Participe do evento gratuito Super-revisão de Véspera do concurso PF, feito pelo AlfaCon, e tenha acesso a uma apostila em PDF com mais de 70 dicas das disciplinas cobradas no Concurso PF
| | |

Concurso PF 2021: veja dicas de última hora para a prova deste domingo (23)

Participe do evento gratuito Super-revisão de Véspera da PF, organizado pelo AlfaCon, e tenha acesso a material em PDF com mais de 70 dicas 

Se você está entre os candidatos que farão as provas do Concurso PF (Polícia Federal) no próximo domingo, dia 23 de maio, o AlfaCon tem uma excelente dica para esta reta final de preparação: o evento Super-revisão de Véspera da PF.  

Nesse aulão online e gratuito, que acontece no dia 22 de maio, a partir das 7h30, nossos professores especialistas no concurso vão fazer uma revisão dos principais pontos contidos no edital e que serão fundamentais para a realização da prova da PF.

💥 Participe da nossa Correção Extraoficial da Prova do Concurso PF!

Além disso, ao participar da Super-revisão de Véspera do AlfaCon, você receberá uma apostila gratuita em PDF com mais de 70 dicas das disciplinas cobradas no Concurso PF. O material tem dicas de última hora para as seguintes disciplinas: 

  • Língua Portuguesa;
  • Informática;
  • RLM;
  • Direito Administrativo; Constitucional; Processual Penal; Penal
  • Leis Especiais;
  • Contabilidade Geral; 
  • Estatística; e 
  • Redação.

💥 Assista a Super-revisão da Polícia Federal que o AlfaCon vai fazer, AO VIVO, online e GRATUTITA! Clique aqui e participe

Reunimos abaixo algumas dicas desse material para você já começar a revisão dos conteúdos importantes para o Concurso PF. Confira a seguir e não esqueça de fazer a sua inscrição para o evento. Esperamos você lá!

LÍNGUA PORTUGUESA

Dica – Crase: 

Essa é a maior dificuldade enfrentada pelos candidatos. Uma dica é substituir a palavra feminina (depois do a) por uma masculina. Se aparecer “ao” antes da palavra masculina, antes da palavra feminina haverá acento indicativo de crase.

Repare: O coordenador fez alusão à medida adotada pelos funcionários.
O coordenador fez alusão ao termo adotado pelos funcionários.

👉 Leia mais: Concurso PF: STF pode suspender as provas de domingo (23)

Proibições:

  • antes de: pronome pessoal (reto ou oblíquo); pronomes quem, cuja(s); pronomes indefinidos em geral;
  • antes de verbo;
  • antes dos demonstrativos esta(s) e essa(s);
  • em expressões envolvendo substantivos repetidos;
  • diante da maioria das formas de tratamento;
  • a (singular) + palavra no plural.

INFORMÁTICA

Dica – Big Data:

Big data refere-se a uma nova geração de tecnologias e arquiteturas projetadas para processar volumes muito grandes de dados.

  • Volume – a quantidade de informação armazenada é muito grande;
  • Variedade – o tipo e a natureza dos dados são distintos e geralmente incluem dados estruturados e não estruturados;
  • Velocidade – nesse contexto, a velocidade diz respeito a conseguir os dados de diversos lugares em tempo real;
  • Veracidade – diz respeito a qualidade das informações utilizadas na análise;
  • Valor – ter um grande volume de informações é uma coisa, mas se isso não for utilizado, não tem valor algum.

👉 Leia mais: Concurso PF: saiba tudo sobre o cargo de Agente

RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO

Dica – Probabilidade:

Em probabilidade, a ideia principal é até relativamente simples, sabendo “tudo que temos” (espaço amostral) e o que “queremos” (evento), para calcular a probabilidade basta dividir o evento pelo espaço amostral, assim:

P = evento/espaço amostral
OU
P = quero/tenho

DIREITO ADMINISTRATIVO

Dica – Descentralização X Desconcentração:

Dentro do tópico “organização da Administração Pública”, muito importante saber a distinção entre estas duas técnicas administrativas! Então, se liga:

  • Descentralização – ocorre quando uma atribuição é deslocada da administração direta para outra pessoa jurídica. Ou seja, é a criação de uma entidade administrativa.
  • Desconcentração – é conhecida como uma técnica administrativa de distribuição de competências sempre dentro de uma mesma pessoa jurídica. Nada mais é do que a criação de órgãos públicos.

LEIS ESPECIAIS

Dica – Lei 9.605/98:

Para configuração de um delito ambiental não mais se exige a DUPLA IMPUTAÇÃO (imputação da conduta à pessoa física e jurídica).

Outro ponto importante, diz respeito à figura do grafite, que deixou de integrar o art. 65, que hoje possui como núcleos apenas as condutas de pichar ou conspurcar (danificar)*. Além disso, se o ato for realizado em monumento ou coisa tombada em virtude do seu valor artístico, arqueológico ou histórico, o delito será qualificado.

* “Art. 65, § 2o Não constitui crime a prática de grafite realizada com o objetivo de valorizar o patrimônio público ou privado mediante manifestação artística, desde que consentida pelo proprietário e, quando couber, pelo locatário ou arrendatário do bem privado e, no caso de bem público, com a autorização do órgão competente e a observância das posturas municipais e das normas editadas pelos órgãos governamentais responsáveis pela preservação e conservação do patrimônio histórico e artístico nacional.”

👉 Leia mais: Concurso PF: saiba tudo sobre o TAF

DIREITO PENAL

Dica – Peculato:

O peculato culposo ocorre quando o funcionário público por culpa concorre para o crime de outrem, ele não fica com nada, um terceiro é que se aproveita do descuido dele e pratica dolosamente o crime. Se o funcionário que se descuidou realizar a reparação do dano que causou por sua culpa, até a sentença definitiva, terá a punibilidade extinta, se depois do trânsito em julgado terá a pena diminuída.

CONTABILIDADE GERAL

Dica – Descontos incondicionais X condicionais

  • Desconto incondicional (Comercial) = Reduz a receita bruta do vendedor e diminui o custo de aquisição do comprador;
  • Desconto condicional (Financeiro) = Ocasiona uma despesa financeira para quem concede e uma receita financeira para quem recebe.

👉 Leia mais: Concursos PF e PRF: veja 9 possíveis temas de redação

REDAÇÃO

Dica – Exemplificação:

Uma das formas de demonstrar conhecimento acerca de determinado assunto é por meio da exemplificação. Trata-se de uma estratégia que torna o texto mais objetivo e claro com relação ao seu posicionamento. Ainda que tenhamos textos dissertativos expositivos e argumentativos, a exemplificação caberá nos dois casos.

No texto expositivo, será preciso expor os elementos solicitados pela banca. E a exemplificação é de suma importância, pois vem comprovar a base argumentativa utilizada pelo autor.

💥 Inscreva-se na Super-revisão de Véspera do concurso PF e acesse o material completo com dicas de última hora 💥

Venha com o AlfaCon e conquiste já a sua vaga!

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes