concurso polícia civil pernambuco

Concurso Polícia Civil em Pernambuco: saiba tudo sobre o assunto!

Pensando em prestar concurso para Polícia Civil em Pernambuco? Se você já teve o sonho de ingressar em uma carreira policial, com certeza já pensou nessa instituição, que tem um trabalho bem diferente de outros cargos dessa família de profissões.

Portanto, se você tem esse desejo, é essencial começar a partir de agora a sua preparação. Afinal, para passar nesse certame é preciso dedicar um bom tempo aos estudos. Além de conhecer os principais pontos relacionados ao edital. Foi pensando nisso que resolvemos elaborar este conteúdo.

Nele, mostraremos todas as informações sobre o concurso da Polícia Civil em Pernambuco. Continue lendo para saber mais sobre o assunto!

Quando será o próximo concurso Polícia Civil Pernambuco?

Uma dúvida que muitas pessoas podem ter antes mesmo de iniciar a leitura deste conteúdo é a respeito da possibilidade de ter um concurso público para a Polícia Civil do estado de Pernambuco. Atualmente, temos notícias animadoras sobre esse assunto.

Já existe um documento emitido pela Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (ALEPE) solicitando ao Governo do Estado um novo concurso público para preencher vagas na Polícia Civil. A ideia dos deputados é que o certame fosse iniciado ainda no primeiro semestre de 2021.

Mas, provavelmente, o lançamento do edital ocorrerá apenas no segundo. O último concurso público ocorreu no ano de 2016. Na época, o salário girava entre R$ 3.276,42 e R$ 9.069,81.

Como funciona o concurso da Polícia Civil Pernambuco?

A única forma de ingressar na Polícia Civil do estado de Pernambuco é por meio de concursos públicos. Isso significa que, para se tornar um policial da instituição, o concursado precisa passar por uma série de etapas que começam com a prova objetiva.

Além dela, temos as seguintes etapas:

  • prova discursiva, que tem caráter eliminatório e classificatório, assim como a prova objetiva;
  • prova de títulos;
  • exames pré-admissionais e teste de aptidão física;
  • exame psicológico;
  • por fim, curso de formação e posse.

Provas objetivas

Quanto às provas objetivas, é possível termos características diferentes em cada região do país. Afinal, a Polícia Civil é uma instituição estadual. Logo, cada ente federativo tem a prerrogativa de definir as próprias regras do certame. Contudo, no geral, os conteúdos são muito semelhantes entre os estados. Assim, as provas são formadas por questões de:

  • língua portuguesa;
  • raciocínio lógico matemático
  • conhecimentos sobre atualidades;
  • informática básica;
  • medicina legal;
  • legislação penal, civil e processual em geral.

Quanto à duração das provas, também podem existir algumas diferenças. Mas, em geral, o candidato pode ter de quatro a seis horas para responder às questões, que também podem ter quantitativos diferentes. Em geral, são aproximadamente 100 questões que compreendem as disciplinas mencionadas.

Prova discursiva

As provas discursivas podem acontecer no mesmo dia da objetiva em turnos distintos, bem como em datas diferentes. Tudo isso deve ser definido pela banca examinadora do concurso público. Além disso, o edital mostrará como a prova acontecerá.

Ela pode ocorrer na resposta de algumas questões relacionadas ao cargo, bem como no desenvolvimento de uma redação única que recebe uma pontuação específica.

Avaliação ou prova de títulos

A prova de títulos tem caráter classificatório. Isso significa que os documentos apresentados têm o seu valor somado à pontuação das provas objetivas e discursivas, caso seja aceito pela banca examinadora.

O foco dessa etapa é classificar os candidatos de acordo com o seu nível acadêmico, bem como o profissional, considerando sempre as atribuições de cada cargo em que o candidato se inscreveu. Essa pontuação é computada a partir da apresentação de diplomas, certificados ou declarações de conclusão de cursos aceitos pela banca examinadora do certame.

Exames médicos

A etapa de exames médicos merece muita atenção por parte do candidato. Isso porque, se ele deixar de apresentar algum dos documentos exigidos pelo edital, é possível que ocorra a desclassificação. O objetivo dessa etapa é muito simples.

Ou seja, demonstrar aos examinadores que o candidato está com a saúde em dia e pode assumir o cargo pretendido tranquilamente.

