o que é esa
|

O que é a ESA? Saiba tudo sobre!

Você sabe o que é a ESA (Escola de Sargentos das Armas)? Saiba tudo sobre essa instituição que faz parte do Exercito Brasileiro!

A ESA (Escola de Sargentos das Armas) é um estabelecimento de ensino superior (tecnológica) militar do Exército Brasileiro, responsável por preparar os jovens para o ingresso no curso de Formação e Graduação de Sargentos de Carreira Combatentes das Armas de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações.

Fundada em 21 de agosto de 1945, na cidade de Três Corações, Minas Gerais, a escola ocupa uma área de aproximadamente 1.000 hectares, na qual estão localizados os seus edifícios, alojamentos, campos de treinamento e outros equipamentos.

O Curso de Formação e Graduação de Sargentos (CFGS) da ESA tem duração de dois anos e é dividido em duas fases:

  • Fase de Instrução Básica e Período de Adaptação (IBA): esta fase tem duração de 18 semanas e tem como objetivo a formação militar básica dos alunos.
  • Fase de Qualificação (FQ): esta fase tem duração de 43 semanas e tem como objetivo a formação específica dos alunos para as diferentes armas do Exército Brasileiro.

Ao concluir o curso, receberá o grau de 3º Sargento. Após um período de estágio é, então, promovido a Cabo.

Leia também: Vai ter concurso ESA 2024?


O que faz um Sargento do Exercito Brasileiro?

Os Sargentos de Carreira são militares que exercem funções de comando, chefia e assessoramento nas unidades do Exército Brasileiro. As atribuições de um Sargento incluem:

  • Comandar frações e subunidades militares;
  • Executar tarefas técnico-profissionais;
  • Orientar e treinar militares de outras graduações;
  • Efetuar atividades administrativas;
  • Participar de operações militares.

Leia também: Qual a diferença entre ESA e EsPCEx


Como posso fazer parte da ESA e me tornar um Sargento?

Para ingressar na ESA é necessário ser aprovado em concurso público, realizado anualmente pelo Exército Brasileiro. O concurso da ESA avalia os candidatos por meio das seguintes etapas:

  • Exame intelectual (EI): composta por prova de Língua Portuguesa, Matemática, História e Geografia do Brasil, Inglês, Conhecimentos Gerais e Redação;
  • Inspeção de Saúde (IS);
  • Exame de Aptidão Física (EAF): abdominal supra, flexão de braços sobre o solo, corrida de 12 minutos, flexão de braços na barra fixa;
  • Exame Psicológico (EP).

Leia também: 3 possíveis temas de redação para o Concurso ESA


Quem pode fazer parte da ESA?

Para ingressar na ESA, os candidatos devem atender aos seguintes requisitos:

  • Ser aprovado e considerado apto em todas as etapas do concurso público;
  • Nacionalidade brasileira: nato ou naturalizado;
  • Ter concluído o ensino médio ou estar cursando (no ano da inscrição) o 3º ano do Ensino Médio;
  • Idade entre 17 e 24 anos para a área Geral e 17 e 26 anos para as áreas música e saúde;
  • Altura mínima de 1,60 metros para os homens e 1,57 metros para as mulheres;
  • Estar quite com as obrigações eleitorais e militares.

Leia também: 05 concursos que menor de idade pode fazer


Como ser aprovado no concurso da ESA?

Estude antes do edital sair!

Caso o edital ainda não tenha sido publicado, comece a estudar com base no último edital, só não espere ele sair para começar a se preparar, é importante aproveitar o máximo de tempo possível para estudar. Comece por matérias básicas, como Língua Portuguesa, Matemática e Raciocínio Lógico, Informática, Direito Constitucional e Direito Administrativo, pois são matérias comumente cobradas em provas.


Fuja de distrações!

Para um melhor rendimento é necessário concentração. Evite deixar seu celular ao alcance da sua mão ou a TV ligada, eles podem te distrair. Um ambiente organizado, também, contribui para uma melhor produtividade. Escolha um lugar livre de distrações, confortável, bem iluminado e que tenha somente o essencial para seus estudos on-line.


Resolva questões e faça simulados!

Resolvendo questões, além de praticar e avaliar como está o seu aprendizado, você consegue identificar quais matérias você tem mais dificuldade e poderá focar nelas para ter uma melhor preparação. Fazer simulados é uma ótima maneira de adquirir confiança!


Prepare-se para o TAF (Teste de Aptidão Física)!

O estudo é essencial para a sua aprovação, mas não esqueça que a preparação física é tão importante quanto, já que o TAF é de caráter eliminatório. Pratique exercícios físicos!


Tenha um material atualizado e de qualidade focado no seu objetivo!

Ter um material atualizado e de qualidade, elaborado por quem mais entende do assunto, totalmente focado no seu objetivo faz toda a diferença na hora de estudar! Pensando nisso, o AlfaCon separou um curso GRATUITO para te ajudar a dar o pontapé inicial nos seus estudos!

Leia também: Dicas de reta final: o que cai na prova da ESA 2023?

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes