Concurso MEC
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Concurso MEC: SAIU EDITAL! São 220 vagas!

O edital do Concurso MEC foi publicado! São 220 vagas para o cargo de Técnico em Assuntos Educacionais!

O edital do Concurso MEC (Ministério da Educação) foi publicado! São 220 vagas para o cargo de Técnico Administrativo de Educação, com exigência de nível superior e remuneração inicial ofertada no valor de R$ 6.255,90.

As inscrições podem ser realizadas, no site da banca organizadora (Cebraspe), a partir do dia 09 de agosto até o dia 28 de agosto. A taxa de inscrição é no valor de R$ 80,00. A prova está prevista para acontecer no dia 08 de outubro.

Leia também: Como saber qual matéria priorizar para estudar?


Como será o Concurso MEC?

Os candidatos serão avaliados por meio de provas objetivas e uma prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório.

PROVA OBJETIVA

A prova objetiva será constituída de 120 questões, sendo 50 questões de Conhecimentos Básicos e 70 de Conhecimentos Específicos, no formato CERTO ou ERRADO. Confira as disciplinas cobradas nas provas:

CONHECIMENTOS BÁSICOSCONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
Língua PortuguesaPolíticas Públicas
Legislação e Ética na Administração PúblicaLegislação Educacional
Noções de Direito ConstitucionalFundamentos da Educação
Noções de Administração Pública
Atualidades

Confira o conteúdo programático:

  1. Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados.
  2. Reconhecimento de tipos e gêneros textuais.
  3. Domínio da ortografia oficial.
  4. Domínio dos mecanismos de coesão textual:
    • Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual;
    • Emprego de tempos e modos verbais.
  5. Domínio da estrutura morfossintática do período:
    • Emprego das classes de palavras;
    • Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração;
    • Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração;
    • Emprego dos sinais de pontuação;
    • Concordância verbal e nominal;
    • Regência verbal e nominal;
    • Emprego do sinal indicativo de crase;
    • Colocação dos pronomes átonos.
  6. Reescrita de frases e parágrafos do texto:
    • Significação das palavras;
    • Substituição de palavras ou de trechos de texto;
    • Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto;
    • Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade.
  1. Ética e função pública.
  2. Ética no setor público:
    • Decreto nº 1.171/1994 e suas alterações (Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal).
  3. Lei nº 8.112/1990 e suas alterações (Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União).
  4. Lei nº 8.429/1992 e suas alterações:
    • Disposições gerais;
    • Atos de improbidade administrativa.
  5. Lei nº 9.784/1999 e suas alterações (processo administrativo).
  1. Constituição:
    • Conceito, classificações, princípios fundamentais.
  2. Direitos e garantias fundamentais.
  3. Administração Pública:
    • Disposições gerais, servidores públicos.
  1. Características básicas das organizações formais modernas: tipos de estrutura organizacional, natureza, finalidades e critérios de departamentalização.
  2. Organização administrativa: centralização, descentralização, concentração e desconcentração; organização administrativa da União; administração direta e indireta.
  3. Gestão de processos.
  4. Governo Digital:
    • Decreto nº 8.539/2015 e Portaria MEC nº 1.042/2015 (Sistema Eletrônico de Informações – SEI).
  1. Tópicos relevantes e atuais de diversas áreas, tais como segurança, transportes, política, economia, sociedade, educação, saúde, cultura, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável e ecologia.
  1. Análise de políticas públicas:
    • Modelos de tomada de decisão em política pública: incremental, racional e suas variantes.
  2. Análise das estratégias e dos resultados das políticas públicas.
  3. Formulação e implementação de políticas públicas.
  4. Políticas públicas distributivas, regulatórias e redistributivas.
  5. Políticas públicas e suas fases: formação da agenda, formulação, implementação, monitoramento e avaliação.
  6. Controle social.
  1. Lei nº 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB):
    • Organização da educação nacional;
    • Níveis, etapas e modalidades de ensino;
    • Educação básica: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio;
    • Ensino Superior;
    • Educação profissional técnica de nível médio;
    • Educação de jovens e adultos;
    • Educação profissional e tecnológica;
    • Educação especial;
    • Educação a distância;
    • Recursos financeiros e aplicação.
  2. Lei nº 11.494/2007 (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB – Art. 60 do ADCT).
  1. Relação educação e sociedade: dimensões filosófica, sociocultural, política e pedagógica.
  2. Gestão educacional: concepção e prática:
    • A gestão educacional decorrente da concepção do projeto político pedagógico;
    • Liderança e relações humanas no trabalho: tipos de liderança, mecanismos de participação; normas e formas organizativas facilitadoras da integração grupal;
    • Pesquisa participante como instrumento de inovação e de avaliação do ensinar e aprender;
    • Planejamento de ensino em seus elementos constitutivos: objetivos e conteúdos de ensino; métodos e técnicas; multimídia educativa e avaliação educacional;
    • Metodologia de projetos: um caminho entre a teoria e a prática;
    • Interdisciplinaridade e globalização do conhecimento;
    • Análise de dificuldades, problemas e potencialidades da educação em sua relação com a sociedade.
  3. Aprendizagem organizacional.
  4. Políticas públicas inclusivas de educação: relação de gênero e educação, pessoa com necessidades especiais, etnias.
  5. Leitura e interpretação de indicadores socioeducacionais e econômicos.
  6. Papel político pedagógico e organicidade do ensinar, aprender e pesquisar:
    • Função sociocultural da escola;
    • Escola: comunidade escolar e contextos institucional e sociocultural;
    • Processo de planejamento: concepção, importância, dimensões e níveis;
    • Planejamento participativo: concepção, construção, acompanhamento e avaliação;
    • Comunicação e interação grupal no processo de planejamento: constituição de equipes, encontros e avaliações sistemáticas, capacitação de pessoal para o planejamento, constituição de grupos de estudo, aplicação de critérios na distribuição de tarefas, articulação com outros grupos sociais.
  7. Tendências pedagógicas e educação; abordagens do processo de ensino e aprendizagem.
  8. Inteligência emocional.

Leia também: Como saber se estou melhorando nos estudos?


PROVA DISCURSIVA

A prova discursiva valerá 30,00 pontos e consistirá na redação de texto dissertativo, de até 30 linhas, a respeito de tema da atualidade, de administração pública e(ou) de educação pública.

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