Concurso Ministério da Justiça
| |

Concurso Ministério da Justiça: fará parte do CNU!

O Concurso Ministério da Justiça e Segurança Pública participará do CNU! Serão 130 vagas de nível superior!

O MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública) informou que participará do CNU (Concurso Unificado Nacional), para realizar o provimento das 130 vagas autorizadas, com exigência de nível superior! Confira a distribuição de vagas:

  • 100 vagas para cargos de Analista Técnico-Administrativo do Plano Geral de Cargos do Poder Executivo Federal – PGPE;
  • 30 cargos de Analista Técnico de Políticas Sociais da Carreira de Desenvolvimento de Políticas Sociais, para o chamado “Núcleo Central” do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

A solicitação para um novo certame, que havia sido encaminhada, visava o preenchimento de 430 vagas para diversos cargos de níveis médio e superior, sendo 170 cargos de Analista Técnico de Políticas Sociais da Carreira de Desenvolvimento de Políticas Sociais e 260 cargos de níveis superior e intermediário do Plano Geral de Cargos do Poder Executivo.

Quanto ganha um analista do Ministério da Justiça?

A remuneração inicial oferecida ao cargo de Analista Técnico-Administrativo é no valor de R$ 7.835,17 e para Analista Técnico de Políticas Sociais é no valor de R$ 10.813,02.

👉Leia também: Qual concurso combina comigo?


Saiba mais sobre o Ministério da Justiça e Segurança!

O Ministério da Justiça e Segurança Pública – MJSP é um órgão da administração pública federal direta, que tem dentre suas competências a defesa da ordem jurídica, dos direitos políticos e das garantias constitucionais; a coordenação do Sistema Único de Segurança Pública; e a defesa da ordem econômica nacional e dos direitos do consumidor.

O MJSP atua também no combate ao tráfico de drogas e crimes conexos, inclusive por meio da recuperação de ativos que financiem essas atividades criminosas ou dela resultem, bem como na prevenção e combate à corrupção, à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo.

👉Leia também: Onde estudar para concurso público on-line?

Como foi o último Concurso Ministério da Justiça?

O último certame, para efetivos, ocorreu em 2013, sob organização da banca Cespe/UnB (atual Cebraspe), e ofertou 125 vagas para diversos cargos de níveis médio e superior. Confira a distribuição de vagas:

  • Analista Técnico-Administrativo: 100 vagas;
  • Administrador: 10 vagas;
  • Contador: 10 vagas;
  • Economista: 4 vagas;
  • Engenheiro – Área Engenharia Civil: 8 vagas;
  • Engenheiro – Área Engenharia Elétrica: 2 vagas.

Os candidatos foram avaliados por meio de duas etapas, de caráter eliminatório e classificatório, sendo elas uma Prova Objetiva e uma Prova Discursiva. Confira abaixo como foram ambas etapas:

👉Leia também: Como funciona o concurso público?


PROVA OBJETIVA

A prova objetiva foi constituída de 120 questões, no formato CERTO ou ERRADO, sendo 50 questões de Conhecimentos Básicos e 70 de Conhecimentos Específicos. Confira as disciplinas cobradas em Conhecimentos Básicos:

DISCIPLINAS (CONHECIMENTOS BÁSICOS)
Língua Portuguesa
Noções de Informática
Raciocínio Lógico
Noções de Direito Constitucional
Noções de Direito Administrativo (EXCETO para o cargo de Analista Técnico-Administrativo)
Legislação Específica
Atualidades (SOMENTE para o cargo de Analista Técnico-Administrativo)

👉Leia também: Como saber se estou melhorando nos estudos?


PROVA DISCURSIVA

A prova discursiva consistiu na elaboração de texto dissertativo, de até 30 linhas, a respeito de temas relacionados às competências e projetos de responsabilidade do Ministério da Justiça.

👉Leia também: Inteligência Artificial para Redação


Resumo do Concurso

STATUSComissão Formada
VAGAS100
CARGOAnalista Técnico-Administrativo
NÍVEL DE ESCOLARIDADESuperior
ÚLTIMO EDITAL2013

Que tal dar início na sua preparação e ficar ainda mais próximo da sua aprovação e da sua mudança de vida! Pensando na sua conquista, o AlfaCon separou um curso GRATUITO para você começar os seus estudos hoje mesmo!

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes