Falta um mês para o Concurso PF! O que fazer nessa reta final?

6730

Confira 5 dicas importantíssimas para você priorizar nesse último mês de preparação para o Concurso PF 

Você piscou e o Concurso PF já está quase aí. Falta exatamente um mês para a primeira etapa do certame. Constituída por provas objetivas e discursivas, ela será realizada no dia 21 de março. Os cargos em disputa são os de agente, escrivão, delegado e papiloscopista. 

Se você está entre os candidatos que farão o concurso, imagino que as expectativas para o grande dia estão altas. E, nesses próximos dias, ainda é importante continuar com foco total e dedicação na sua preparação para garantir um bom resultado

Para lhe ajudar nessa reta final, conversamos com o coordenador pedagógico do AlfaCon, Daniel Lustosa, que reuniu as principais dicas do que você pode fazer ou priorizar nesse último mês antes do Concurso PF. Confira a seguir e bons estudos, concurseiro!

Conheça nosso curso GRATUITO: Curso Polícia Federal – PF – FREE

1 – Revisar pontos importantes

Aos 45 minutos do segundo tempo é hora da revisão! Nas teorias, você precisa revisar apenas os pontos fundamentais das matérias mais importantes do Concurso PF

A equipe do AlfaCon listou os assuntos que aparecem com mais frequência nas provas da PF e precisam ser priorizados em tempos de edital aberto. Veja quais são no link abaixo e inclua esses tópicos na sua revisão. 

Leia mais: Concurso PF: veja o que estudar com o edital aberto

Além disso, outra dica para ajudar é o evento Super-revisão de Véspera da Polícia Federal, organizado pelo AlfaCon. Nesse evento presencial, no dia 20 de março, nosso time de professores especialistas no concurso vão abordar os principais pontos contidos no edital e que serão fundamentais para a realização da prova. 

Garanta já a sua vaga na Super-revisão de Véspera da PF

2 – Faça muitos exercícios

A melhor forma de entender como a banca organizadora do concurso pode cobrar as matérias na prova é por meio de exercícios e questões de provas anteriores e da banca. Por isso, nesse último mês, faça muitos exercícios e provas anteriores da PF, organizada pelo Cebraspe, que é a banca do Concurso deste ano.

Também separe algumas horas para realizar simulados focados na PF. Os simulados são uma ótima ferramenta de acompanhamento dos seus estudos e, inclusive, serve como um controle de provas. Por meio deles, você vai perceber como se comporta no exame, por onde deve começar, quanto tempo gasta por disciplina e quantas horas leva para finalizá-lo completamente.

Leia mais: Conheça as principais características da banca Cebraspe

3 – Treine a redação

A redação também é uma etapa importantíssima para o Concurso PF e pode render muitos pontos na sua nota final. Por isso, separe ainda algumas horas para treinar a elaboração de textos e entender as principais exigências da banca para a redação.  

Para os cargos de agente, escrivão e papiloscopista, a Polícia Federal pede um texto dissertativo de até 30 linhas. A professora de Língua Portuguesa e Redação do AlfaCon, Giancarla Bombonato, indicou 9 possíveis temas de redação que podem aparecer nesse concurso. Veja quais são no texto Concursos PF e PRF: veja 9 possíveis temas de redação.

Confira também um exemplo de redação nota máxima no Concurso PF

4 – Cuide da sua saúde mental e física

Manter uma boa saúde mental também é essencial. Nesse período crucial antes da prova, tenha muito cuidado para não deixar a ansiedade falar mais alto. Isso pode atrapalhar a sua preparação e, consequentemente, trazer consequências para a prova. 

Uma dica é fazer meditação por pelo menos 15 minutos por dia. A prática vai lhe trazer benefícios como desenvolvimento do foco nas atividades, mais tranquilidade e confiança e até redução do estresse e ansiedade.  

Fazer exercícios físicos é outro ponto importante para um bom desempenho nos estudos. Outras vantagens são aumentar a capacidade de memória e concentração, ter a sensação de bem-estar e preparar o corpo para a maratona de longas provas.

5 – Acredite em você mesmo

Não deixei que o medo e a insegurança dominem você nesse último mês. Acredite na sua preparação e, principalmente, em si mesmo. Afaste-se dos pensamentos ruins e foque só naquilo que você tanto almeja, que é passar no Concurso PF. 

Tente manter a motivação sempre e siga em frente. Como resume bem o escritor Napoleon Hill: o pensamento atrai!

Bons estudos, boa prova e conte com a equipe do AlfaCon!