósitos remunerados dos bancos comerciais no Banco Central do Brasil.
 - Orçamento público, títulos do Tesouro Nacional e dívida pública.
 - Produtos Bancários: Programas sociais e Benefícios do trabalhador; Noções de cartões de crédito e débito, crédito direto ao consumidor, crédito rural, poupança, capitalização, previdência, consórcio, investimentos e seguros.
 - Noções de Mercado de capitais.
 - Noções de Mercado de Câmbio: Instituições autorizadas a operar e operações básicas.
 - Regimes de taxas de câmbio fixas, flutuantes e regimes intermediários.
 - Taxas de câmbio nominais e reais;
 - Impactos das taxas de câmbio sobre as exportações e importações.
 - Diferencial de juros interno e externo, prêmios de risco, fluxo de capitais e seus impactos sobre as taxas de câmbio.
 - Dinâmica do Mercado: Operações no mercado interbancário.
 - Mercado bancário: Operações de tesouraria, varejo bancário e recuperação de crédito.
 - Taxas de juros de curto prazo e a curva de juros; taxas de juros nominais e reais.
 - Garantias do Sistema Financeiro Nacional: aval; fiança; penhor mercantil; alienação fiduciária; hipoteca; fianças bancárias.
 - Autorregulação bancária.
 - Lei Complementar nº 7/1970 (PIS).
 - Lei nº 8.036/1990 (FGTS): possibilidades e condições de utilização/saque.
 - Certificado de Regularidade do FGTS.
 - Guia de Recolhimento (GRF).
 - Lei nº 10.836/2004 (Bolsa Família).
 - Produtos: Abertura e movimentação de contas: documentos básicos.
 - Pessoa física e pessoa jurídica: capacidade e incapacidade civil, representação e domicílio.
 - Sistema de pagamentos brasileiro.
 - Lei nº 7.998/1990 (Programa Desemprego e Abono Salarial – beneficiários e critérios para saque).
 - Saúde e bem-estar, ergonomia.
 - Negociação, escuta empática.
 - Noções de estratégia empresarial: análise de mercado, forças competitivas, imagem institucional, identidade e posicionamento.
 - Segmentação de mercado. CRM.
 - Características dos serviços: intangibilidade, inseparabilidade, variabilidade e perecibilidade.
 - Gestão da qualidade em serviços.
 - Lei nº 7.998/1990 (Programa Desemprego e Abono Salarial – beneficiários e critérios para saque).
 
- Conhecimento Edição de textos, planilhas e apresentações (ambientes Microsoft Office – Word, Excel e PowerPoint – versão O365, Outlook).
 - Segurança da informação: Fundamentos, conceitos e mecanismos de segurança; Noções sobre gestão de segurança da informação: normas NBR ISO/IEC 27001 e 27002; Segurança cibernética: Resolução CMN nº 4893, de 26 de fevereiro de 2021, Prevenção e reação a riscos cibernéticos nos negócios.
 - Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas.
 - Redes de computadores: Conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e conceitos/procedimentos de Internet e Intranet. Fundamentos de comunicação de dados; meios físicos de transmissão.
 - Navegador Web (Microsoft Edge versão 91 e Mozilla Firefox versão 78 ESR), busca e pesquisa na Web.
 - Correio eletrônico, grupos de discussão, fóruns e wikis.
 - Redes Sociais (Twitter, Facebook, Linkedin, WhatsApp, YouTube, Instagram e Telegram).
 - Visão geral sobre sistemas de suporte à decisão e inteligência de negócio.
 - Conceitos de tecnologias e ferramentas multimídia, de reprodução de áudio e vídeo.
 - Ferramentas de produtividade e trabalho a distância (Microsoft Teams, Cisco Webex, Google Hangout, Zoom, Google Drive e Skype).
 - Noções/Fundamentos de Inteligência Artificial, Analytics, Blochchain, Openbanking, Machine Learning, Data Science. (Temáticas também trabalhadas na Trilha UC_PLAY Cultura Digital).
- Noções/Fundamentos de Inteligência artificial generativa, algorítimos, ChatGPT (Transações via CHATBOT), edição de prompt, 3D, metaverso, robótica, Cloud Computing.
 
 - Noções de Transformação Digital;
 - Noções sobre Inovação;
 - Noções sobre Líderes Digitais;
 - Noções sobre Agilidade: O “ser digital” e a transformação das empresas; Startups e Fintechs; Paradigma Ágil; O Manifesto Ágil, os conceitos e os valores da agilidade; O perfil de um profissional ágil; Como identificar e entregar “valor” para o cliente digital.
 - Noções sobre Open Finance;
 - Noções de Compliance; Noções de LGPD.
 
