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Raciocínio Lógico Matemático

Texto redigido pelo professor Julio Cesar

O raciocínio lógico matemático (RLM) é uma das disciplinas mais “temidas” pelos concursandos. Isso é fato! Para se ter uma ideia da dimensão desse temor, vou listar alguns dos relatos mais comuns que costumo ouvir dos meus alunos tanto nas aulas presenciais quanto pelas redes sociais: “o RLM é muito difícil”, “não consigo entender RLM por nada”, “não tem lógica nenhuma em RLM”, “não gosto dessa matéria”, etc.

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Potencializando o que acabei de falar, acredite, há alunos que sequer tentam concorrer a vagas em determinados cargos públicos porque sabem que o RLM será cobrado e, consequentemente, não conseguirão ser aprovados. Isso demonstra um outro tipo de problema que alguns concursandos têm: eles não leem o edital atentamente e, por isso, não sabem que existem bancas que não cobram acertos mínimos por matéria.

A minha visão como docente sobre os problemas dos alunos em relação ao RLM é bem objetiva: eles não aprenderam essa disciplina durante a educação básica por motivos diversos como o próprio desinteresse em aprender a matéria, uma rede de ensino precária e professores desqualificados devido a uma má formação profissional. Daí, sem base alguma, como se preparar adequadamente e em pouco tempo para um concurso bastante concorrido?

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Infelizmente, não existe uma solução milagrosa para a pergunta supracitada, a qual retrata um outro problema que é realidade na vida de muitos concursandos: aguardar a publicação do edital para iniciar os estudos. Isso é errado! A preparação deve se iniciar antes de o edital ser publicado, baseado no conteúdo programático anterior.

Em se tratando da parte “técnica” do RLM, as dificuldades dos alunos são muito amplas, sobretudo na interpretação das questões: o aluno lê a questão diversas vezes e não sabe o que fazer. Para tentar mitigar essa falha comum, é fundamental que o aluno estude a teoria de forma resumida e, em seguida, resolva muitos exercícios. Simples assim!

Em relação à resolução de exercícios segue a minha recomendação: procure trabalhar questões, sobretudo da banca organizadora do concurso almejado. Assim, naturalmente, irá ocorrer um aperfeiçoamento na interpretação das questões de RLM cobradas pela banca e, consequentemente, uma melhora no rendimento do aluno no momento da realização da prova, pois as bancas costumam apresentar uma “marca registrada” em suas questões, ou seja, existe a chance de aparecerem questões similares ou até mesmo repetidas.

Outro aspecto importante para que o aluno possa melhorar o rendimento em RLM é seguir uma sequência gradativa, ou seja, estudar do assunto mais simples para o mais complexo. Daí, é normal que surjam dúvidas durante a jornada de estudos, principalmente em relação aos assuntos mais complexos. Nesse caso, o aluno não deve prosseguir para o tópico seguinte, sem antes compreender o assunto em análise, pois isso pode prejudicar o entendimento de muitos outros assuntos que ainda serão estudados, uma vez que os tópicos do RLM estão sempre ligados uns aos outros.

Ressalto que a escolha de um bom material de apoio é muito importante para determinar o sucesso do aluno em sua jornada de estudos. Neste caso, assevero que os professores do Alfacon, referência nacional em concursos para todas as carreiras, têm o compromisso de preparar as melhores videoaulas e os mais atualizados materiais em PDF para concursos do país.

Por fim, destaco que não existe uma receita mágica que vá fazer com que o aluno aprenda rapidamente o RLM. Dessa forma, tenha bastante atenção aos conceitos mais importantes, faça resumos do material adquirido, crie uma tabelinha com todas as fórmulas matemáticas e tente resolver todos os exercícios propostos. Se ainda assim houver dúvidas, não se esqueça de complementar o estudo com o apoio da internet, como um curso online. Isso é fundamental.