Concurso para Polícia Militar na Bahia: saiba como se preparar

212

Você está pensando em fazer as provas do concurso para Polícia Militar da Bahia? Quem pensa em ingressar na carreira militar pode encontrar grandes oportunidades nessa instituição. Afinal, ela costuma abrir um grande número de vagas no certame, e os concursos ocorrem com certa frequência.

Assim, além de ter várias chances de ingressar na polícia, você também tem muito material de concursos anteriores para estudar e se preparar para os próximos. Pensando nisso, preparei um conteúdo completo sobre o assunto.

Além de entender como se preparar para a prova, mostrarei alguns elementos que você deve conhecer em cada uma das etapas. Continue lendo!

Qual a previsão para o concurso da Polícia Militar na Bahia?

O último concurso público da Polícia Militar da Bahia ocorreu em 2019. Logo, há três anos a instituição não contrata novos profissionais. Por isso, o governo baiano autorizou a realização de um novo certame, que pode ocorrer ainda em 2022.

O objetivo é contratar cerca de 2.000 soldados, com remuneração inicial de aproximadamente R$3.400,00. Além disso, é importante mencionar que o salário do soldado da Polícia Militar pode variar de acordo com alguns benefícios inseridos ao longo da sua jornada profissional.

Como funciona a Policia Militar da Bahia?

Antes de pensar em começar a sua jornada de estudos para um concurso público, é fundamental conhecer um pouco mais sobre a instituição em que você pretende atuar. Esse é o ponto inicial básico para quem pretende ingressar na carreira militar.

A PM tem como função principal executar o policiamento ostensivo, garantindo a preservação da ordem, da tranquilidade e da segurança dos cidadãos. Um detalhe importante de ser mencionado é que cada estado tem sua própria Polícia Militar, ou seja, com comandantes, estatutos e legislações diferentes.

Desse modo, a Polícia Militar está distribuída em todos os municípios e está inserida na Administração Pública Estadual. Logo, é um órgão diretamente subordinado ao Governo Estadual, na figura do próprio governador, que é o responsável por escolher o comandante geral da instituição.

O trabalho da Polícia Militar é muito empolgante e cheio de desafios. O policial deve saber lidar bem com o público, tendo em vista que terá contato direto com a população. Além disso, deve ser uma pessoa proativa, observadora e cautelosa, tendo sempre em mente a responsabilidade pelas suas ações e os eventuais efeitos que elas podem gerar no meio dos cidadãos que trafegam pelas cidades.

Quem atua na Polícia Militar tem uma missão muito nobre, que é garantir a segurança dos cidadãos de bem, coibindo a prática de crimes contra essas pessoas. Assim, quem sonha em seguir carreira policial pode encontrar na PM da Bahia uma grande oportunidade para ingressar nesse ramo de trabalho público.

Por que a Polícia é Militar?

Uma dúvida interessante de ser respondida é por que a polícia ostensiva é militar, diferentemente de outras carreiras policiais. Durante o regime militar, esse modelo que surgiu na época do Império Brasileiro retornou, e permanece hoje. O benefício dessa característica é o fato de a polícia seguir um modelo militar de organização.

Isso significa que existe hierarquia e uma exigência de disciplina bastante rígida. Além disso, as decisões são centralizadas, o que faz com que toda a corporação trabalhe de forma congruente em todas as cidades brasileiras.

Além disso, o fato de a PM ser militarizada cria uma espécie de integração entre as instituições de todos os estados. Apesar de ter estatutos e legislações diferentes, existe uma similaridade entre as gestões realizadas em cada ente federativo. Assim, evita que um comandante estabeleça obrigações e direitos discrepantes de outros estados.

Quem pode participar do concurso?

Antes de mostrar como se preparar para o concurso da Polícia Militar na Bahia, é importante saber quem pode participar do certame. Afinal, não adianta dedicar tanto tempo de preparação para um cargo que você não poderá assumir, certo? Então, veja quais são os principais requisitos:

  • certificado de registro de conclusão de curso de ensino médio, técnico ou superior, sempre de acordo com a exigência do cargo, ou seja, se é oficial ou soldado;
  • ter, no mínimo, 18 anos e, no máximo, 30 anos de idade completos;
  • ter uma estatura mínima de 1,60m para os homens, e 1,55m para candidatos do sexo feminino;
  • Carteira Nacional de Habilitação na categoria B, no mínimo.

Além disso, o candidato deve estar em dia com sua saúde física e mental. Também é fundamental ter a ficha criminal totalmente limpa. Pessoas que se envolveram com crimes ou contravenções penais — mesmo que já tiverem cumprido a pena — terão dificuldade na hora de tomar posse como Policial Militar.

Afinal, os militares atuarão coibindo a prática de crimes. Logo, é desejado que ele nunca tenha se envolvido com esse tipo de conduta.

Como se preparar para o concurso da Polícia Militar na Bahia?

Finalmente, mostrarei como se preparar para o concurso. Continue lendo!

Leia o edital do concurso público

A sua primeira obrigação é consultar o edital do concurso público que você pretende realizar. Ele pode ser considerado como a lei do certame, e traz todas as informações sobre as etapas, quantidade de vagas e cargos, inscrições, remuneração, conteúdos programáticos etc.

Logo, não ler o edital pode ser muito arriscado para a provação. Afinal, você não conhecerá a fundo nenhuma das etapas e outras informações. Além disso, existem aquelas pessoas que, simplesmente, “passam o olho” em alguns itens do edital, desprezando outros.

Isso é tão prejudicial quanto não ler o documento, pois você pode ter interpretações equivocadas e tomar decisões incorretas ao longo da preparação. Outra dúvida que algumas pessoas podem ter é sobre como consultar o edital, se ele ainda não foi lançado.

Nesse caso, meu conselho é que você adote a seguinte medida: primeiro, pegue os últimos editais de concurso público da PM da Bahia ou, até mesmo, de outros estados. O ideal é que eles sejam mais recentes, de preferência, nos últimos três anos. Em seguida, você deve fazer uma verificação rápida do documento, focando mais sua atenção nos conteúdos programáticos.

Assim, já será possível começar os estudos com essas informações, adiantando ao máximo a obtenção de conteúdos sobre as disciplinas mais cobradas. Por fim, no momento em que o edital oficial for divulgado, você deve desprezar imediatamente os documentos anteriores e concentrar toda sua atenção no que acabou de ser aberto pela banca examinadora.

Conheça as fases do concurso

Outro ponto importante é conhecer as fases do concurso. Uma simples falha no entendimento pode eliminar o candidato do certame. Perder o dia da avaliação ou não se preparar adequadamente para ela pode ser muito arriscado.

Por isso, cada uma das etapas deve ser colocada no seu planejamento assim que você superar a anterior. Por exemplo, quando for aprovado na prova objetiva, é importante começar a se preparar para os exames médicos ou psicológicos, o que vier primeiro.

Para entender bem quais são as fases desse concurso específico, é importante verificar o edital, quando for lançado. Mas, apenas para você ter uma ideia, elas são dividas da seguintes forma:

  • provas objetivas ou exame intelectual, que contém conhecimentos básicos e específicos;
  • teste de saúde;
  • avaliação psicológica;
  • exame de capacidade física;
  • investigação social.

Tenha um plano de estudos bem estruturado

Elaborar um bom planejamento é importante em todas as áreas da vida. Com os concursos públicos, isso não poderia ser diferente. Portanto, antes de pensar em começar seus estudos, é fundamental fazer um bom planejamento. Isso pode ser feito em uma folha de papel ou em softwares simples, como Excel e, até mesmo, com aplicativos para smartphone.

No planejamento, você deve inserir a escala de disciplinas que estudará ao longo do dia, bem como o tempo de estudo diário em cada uma delas. Nesse plano, também deve ser inserido seu tempo de descanso, lazer e, principalmente, a preparação para as provas físicas.

Prepara-se para o exame de saúde e o TAF

É muito importante se preparar para o exame de saúde, bem como o TAF. Nesse sentido, a dica é reservar um tempo do seu dia para realizar a prática de atividades físicas de forma moderada ou intensa. Além disso, também vale a pena procurar um médico e realizar alguns exames.

Desse modo, antes mesmo de chegar a etapa de avaliação física e de saúde, você já saberá como andam suas funções corporais. A preparação para o TAF também é muito importante, especialmente, na parte do cooper, que é uma corrida livre de 12 quilômetros.

O ideal é que você treine na rua, como se tivesse realizando o teste. Assim, aos poucos, melhorará o seu tempo e terá mais chances de obter uma boa pontuação no dia da avaliação oficial. Consequentemente, melhora sua classificação e aumenta as chances de aprovação.

Por fim, é importante mencionar que os seus resultados no concurso para Polícia Militar na Bahia dependerão diretamente do seu esforço, foco e dedicação. Portanto, o que deve ser feito agora é começar a sua preparação, mesmo antes do lançamento do edital.

Gostou deste artigo? Então, confira as principais informações sobre outros concursos de Polícia Militar que estão sendo realizados no Brasil.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here