- Mindset de crescimento, Paradigma da abundância.
 - Intraempreendedorismo.
 - Design Thinking, Design de Serviço.
 - Metodologias ágeis, Lean Manufacturing, SCRUM.
 - Resolução de problemas complexos, visão sistêmica e estratégica.
 - Ciência de dados.
 - Senso colaborativo e disposição para somar pontos de dista divergentes.
 - Pensamento computacional.
 - Análise de Negócios.
 - Liderança, autoliderança e liderança de equipes.
 - Autodesenvolvimento.
 - Experiência do consumidor (Customer experience).
 - Inteligência emocional.
 - Desenvolvimento sustentável (Pacto global e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS).
 - Objetivos-chaves para resultados (OKR).
 - Gestão do tempo e produtividade.
 - Técnicas e boas práticas para o trabalho à distância.
 - Aprender a aprender e Aprendizagem contínua (Life long learning).
 
- Ações para aumentar o valor percebido pelo cliente.
 - Gestão da experiência do cliente.
 - Técnicas de vendas: da pré-abordagem ao pós-vendas.
 - Noções de marketing digital: geração de leads; técnica de copywriting; gatilhos mentais; Inbound marketing.
 - Ética e conduta profissional em vendas.
 - Clientecentrismo.
 - Padrões de qualidade no atendimento aos clientes, escuta ativa e empática, clareza, objetividade e cortesia na comunicação.
 - Atendimento qualificado por canais remotos.
 - Comportamento do consumidor e sua relação com vendas e negociação.
 - Política de Relacionamento com o Cliente: Resolução n°. 4.539 de 24 de novembro de 2016 e Resolução CMN 4.949/21.
 - Resolução CMN nº 4.860, de 23 de outubro de 2020 que dispõe sobre a constituição e o funcionamento de componente organizacional de ouvidoria pelas instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil.
 - Resolução CMN nº 3.694/2009 e alterações.
 - Diversidade e Inclusão: Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência): Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015.
 - Código de Proteção e Defesa do Consumidor: Lei nº 8.078/1990 (versão atualizada).
 - Autorregulação bancária: SARB nº 004/2009 – Normativo de atendimento ao consumidor na rede de agências bancárias. SARB 023/2020 – normativo de relacionamento com o consumidor idoso, Lei n° 10.741 de 2003 – Estatuto do Idoso, assim como as 13.466/2017 (acima de 80 anos) e 14.364/2022 (acompanhantes de idosos), SARB 024/2021 – normativo de relacionamento com consumidores potencialmente vulneráveis.
 - Lei n° 12.764 de 2012 sobre atendimento prioritário a pessoas com transtorno do espectro autista.
 - Decreto nº 8.727 de 2016 dispõe sobre o uso do nome social e o reconhecimento da identidade de gênero de pessoas travestis e transexuais.
 - Decreto nº 5.296 de 2004 relacionado à prioridade de atendimento às pessoas que especifica e promove a acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, Decreto nº 5.904 de 2006 sobre o direito da pessoa com deficiência visual de ingressar e permanecer em ambientes de uso coletivo acompanhada de cão-guia.
 