Teste de Aptidão Física (TAF)

O Teste de Aptidão Física ou (TAF) é muito famoso e temido por algumas pessoas. Basicamente, é uma série de exercícios que tem como foco demonstrar a capacidade física real do candidato. Ele é importante pois nem tudo pode ser observado facilmente em um simples exame médico.

Os exames ocorrem de formas diferentes nos estados brasileiros. Mas, nos temos basicamente três tipos de exercícios que tem indicadores e resultados diferentes em cada um. Primeiro, o teste dinâmico de barra apenas por candidatos do sexo masculino. No caso das mulheres, temos o teste de barra estático.

Logo depois, temos o de flexão abdominal e, por fim, o famoso “cooper”, que nada mais é do que uma corrida de 12 minutos para todos os candidatos. Obviamente, pessoas que foram aprovadas em cotas para deficientes e que não puderem realizar o TAF terão uma avaliação diferenciada. Os critérios serão definidos posteriormente de acordo com as limitações físicas do candidato.

Caso o edital não traga essas informações inicialmente, a banca examinadora deve publicar depois, no momento de fazer a convocação dos aprovados para o exame.

Exame psicológico

O exame psicológico é uma das últimas etapas de um concurso da Polícia Civil Pernambuco. Trata-se de um processo técnico e científico que é feito utilizando metodologias e técnicas muito específicas. O foco é garantir que o candidato não tenha nenhum tipo de problema psicológico que poderia impedir a investidura do cargo.

Nesse sentido, os psicólogos avaliam os seguintes pontos:

  • habilidades específicas e funções cognitivas;
  • questões relacionadas a personalidade, essenciais para desempenhar as atribuições do cargo.

Investigação social

Para assumir um cargo na Polícia Civil, o candidato precisa ter bons antecedentes. Quem se envolver em crimes, mesmo que já tenham cumprido a pena há muito tempo, terá problemas para assumir o cargo. Até mesmo os que cometeram contravenções penais podem ser desclassificados na investigação social.

Isso porque a instituição não aceita que alguém que executará a lei tenha se envolvido com crimes no passado. Portanto, se você tem ou já teve algum problema com a justiça, é importante verificar se isso pode prejudicar sua investidura no cargo. Em alguns casos, vale a pena pensar em outras carreiras, pois, em alguns casos, ser policial se torna algo impossível.

Curso de formação

Finalmente, temos como última etapa do concurso Polícia Civil Pernambuco o curso de formação. O treinamento é realizado exclusivamente pela Academia de Polícia Civil do estado, e regulado pelas normas da própria instituição e pela legislação pertinente.

O objetivo do curso é formar os candidatos com conhecimentos e habilidades necessárias para assumir o cargo. Esse curso pode ser diferente em cada estado. Geralmente tem a duração de quatro meses e as aulas ocorrem em período integral, incluindo sábados, domingos e feriados. Durante o período, alguns estados oferecem uma ajuda de custo que corresponde a 50% do salário.

São aprovados os candidatos que tiverem uma frequência superior a 90% e receberem pontuação superior a 60 pontos nas atividades propostas.

Quais são os cargos da Polícia Civil?

Em geral, são quatro cargos principais que são o objeto de concursos públicos ao redor do país. Discorreremos sobre cada um deles nos próximos tópicos. Continue lendo!

Delegado

Podemos afirmar que o Delegado da Polícia Civil é o cargo máximo de uma delegacia. Acima dele, temos apenas o delegado geral e o governador do estado. Sua função é planejar, coordenar e supervisionar as operações e as investigações policiais.

Ele também preside os inquéritos e ouve os depoimentos dos envolvidos em crimes. Também faz parte de suas funções a investigação da autoria de crimes, bem como a elaboração de relatórios, entre outras atribuições.

Além disso, o Delegado da Polícia civil também exerce algumas funções administrativas. Por exemplo, fiscalizar a emissão de documentos, organizar o funcionamento da delegacia etc.

Escrivão

O Escrivão da Polícia Civil é o profissional que cuida do trabalho burocrático na delegacia. Dentro da hierarquia da instituição, ele está logo abaixo do delegado. Ele é o responsável por acompanhar o inquérito policial, começando na coleta dos primeiros relatos, até que o caso seja encerrado.

