Concursos nível Ensino Médio: o que você precisa saber na hora da preparação?

504

O Blog do AlfaCon ouviu o professor Elton Chaves para te ajudar a se preparar melhor para os concursos públicos que exigem ensino médio

Os concursos públicos de nível médio costumam oferecer vagas nos cargos de Auxiliar de Serviços Gerais, Técnico Judiciário, Técnico de informática, Motorista, Auxiliar de Farmácias, entre outros. São ideais para os concurseiros que ainda não ingressaram na universidade, mas já desejam dar o pontapé inicial na vida profissional direto na Administração Pública.

As oportunidades são frequentes. Mas, mesmo assim, é preciso investir em uma boa preparação para conquistar a sonhada vaga. “Isso porque os concursos são extremamente concorridos, pois na maioria das vezes oferecem uma boa remuneração e uma ótima condição de trabalho. Então, saiba o que e como estudar para esse tipo de prova”, explica o professor do AlfaCon, Elton Chaves, que traz algumas informações importantes para quem pretende disputar vaga nesse segmento.

👉 Leia mais: Como estudar Português para concursos sem uma base de ensino fundamental e médio?

E além de esses concursos costumarem ser mais disputados, as provas, em geral, são mais difíceis. E, de acordo com o professor Elton Chaves, quem tem nível superior tem, sim, uma vantagem sobre quem tem só ensino médio.

Mas tem um detalhe interessante: ter nível superior não necessariamente significa que se tenha o estudo objetivo para o concurso. Pode ter conhecimento mais amplo, mas se não tiver a objetividade que o concurseiro tem que ter, não conhecer a banca, seus objetivos e sua dinâmica, essa vantagem diminui consideravelmente”, opina o professor Elton, que traz algumas dicas importantes para quem está se preparando para os concursos de ensino médio em 2022.

👉 Leia mais: Como começar a estudar para concurso público?

Como estudar para concurso público nível médio?

Segundo as orientações do professor Elton Chaves, como em qualquer concurso público, o edital é um documento importantíssimo para o candidato. Mas não é necessário esperar sua publicação para iniciar a preparação.

“Tenha em mente quais são as matérias mais exigidas e inicie os estudos o quanto antes. Ter determinação, disciplina e foco são fundamentais para o sucesso nessa trajetória“, disse Chaves, ao apontar as matérias básicas para os certames deste segmento.

  • Língua Portuguesa
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Constitucional
  • Direito Administrativo
  • Informática

👉 Leia mais: Raciocínio Lógico para Concursos: 6 exercícios resolvidos e comentados

💡📚 Conheça nosso curso online e GRATUITO e inicie sua preparação: RLM para concursos

Outras cinco dicas importantes do professor Elton são:

  1. Elabore um bom e sólido plano de estudos.
  2. Não se assuste com números de disputa.
  3. Fique atento aos limites de idade para os concursos da área militar.
  4. Tenha bons materiais para conduzir seus estudos.
  5. Procure fazer o máximo de questões, em exercícios e simulados, que puder.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here