Na tabela interativa abaixo, clique na aba desejada e confira o conteúdo programático para a prova objetiva de Conhecimentos Específicos (EXCLUSIVAMENTE PARA TÉCNICO BANCÁRIO – TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (TI ):
- Engenharia de software: Processos de software: Processo Unificado (UP): conceitos gerais, disciplinas, fases, papéis, atividades e artefatos; UX; Análise e projeto orientados a objetos; A Linguagem UML: modelos e diagramas; Padrões de projeto; Engenharia de requisitos.
 - Estrutura de dados e algoritmos: Busca sequencial e busca binária sobre arrays; Ordenação (métodos da bolha, ordenação por seleção, ordenação por inserção); Lista encadeada; Pilha; Fila; Noções de árvore binária.
 - Linguagens de programação: linguagens de programação, linguagens orientadas a objeto e procedurais; Padrões de Projeto; Linguagens Java SE; JEE, Microprofile, C#, .NET, AngularJS; Angular; TypeScript 4.X; Javascript; Python 3.9.X (bibliotecas Pandas, NumPy, SciPy, Matplotlib, Tensorflow, PyTorch e Scikit learn); Scala; R; Kotlin; Objective-C; .Net; Flutter; Swift, Cobol.
 - Desenvolvimento de software para a Web: sistemas distribuídos e microsserviços; Arquitetura e padrões de projeto Java EE8; Servlets; JSF; JSP; Ajax; Interoperabilidade de sistemas; SOA e Web Services (Quarkus); Padrões REST, Padrões HTML 4.01, HTTP response Status code, XHTML 1.0, XML, XSLT, UDDI, WSDL e SOAP.
 - Teste de software (Qualidade): Controle da qualidade estático: revisão, inspeção, medição estática, análise estática; Princípios e técnicas de teste de software: teste de unidade, teste de integração, teste de regressão, teste alfa, teste beta, teste de segurança, teste de aceitação e de aprovação; Desenvolvimento dirigido por testes.
 - Bancos de dados: Modelagem conceitual de dados: a abordagem entidade-relacionamento; Modelo relacional de dados (conceitos básicos e normalização); Conceitos de banco de dados e sistemas gerenciadores de bancos de dados (SGBD); Linguagem SQL; Data Warehouse – modelagem física de dados: tabelas, índices, particionamento, desempenho; modelagem conceitual para data warehouses, dados multidimensionais; Big data: Fundamentos, técnicas de preparação e apresentação de dados; soluções de big data.
 - Agilidade: Lean; Lean IT; frameworks (XP; SCRUM; Kanban; SAFe SA; Nexus); ágil em escala e ágil escalado; ferramentas; artefatos, métricas e indicadores ágeis; management 3.0; Lean UX; Design Thinking; História de Usuário; O backlog do produto e as técnicas para priorização (Moscow, Scorecard, BUC, Testes de Suposição e Valor de negócio x risco); técnica para estimativa de escopo (planning poker, Story points, enquete, T-shirt sizing); kanban e o fluxo de valor; técnicas/cerimônias para colaboração e integração do time ágil (SoS, PoSinc, planning, review, retrospectiva, daily, PI Plannig); Integração contínua; Deploy contínuo; Entrega contínua; tratamento de débito técnicos e incidentes; Arquitetura e Qualidade ágeis; DevSecOps.
 - Organização e arquitetura de computadores: Arquitetura básica de um computador: CPU e hierarquia de memória; Armazenamento e representação de dados: base binária e complemento a dois, ponto flutuante e caracteres; Armazenamento e representação de instruções; Modos de endereçamento; Conjunto típico de instruções de uma CPU; Subsistema de entrada/saída e dispositivos de armazenamento secundário.
 - Sistemas Operacionais: Funções e estrutura de um sistema operacional; Processos: conceitos básicos, comunicação, sincronização e escalonamento; Gerência de memória: partições fixas e variáveis, realocação, memória virtual, swapping, sistemas de arquivos; Windows 10 (32-64 bits) e ambiente Linux (SUSE SLES 15 SP2) e IBM z/OS.
 - Arquiteturas de software: arquitetura em camadas, arquitetura MVC, arquitetura orientada a serviços; arquitetura monolítica, arquitetura microsserviço, micro front end, Nuvem pública e privada, métricas e estimativas de software, Análise por pontos de função: conceitos básicos e aplicações; Estratégias de Migração de Aplicações para o ambiente de nuvem, Governança, Computação Serverless, Segurança Compartilhada.
 - Gerência de configuração: Conceitos e práticas; Uso de ferramentas de gerência de configuração; Controle de defeitos: conceitos e práticas.
 - Portais corporativos: Arquitetura da informação, portlets e RSS; Ferramentas de Gestão de Conteúdos; Modelo de Acessibilidade do Governo Eletrônico.
 - Qualidade de software: CMMI/MPS-BR: Conceitos básicos e objetivos; Disciplinas e formas de representação; Níveis de capacidade e maturidade.
 - Conceitos de Arquitetura de Referência: arquitetura de solução para o desenvolvedor básico.
 - Gestão e governança de TI: ITIL v.4; COBIT.
 
- Mindset de crescimento, Paradigma da abundância.
 - Intraempreendedorismo.
 - Design Thinking, Design de Serviço.
 - Metodologias ágeis, Lean Manufacturing, SCRUM.
 - Resolução de problemas complexos, visão sistêmica e estratégica.
 - Ciência de dados.
 - Senso colaborativo e disposição para somar pontos de dista divergentes.
 - Pensamento computacional.
 - Análise de Negócios.
 - Liderança, autoliderança e liderança de equipes.
 - Autodesenvolvimento.
 - Experiência do consumidor (Customer experience).
 - Inteligência emocional.
 - Desenvolvimento sustentável (Pacto global e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS).
 - Objetivos-chaves para resultados (OKR).
 - Gestão do tempo e produtividade.
 - Técnicas e boas práticas para o trabalho à distância.
 - Aprender a aprender e Aprendizagem contínua (Life long learning).
 
DICA: Lembre-se, sempre, de ler atentamente, e na íntegra, o edital!
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Por que estudar para as carreiras administrativas?
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Infográfico – 5 dicas de estudos para o concurso da caixa econômica!

Agora, que você já sabe o conteúdo que deve estudar para se preparar, é fundamental manter a motivação e o foco nos objetivos. O caminho até a aprovação pode ser longo e desafiador, mas com dedicação e persistência é possível alcançar a sua mudança de vida!
E, para isso, nada melhor do que ter um material de estudo de qualidade. Pensando nisso, o AlfaCon separou um curso GRATUITO para o concurso da Caixa Econômica!