Assim, o escrivão faz as suas assinaturas nos livros oficiais, além de analisar inquéritos, executar prisões em flagrante, recolher fiança e fazer indiciamentos.

Investigador

Outro cargo existente na Polícia Civil é o Investigador, responsável por realizar inspeções, bem como operações policiais. Ele deve investigar a autoria dos crimes e infrações administrativas. O levantamento de informações sobre vítimas, bem como a procura por testemunhas, indícios e provas são tarefas que fazem parte de suas funções.

Além disso, ele também é responsável por cumprir mandados de prisão emitidos pelos superiores, bem como realizar procedimentos de busca e apreensão.

Perito Criminal

Por fim, temos o Perito Criminal. Sua função é analisar o local e as condições em que o crime foi cometido, com o objetivo de coletar provas e evidências. Portanto, ele também solicita e analisa exames laboratoriais, bem como eventuais armas que foram utilizadas pelos criminosos.

Assim, ele tem o foco de entender como o crime aconteceu, bem como produzir provas que serão utilizadas no inquérito policial que será conduzido pelos demais profissionais da Polícia Civil.

Quais editais consultar?

Para estudar para um concurso da Polícia Civil em Pernambuco é interessante consultar editais anteriores. Assim, você pode ter acesso às provas já corrigidas tendo uma noção dos conteúdos que serão aplicados nas próximas provas. Por exemplo, a Polícia Civil de Pernambuco promoveu um concurso recentemente e já tem gabaritos divulgados.

Outra instituição que também concluiu um certame recentemente foi a Polícia Civil do estado do Rio de Janeiro. Claro, o edital específico que você pretende concorrer pode exigir outros conteúdos, mas a base tende a ser semelhante em vários estados.

Afinal, as legislações penal, civil, administrativa constitucional e processual são as mesmas para todos os estados brasileiros. Além disso, temas como português, matemática, raciocínio lógico e conhecimentos gerais também são aproximados em concursos para esses cargos. Portanto, vale muito a pena consultar editais anteriores para ter uma noção do que estudar.

Deixar para iniciar os estudos apenas quando o edital do concurso pretendido for lançado é algo perigoso. Isso porque você não será capaz de abranger todos os conteúdos com qualidade em tão pouco tempo. O estudo deve ser constante e não apenas no lançamento do certame. Portanto, tenha atenção a esse detalhe.

LEIA TAMBÉM: Aprovada em 6 concursos públicos ensina a manter a motivação nos estudos.

Como se planejar para estudar?

Por fim, é importante mostrar como você pode se planejar para estudar para concursos públicos. Afinal, contar com a sorte pode ser bastante complicado para ingressar nesse tipo de vaga. Isso porque você competirá com candidatos que já estudam a meses ou anos. Logo, para ser aprovado, é preciso estar no mesmo nível que eles.

Quem pensa em passar em concursos públicos sem estudar levará a prova como uma loteria. Acredite, isso não funciona. Portanto, o primeiro passo para ir bem nas provas é escolher um bom curso preparatório. Uma dica para escolher uma boa instituição é procurar pela opinião de quem já foi aluno.

Algumas empresas oferecem diversos depoimentos de aprovados que mostram o potencial que o curso tem de formar pessoas preparadas para o concurso público. Assim, além de escolher uma instituição de qualidade você também pode se inspirar com quem já chegou lá.

Outra dica importante — especialmente para quem está começando do zero — é determinar as horas que serão dedicadas ao estudo. Além disso, é fundamental comunicar aos seus familiares e pessoas que moram com você sobre o objetivo de ser aprovado no concurso da Polícia Civil Pernambuco.

Assim, as pessoas próximas entenderão que, nesse momento, você está construindo o seu aprendizado. Logo, não deve ser interrompido em nenhuma hipótese. Também é importante ter foco nos estudos, evitando a procrastinação e mantendo os seus objetivos sempre em mente.

Por fim, podemos concluir que quem deseja ingressar em carreiras policiais têm uma grande oportunidade com o concurso da Polícia Civil em Pernambuco. Portanto, não perca essa oportunidade e comece a estudar o quanto antes. Caso você esteja no processo de estudos, é o momento de intensificar as suas horas de dedicação.

Para ficar por dentro de mais notícias sobre concursos públicos, siga os nossos perfis nas redes sociais. Estamos no YouTube, no Facebook, no Instagram, no Twitter e no LinkedIn.

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes